Demorou a manifestação da Presidenta sobre o absurdo que, há meses, este país está vivendo.
Foi cassado o direito dos cidadãos se manifestarem livre e pacificamente.
Grupos fascistóides, mesmo que alguns integrantes o neguem e nem percebam ao que estão servindo, inviabilizaram atos legítimos, pacíficos e, muitas vezes, necessários ao país.
O Brasil, hoje é e deve ser um país tolerante e não me conformo em ver serem deslocados batalhões para manifestações, legitimados em sua presença pela sucessão de depredações que se sucedem a concentrações e passeatas, promovidas por algumas dezenas de pessoas que ocultam seus rostos.
Gente que, muito mais que incendiar lixeiras, carros ou quebras caixas bancários, está depredando o patrimônio de liberdade que acumulamos à custa de décadas, de mortos, de presos, de chagas insuperáveis em muitas vidas.
Não estamos falando de revoltas populares, de violência revolucionária, mas de agressão gratuita, brutal e covarde.
Juntar-se um grupo para espancar um policial militar em nada difere de um grupo de policiais unir-se para espancar alguém.
Há um incompreensível prurido em condenar estes facistóides.
Não é o fato de a mídia, depois de insuflá-los o quanto quis, agora chama-los de vândalos, que deve nos fazer ter medo de sermos “patrulhados”.
Nenhum de nós deve tolerar quem destrói a liberdade e agride pessoas gratuitamente.
Tantas vezes condenamos e condenaremos que policiais façam isso que não podemos ser coniventes quando a situação se inverte.
Ninguém quer espancá-los, como fizeram ao policial-militar em São Paulo.
E se um policial militar espancar algum deles covardemente, como fizeram, deve ser impedido, processado e responder por seus atos.
Exatamente como se deve fazer com os que agrediram um ser humano, que não lhes apontava uma arma e se encontrava, como se vê na foto, em posição de defesa de sua integridade física.
Bater-lhe com uma chapa de metal na cabeça é coisa de gente que não se sairia mal no Doi-Codi.
O nome disso, bem escolheu a palavra Dilma, é barbárie.
E barbárie é coisa de passado, não de futuro.
46 respostas
Bingo!
O governo irá lamentar amargamente de não ter posto um freio neste vandalos a serviço da direita sabemos que os Estados são responsavel pela segurança publica, ofato e quando chegar próximo as eleições a baderna chegará a um ponto que um pedido de impedimento da presidenta ou anulação das eleições será gritado pelos patrocinadores do caus, como já foi dito a democracia não pode morrer de graça e o que está acontecendo, e o governo já sabe que arros e feijão na mesa e pleno emprego não segura a democracia.
Ps* Ex.não adianta vc por uma mesa farta em sua casa se o credito disso isso for dado ao vizinho.
Ô bando imbecil!!!!
Rafael, o “reflexo da imbecilidade da geração atual que não sabe se comportar com civilidade” torna esse agente manipulável para ser usado para propósitos políticos da direita ou da esquerda, sim. Portanto essa análise tem tudo a ver.
Imagina na Copa!
Esses mascarados são simplesmente bandidos e nada mais. E não tem conversa com eles, tem que ser no pau mesmo.
Mais importante do que “pau” DEPOIS que começa a depredação, é agir preventivamente. Todos esses mascarados agem PREMEDITADAMENTE, são grupos ORGANIZADOS, e portanto podem ser presos por FORMAÇÃO DE QUADRILHA.
O que falta é disposição da Polícia Federal para entrar nas investigações, e prender preventivamente todos os membros de “coletivos anarquistas” que se organizam para ir para manifestações portando máscaras, coquetéis molotov, pedras, escudos e barras de ferro.
Tem que prender anarquista sem medo de ser feliz, e enquadrar no crime de formação de quadrilha.
A propósito, vocês não acham estranho o coronel ter pedido “calma” mesmo depois de ter sido espancado? De quem será que esse coronel tem tanto medo? Quem é que ele sabia que estava no meio dos mascarados que ele temia que pudesse morrer caso os seus policiais começassem a atirar?
Quem são os “intocáveis” que estão no meio desses mascarados, que o coronel da polícia espancado ficou com tanto medo de serem atingidos por tiros de seus policiais? Seriam agentes de inteligência estrangeiros? Tipo CIA ou Mossad?
Concordo inteiramente… As coisas estão assumindo uma proporção que nos leva a pensar em agentes atuando com objetivos muito claros, muito definidos de desestabilizar a nossa democracia. Não sei o que a PF anda fazendo que não desbarata esta organização de bandidos a serviço de forças que jogam contra a democracia e a liberdade que conquistamos.
É ATRIBUIÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL E DA ABIN IDENTIFICAR E MONITORAR ESSE MOVIMENTO E DESCOBRIR QUEM ESTA RECRUTANDO/FINANCIANDO ELES.É ESTRANHA ESSA ATITUDE PASSIVA DA POLÍCIA PAULISTA COM O GRUPO, SE FOSSE NO PINHEIRINHO O PAU TINHA COMIDO DE ESMOLA.
Excelente comentário. Está ficando claro que aqueles que, desde o início, apontaram para uma conspiração de direita por trás de alguns movimentos que foram às ruas, estavam certos.
O Estado está paralisado, não se sabe exatamente porque. A situação realmente é delicada, um movimento equivocado, como a morte de um manifestante em confronto, pode ser o combustível que a direita espera. Mas não adiante fingir que nada está acontecendo, ou ficar esperando os movimentos se dissolverem. Eles estão bem orquestrados e não vão desistir.
Vamos ser objetivos, sem medo das palavras ? Está sendo plantada uma semente do TERRORISMO no Brasil.
Esse comentário com o nome PT Nunca Mais, deve ser mais um imbecil leitor da veja e de seus asseclas.
A presidenta Dilma, tem o dever moral de exonerar o ministro da justiça, que não passa de um paspalhão.
Coincidência que isso tenha acontecido depois de ter sido anunciado que a Dilma ganharia no primeiro turno?
Não suporto covardia de espécie alguma. Qdo. apresentaram-se mascarados, já perderam a legitimidade. Gente que quer protestar por melhores condições de vida, não precisa cobrir o rosto. Quem cobre o rosto é bandido pois não quer ser reconhecido. Desde o começo que os mascarados apareceram, julguei-os como bandidos; nada mais são que isto. São aqueles covardes que se juntam em dez para bater em um, tb queimam mendigos, batem em mulher, criança, são fortes e corajosos mas só quando atacam em bandos; cambada de covardes.
Depredando os “patrimônios de liberdade”? Como os bancos, radares, ônibus privados que prestam péssimos serviços públicos e concessionárias de montadoras que nós exploram?
Democracia é a polidez à estrutura do mercado? Reacionário de esquerda é FODA!!!!
A agressão não foi a pessoa do policial,as sim o que ele representa. A força de repressão do capital!
Enloqueceu, filhinho? Esse discurso “a violência não foi contra o policial, mas contra o que ele representa” justifica mais o quê? Assassinato? Ah, mas “não matamos o policial, nós assassinamos simbolicamente o que ele representa”. Se eu trabalhar no Itau, você também vai me bater? Ah, mas não é nada pessoal, você só vai estar me batendo, porque eu represento as forças capitalistas. Vai sobrar quem nessa carnificina?
Depredar QUALQUER COISA é vandalismo, e ponto final.
Não tem esse papinho furado de “revolucionário” não. Revolução só se faz quando se está vivendo em um regime ditatorial, com censura à imprensa, sem liberdade de expressão, e sem o povo poder eleger os governantes. Aí é necessária a revolução democrática.
No Brasil de hoje, uma das democracias mais avançadas do mundo, com uma Constituição avançadíssima, quem vem com papinho furado de “revolução” tem mais é que tomar cacete da polícia. Greve e manifestação pacífica é uma coisa, vandalismo de meia dúzia de anarco-babacas é outra, bem diferente. Tou com a polícia e não abro: CACETE nos anarquistas!
Assino embaixo. O que esta nas ruas é a bandidagem mascarada. O objetivo de Black Bloc é o mesmo de annonymous, financiados pelo império, tem a incumbência de descredibilizar o país e o governo. Os movimentos sociais, justos aliás, não podem mais tolerar estes bandidos em seu meio, visto que só ajudam a burguesia e a mídia à criminalizar os movimentos verdadeiros.
Os comentários absurdos que defendem a ação dos vândalos inflitrados, não por acaso, em manifestações populares e apoiados por alguns participantes, sobretudo psolistas e pstuistas, amantes da baderna e absoutamente desideologizados, lembram-me o comentário de um senhor muito bem vestido em uma farmácia, defendendo aqueles que reagem a assaltos e fuzilam os ladrões, sendo aplaudidos. É a volta à barbárie, como disse nossa presidenta Dilma. Repudio os policiais e militares que agem como brucutus, ao molde da Ditadura, mas repudio também aqueles que, com claro objetivo, provocam o vandalismo.
Prezado redator, prezado Fernando Brito.
Desculpe incomodar com minha reflexão. A minha intenção é ajudar.
Ao meu ver, no meu fraco entender, analisando a frase abaixo do título dessa excelente página da rede mundial, que diz “a política, sem polêmica, é a arma das elites”, entendo com o seguinte sentido:
A política é a arma das elites, sem polêmica. Ou seja não façam polêmica quando digo que a política é a arma das elites.
Ora, todos nós, todos os dias fazemos política em todos os cantos do mundo, em todos os setores das nossas vidas, não é mesmo? E vocês sabem disso, mais do que eu. política não é apenas a arma das elites. A política rebaixada e suja, criminosa, feita com ódio, sim é a arma das elites.
Eu colocaria assim: A POLÍTICA SEM POLÊMICA É A ARMA DAS ELITES. Sem vírgulas. As vírgulas aniquilam o sentido que você querem dar.
Um forte abraço.
Luiz Gonzaga – (71) 8834-5202
Passou da hora de se começar a prender esses bandidos por cada crime que cometerem, mesmo que, por força das leis excessivamente brandas, tenhamos que soltá-los logo em seguida. Assim, quando os processos começarem e ser julgados e as sentenças a tornarem-se imutáveis, terão que cumprir as pena. Na cadeia esses covardes terão chances de virar homens!
Como a polícia não consegue prender este bando de escória. Como não consegue se planejar para cercar este bando de assassinos e prender. Qualquer policial que se encontrar só no meio deste bando será linchado até a morte. Não aguento mais ver este pessoal que fica filmando, certamente fazem parte deste bando e estão ali só para dar cobertura. Pois qualquer pessoa que tenha o mínimo de decência não acompanha está escória.
Não é preciso nem grande experiência de militância política, sob diversos contextos, para perceber que aí tem a “mão do gato”. Minha intuição diz que o Império que não se abala em bisbilhotar o telefone de presidentes e primeiro ministros do mundo inteiro, também tem capacidade, longa experiência, teorias robustas e o maior contingente de guerra (hard e software) para se envolver nos “quintais” mundiais que lhe garante o domínio. Infelizmente, ao que parece, não temos nada a se contrapor a isso. Polícia civil e militar, ensinada a descer o pau em preto, puta, pobre e petista, está longe, muito longe, sequer de compreender essas coisas. É minha intuição.
Complementando, a partir do Carta Maior:
“Moniz Bandeira defende a tese de que os Estados Unidos continuam a implementar a estratégia da full spectrum dominance (dominação de espectro total) contra a presença da Rússia e da China naquelas regiões. “As revoltas da Primavera Árabe”, afirma o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que assina o prefácio do livro, “não foram nem espontâneas e ainda muito menos democráticas, mas que nelas tiveram papel fundamental os Estados Unidos, na promoção da agitação e da subversão, por meio do envio de armas e de pessoal, direta ou indiretamente, através do Qatar e da Arábia Saudita”,
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Moniz-Bandeira-O-Brasil-e-as-ameacas-de-projeto-imperial-dos-EUA/6/29340
Quem serão os que se escondem atrás de máscaras? Traficantes de drogas? Foragidos de penitenciárias? Pessoas com prisão decretada? Criminosos em geral? Ladrões de galinha?
Para se esconderem atrás de máscaras, boa coisa é que não fizeram.
PS – Acho que a grafia correta seria “fascistóide”, já que deriva da palavra fascista.
Obrigado, você está certo. Tinha passado e foi corrigido
democracia?
aonde?
aaaa se você conseguiu postar esse “comentário” é poque há
democracia dãããã.
Demais….
Como ficará a reunião programada para a casa do Wagner Moura(ator), com outros artistas,para apoiar estas “bestas” e repudiar o papel da PM na repressão dos mesmos?
