Ibope: mais importante que os números, a trajetória dos índices

Ontem, ao comentar o resultado da pesquisa Ibope, aqui, dissemos que Dilma Rousseff ” vai dissolvendo a imagem de rejeição que se tentou construir para ela.”

Com acesso aos dados da pesquisa, fui conferir esta impressão.

Os dados aí nos dois gráficos a comprovam, e com grande intensidade.

A rejeição a Dilma, na pesquisa de julho, chegava a 48%. Despencou, agora, para 34%, a menor entre todos os candidatos.

Já o potencial de votos, obtido pelas respostas “votaria com certeza ” e “poderia votar” subiu de 49 para 55%.

Com Marina, deu-se exatamente o inverso.

A rejeição subiu de 29 para 36%, a maior depois de Serra, que não aparecia na pesquisa anterior, e a aceitação caiu de 50 para 43%.

A confirmar-se a recuperação da economia, mesmo lentamente, vai ser preciso mais que a campanha permanente de mídia para mudar a tendência das eleições de 2014.

Intrigante, na pesquisa, é o longo prazo entre a sua conclusão e a divulgação dos resultados. Fechada no dia 16, levou dez dias para ser divulgada. Como é de duvidar que o Ibope tabule os questionários à mão, dá para pensar, não é?

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Não saiu nadinha no site daquela revistinha… mas o cão raivoso já comentou – com clima de velório, diga-se de passagem!

  2. A direita e a midia estao ha tanto tempo tentando derrubar o PT, que ja se configura uma nova ciencia: “Aimeurabologia”. Quais serao suas novas descobertas. Veja no Futura.

  3. Os cães ladram e a caravana passa, uma oposição que não tem propostas, que é movida a ódio, o único assunto é o mensalão e preço superfaturado do feijão, ninguém suporta mais. E dá lhes DILMA, DILMA, DILMA.

  4. Eu sou muito desconfiada. Com o Obama sempre ao dormir um olho fechado e outro abertíssimo, contudo o telefonema que há um mês era impossivel aconteceu, vemos agora o efeito da intervenção mundial pela pacificação na Siria tomando corpo e logicamente não posso deixar de registrar que tudo isso começou quando o Lula fez o que fez naquele ano em favor do Irã.

    Vamos esperar o comportamento de Israel nessa historia toda. Não será nada boa, podem contar, mas o Obama já sentiu que hoje os EUA tem aliados de menos e paises insatisfeitos demais e que sim sabem reagir .Dilma ter suspendido a compra dos caças foi mensagem muito clara e parece que Obama entendeu. Não é de bom tom desagradar os BRICSs e Dilma nos ultimos dias foi a mensageira dessa nova postura com reações concretas

  5. O PSDB nunca adiciona, sempre procura dividir. Até agora as duas candidaturas Aécio Never e Cerra disputam quem será o candidato desse partido rachado. Cerra na eleição passada fez uma campanha raivosa, tentando dividir o nordeste do Brasil, usando a religião de forma raivosa e outros itens. Agora o Aébrio Never tenta separar o Estado do povo brasileiro, com a conversa mole … que quem faz o Brasil crescer são vocês que ralam; numa demonstração que com o PSDB na presidência, o sistema neo (velho) liberal irá voltar com força total, FMI de novo no Brasil, retorno da dívida externa, curso superior só para os ricos, Fim da Lei Seca (Aébrio Molhado), Fim da Lei Maria da Penha (gosta de bater em mulheres) e os benefícios conseguidos pelo governo LULA-DILMA para os brasileiros irão acabar (Bolsa Família, Brasil Carinhoso, ProUni, Luz para Todos, mais de 20 milhões de carteiras de trabalho assinadas, pleno emprego, salário mínimo superior a U$ 250 (sonho de FHC- fiador de Aébrio Never: salário mínimo de U$ 100 e um franguinho para os pobres aos domingos), Pré-Sal, trabalho escravo e trabalho infantil em queda, escola em tempo integral, meta do IDEB, inflação controlada, ascensão de classes, mais médicos (só para ficar com 13 pontos do Governo LULA-Dilma). Aébrio Never e sua conversa mole…vamos conversar. Conversar sobre o que? Enquanto ele quer só conversar, o Governo que aí está trabalha. Dilma no primeiro turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *