A economia e a perdição da mídia. Emprego recorde para agosto vira “caiu menos”

Ontem, escrevi aqui sobre a desmoralização do jornalismo econômico brasileiro e dos jornais em geral, transformados em pasquins de propaganda oposicionista.

Não foram necessárias nem 24 horas para essa triste confirmação.

O IBGE divulgou há pouco a taxa de desemprego: 5,3%, igual à menor taxa já registrada (em 2012) neste mês em todos os tempos, desde que foi iniciada a pesquisa.

desempmensalEstá aberta, como você vê no gráfico, a possibilidade de chegarmos ao final do ano com um recorde em matéria de baixo desemprego.

E isso num mundo notoriamente em crise de emprego.

Mas a Folha, com seu jornalismo de campanha, o máximo que faz é dizer que a taxa de desemprego desacelera. Quase conseguiu escrever que “o desemprego sobe para baixo”.

E ainda comete a desonestidade de comparar com dezembro, quando tão certo quanto chuva molha, sempre registra uma forte queda na taxa.

E o mais importante nem é só isso.

rendmensalO IBGE registrou uma forte elevação no rendimento médio real das pessoas ocupadas. Isso é sinal de intensificação da atividade econômica, porque reflete horas-extras, comissões e elevação dos ganhos da atividade informal e vai repercutir na elevação dos níveis de consumo, o que vem sendo o calcanhar-de-aquiles da economia, medida pelo PIB.

Esse indicador vinha em queda contínua praticamente desde o início do ano, excluído o mês de janeiro, que reflete o reajuste do salário mínimo e, por isso, registra sempre elevação.

O que a imprensa brasileira faz já passou de “torcida”. Passou a ser uma mistura de sabotagem, burrice e incapacidade de análise.

Inútil, porém, contra os fatos reais.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. Certamente a analise: “o desemprego sobe pra baixo” sera mais uma perola para o “manual pratico do sabujo”. Nao da dica Fernando!

  2. É lógico que poderia haver um meio termo, mas se formos ver, até certo ponto, é bom para o Brasil, essa pegação no pé pela imprensa golpista. Assim o governo não descuida. Todos vimos o que aconteceu com o Brasil governado pelo PSDB e blindado pela mídia. Quase fomos para o saco.

  3. Como a mídia puxa saco só do que não presta, quando ela está falando mal é porque a coisa está boa ou prestes a ficar boa. O povão que realmente interessa nem liga para essa mídia golpista, sente isso no supermercado, no lazer, na vida em geral.

  4. Entrei em um site desses que repassam dados a Cia. A manchete era sobre depilacao intima! Depois nao querem ser chamados de “pela saco”

  5. É… se chegar a 0% de desemprego, no mês seguinte vão descer a lenha no governo: “A taxa de desemprego não caiu nada neste mês”… mas acho que mais importante é a capacidade que as pessoas comuns que estão lendo estas notícias, estão adquirindo um senso crítico melhor e percebendo que ela, a mídia, é tendenciosa e maldosa. O tiro está saindo pela culatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *