Não se sabe se vai chegar ao Brasil a nova variante surgida no Sul da África é a responsável pela explosão de casos de Covid no território europeu – aumento de mais de 50% em uma semana nos diagnósticos em países como a França, Portugal, Espanha e Bélgica e perto de 30% na Alemanha e no Reino Unido.
Tomara que não e a cobertura vacinal – até que enfim – extensa do nosso país talvez nos proteja, apesar a inexplicável negativa de melhorar os controles nos voos internacionais.
Mas os efeitos econômicos da nova crise que a nova onda da pandemia está gerando, estes com certeza chegarão e talvez já desembarquem aqui hoje, com as consequências do tombo que estão causando no mundo desenvolvido.
As bolsas asiáticas e europeias caem acima de 2,5% e a mesma tendência é registrada no mercado de futuros norte-americano que, desde o último dia útil – ontem foi feriado de Ação de Graças por lá – já perdeu cerca de 5%.
Num indicativo de piora do nível da atividade econômica, o preço do petróleo cai em torno de 6%, o que poderia ser ótimo, se a queda não for (o que é difícil) mitigada por uma nova elevação do dólar.
No mercado financeiro, hoje, será mesmo uma Black Friday.