ESTES IDIOTAS PSEUDO REVOLTADOS , ESTÃO TENTANDO ACABAR COM O QUE DEMORAMOS DÉCADAS PARA CONQUISTAR . A LIBERDADE DE SAIR AS RUAS E SE EXPRESSAR .
SERA QUE ALGUM DESTES IMBECIS MASCARADOS VIVEU A REPRESSÃO DOS TEMPOS DA DITADURA?
SERA QUE AO MENOS OUVIRAM FALAR EM NOMES COMO OS MONSTROS. ERASMO DIAS , FLEURY ETC. QUE É PRA EU NÃO VOMITAR SÓ EM LEMBRAR DESTES PORCOS, SERA QUE CONHECEM A HISTÓRIA DO CEMITÉRIO DE PERUS ?
EU CREIO QUE NÃO, POIS SE SOUBESSEM SAIRIAM AS RUAS PARA FAZER SEU PROTESTO COM A CARA LIMPA E SEM DESTRUIR NADA DO PATRIMÔNIO NEM PUBLICO E NEM O PRIVADO .
Perfeito!
Gente, quando a gente erra tem que admitir, infelizmente a Dilma errou nessa, pq ficou feio não ter se solidarizado com quem perdeu olho, fraturou braço, sofreu abuso de poder inclusive com armação criminal. Infelizmente, não podemos tomar partido das coisas antes de investigarmos o que realmente aconteceu….vejam aqui o outro lado da história de uma advogada testemunha do fato:……….Tabatha Alves Rafucko, eu estava pouco antes desse momento, tentando falar com o coronel, arrogante. Ele estava pegando o RG e anotando c outro soldado de todos os manifestantes q passavam, quem chegava perto só pra perguntar o q estava acontecendo ou p quem perguntava pq tinham detido uma menina q nao estava fazendo nada: qq manifestante era “fichado” por eles. Apresentei-me como advogada e perguntei o motivo e finalidade desse fichamento. O coronel foi debochado e recusou-se a responder. Insisti e logo em seguida ele largou os RGs e partiu para cima de um garoto vestido de black bloc q passava segurando um mastro, tipo pau de bandeira. Avançou pra cima do garoto e começou a bater, mas acho q nao contava q todos q estavam em volta se revoltassem e partissem p cima dele pra ele largar o garoto. Depois disso nao vi mais pq estourou a confusão e saí de perto, mas creio q as imagens sejam do vídeo. Fica uma pergunta: repúdio a conduta de quem? Cade o repudio à violencia policial e o apoio federal aos manifestantes reprimidos pela nova ditadura em epocas de governo de uma ex-militante “terrorista”? Justificar um erro pelo outro nao, mas aonde estamos querendo chegar repudiando apenas esse fato isolado e q teve um contexto? Nao vamos refletir q se essa repressão surda às reivindicações nao parar entraremos numa guerra? Q violência so esta gerando mais violência? Quem sera culpado ou inocente? Quem está certo ou errado nisso tudo? Legítimo ou ilegítimo? Nao acho q o espancamento (q foi bem menos agressivo q as diversas balas no olho de manifestantes, q outras pessoas espancadas e ameaçadas de morte se denunciassem) do coronel seja um ato “bonito”, louvável, mas nao sou moralista hipócrita de repudiar ou de ignorar todo o contexto revoltante q estamos vivendo para tecer críticas diretamente do sofá…. “Nao confunda REAÇÃO do oprimido, com violência do opressor”. O vândalo culpado disso tudo é o estado q só sabe armar-se e construir uma maquina de repressão para calar a luta social. Isso sim é repudiável!!! Melhoras ao coronel, de saúde e de conduta.( transcrito )
Por que os black blocks, sob a justificativa de proteger os manifestantes, não aparecem também em retomadas de posse para defender famílias em luta contra a polícia de choque nas periferias, como no recente caso de reintegração de posse de terrenos pertencentes à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo?
Embora não possamos concordar com força policial desmesurada mesmo em manifestações violentas, alguém poderia citar algum país que NÃO usa repressão policial ou a usa de maneira diferente das usuais (gases, cassetetes, armas não letais, declaração de estado de sítio, etc.)?
