A Argentina ensina a legitimidade da eleição aos nossos golpistas

amanha

O candidato da direita, Mauricio Macri ganhou a eleição argentina.

O seu competidor governista, Carlos Scioli, não esperou o final da apuração para reconhecer a derrota, embora esta ainda não fosse matematicamente irreversível, mas politicamente definida.

Muito menos o esperou a Presidenta Cristina Kirchner para cumprimentar o vitorioso e convida-lo a uma reunião de trabalho, amanhã.

Tudo normal, civilizado, democrático, apesar de dizerem que o governo argentino era autoritário, antidemocrático, bolivariano y otras cositas más.

Mesmo que a vitória de Macri tenha sido por meros 1,8% de diferença, ou 700 mil votos, e e ninguém questiona por isso a sua legitimidade.

Aqui, há um ano, a diferença foi quase o dobro, percentualmente: 3,28% dos votos. Numericamente, quase 3,4 milhões de eleitores, cinco vezes aquela diferença.

Obvio que haverá disputa política entre o novo regime e o peronismo, derrotado.

Mas não tem ninguém se proclamando “presidente da metade dos argentinos”.

Aliás, só quem está reclamando de fraude é quem ganhou, como a ex-deputada Elisa Carrió, uma das líderes do “macrismo”.

A horas que se seguem a uma eleição não são de debate político, mas de reverência à vontade dos eleitores.

Quem sabe, embora haja poucas esperanças disso, a direita brasileira possa aprender com a esquerda argentina – aquela, peronista, bolivariana, antidemocrática, arcaica – como se respeita a maior das instituições democráticas: o voto da população.

Ps. Gosto de ter esperanças na inteligência humana, mas anda difícil. O furor dos coxinhas nacionais, que não conseguem enxergar um milímetro além do ódio, mostra isso em vários comentários. O negócio é seguir em frente e mostrar como essa turma se afoga em sua própria bílis. A minha geração sabe o quanto esperamos por eleições livres e o valor que damos a elas. O “democratas” da direita, ao contrário, nem mesmo conseguem comemorar suas vitórias, preferem falar da derrota alheia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. Espero que isso seja o prenuncio do futuro que se avizinha para nosso Brasil, dando fim e esse governo corrupto, incompetente e inescrupuloso que temos atualmente. Parabéns argentinos!!

    1. Governo corrupto? Incompetente em alguns setores, concordo. Inescrupuloso ondo? Pensa um pouquinho, deixa a tua torcida contra de lado e raciocina: é corrupto ou tem alguns corruptos que se aproveitaram como em qualquer governo? Uma pequena diferença, quando comparado a governos tucanos: estão sendo investigados os casos que aparecem. Na época dos tucanos não investigavam nada e engavetavam tudo. É mentira o que escrevi?

      1. Corretíssimo, Sr. Monteiro.
        Com o agregado que o país nunca teve um período de crescimento econômico com distribuição de renda. Foi a primeira vez na nossa história. É isto que deixa nossa elite (ainda meio escravagista) enlouquecida e repetindo as mentiras e baboseiras do Sr. Nelson.

  2. O que a eleição na Argentina te ensinou foi outra coisa meu amigo…chora na cama que é quente…a eleição Argentina de hoje é a do Brasil de amanhã, a boquinha ao custo do bolso do povo está acabando, comecem a planejar outra saída a vocês, o povo não quer mais dar 1 real aos corruPTos defensores de banqueiros, empreiteiros, de aumento de preços de gasolina/alcool, de aumento de preços de energia, do populismo irresponsável e da fala mansa que ganha o voto dos ingênuos…

    1. e o seu partido corrupto ate o ultimo fio de cabelo , os demoniostucanos , so o nome ja condena , nao tem corrupto nao imbecil. nao , é so olha la em mariana, para ver so um pouquinho o que o seu desgoverno maldito fez. foi a privatizaçao da vale que fez tudo aquilo. privatizaçoes , trensaloes, compra da reeleiçao, pricisa de mais alguma coisa golpista.

    2. Quem aumentou o preço da gasolina foram os governadores de Estado, ICMS não é recolhido pela União. O lado do Aécio ia ser bem mais porra loca na defesa dos banqueiros. Queria ver vocês xingando o PT enquanto o PSDB leva o país à bancarrota pela quarta vez. Quer falar de corrupção? Vamos lá: Furnas, trensalão, crise hídrica em SP, esândalo do Sivam, pasta rosa, compra da reeleição… Todos esses escândalos deram pizza, não vejo o seu furor moralista voltado contra os demotucanos também.

      Se você acha que o povo é otário, só lamento. 52% dos brasileiros disse um redondo não pro Regréssio Neves. E agora essa turminha de derrotados, ao invés de cultivar um pouco de espírito público, fica com suas porra-louquices seletivamente moralistas e, ao invés de ajudar ao país conferindo um mínimo de estabilidade institucional ao não questionar um governo legitimamente eleito, fica nessa onda oportunista de golpe, enquanto o demente do Moro e dos cruzados da lava-rato cuida do desmonte das empresas de engenharia pesada que transformaram o Brasil em referência mundial de construção civil.

    3. Por enquanto quem continua chorando na cama quente é você seu candidato Aébrio. Em 2018, tudo pode acontecer, pois o PT não ficará no governo para sempre, é óbvio. Mas até lá, vai chorando,kkkkkkkk

  3. A questão é o que o eleito fez para se eleger. O nosso aqui mentiu, mentiu e mentiu mais um pouco.

    1. O candidato argentino da direita é presidente do Boca Juniors, o time mais popular, e usou o clube como palanque, sua imagem aparecia nos anúncios dos jogos, nas placas dentro do estádio (o que lá não é proibido) e trouxe o Carlitos Tevez para jogar essa temporada por lá… No Brasil o candidato da direita seria em comparação, o Andrés Sanches, mas o cara é do PT.

  4. e os outros paises do mercosul pode abrir o olho de agora em diante , isso pode sim ser um prenuncio sim das proximas eleiçoes na america do sul. so se for muito idiota para nao ver isso, que a direita esta comendo pelas beiradas. pelo jeito a campanha midiatica surtiu efeito la. e os proximos sao o brasil um ponto chave para os eua e os golpistas paus mandados. eles recuperaram a argentina que é um pais forte no mercosul e aliado dos governos progressistas que os governam. alguma coisa aconteceu para o governo progressista perderem as eleiçoes ou foi burrice do povo argentino mesmo. se o lula ta achando que vai ser facil em 2018 ele ta muito enganado , com esse poste desgovernado , um pt atucanado e ele com esse discurso de paz e amor que nao muda. vai ver se vai ser facil , se nao aprenderem com essa derrota na argentina e pelo nao vai aprender mesmo. para nos votamos em nao governos progressista , foi uma derrota crucial.

  5. paulista e coxinha adora sofrer!falta água, educação, porrada educadora, fechamento de escolas,come lambari e arrota caviar!aqui em minas psdb nunca mais!

  6. A história vive de ciclos. É cedo pra dizer quem vai ganhar em 2018, mas acredito que é a economia quem vai decidir. Os últimos 10 anos apresentaram um aumento do uso do Estado para implementação de necessárias políticas sociais na América do Sul. Em paralelo, o que se observa nos últimos dois anos é um aumento da inflação e menor crescimento.

    A minha percepção é que a saída dessa crise vai passar pelo investimento privado, seja nacional, seja estrangeiro. O Governo deveria investir numa agenda de reformas microeconômicas que melhorassem o ambiente de investimento do país. E deveria se esforçar para retirar o Cunha da Presidência da Câmara. Quanto mais rapidamente restaurarmos a normalidade, com uma pauta econômica bem definida, mais rapidamente sairemos dessa situação.

    1. É exatamente este o ponto. O PT sempre demonizou a iniciativa privada, o lucro; implantando assim uma política econômica onde o estado deveria prover as necessidades de investimento; mesmo este não tendo capacidade nem tão pouco competência para tal.

      1. Oi Nelson, acredito que o Estado sempre terá participação relevante na Economia, inclusive nos EUA. Perceba que a “última grande invenção da humanidade” que é a Internet, e que nos permite estar aqui debatendo é fruto do investimento militar americano.

        Particularmente, não acredito nem em Estado neutro, nem na mão invisível do mercado. O grande desafio é como transformar essa “natural incompetência” do Estado em uma gestão eficiente, sabendo a hora de intervir ou retrair e de direcionar e/ou criar condições para o investimento em áreas estratégicas do presente e do futuro.

        1. Otima discussao Robson e Nelson.
          Nelson, e verdade que o PT sempre incentivou uma estatizacao da economia (em alguns setores acredito ser saudavel) mas falar em demonizacao e exagero.
          Veja quanto dinheiro foi emprestado ao BNDS ao setor privado com perda ao Tesouro Nacional para gerar empregos e grandes empresas no setor privado e vera que o seu comentario e exagerado.
          Como o Robson comentou o departamento de defesa americano funciona como uma grande incubadora de empresas e novas tecnologias, havendo ate a possibilidade de se pagar 20% a mais (alguem ai pensou na Petrobras e conteudo nacional) por produtos Made in USA em relacao ao importados.
          Nunca entendo o porque do governo nao dar grandes incentivos a construcao de novas ferrovias, algo como isencao total de impostos federais por 10 – 15 anos. Sem a ferrovia nao haveria impostos a arrecadar mesmo, seria o medo da perda de arrecadacao por outros modais? (principalmente o rodoviario).

          1. O PT sempre que tentou fazer concessões à iniciativa privada; diga-se de passagem contrariando muitos petistas cegos por uma ideologia burra; teve problemas pelo modelo adotado não ser atraente para os investidores. Somos um país onde o cobertor é curto, os recursos para investimentos são escassos; motivos mais que suficiente para que se priorizasse pensando no país, e, através do seu desenvolvimento colaborasse para a melhoria da qualidade de vida de todos; independente de partido.

      2. Eu vi a comoetencia da vale e da samarco e o que essa politica neo oiberao nos custa.. Para os acion8stas dinheiro de rodo..mpro povo lama tóxica.

  7. Sr.Fernando.O comportamento mínimo que se deva ter,de qualquer disputa,mesmo que não respeitemos as opiniões e as visões político partidárias de nossos adversários,é ACATAR A VONTADE DA MAIORIA.Critica-los,quando investidos no governo,de seus atos,contrários ao que entendemos melhor,para a maioria.Mas sempre ACATAR A VONTADE DA MAIORIA.Contudo,a pequena burguesia,agente principal desses fenômenos eleitorais,aqui e ali,preferem sempre a DIREITA NOS GOVERNOS,por terem em seus DNAs,o comodismo com relação a tudo que seja coletivo.Preferem que outros decidam por eles,já que suas maiores preocupações,é cuidar de seus UMBIGOS.Por isso,preferem AS DITADURAS,onde não precisam fazer nada.São adeptos do ÓCIO INTELECTUAL.Sustento que as teses de tirar as classes mais abaixo da escala social,e guinda-las para patamares mais civilizados,correm este tipo de risco.Exemplos existem pelo mundo afora.E.U,Inglaterra,França, e outros lugares,onde a PEQUENA BURGUESIA é numericamente abundante.Contudo acho que ACATAR AS DECISÕES DA MAIORIA,é antes de tudo,um dever cidadão.

  8. Incrível como a história se repete exatamente igual em todas essas pseudo democracias inventadas pelo homem. A burguesia ferra como povão durante anos e quando o povão está no limite mudam para algum governo que se diz representante do povão. A muito custo, o novo governo da uma melhorada na vida do povão que logo se acostuma com as melhorias, e na primeira dificuldade econômica que o governo que melhorou a vida do povão enfrenta, já ficam insatisfeitos e colocam no governo a mesma turma de antes que os ferrou durante muito tempo e muito pior do que o governo atual. Explicação simplória mas infelizmente é isso que sempre ocorre. Será que os argentinos já se esqueceram do colapso econômico ocorrido no começo dos anos 2000? Quanto tempo acham que vai demorar até um nova crise profunda da economia após a implantação dos mesmo ideais do passado que levaram os argentinos ao fundo do poço? Vai ocorrer a mesma coisa na Venezuela e já ocorreu a mesma coisa no Paraguai e Chile. O pior de tudo é que vai ocorrer a mesma coisa com o Brasil, pois o estrago na mente da população já foi feito e é incontornável. 2018 volta a direita, ferra com o povão durante oito anos ou mais, e depois de não aguentarem mais sofrer vão recolocar algum governo dito trabalhista com a missão mágica de melhorarem suas vidas. E o ciclo continua.

  9. Ao “reivindicar” a exclusão da Venezuela do Mersocul, o Macri já fez cacaca, indo de um extro a outro. Quem ele pensa que é? Estamos mais afim de incluir a Bolívia do que excluir a Venezuela…

  10. Parabéns ao Macri, parabéns ao nobre povo argentino ! Povo, aliás, que os coxinhas brasileiros detestam. Que o Macri possa honrar as esperanças de parte do povo argentino.
    La nave vá ….

  11. Se o PT foi muito feliz na política do salário mínimo e do bolsa família que permitiu o aumento da capacidade de consumo das famílias, e afetou positivamente diversos negócios, em especial o comércio, me parece que as políticas de regulação em muitos setores foram inadequadas. Estamos sofrendo com os problemas nas tarifas de energia, a supertele não vingou e os serviços de telefonia tem piorado significativamente, e o boom do mercado imobiliário levou os preços às alturas. Na minha percepção, a regulação de negócios que demandam capital privado é um ponto crítico das gestões federais petistas, e é preciso trabalhar sobre isso.

  12. O vitória do candidato que se opunha ao governo da valente e inteligente Cristina F. Kirchner se deu justamente pelas grandes realizações dos governos Kirchner. Eles tiveram a coragem, que poucos chefes de Estado teem, de desafiar os interesses da plutocracia e dos oligarcas argentinos, promovendo o retorno de seu país à vigência do Estado Democrático de Direito, à proteção dos direitos humanos e sociais, o firme apoio à condenação dos monstros da ditadura, o enfrentamento do poder financeiro global (no caso das dívidas encontradas por Néstor Kirchner e no combate aos fundos abutres por Cristina), a regulação da mídia, entre outros grandes feitos. Portanto ela saíu derrotada pelo muito de bom que fez pelo seu país e pelo povo argentino e espero que ela volte nas próximas eleições.

  13. Fernando Brito de faz de desentendido. Os motivos do impeachment não são as percentagens na contagem dos votos, mas o fato de Dilma ter cometido estelionato eleitoral e feito sua campanha com dinheiro da Petrobras, além do fato de ter estourado as contas públicas (pedaladas fiscais) para poder se eleger.

    Quem diria que a Argentina nos daria uma lição preciosa, não é FB?

    1. Você achou uns extratos no bolso da sua calça mostrando doações pra Dilma por caixa 2? Pois a grana que o Aécio recebeu, das mesmas empreiteiras que você quer ver desmontadas, foi quase igual à da Dilma, então ele é tão sujo quanto ela, na sua concepção. Minuto para reflexão, por um indivíduo que acredita em suborno com nota fiscal.

      Quem se faz de desentendido é você, meu caro. Que finge que o tucano não está encharcadinho de um mergulho em Furnas. Que finge que a doação pro PSDB pelas empreiteiras da lava-rato foram feitas de bom coração para salvar o Brasil. E se faz de desentendido de novo, porque o mesmo tucano com penas molhadas pediu algumas vezes a recontagem dos votos no TSE, com base em postagens no facebook que “comprovam fraude eleitoral”. O mesmo tucano se declarou “presidente da metade dos brasileiros” (quer maior ruptura democrática maior que essa?)

      Aécio só pôde continuar fazendo as merdas que vem fazendo desde a campanha porque tem um (muito mal-usado) mandato de Senador. Se não o tivesse, seria como FHC: guru e tarólogo da Direita brasileira, mas sem autoridade pra mandar a empregada comprar pão na esquina. Candidato derrotado não manda em porra nenhuma.

  14. Na democracia quem ganha quem ganha leva, não importando a diferença. Os fascistas brasileiros ainda não conseguiram entender isso. Nem desenhando.

  15. A direita brasileira está radiante com esse resultado eleitoral argentino, e na euforia já tocam as trombetas comemorando uma vitória futura no Brasil, em 2018, etc.

    Em 2009, no Chile, a presidenta Michelle Bachelet não conseguiu eleger o seu sucessor, o moderado Eduardo Frei, que perdeu por pouco para Sebastián Piñera, candidato da direita, empresário bilionário ligado no passado ao regime da ditadura chilena. Mas, depois de quatro anos, foram buscar novamente a socialista Michelle Bachelet, que foi eleita e atualmente preside o Chile.

    Agora, na Argentina, Mauricio Macri, o presidente eleito, é um empresário bilionário, também ligado no passado ao regime da ditadura argentina, etc. Portanto, acredito que agora a Argentina pode dizer para o Chile, a frase: “eu sou você amanhã”.

  16. aviao militar russo derrubado sobre a Siria, mas caido onde?
    Provocaçao turca – e da OTAN- que Putin vai responder de forma indireta porem mais pesada ,pode contar.
    Nao se sabe como, mas pode alugar uma base permanente em Chipre, pode dar um monte de armas aos Kurdos, pode ate botar oito mil paraquedistas na fronteira turca em vinte minutos.
    Mas nao vai fazer coisas como esta ultima porque é isso que uóxinton quer.

  17. Sr.Fernando.De novo,me utilizo de seu blog,sempre acessível,para me reportar ao excelente artigo do sr.Saul Leblon,no C.Maior,e somente não o faço ali,em face da dificuldade que tenho,em acessá-los.Valho-me portanto,desse FACILMENTE BLOG,para fazer comentário ao respeito de seu artigo editorial,ao respeito dos resultados da eleição na Argentina.Quero dizer ao Sr.Leblon,ter opinião de que,sempre que governos conseguem fazer ascender,até às classe intermediarias,parcela das populações que outrora estavam em outras classes sociais mais abaixo da pirâmide social,e transforma-las,mercê suas ações,em membros da PEQUENA BURGUESIA,correm sempre o risco,de verem essas parcelas,guindadas às classes mais acima da pirâmide social,e por consequência,adentrarem em outro patamar,o fenômeno da TRAIÇÃO ELEITORAL.Isto se deve ao fato,facilmente comprovável,que a PEQUENA BURGUESIA,professa a IDEOLOGIA DO ” UMBIGUISMO”,ideologia esta que consiste,em dar prioridade aos SEUS INDIVIDUAIS UMBIGOS,como centro do UNIVERSO.Enquanto em classe mais abaixo,a solidariedade é um princípio,ao passo que ao ascender socialmente,passa a ser a preocupação principal,acariciar TESTÍCULOS DOS RICOS, e ao mesmo tempo,sem a mesma intensidade,cultuar O UMBIGO.Ali na Argentina,como aqui no Brasil,este fenômeno é facilmente observável !
    SIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *