Contra os espiões-ladrões do pré-sal, mais Petrobras.

Acabo de assistir a reportagem do Fantástico, de Sonia Bridi e Glen Greenwald, sobre a espionagem da National Security Agency , a NSA, sobre a Petrobras.

Evidente que, quando se invadem computadores de uma empresa de petróleo de outro país, o que se busca é informação sobre… petróleo.

E como o Brasil, até agora, não é um grande produtor de petróleo, extraindo apenas o que dá para seu consumo interno, é obvio que a informação relevante, que poderia servir de causa a esta violação não são nossos poços relativamente modestos, mas as gigantescas reservas descobertas nos últimos seis anos: o pré-sal.

É provável que o governo brasileiro já tivesse a suspeita de que isso pudesse estar ocorrendo e seja esta a razão de duas decisões: a de protelar, por mais de três anos após a edição da nova lei de partilha do petróleo a concessão de novas áreas do pré-sal e a de, no primeiro e mais importante leilão de concessão, ter optado por licitar toda a área do campo de Libra como um só bloco, quando poderia te-la repartido em vários blocos, aumentando a soma dos lances ofertados.

Suspeitando ou não, o que se revelou é gravissimo e obriga a uma mudança de olhar sobre a concessao de Libra.

Suspender o leilão, que seria a reação mais linear, talvez seja de pouca valia: o que havia para saber já foi sugado pelos tentáculos dos espiões americanos que, obviamente, repassaram o que havia de relevante para as petroleiras que fazem parte de sua ação geopolítica mundial.

Protelar a fruição desta riqueza pelo país, pode ser necessário, até um certo ponto. Depois dele, significa nos furtarmos de seu usufruto e privar dele o povo brasileiro.

O mais eficiente é operar o leilão de forma a garantir uma completa hegemonia da Petrobras sobre o campo, assunto do qual se tratou hoje aqui.

As explicações de que se trata de eventual roubo de tecnologia, feitas pelo sr. Adriano Pires, conhecido simpatizante  da desnacionalização de nosso petróleo, são superficiais e pueris. Tecnologia pode ser desenvolvida, com investimento. Reservas de petróleo, não.

Ao contrário dos americanos, como um país democrático, temos de operar dentro da lei.

Mas não como tolos, que fingem que isso não aconteceu.

O Governo brasileiro está respaldado, moral e objetivamente, para tomar todas as iniciativas que visem a preservação do interesse nacional, inclusive e sobretudo fixar regras que assegurem, além dos 30% já garantidos a Petrobras, o necessário controle majoritário das áreas do pré-sal, sem prejuízo de aportes de capital que ultrapassem aquela parcela, na forma de contratos futuros de comercialização do óleo com quem nos queira comprá-lo, e não roubá-lo.

E as explicações que Barack Obama prometeu até esta quarta-feira terão de ir além do blá-blá-blá do “terrorismo”.

Quarta-feira, aliás, é 11 de setembro.

E neste 11 de setembro, vamos ter uma boa oportunidade de ver quem, de fato, pratica o fundamentalismo econômico, capaz de agir sub-repticiamente para causar dano a outros países.

E de descobrir quais são, aqui, os quinta-coluna que vão continuar, se é que terão a coragem, a defender a entrega do nosso petróleo às multinacionais.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Obama, a partir da espionagem da Petrobras, mandou fazer um canudão e vai chupar todo petróleo do Pré-Sal. Mergulha lá, que já tá chupando!

  2. De tudo o que acontece de ruim, pode-se extrair algo bom.

    Quando vemos uma reportagem como essa, enxergamos o quanto somos atrasados e rudimentares em relação a tecnologia e segurança nacional.

    Que o Brasil transforme, portanto, a indignação e a revolta que essas revelações causam, em investimentos de peso na área tecnológica desse país… na pesquisa, na educação, na abertura de muitas vagas pra novos profissionais nessa área, na valorização e capacitação dos profissionais que já estão aí…

    O atraso tecnológico não combina com um país que a cada dia ganha mais importância no cenário mundial.