Nem concordância você aprendeu a fazer até agora. Vá estudar
Concordo plenamente, o povo se manifestar pacificamente é um direito e é um dever da policia garantir que a manifestação seja realmente pacifica. Agora fazer o que os tais mascarados estão fazendo.. isso ta me cheirando coisa de fascistas, de grupos bem organizados e com propósitos bem distintos. Esse governo que está ai Cabral e Paes merecem mesmo que todos os setores da sociedade se manifestem contra eles, mas não é quebrando nosso patrimonio e fazendo arruaças que vamos dar jeito nessa situação, o povo não é bobo e já percebeu quem é quem nas varias manifestações pelo país.
Muito bem colocado, Fernando Brito!
Este texto do Fernando Brito falou por mim, estou muito inquieta e revoltada com estes bárbaros soltos nas ruas, desviando o sentido das verdadeiras e legítimas manifestações de rua. Tenho 71 anos e sempre participei de mobilizações, antes, durante (só até 1968) e depois da ditadura. Participei de quase todas mobilizações pós 1985 realizadas em Brasília, do MST, das Margaridas, do FORA Collor, Fora FHC, movimentos pelo desarmamento, de passeatas, carreatas em campanhas eleitorais, enfim, de tudo a favor ou contra algo, de acordo com meus princípios e valores cidadãos. Nunca vi nestas manifestações , depois da ditadura, a violência que vejo agora. Os eventos eram planejados, sem obstruir o trânsito, sem provocar danos ao patrimônio privado ou público, sem violência física, sem vandalismos e barbárie, sem máscaras. Hoje me vejo afrontada, ameaçada em plena Democracia, o que é um absurdo!
Muitos jovens, embora bem intencionados, mas, devido à falta de consciência histórica consistente, estão se tornando cúmplices de bandidos nazifascistas a serviço das elites neoliberais, conservadoras, raivosas com os avanços democráticos e saudosas de tempos idos ,terríveis, que não podem voltar jamais!
Ouvi na sexta passada, num evento na UnB, a fala de um jovem que me deixou apavorada. Ele comparava a violência da polícia nas manifestações atuais aos acontecimentos da época da ditadura, confundia contextos históricos, fatos, intenções, motivos, e o pior, sentia-se orgulhoso de poder estar lutando contra uma falsa democracia. Enfim, fiquei em pânico ao ver ao vivo e a cores o retrato de uma parte de nossa juventude alienada, desinformada, manipulada e se achando heroica. Por pouco não senti o cheiro dos porões da ditadura.
Um perigo iminente, caso não seja feito algo urgentemente, antes que seja tarde demais!
Não ouvi a presidenta se manifestar contra as ilegalidades das polícias, que iniciaram a violência muito antes da presença de black blocs, para preservar a Copa e amedrontar os manifestantes. A epígrafe de blog é exata, o Tijolaço é a arma do PT para uma política sem polêmica e sem oposição.
o que mais me incomoda eh o autoritarismo do BB na medida que se recusa a dialogar com o povo e dizer a que veio, se comportando como um ditador, isso eh contrario a democracia
Se há um mínimo de causa na concepção deste grupo de mascarados,
(eles não me representam, e no começo até tentei buscar luz em minha mente para
defende-los), isto já foi a muito tempo. E quem esta participando disto j´perdeu o
controle. Um partido que assume o PODER, tem que saber que assume o poder para
todo o POVO, e todo o POVO brasileiro é diferente, tem que ter cabeça grande de
Pernambucano. Não serve de desculpa para impor a força de suas idèias.
Tchau… para voces que estão mascarados e são mascarados.
Daqui para frente a batata vai assar.
E não é por causa do Coronel, ele sabe se defender.
Conquistamos com muito custo os direitos que nos foram tolhidos durante a ditadura militar. E não podemos permitir que baderneiros, venham lesar os direitos que foram conquistados com muita luta e sofrimento. A policia tem realmente que agir com rigidez, e que esse tipo de vandalismo seja punido com leis severas. Hoje temos o direito de manifestarmos livremente, agora destruir o patrimônio público, agredir pessoas é crime e deve ser punido severamente.
seguinte.
blackblocs. imbecis.
e os que apoiam. otários.
..
Parafraseando meu conterrâneo Jason Wallace, no seu personagem Cinderela, digo à falhita: “ô, mulé, me dá uma pena!”…
A elite sempre contra os trabalhadores.
-Finalmente descobriram que o povo está contra essas manifestações! Chega de vandalismo! Cadeia para eles!Os pobres da periferia bala de verdade, os bandidos da paulista nem bala de borracha! Tem algo errado!