Datafolha: Lula, entre os jovens, tem 51% no total, 57,3% nos válidos

O resultado é acachapante para Jair Bolsonaro: apenas dois entre cada dez jovens das capitais brasileiras – eleitores de 16 a 29 anos – contra cinco que escolhem o ex-presidente Lula, segundo pesquisa Datafolha publicada minutos atrás e realizada entre os dias 20 e 21 de julho, como parte da pesquisa nacional que divulgada amanhã.

Em percentagens: Lula tem 51% (57,3% dos que declaram voto em candidato, os votos válidos) contra 20% do atual presidente. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 12% e o restantes dos candidatos fica lá para trás, num distante pelotão liderado por André Janones e seus 2%.

Todos os números são horrorosos para Bolsonaro: num eventual segundo turno perderia de 27% a 61% para o ex-presidente e tem uma rejeição – “não votaria nele de jeito nenhum” – de monstruosos 67%, ou dois entre cada três jovens.

Igual ocorre entre as mulheres jovens: 58% preferem Lula já no primeiro turno, ante apenas 16% que escolhem Bolsonaro.

Exceção ainda são – por enquanto – os evangélicos, entre os quais Bolsonaro teria 36% e Lula, 30%.

Não tenho dúvidas de que, daqui a 68 dias, na eleição, esta diferença entre os jovens será ainda maior, porque está cada vez mais evidente o caráter belicoso, agressivo, dos núcleos bolsonaristas e a juventude, pelo seu caráter gregário, percebe no seu dia a dia este traço do bolsonarismo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email