A camiseta deles é a do Brasil que sempre perdeu

Olhem que eu tenho tempo de rua, tanto a rua de guri, jogando bola, quando a rua de cidadão, indo a manifestações.

Nem em uma, nem em outra, era costume usar a camisa da seleção, talvez por pudor.

A camisa verde  e amarela era de todos e nos obrigava a certas coisas que a de time – ainda sem o merchandising que delas tomou conta – não fazia o mesmo.

Vestir a camisa da seleção era, além de obrigar ser muito bom, era ser indiscutível, ser de todos, ser ou tornar-se  quase uma unanimidade.

Era o que uma palavra meio fora de moda traduz: uma sublimação.

Depois, adolescente e adulto, em centenas de manifestações – pela liberdades, pela anistia, pelas eleições diretas – só no final, na campanha das diretas-já o amarelo surgiu, mas nunca na forma de camisa da seleção, algo por si, restrito, reservado a poucos.

Nunca antes na história deste país a camiseta da seleção se partidarizou como a partir de 2013 – com o início da conspiração golpista que, em 2015, assumiu-se completamente a “canarinho” como símbolo daqueles que se viam com  “os melhores do país”.

Não quero, aqui, por óbvio comparar – ou misturar – política e futebol.

Mas é incrível como se confunde a adoção da camiseta da CBF com a frustração dos 7 a 1, onde perdemos não apenas o jogo, mas o rumo, onde tudo o que vinha num crescendo, de uma hora para outra, sem razão ou explicação, ruiu e se desfez.

Ela passou a vestir sentimentos de vingança, de ódio e, em lugar de nos unir, passou a nos separar.

Virou ressentimento, em lugar de celebração.

Em lugar do “prá frente, Brasil”, da ditadura, passou a ser o “prá trás, Brasil”, simbolo de um tempo que nunca existiu, mas se fantasia ter havido, onde o paraíso se alcançava com a construção de um muro que nos separasse do inferno.

E que só começou a ruir quando nos sentimos parte de um só país.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • BRASIL URGENTE!

    Haddad deve, didaticamente, informar à população brasileira que encampará a campanha o pré-sal é nosso
    Haddad deve anunciar que resgatará a indústria petroquímica e naval, geração de empregos em massa!
    Haddad deve anunciar que irá retomar a política de conteúdo nacional - cadê os empresários da Abimaq, da construção civil, entre outros?...
    Haddad deve anunciar que revogará todas [todas!] as medidas adotadas pelo nazigolpista &$ mega corrupto mimiSHELL!
    Tem que dizer aos evangélicos que o Bozo já está no quarto casamento! E ameaçou fuzilar a primeira da lista!
    Tem que anunciar que o deputado nazista Bolsonaro apoia grupos de extermínio Brasil afora!
    Haddad deve anunciar que anulará a criminosa reforma trabalhista do mimiSHEL &$ do Bolsonaro!

    LULA LIVRE! E JÁ passou da hora!

    • ... EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
      Tem que informar aos evangélicos que o nazista Bolsonaro irá matar "os evangélicos infiéis"!

  • É um exército formado pela ralé da sociedade brasileira, que como nuvem de gafanhoto destrói tudo à sua frente, inclusive o futebol brasileiro, uma "Paixão Nacional". Até quando, Jair Bolsonaro, um militar paraquedista, colocado na reserva da Aeronáutica, por indisciplina, até quando esse aventureiro irá conseguir comandar o próprio Exército Nacional, levando o Brasil à uma catástrofe ?

    • O energúmeno não é capitão do exército reformado?

  • Por essas e outras é que a minha camiseta da seleção, que visto até hoje com muito orgulho, tem o número 9 do Ademir Queixada, artilheiro da copa de 1950. Perdemos na final. Não havia a Globo transmitindo jogos "só depois da novela", não Havia-elange, ladrão belga que destruiu a parca credibilidade do futebol brasileiro, e morreu decrépito sem pagar a destruição. Só perdeu o nome no Engenhão. Minha camiseta da CBD não é amarelo-canalha. É azul-clara. Nem amarela como o ouro, nem verde como as esmeraldas, cores bandeirantes, atores iniciais do genocídio indígena..Nem exibe o branco de uma paz que nunca existiu, em um país que descobriu a luta de classes somente no século XXI (Marx e Engels, nos desculpem, somos mestiços de Aparecida com o carnaval). Cor azul-clara. Simplesmente. Como o nosso céu tropical com o sol a pino,
    Por essas e outras é que não consigo mais me irritar com quem pretende orientar campanhas por meros e medíocres comentários a blogs. É muita pretensão, ou burrice. Ou ambas as opções.
    Hasta la Victoria, siempre!!!

  • Religião e futebol misturados a política ,sempre foram e serão A NEGAÇÃO DA INTELIGÊNCIA.
    É como pra dar gosto num morango a gente tempera com alho.Não misturemos,se a massa imbecil que éxiste no Brasil teima em não entender a poítica,não será com aajuda do futebol que conseguirá.

  • Um sujeito que ataca cor de partido, como se isso tivesse a menor importância, e bate continência para bandeira americana - e faz isso com pompa - conseguiu uma legião de seguidores mais estúpidos do que ele. Falam em comunismo como se entendessem um mínimo de política. Frases estúpidas como "minha bandeira jamais será vermelha" corre de boca em boca em cérebros de orangotango (desculpem-me os símios, que são mais inteligentes que essa massa descerebrada) que só repetem essas frases sem nenhum sentido, achando que estão bradando coisas inteligentes. E o pior é ver pobres votando em alguém que já disse, com todas as letras, que vai fazer a reforma trabalhista proposta pelo vampiro. Temer é Bozo e Bozo é Temer. Daqui a um ano esses estúpidos estarão escondidos em um canto qualquer se perguntando "o que eu fiz?" E eu terei prazer, imenso prazer, em responder "tua burrice e estupidez acabou com o Brasil".

    • ... Este nazista estropício candidato fake é conluio STFede-PIG-dependente!
      E tenho dito!

    • É DURO TER QUE LIDAR COM IMBECIS,QUE NÃO CONSEGUEM COMPREENDER O ÓBVIO.
      NÃO COMETO O ERRO QUE A ESQUERDA COMETE ,O DE VITIMIZA-LOS,NÃO SENHOR!!!! SÃO IMBECIS E NÃO TÊM A MENOR DESCULPA PARA SER ASSIM.

  • Somos todos um só Brasil e unidos é que somos fortes. Dia 28 é 13 para unir o país. Dia 28 é dia de dizer não a violência e ao preconceito.

Related Post