A camiseta deles é a do Brasil que sempre perdeu

Olhem que eu tenho tempo de rua, tanto a rua de guri, jogando bola, quando a rua de cidadão, indo a manifestações.

Nem em uma, nem em outra, era costume usar a camisa da seleção, talvez por pudor.

A camisa verde  e amarela era de todos e nos obrigava a certas coisas que a de time – ainda sem o merchandising que delas tomou conta – não fazia o mesmo.

Vestir a camisa da seleção era, além de obrigar ser muito bom, era ser indiscutível, ser de todos, ser ou tornar-se  quase uma unanimidade.

Era o que uma palavra meio fora de moda traduz: uma sublimação.

Depois, adolescente e adulto, em centenas de manifestações – pela liberdades, pela anistia, pelas eleições diretas – só no final, na campanha das diretas-já o amarelo surgiu, mas nunca na forma de camisa da seleção, algo por si, restrito, reservado a poucos.

Nunca antes na história deste país a camiseta da seleção se partidarizou como a partir de 2013 – com o início da conspiração golpista que, em 2015, assumiu-se completamente a “canarinho” como símbolo daqueles que se viam com  “os melhores do país”.

Não quero, aqui, por óbvio comparar – ou misturar – política e futebol.

Mas é incrível como se confunde a adoção da camiseta da CBF com a frustração dos 7 a 1, onde perdemos não apenas o jogo, mas o rumo, onde tudo o que vinha num crescendo, de uma hora para outra, sem razão ou explicação, ruiu e se desfez.

Ela passou a vestir sentimentos de vingança, de ódio e, em lugar de nos unir, passou a nos separar.

Virou ressentimento, em lugar de celebração.

Em lugar do “prá frente, Brasil”, da ditadura, passou a ser o “prá trás, Brasil”, simbolo de um tempo que nunca existiu, mas se fantasia ter havido, onde o paraíso se alcançava com a construção de um muro que nos separasse do inferno.

E que só começou a ruir quando nos sentimos parte de um só país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

36 respostas

  1. BRASIL URGENTE!

    Haddad deve, didaticamente, informar à população brasileira que encampará a campanha o pré-sal é nosso
    Haddad deve anunciar que resgatará a indústria petroquímica e naval, geração de empregos em massa!
    Haddad deve anunciar que irá retomar a política de conteúdo nacional – cadê os empresários da Abimaq, da construção civil, entre outros?…
    Haddad deve anunciar que revogará todas [todas!] as medidas adotadas pelo nazigolpista &$ mega corrupto mimiSHELL!
    Tem que dizer aos evangélicos que o Bozo já está no quarto casamento! E ameaçou fuzilar a primeira da lista!
    Tem que anunciar que o deputado nazista Bolsonaro apoia grupos de extermínio Brasil afora!
    Haddad deve anunciar que anulará a criminosa reforma trabalhista do mimiSHEL &$ do Bolsonaro!

    LULA LIVRE! E JÁ passou da hora!

    1. … EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
      Tem que informar aos evangélicos que o nazista Bolsonaro irá matar “os evangélicos infiéis”!

  2. É um exército formado pela ralé da sociedade brasileira, que como nuvem de gafanhoto destrói tudo à sua frente, inclusive o futebol brasileiro, uma “Paixão Nacional”. Até quando, Jair Bolsonaro, um militar paraquedista, colocado na reserva da Aeronáutica, por indisciplina, até quando esse aventureiro irá conseguir comandar o próprio Exército Nacional, levando o Brasil à uma catástrofe ?

  3. Por essas e outras é que a minha camiseta da seleção, que visto até hoje com muito orgulho, tem o número 9 do Ademir Queixada, artilheiro da copa de 1950. Perdemos na final. Não havia a Globo transmitindo jogos “só depois da novela”, não Havia-elange, ladrão belga que destruiu a parca credibilidade do futebol brasileiro, e morreu decrépito sem pagar a destruição. Só perdeu o nome no Engenhão. Minha camiseta da CBD não é amarelo-canalha. É azul-clara. Nem amarela como o ouro, nem verde como as esmeraldas, cores bandeirantes, atores iniciais do genocídio indígena..Nem exibe o branco de uma paz que nunca existiu, em um país que descobriu a luta de classes somente no século XXI (Marx e Engels, nos desculpem, somos mestiços de Aparecida com o carnaval). Cor azul-clara. Simplesmente. Como o nosso céu tropical com o sol a pino,
    Por essas e outras é que não consigo mais me irritar com quem pretende orientar campanhas por meros e medíocres comentários a blogs. É muita pretensão, ou burrice. Ou ambas as opções.
    Hasta la Victoria, siempre!!!

  4. Religião e futebol misturados a política ,sempre foram e serão A NEGAÇÃO DA INTELIGÊNCIA.
    É como pra dar gosto num morango a gente tempera com alho.Não misturemos,se a massa imbecil que éxiste no Brasil teima em não entender a poítica,não será com aajuda do futebol que conseguirá.

  5. Um sujeito que ataca cor de partido, como se isso tivesse a menor importância, e bate continência para bandeira americana – e faz isso com pompa – conseguiu uma legião de seguidores mais estúpidos do que ele. Falam em comunismo como se entendessem um mínimo de política. Frases estúpidas como “minha bandeira jamais será vermelha” corre de boca em boca em cérebros de orangotango (desculpem-me os símios, que são mais inteligentes que essa massa descerebrada) que só repetem essas frases sem nenhum sentido, achando que estão bradando coisas inteligentes. E o pior é ver pobres votando em alguém que já disse, com todas as letras, que vai fazer a reforma trabalhista proposta pelo vampiro. Temer é Bozo e Bozo é Temer. Daqui a um ano esses estúpidos estarão escondidos em um canto qualquer se perguntando “o que eu fiz?” E eu terei prazer, imenso prazer, em responder “tua burrice e estupidez acabou com o Brasil”.

    1. … Este nazista estropício candidato fake é conluio STFede-PIG-dependente!
      E tenho dito!

    2. É DURO TER QUE LIDAR COM IMBECIS,QUE NÃO CONSEGUEM COMPREENDER O ÓBVIO.
      NÃO COMETO O ERRO QUE A ESQUERDA COMETE ,O DE VITIMIZA-LOS,NÃO SENHOR!!!! SÃO IMBECIS E NÃO TÊM A MENOR DESCULPA PARA SER ASSIM.

  6. Somos todos um só Brasil e unidos é que somos fortes. Dia 28 é 13 para unir o país. Dia 28 é dia de dizer não a violência e ao preconceito.

  7. Até hoje não me conformo e me envergoho com os gritos da turba : “Hei Dilma, vá tomar no cu !”
    O 7 x 1 foi um castigo merecido.
    Cambada de canalhas e filhos da puta !

    1. Foi a maior baixaria que houve (creio, eu) no mundo.Eu nunca imaginei tal coisa fosse possível, entretanto houve coisas piores, realmente a classe média, naquele momento mostrou sua face mais triste e deplorável. Ela avançou em termos canalhice. Você está correto:Cambada de canalhas e FDPs.

    2. O Alemanha 7 x 1 fazia parte do Golpe. 7 x 1……7…1……17 entenderam ???

      Na verdade o jogo era Brasil x Alemanha. Portanto o resultado foi 1 x 7…..1…7…….17

      Tenho uma canarinho, hoje não a uso mais, nem fora do Brasil, estou ultimamente pensando em tocar fogo nela, para que , doada não engrosse fileiras que não são as minhas.

      É frustrante que tudo tenha desmoronado.

    3. O 7×1 foi arrumado para desmoralizar o governo, a festa, o PT… aquele time do Brasil não levaria de 7 de ninguém, também como a Alemanha não tinha time para enfiar sete em ninguém, o que rolou foi uma patifaria.

  8. A camiseta da selecinha só virou símbolo de golpista e de idiota da classe média alta com cheque papagaio na praça e aluguel atrasado, quando a nossa porcaria de futebol levou 7 (SETE), da Alemanha , em casa, numa Copa que não vinha para cá há 65 anos, e numa quarta de final com casa cheia e país parado.
    Foi a maior palhaçada futebolística que eu vi na minha vida. Ali morreu a selecinha e morreram os golpistas, junto com a camiseta que AMARELOU.

  9. Brito, eu estou te achando pra baixo. Ou é apenas eu, porque assim estou. Claro que sairei para votar, mas já acho impossível uma virada. Muitos estão cegos. A maioria. Até colegas, professores de geografia, irão votar no coiso. E minha esposa foi ameaçada no facebook… Eu espero pelo pior. Sou professor de história. E já estou em paranóia pensando como serei perseguido. Não vejo aqui, em sua página, mais nenhum sinal de virada.

    Perdão pelo pessimismo. É que Bolsonaro vai acabar com minha profissão. A ideia do Haddad em federalisar o Ensino Médio seria a melhor solução para o Rio…. Mas só me vejo sendo varrido com alguém com “notório saber” me substituindo.

    É um horror. Um pesadelo, o fim do futuro. Abraços. Que eu esteja errado.

  10. Alguem entenda como funciona os regisyros de votação na camara poderia checar por favor como o Bozo votou na lei Maria da Penha?Vi no Face que ele votou contra, mas não consegui checar em lugar nenhum.

  11. Os 7×1 contra os Alemães em casa foi mais ???? quem 1950 contra o Uruguay. Ao copa do mundo no Brasil foi envenenada pela mídia golpista.

  12. Até na camiseta eles mentem, pois não não será só uma lágrima, será uma tempestade de lágrimas, se chegassem ao Governo do Brasil.

  13. Soube que bolsonaro disse que não debateria com Lula de ‘jeito nenhum’.
    Quanta pretensão capitão. E quem disse que o senhor estaria no segundo turno para debater com ele. Presta atenção candidato!

  14. Qualquer seleção brasileira, escalada de forma incompetente perde de 7 , a memos que entre em campo dopada. Aqui no interior time visitante leva até agua de casa. Aqueles infelizes estavam provavelmente dopados para perder, no entanto erraram na dose e foi de 7. Fazia parte do golpe, mas coxinha é assim mesmo, burro por definição.

  15. No Brasil 247, Luciano Hook alerta hoje sobre a carnificina que poderá se transformar o pais com a vitória de Bolsonaro. A Globo está prestes a tomar partido. Parece que a fichinha deles começou a cair. Não lhes restará outra alternativa que não seja tentar reverter o jogo que ai está. Que tal a inscrição em seus telejornais: Globo e Haddad, tudo a ver.

  16. Me lembro em 2013 eu estava em uma loja de esportes olhando camisas de futebol, dai entrou um casal de coxa já mais velhos, estavam atras de camisas verde-amarelo, camisa do Brasil, para ir ao “desfile”, sim desfile, como falou a Dona coxa, que iria acontecer na paulista no dia seguinte, este é o nível desta gente, mas não deixei por menos, peguei um vermelha e provoquei dizendo se poderia ir com ela, claro, rolou um sorriso sínico da parte deles. Danem-se!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.