A denúncia de Janot contra Cunha é detalhada, provada e devastadora

cunhajanot

Acabo de ler as mais de 80 páginas do texto (aqui e aqui) com que o Procurador Geral da República pede que seja aceita a denúncia contra Eduardo Cunha – e também contra sua cúmplice Solange Almeida – por corrupção e lavagem de dinheiro, e que paguem nada menos que R$ 277 milhões de reais como devolução de dinheiro desviado e multa pelo crime.

É acachapante.

Descreve as reuniões entre o lobista Júlio Camargo, o operado de Cunha, Fernando Baiano, o ex-diretor internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró e, pelo menos uma vez, na presença de Eduardo Cunha, com descrição em detalhes (e registros) do automóvel em que foi conduzido ao encontro, onde colocou a faca no pescoço do pagador de comissões.

A denúncia prova, com fartura de dados, que os tais requerimentos assinados por Solange Almeida para pressionar Júlio Camargo foram escritos por Eduardo Cunha, em seu computador na Câmara, com o uso de sua senha privativa.

Mostra, uma a uma, as transferências que Julio Camargo fez a Fernando Baiano, para que fossem repassadas a Cunha.

E, como a cereja do bolo fétido, o depósito direto na conta da igreja evangélica a que Cunha se filiou, recentemente.

Embora a defesa de Cunha diga que a acusação é “facilmente derrubável” – interessante que não falou por ela o ex-procurador Antonio Fernando de Souza – por se basear apenas na palavra do delator, não é assim.

Além da materialidade do fato, há provas de autoria (os requerimentos achacadores), tipicidade da conduta criminosa, agravantes, dolo, percepção de vantagem e conexões evidentes.

Cunha, cuja carreira começou como operador do mercado financeiro (e, ironicamente, na firma de auditoria Arthur Andersen) sabe como fazer o despistamento dos vestígios do dinheiro.

Mas não sabe como fazer todos os crimes perfeitos.

Logo ele, que herdou dos tempos de cabo eleitoral de Fernando Collor o espírito do “bateu, levou”, está tomando fôlego para responder.

Resta saber se o tem, e que não se o subestime, porque sua carreira – leia o perfil que dele traça o repórter Chico Otávio – é pródiga em transformar desastres em bons negócios.

Agora, porém, parece ter ido além das próprias pernas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

  1. Que ser desprezível! E mesmo assim fico triste, pois não precisava de nada disto! Mas é tudo pelo poder, até que a vaidade se torna insaciável e começam a aparecer as falhas de tanta “esperteza”…e ainda queria ser Presidente! Nem simancol ele tem? Sifú…

  2. Acredito que esse Cunha é café pequeno em relação ao Aécio e o Serra. Essa política a base do dinheiro privado, pois sem ele não se elegem, produz esses achacadores como Cunha. Mas esses financiamentos são amplamente incentivados pelos partidos e pela Midia o que termina emporcalhando a atividade política sendo que os os eleitos só tem compromisso com as empresas. A corrupção, a hipocrisia e a negociata se fundamenta no financiamento privado acobertado pela Midia e judiciário (não é Gilmar Mendes?) que criminalizavam os seus inimigos mas agora com um procurador da república, não engavetador, sobrou para um dos ídolos da Midia e da direita mafiosa. Creio que a partir de hoje inicia o Governo Dilma ao desentupir o esgoto da Câmara para o desespero dos golpistas. Se tivéssemos uma justiça não partidarizada e uma Midia pondenrada e não corrupta poderíamos tornar o Brasil uma verdadeira democacia voltada aos interesses do povo

    1. É café pequeno. Já os tucanos são inimputáveis. Não dá para comparar um com os outros. O problema de Cunha foi a ganância, deu passos maior do que as pernas. Foi sacrificado.

    2. Parabéns, Renato.
      Disse tudo. Mas o “desentupimento” ainda demandará tempo.
      Quanto à mídia, está mais do que provado que o oligopólio liderado pelos marinhos é o principal entrave à democracia brasileira. Não é à toa que todas as democracias maduras do mundo trataram o “mercado de notícias” com especial atenção e há muito tempo. As normas que regulam a Comunicação Social em países como EUA, Reino Unido e França, tendo como princípio democrático a garantia da multiplicidade de opiniões, datam de quase um século atrás. A nossa Constituição de 1988 contém o comando expresso de proibição de monopólio ou oligopólio no setor da Comunicação Social. No entanto, graças às “forças ocultas do Deus Mercado”, desse artigo da Constituição fez-se letra morta até hoje.
      O cartel midiático coloca-se acima da nossa Carta Magna, constituindo, por trás da nossa democracia de fachada, uma verdadeira oligarquia feudal.
      Essa plutocracia midiática é o poder antidemocrático e obscuro que insiste em dominar o Brasil. São as caras que não se mostram à luz das câmaras. Ocultam-se atrás das máscaras dos seus títeres políticos.
      A verdadeira cara do poder no Brasil, aquela que Cazuza invocou em sua música, é a cara dos marinhos e civitas, dos lemanns e setúbal, ilustres desconhecidos do povo brasileiro.
      O papel mais importante da verdadeira imprensa, esta recém-nascida imprensa livre da Internet, é lançar luzes sobre eles, é trazê-los ao plano da arena política, revelando as suas ações e intenções através dos movimentos de seus agentes-fantoches nas instituições públicas. Em outras palavras, mostrar as caras e identificar as vozes da elite econômica que hegemoniza o Brasil.

  3. JANOT marcou presença memorável neste dia de clamor pela DEMOCRACIA!!!
    Concidência: dizem que protocolou a denúncia…às 13 horas!

  4. :

    .:. 20:13 … . Ouvindo As Vozes do Bra*S*il e postando: Como já disse alguém, parece que aqui mesmo, no Tijolaço, quem tem Cunha, tem medo… E, em breve, tornozeleira…

    Mas a direita não tem mesmo nenhum escrúpulo: pega até o que é historicamente ligado aos movimentos progressistas (no caso, a música “Vou Festejar”, interpretada por Beth Carvalho, e que foi usada indevidamente, sem autorização da cantora, nas “manifestações” fascistas do dia 16) e tenta usar como se fora seu. E a esquerda só fica nessa, de reclamar depois, pro bispo ou pro papa. Mas, prezada Beth, valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o/a cantor/a do seu povo ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

  5. “Homem de Deus não aceita dinheiro sujo”, diz pastor Abner Ferreira, amigo fidagal de Silas Malafaia, onde Cunha lava dinheiro, sendo que os apoiadores na câmara devem estar de orelha em pé. Viva a hipocrisia. Nada contra os fieis evangélicos, que nessas igrejas são iludidos por falsos profetas. Atualmente a Globo, FSP , Estadão, são as igrejas dos coxinhas com seus falsos pregadores.

  6. Será que houve um gol? Estão abraçados o Cunha, Aécio, FHC, Gilmar Mendes, Merval, Globo, Carlos Sampaio, Moro, Globo, FSP, Estadão ,PSDB o DEM. Todos agarrados ao pincel do impeachment sem escada. Puxa Janot que sacanagem.

  7. E os 261 (picaretas?) apoiadores na câmara, que devem fazer agora? O PSDB votou em massa para Cu nha candidato a presidência da Câmara dos Deputados, cumplicidade Aécio?

  8. Acho que foi, antes de tudo, uma burrice dele se candidatar a presidente da Câmara e, instigado pelos tucanos que ardilosamente se mantiveram atrás de sua sombra, tentar desconstruir a Carta Magna de 1988 com um apetite desmedido e atropelando a tudo e a todos, começou a criar adversários e inimigos que sabiam muito sobre seu passado repleto de manchas de todos os tipos (se não sabiam, passaram a investigá-lo). Se ele continuasse no cantinho dele, conseguiria continuar e fazer tudo o que sempre fez sem chamar a atenção de ninguém.

    1. O esperto foi comido pela esperteza. Ganancioso cunha embriagado pelo poder e pelo protagonismo no golpe mostrou que não se contentaria com pouco e não teria limites para conseguir o poder máximo: primeiro ministro. Conspirou com gilmar e paulinho da forca, depois marcou um pronunciamento a nação, quando se lançaria candidato. Acendeu a luz de perigo na Casagrande que resolveu através do moro – não poderia ser outra pessoa – se desfazer dele. O vazamento da delação estrategicamente realizado antes do pronunciamento a nação pôs por terra os sonhos de Cunha que viraram pesadelo. O pior pesadelo.

  9. Cunha é o rei do coxinhas que foram a manifestação contra a corrupção. Um dos maiores corruptos do pais. O problema da coxinhada nunca foi a corrupção até porque as pequenas corrupções – estacionar em vaga privativa de deficiente e idoso, dar propina ao fiscal de transito, não dar recibo e nota fiscal, comprar atestado para o filhote cabular a aula, sonegar ganhos etc – no dia a dia são praticas comuns dessa corja que foi as ruas. O que move a corja é o ódio. Serão consumidos pelo ódio que sentem mais cedo ou mais tarde. É a lei do retorno universal que não falha nunca, vide Cunha.

    Frase célebre de Mahatma Gandhi citada na epígrafe da denúncia do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), protocolada nesta quinta (20); “Quando me desespero, eu me lembro de que, durante toda a história, o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Têm existido tiranos e assassinos, e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final sempre caem. Pense nisto: sempre”.

  10. “O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, elogiou via Twitter a vitória do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa pela presidência da Câmara. No último domingo (01), Cunha foi eleito presidente da Câmara por 267 votos, ante 136 do segundo colocado, o petista Arlindo Chinaglia (SP). Segundo Malafaia, conhecido por seus posicionamentos polêmicos em relação aos direitos humanos, a vitória de Cunha “humilhou o governo e o PT”. “Parabéns ao novo presidente da Câmara, deputado evangélico Eduardo Cunha, uma vitória que humilhou o PT e o governo. Vão ter que nos aturar”, escreveu ele na madrugada de ontem em sua conta @PastorMalafaia.”

  11. Vamos acompanhar os próximos passos da Globo e do PSDB em relação ao Cunha.
    Se o abandonarem, pode dar m….
    Se ficarem juntos até o fim, estarão arriscando bastante, provavelmente por um rabo (enorme) preso.

  12. BRIEFING DE UMA PEÇA
    by Ramiro Conceição

    Brito, após a leitura de seus últimos 4 textos, apareceu-me de repente uma ideia (é uma pena que não tenho, no momento, competência de realizá-la…). Mas vamos lá. Seria uma peça de teatro, uma paródia da conhecidíssima de Ionesco, O Rinoceronte.

    Aproveitar-se-ia praticamente todos os diálogos…; obviamente os transladando, aqui e ali, aos atuais dias brasileiros. O fundamental seria o seguinte: como se sabe, na peça de Ionesco, aparece do nada, em determinadas situações um rinoceronte… Pois bem… No lugar do rinoceronte, apareceria uma turba de colossais cabeças de capivaras com adereços “tão criativos” tal qual aqueles mostrados – desde 2013 – nas manifestações verde-amarelas pelo Brasil.

    Aproveitar-se-ia praticamente todos as personagens corriqueiras da peça, mas com as seguintes pedras de toque:

    1)seria inserida uma personagem, um certo juizinho de comarca que mandaria prender presos, bloquearia contas bancarias desativadas, e, principalmente, comandaria investigações sob sigilo que, em vazamentos seletivos, em questões de horas, passariam a ser conhecidas e distorcidas por milhões de cidadãos… O nome do juizinho poderia ser “dr. Rolo”;

    2)haveria também uma personagem, um jornalista católico e conservador que, sem qualquer escrúpulo, prestaria serviços de pistoleiro aos donos duma revista decadente de tiragem nacional… O nome de tal jornalista poderia ser “Naldo Zeveja”;

    3)haveria também uma personagem, um político que, embora derrotado em eleições democráticas à Presidência da Republica, estaria ainda inconformado com o resultado, de tal maneira que, durante toda a peça, estaria a engendrar um golpe de estado. O nome de tal político poderia ser simplesmente “Leblon Aires”.

    O importante seria que, sem qualquer sentido, surgisse e desaparecesse, em diversos momentos do espetáculo, a turba das capivaras.

    A peça poderia ter dois ou três atos. O importante seria que, no último, surgisse uma discussão entre as personagens (de preferência com a plateia) sobre a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, o papel da mídia na disputa política, o papel do judiciário, do legislativo, e do poder executivo à concretização efetiva de qualquer democracia ao “sul” do equador (aqui tendo-se o “norte” como meta a ser superada).

    Finalmente, o nome da peça poderia ser: “AS CAPIVARAS”.

  13. O ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever’”… “PODERÁ SER RESSUSCITADO”!
    ENTENDA A CATÁSTROFE ANUNCIADA

    O procurador geral “da República” Rodrigo Janot recomendou ao STF a condenação do DEMoTucano [Eduardo] AZARedo: 22 anos de Papuda [mais do que merecida]…
    Qual foi o resultado concreto?!…
    “Cala-te boca!”
    [Risos]
    A Operação Lava Jato já produziu estragos mais do que desastrosos para os trabalhistas e a [eterna] senzala!…
    O Anastasia do ‘Never’ “já foi arquivado”!
    (…)

    RESCALDO TRÁGICO:
    “A essa hora da calada da noite”, o ‘CU(nha)’ do ‘Never’ &$ do *sistema já está achacando algumas togas &$ outras ‘otoridades’ da “República”!
    *sistema, leia-se, [eterna e IMUNDA] Casa Grande nativa!
    E ‘as mãos invisíveis’ transnacionais!
    O STF, num átimo, anulará a Operação Lava Jato!
    Ilegalidades pululam aos borbotões!
    “os supremos” Gilmar Dantas &$ ‘Luis Mato no Peito Fux’ “poderão
    até bater pauzinhos para decidir quem irá escolher a opção”!
    KKKKKKKKK
    O Moro “anunciará que irá seguir o roteiro da “advogada das ‘trocentas e nove (sic) delações’ Beatriz Catta Pretta”!
    “Conversa pra boi dormir!”
    KKKKKKKKKK
    No prelo da fascista ‘veja’ da MARGINAL e no Projac dos Marín(ho), em curso a próxima Operação da PTF [Polícia Tucana Federal]!
    Cuja maior maior novidade será “a prisão do preso já preso novamente” José Dirceu!
    KKKKKKKK
    E o nosso nariz de palhaço será transformado em símbolo do escárnio nacional!
    Com louvor!
    Nariz de palhaço de Itu!
    São Paulo, [Viva o] ‘braZ$&l’!
    [Lágrimas!]

    Que país é esse, siô?!
    República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’! E que sente cheiro de golpe desde o dia em que nasceu em Pindorama!

  14. Ministério Público cobra do presidente da Câmara 80 milhões de dólares
    EDUARDO CUNHA É ENFIM DENUNCIADO
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cunha-e-enfim-denunciado/

    LÁ VEM O MATUTO ‘MAIS FELIZ DO QUE PINTO NO LIXO’!

    … O MP está cobrando 80 MILHÕES de dólares do *guru dos ‘coxinhas’?!
    “Cuma”?!
    De dólares?!
    “Não tem ‘probrema’!”
    ‘A VAQUINHA [CHEIROSA]’!

    Primeiros signatários:
    01- ‘Aécio Furnas Forever’ do [eduardo] ‘CU(nha)’ ou vice-versa!
    [Risos]
    02 – José (S)erra;
    03- Pastor do Diabo [Silas] MalaFALSA;
    04- filhos do “dotô” Robert(o) Marín(ho);
    05 – [Gângster] Robert(o) Jefferson

    Pausa para que eu possar vomitar!…

    06 – [“#’vamo’prarua”] Movimento Brasil Livre do fascista mirim…
    (…)

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Viram, estropícios desalmados!
    E [quase-]anencéfalos!
    Corruptos até a enésima geração!…

    1. … Os Civitas do nazifascigolpista &$ terrorista folhetim que responde pela famigerada alcunha de ‘veja’ da MARGINAL foram dispensados da ‘vaquinha [cheirosa]’!
      A escrota editora Abril… ‘Fechol’!