    1. O governo podia começar com a construção de cinco grandes Centros de ensino e pesquisa nas diversas áreas tecnológicas, um em cada região do país.

      Seria um bom início!

  3. O que a cia sempre fez foi isso: ROUBAR as nações… E o psdb o serra, o fhc(com seu governo planejado pela booz allen hamilton),o que tem a dizer esse gatunos/entreguistas???
    Esses gatunos sim deveriam estar no banco dos réus por lesa-pátria!!!

  4. Deveríamos proibir que empresas que tenham participação de capital norte-americano participem do leilão, pois seriam suspeitas de espionagem.

  5. Quem é o errado nesta história ? O Americano que investe em estudos e pesquisas, ou o Brasil que não investe quase nada e o pouco que investe serve a oportunistas corruptos. O Brasil é aquela velha senhora que resolve caminhar no calçadão do Leblon com suas jóias simplesmente desprezando questões de segurança.

  6. A Presidenta Dilma poderia pedir diretamente ao OBAMA as copias detalhadas de tudo que foi espionado, pois teria provas contra os roubos do PSDB. da Globo, dos Politicos, dos Juizes do STF, STJ, MPF, MPE, TJs, enfim pegaria todos os corruptos do Brasil num pancada sò!!, Ela pegaria pessoalmente os documentos e nao deixaria os Traíras que estao ao seu lado, e em especial Zé Cardozo Dantas e Tucano Bernardo ter acesso as informaçoes!!!

  7. Por que o grande Papa Francisco, monarca do país-estado-cidade Vaticano, possuindo representante observador na ONU e chefe de uma ICAR com +1 Bilhão de católicos no mundo, não se manifesta vigorosamente contra o Sr. Barac Obama, que invade qualquer nação e no momento que quer? Isto faz-me lembrar que a história sempre se repete e lembro do Papa Pio XII que na época do fascismo e nazismo nunca se manifestou contra as invasões destes e até ganhou o título de “Papa de Hither”.

  8. Eu tinha na época 13 anos de idade, vinha numa bicicleta de repente uma multidão apareceu correndo desesperadamente como se fosse uma um guerra, uma revolução o coisa que o valha. Eu levei um queda e seguida me levantei e manifestantes diziam: LOTT TEM RAZÃO A PETROBRAS É INTOCÁVEL!!! Depois tomei conhecimento que os americanos que privatizar a nossa mineradora de petróleo, dai a razão da manifestação. Na época o Marechal Henrique Dufe Batista Teixeira Lott erra o Ministro da Guerra e também era contra a privatização da maior riqueza brasileira. Acredito que p governo Brasileiro, as Forças Armadas (Exército, Marinha e Areonautica), juntamente o povo brasileiro tomarão as devidas providências para não permitirem que Os Estados Unidos, não coloquem iespiões no nosso território, objetivando fazer levantamento de nossa riqueza natural. Presidenta DILMA DAVA ROUSSEFF, A SENHORA É UMA MULHER DE FÉ, e tenho plena convicção que a sua capacidade política, saberá tomar as medidas necessárias. Como simples membro da sociedade denominada Brasil e com muito orgulho e também eu vejo essa questão.

  9. Os USA não reconhecem as 200 milhas náuticas brasileira, onde estão o recursos do PRE-SAL.
    E o império USA reativou a IV Frota que navega nos mares da América do sul com seu arsenal de guerra.
    É o pré-sal, estúpido!

  10. Palavras bonitas não enche barriga presidente, vá pra ruas e para o interior do Brasil e verá se tudo está como a senhora está dizendo…É só hipocresia nas falas, não tem nada de concreto de fundamento, só blá, blá, blá…Vá pro nordeste dona Dilma e veja se lá a educação é prioridade…Em todas as suas palavras a senhora disse uma verdade “A coragem é irmã da liberdade e mãe de todas as mudanças”…Eu te digo presidente, se não tivermos coragem de lutar pela liberdade, nunca teremos essas mudanças, que fatalmente quer dizer, reforma politica já…Não posso concordar que o povo vivendo na miséria como está, venha a aceitar que o Brasil esteja bem como a senhora fala…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *