Ontem, escrevi aqui sobre a desmoralização do jornalismo econômico brasileiro e dos jornais em geral, transformados em pasquins de propaganda oposicionista.
Não foram necessárias nem 24 horas para essa triste confirmação.
O IBGE divulgou há pouco a taxa de desemprego: 5,3%, igual à menor taxa já registrada (em 2012) neste mês em todos os tempos, desde que foi iniciada a pesquisa.
Está aberta, como você vê no gráfico, a possibilidade de chegarmos ao final do ano com um recorde em matéria de baixo desemprego.
E isso num mundo notoriamente em crise de emprego.
Mas a Folha, com seu jornalismo de campanha, o máximo que faz é dizer que a taxa de desemprego desacelera. Quase conseguiu escrever que “o desemprego sobe para baixo”.
E ainda comete a desonestidade de comparar com dezembro, quando tão certo quanto chuva molha, sempre registra uma forte queda na taxa.
E o mais importante nem é só isso.
O IBGE registrou uma forte elevação no rendimento médio real das pessoas ocupadas. Isso é sinal de intensificação da atividade econômica, porque reflete horas-extras, comissões e elevação dos ganhos da atividade informal e vai repercutir na elevação dos níveis de consumo, o que vem sendo o calcanhar-de-aquiles da economia, medida pelo PIB.
Esse indicador vinha em queda contínua praticamente desde o início do ano, excluído o mês de janeiro, que reflete o reajuste do salário mínimo e, por isso, registra sempre elevação.
O que a imprensa brasileira faz já passou de “torcida”. Passou a ser uma mistura de sabotagem, burrice e incapacidade de análise.
Inútil, porém, contra os fatos reais.
26 respostas
Certamente a analise: “o desemprego sobe pra baixo” sera mais uma perola para o “manual pratico do sabujo”. Nao da dica Fernando!
É lógico que poderia haver um meio termo, mas se formos ver, até certo ponto, é bom para o Brasil, essa pegação no pé pela imprensa golpista. Assim o governo não descuida. Todos vimos o que aconteceu com o Brasil governado pelo PSDB e blindado pela mídia. Quase fomos para o saco.
Observe os (des)governos de SP e MG.
Mídia não fala nada, mas a coisa ta preta.
Como a mídia puxa saco só do que não presta, quando ela está falando mal é porque a coisa está boa ou prestes a ficar boa. O povão que realmente interessa nem liga para essa mídia golpista, sente isso no supermercado, no lazer, na vida em geral.
À mídia ocidental, capitalista, só cabe uma tarefa: MENTIR, MENTIR E MENTIR.
Entrei em um site desses que repassam dados a Cia. A manchete era sobre depilacao intima! Depois nao querem ser chamados de “pela saco”
É… se chegar a 0% de desemprego, no mês seguinte vão descer a lenha no governo: “A taxa de desemprego não caiu nada neste mês”… mas acho que mais importante é a capacidade que as pessoas comuns que estão lendo estas notícias, estão adquirindo um senso crítico melhor e percebendo que ela, a mídia, é tendenciosa e maldosa. O tiro está saindo pela culatra.
Estamos avançando. Mas precisamos dar mais coesão ao campo popular, em torno de um programa mínimo, e combater setores liberais de dentro do governo.
Mais uma suprema maracutaia.
by by bye tucanos
LINDA HOMENAGEM A BANDEIRA
lindo!
lindo!
Que emoção!
Que gráfico horrível
.
Eu gosto da Dilma e amo de paixão a Bolada.
Eu gosto da Dilma e amo de paixão a Bolada.
chupa essa FHC
cada vez mais, orgulho de ser brasileira.
DEVERIA PROIBIR MAIS PARTIDOS E DIMINUIR PELA METADE OS QUE ESTÃO AI….
Que legal, para agradar os americanos, vamos comprar la nos EUA as Frutas e legumes, para fazer as merendas de nossas escolas.e de morrer de rir.
Nossa bandeira nunca foi tão alto!
cada vez mais, orgulho de ser brasileira.
Só que lá eles gastam com hambúrguer…
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO O DISCURSO DO PRESIDENTE MUJICA DO URUGUAI.UM EXEMPLO DE POLÍTICO E DE SER HUMANO!