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkk

      Viram, estropícios desalmados?!
      E [quase-]anencéfalos!
      Corruptos até a enésima geração!…

  15. CUNHA É ‘TIRANO QUE PARECE INVENCÍVEL, MAS CAI’

    Frase célebre de Mahatma Gandhi foi citada na epígrafe da denúncia do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), protocolada nesta quinta (20); “Quando me desespero, eu me lembro de que, durante toda a história, o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Têm existido tiranos e assassinos, e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final sempre caem. Pense nisto: sempre”, diz o texto; a frase tem total relação com Cunha, que, mesmo denunciado, já avisou que não deixará o comando da Câmara; na denúncia, o deputado é acusado de receber propina de, ao menos, US$ 5 milhões e vantagens indevidas para viabilizar a contratação do estaleiro Samsung, responsável pela construção de navios-sonda para a Petrobras; na ação, o procurador diz que Cunha usou até a igreja Assembleia de Deus para disfarçar o recebimento de R$ 500 mil em propina

    20 DE AGOSTO DE 2015 ÀS 19:54

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/193770/Cunha-%C3%A9-'tirano-que-parece-invenc%C3%ADvel-mas-cai‘.htm

  16. Eu estou com a globo: eu sou Cunha e vou homenagea-lo de novo pois é um exemplo para todos nós, que não precisamos roubar, somos ricos.

  17. … E se o energúmeno [mega]corrupto alucinado resolver delatar o ‘Aécio Furnas Forever’, os filhos do “dotô” Robert(o) Marín(ho) das organizações criminosas Globo do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla &$ da sonegação bilionária et caterva?!…

    Amém?!
    Amém!

  18. https://www.youtube.com/watch?v=SLqGsmg6AdI

    BOMBA? NÃO! DINAMITE! EXTRA!…

    DEPOIS DO ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'”, A QUEDA MORTAL DO MORO!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Damous: Sérgio Moro recebe R$ 77 mil, mais que o dobro do previsto pela Constituição

    publicado em 20 de agosto de 2015 às 18:26

    Wadih Damous: Sérgio Moro, que prometeu passar Brasil a Limpo, tem salário de R$ 77 mi

    (…)

  19. Como o Ciro Gomes diz, o Cunha é um pilantra de 5ª categoria. Espero ansioso um depoimento do Aécio sobre a corrupção do Cunhão.

  20. E o povo de laia parecida à de Cunha? Onde estão para defender o impoluto que ia varrer Dilma do Planalto? Por falar nisso, por onde anda o probo Ernesto que volta e meia vem achacar nossa paciência por aqui?

  21. A estratégia da oposição ao Brasil é prolongar ao máximo a permanência de Cunha à frente da Câmara. Foram pegos de surpresa pela rapidez de Janot.
    Tomara que o Ministro Teori Zavaski também seja rápido na análise da denúncia que será levada ao plenário.
    Cada dia nesta crise política custa muito caro ao povo brasileiro. São milhares de empregos, bilhões em prejuízos, portanto, a priorização se impõe.

  22. Interessante Fernando, que para Lavar dinheiro precisa-se de um conivente sistema bancario ne ate agora nenhum bancario ou banqueiro foi indiciado, ou “suspeitado” por ter enviado dinheiro para a Suiça desde 1997.
    E olha que no mensalão de 50 milhoe, s que eles, os “probos de toga” supoe foram desviados, mandou e indiciou uma dezena de bancarios, para a cadeia, agora desvios de que supoem-se que os TUCANOS não estão envolvidos, apesar das contas dos diretores LADROES, terem sido abertas nos fins dos anos 90, os banqueiros e bancarios tembem são insuspeitos, como os tucanos, apesar de bamburrarem as contas tucanos da campanha do AQecio em mais de 7,500.000,00 de reais.

  23. Dilma não pode aceitar que um quase proscrito crápula ameace a ordem nacional republicana e democrática. Aí, cabe sem dúvida, uma intervenção em nome da legalidade, da governabilidade e do respeito ao povo brasileiro. Cabe ao STF, a iniciativa de indiciar Eduardo Cunha e todos os demais parlamentares envolvidos em suas falcatruas. Só assim, a democracia triunfará. Regulamentação da Lei de Imprensa já e #Lula/2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *