A eleição mais classista da história?

ScreenHunter_4490 Aug. 09 10.06

 

O gráfico acima usa os dados da tabela abaixo. Ele traz uma realidade eleitoral algo assustadora. Teremos uma das eleições mais classistas de nossa história?

Eu digo assustadora porque sugere, no caso de derrota da presidenta, uma atmosfera de frustração junto aos segmentos mais vulneráveis da população.

Um governo sem apoio da população mais pobre, se enfrentar uma crise econômica, ou, embriagado pelo apoio da mídia,  adotar medidas “impopulares”, corre o risco de provocar uma convulsão social.

ibope_ricos_pobres

Segundo o Ibope, cujo relatório completo publico abaixo, a maioria esmagadora dos brasileiros mais pobres votaria em Dilma num eventual segundo turno. Ela teria 58% dos votos, o que corresponderia a 72% dos votos válidos.

Já os mais ricos, ainda considerando um hipotético segundo turno nas eleições presidenciais de outubro, votariam majoritariamente em Aécio: ele teria 54% do votos, ou 68% dos votos válidos.

Nos dois segmentos intermediários, Dilma ganha no mais pobre (1 a 2 salários) e empata no mais rico (2 a 5 salários).

Uma pena que o Ibope reduziu a segmentação por renda. Em pesquisa feita em junho, distinguia-se os votos dos eleitores com renda familiar de 5 a 10 salários daqueles com mais de 10 salários.  No primeiro, Dilma ganhava de 41% a 35% (num segundo turno com Aécio); na faixa mais rica, ela perdia de 44% X 29%.

junho

Pode-se inferir, portanto, que o maior problema de Dilma permanece a faixa que ganha mais de 10 salários.

Essa situação reforça a importância das redes sociais, cujas polêmicas atingem e influenciam diretamente as classes mais abastadas, um eleitorado importante por seu poder de formar opinião.

Quer dizer, em 2010, observamos como algumas campanhas de difamação, operando sobretudo através de listas massivas de emails, podem afetar também os mais pobres.

Mas as polêmicas mais complexas, os embates entre mídia X blogosfera, por exemplo, tendem a causar impacto sobretudo na faixa com maior renda e escolaridade, onde Aécio é mais forte e, por isso mesmo, tem mais a perder.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. se ta ganhando mais é porque o governo do pt melhorou a situaçao de todo mundo nao é ? entao vota na desgraça dos demonios tucanos para voltar ao tempo das privatarias , da submissao ao fmi eua, da corrupçao , do desemprego em massa, tudo na epoca dos demonios tucanos. se ta ruim assim , bando de burrossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss,imbecissssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss. vota nessa turma para ver o que é bom para a tosse, so quem viveu a epoca desses desgraçados vendilhoes de patria é que sabe o que eles fizeram de mal para o brasil. agora tem um bando de imbecis que melhorou a renda se acha na posiçao de rico e elitizado , vai se imbecil la no inferno.

    1. Desde da antiga esquerda e até a turma de Golbery, sempre teve certeza, portanto, não fazia tal burrice, que não se aumente renda além de salário mínimo, pois esses votam com a oposição.

  2. agora que o governo dilma tem que mudar muita coisa tambem , porque com esses min.tucanos que ela governou esses quatro anos , nao da mais. tipo ze cardoso tucanao ate debaixo d’agua, marta suplicio pau mandado do pig, mercador da fsp,e outros mais que so ferrou o governo. sinto muito esse governo se reeleito , vai ter que fazer uma limpeza. porque tem muita carniça nesse governo.

  3. só a Lei de Medios pode resolver isso! Torço para que no próximo governo o PT tenha coragem e comece. Se não fizer agora, corre o risco de devolver a rapadura pra casa grande na próxima. Cada usuário dos planos de auxílio do governo ao melhorarem de vida passam a engrossar o coro dos coxinhas desinformados.

  4. O pessoal de renda maior do que 10 mínimos, sobretudo os cuja renda é menor que 20 mínimos, em sua maioria é assalariado e não consegue entender, por exemplo, por que os politicamente incompetentes do governo, a começar da Presidenta, não corrigem a tabela do IRPF, ao menos pela variação da inflação. Não conseguem, porque é impossível justificar. Além disso, esse segmento, que se julga em geral informadíssimo, é a mais atingido pela (des)informação diuturna do PIG, no qual acredita piamente, sobretudo naquela revista de fofocas (segundo a mídia britânica). Assim, na sua “sabedoria”, além de se sentir “injustiçado” por “sustentar” com seus impostos o governo, tem uma ideia completamente equivocada sobre a destinação de tais impostos. Por exemplo, esquece que quase metade vai para engordar as contas dos ricos (eles inclusive) e os lucros dos bancos, por meio dos juros da dívida.

    1. Pois é: FHC não corrigia a tabela do IRPF nem pela inflação e nem por coisa alguma. Simplesmente não corrigia. Então é melhor continuar com Dilma…

  5. Uai, venho de família pobre, grande, inclusive mineira. Depois de esforços e dedicação fui aprovado em concurso em um dos cargos de maior remuneração do serviço público, com renda acima dos 30 salários mínimos e vou votar na dilma pra continuar mudando o brasil. Engraçado esses dados do ibope de que a tal classe alta tá com aécio kkkkkkk uai, meu voto ele não tem mesmo

  6. A elite vota no PSDB porque eles ganham com o arrocho de salários de empregados,pagam uma miséria para as empregadas domésticas e ganham com a recessão e desempregos.

  7. As invenções que estão acontecendo nas pesquisas eleitorais são inacreditáveis. Agora estão querendo jogar os ricos contra os pobres, os pobres e os ricos tem opções de voto diferentes. Eles não podem ter a mesma opção de voto, já que um ou outro influenciará o voto das classes médias. O mesmo ocorre em relação aos Estados, suas populações manifestam interesses diferentes de acordo com o grau de pobreza. Os governos estaduais não tem nada a ver com a disputa e o fato de serem bons ou maus governos, não terá qualquer impacto na decisão das pessoas em exercer a cidadania de votar em quem deseja.
    Não é novidade no Brasil que se use pesquisas para tentar direcionar o voto das pessoas. O distanciamento da população em geral em relação á política e a falta de compreensão sobre o que é a política e o quanto isso pode influenciar nas condições de vida da sociedade é um fator que permite a ocorrência dessas tentativas. A característica do brasileiro de se decidir às vésperas do pleito é um outro fator. A desvinculação dos pleitos estaduais e federal também contribui, retirando a responsabilidade dos governos estaduais em relação à administração dos Estados. Os governos estaduais não são cobrados e um bom ou um mal governo não é avaliado.
    Ninguém deve se iludir com pesquisas eleitorais, quem quiser ganhar as disputas tem que enfrentar a desinformação e conscientizar as pessoas. O cidadão consciente votará com a própria razão e não baseado em pesquisas. Portanto, informar a realidade será o grande diferencial.

  8. Será que ninguém percebe que os gráficos estão errados em relação à tabela? Há um erro na ordem em que as barras aparecem, além de legenda errada.

  9. ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  10. Viva o povo brasileiro!!!! ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *