A matéria mais lida, neste momento, no site da Folha de S.Paulo, no noticiário local, é a que diz que o Sistema Cantareira esvazia em ritmo mais rápido, o que este blog já tinha antecipado na segunda-feira.
O que não é nenhum mérito, por as informações estão todas disponíveis, bastando se interessar pelo assunto, que não parece ser o caso mais frequente na imprensa paulista.
Mas a matéria sai mais atrasada ainda, porque o cenário que aterroriza os técnicos – o de uma queda de 0,2% diários no nível da água remanescente – já está instalado e vai prosseguir se agravando, provavelmente, em toda a primeira quinzena de julho, porque não se prevêem senão garoas esparsas na região dos mananciais do Sistema.
A água afluente no Sistema caiu a menos de míseros 2,5 m³ por segundo nos dois primeiros dias de julho e assim vai permanecer (provavelmente, piorar) por alguns dias. Em junho, a média ficou em 6,6 m³?s. Julho, nas médias históricas, ainda é um mês menos seco que agosto e setembro, mas isso é tão pouco que qualquer chuva mudaria muito o número, mas essa redução brutal equivale, em 30 dias, a 10 bilhões de litros de água.
Como diz a Folha, acendeu uma luz de alerta na Sabesp. (Acendeu? Agora?)
Alckmin anunciou ontem novas “gambiarras”, emendando canos para aproveitar as águas dos sistemas Rio Grande e Guarapiranga no abatecimento da área servida pelo Cantareira. Agora, depois de seis meses de seca, porque preferiu soltar fumaça com a onírica transposição de águas do Rio Paraíba do Sul.
E anunciou porque está ficando evidente que o “alívio” dado à região com o desvio das águas do Sistema Alto Tietê – o segundo maior da região metropolitana – está “matando” também estes outros reservatórios, que perderam um sexto do volume – de 30,7% para 25,5% – nos últimos 30 dias. E não poderia ser diferente, porque os mananciais deste e do Cantareira estão em regiões próximas, sujeitas ao mesmo regime de (falta de) chuvas.
É claro que ninguém pode prever se e quando haverá o esgotamento das reservas do tal “volume morto”, tanto por causa do regime de chuvas ( tão pequeno que qualquer precipitação pode mudar) quanto pelo fato de que o volume previsto para o bombeamento ser impreciso, por ser feito – no caso do reservatório Jaguari/Jacareí sobre uma lâmina d’água muito fina e, portanto, estar sujeito a redução por represamentos, assoreamentos não detectados e pela própria evaporação, com temperaturas mais elevadas. Já há uma draga trabalhando em Joanópolis para “abrir” trechos da represa que estão ficando isolados.
Uma coisa, porém, é previsíbilíssima: São Paulo está sendo levada a um suicídio hídrico onde só o que se ainda vai saber é a duração do suplício.
Porque está reduzida a algo como uma pessoa que vive no limite do cheque especial, torcendo para que o “dia do pagamento” chegue antes de estourar o limite do endividamento.
E que, se conseguir, claro, já começa o mês seguinte “falida”, porque tem de repor aquela quantia e viver com o pouco que sobrar, se sobrar.
O “dia do pagamento” para Geraldo Alckmin é o primeiro turno das eleições, ou o de um eventual segundo, ideia que faz ele, por essa e por outras, tremer.
Será que ele vai receber?
Porque São Paulo, com ele ou sem ele, em outubro, novembro, dezembro ou janeiro, se não ganhar na Loteria de São Pedro, vai ficar na seca.
32 respostas
Se fosse do PT, o malho estava descendo com força. Nada explicaria. Aqui no meu estado tem uma propaganda dos democratas, falando da seca. Eles nunca enxergaram isto. Agora que a transposição está quase pronta vem cobrar da nossa presidenta. É muito cara de pau.
O Padilha vai ganhar, deve ser por isso que a folha está divulgando. Se SP não estiver na Loteria de São Pedro, advinha de quem eles vão cobrar? Padilha. Depois endeusar o PSDB de novo. SEMPRE ASSIM COM ESSES IRRESPONSÁVEIS.
“Como diz a Folha, acendeu uma luz de alerta na Sabesp.”
Putz, então o problema é da Eletropaulo, que demorou a fornecer a luz necessária?
Lamentamos que os PAULISTANOS e (as) permaneçam nesta agonia por falta de água somente por irresponsabilidade de previsão do incompetente governo do Estado, já fizemos vários documentos de repudio aos descasos deste governo, mas, não ter a competência de Administrar os órgãos que cuidam principalmente deste bem natural e primordial para a vida HUMANA, é ultrapassar os limites da paciência da população…
Outra pergunta que creio, ainda não foi feita:
Aproveitando que as represas tem uma grande área seca, alguma ação para o futuro está sendo tomada? Tais como:
1- Limpeza dos leitos e retirada dos sedimentos depositados pelos rios ao longo dos anos;
2- Desassoreamento (pois a lâmina d’água cobriu a área por décadas);
3- Rebaixar a cota de fundo das represas para aumentar a capacidade;
4- Montar uma estrutura flutuante para o sistema que hoje bombeia o volume morto;
Ou vão esperar as águas voltarem, cobrir tudo e este serviço ser feito com dragas em balsas? Muito mais caro e difícil.
Caro Vicente, suas preocupações são realmente pertinentes, porém, imaginar que alguém que administra um estado mal dando conta da demanda imediata vai se lembrar de ações preventivas é pedir muito, não acha?
Por falar em ações preventivas, elas existem em alguma parte da maquina pública brasileira, em qualquer das esferas?
A mídia paulista está à beira de um Cantareirazzo. Sem água, Chuchu seca.
Boa tarde,
como tudo na tucanagem só ocorre no apagar das luzes e depois que se escuta a explosão e mesmo assim desmentem o fato, mas e agora as vésperas de uma eleição com uma copa que repercutiu muito bem e agora PSDB como fica o abastecimento de SP, ah é, é culpa da SADESP o governo não tem nada a ver com isso. Mas se fosse o PT, em? KKKKKKKKKK….
ja disse aquí que o problema da Cantareira nao e so a falta de chuVa. E a falta de cuidado com as nascentes . derrubada da mata atlántica para o plantío de EUCALIPTO que seca as nascentes que alimentam o sistema cantareira. Tudo com o apoyo do governo tucano.
Os eucaliptos são também conhecidos como “esponjas”:
http://www.deverdecasa.com/2014/02/sobre-chuva-agua-e-eucaliptos.html
O Príncipe da Privataria sabia que não poderia concorrer a um novo mandato então, deixou faltar água nas grandes represas para prejudicar o governo que viria a seguir. Não deu tempo de executar o plano porque faltou água e o apagão veio cair no colo dele.
A cidade de São Paulo precisa parar de crescer. Ele deveria ficar 10 ou 15 anos sem aprovar empreendimentos imobiliários novos, somente permitindo reformas e sem ampliação. Tá faltando água, o trânsito está horroroso, segurança deficiente, quando chove tem enchente em vários pontos e etc. Não há espaço para ampliação a não ser com desapropriação e esta é sempre onerosa. Está caminhando para o caos, vai acabar parando. Os vereadores precisam, pelo menos, discutir esse problema.
Aonde tem governo tucanalha tem M das grandes. Claro que chancelado pela casa grande e pelo pig.
“Não adianta. O problema da falta d’água em São Paulo é exclusivamente da má vontade de São Pedro. A SABESP e o governo do Estado de São Paulo não têm nada a ver com isso”.
“E para piorar, por culpa da Copa, houve aumento de consumo. Ou seja, a culpa é do Lula e do PT que trouxeram essa Copa horrorosa para o Brasil e ferrou com o nosso planejamento no que concerne a abastecimento de água”.
Pessoal, eu sou paulista e converso com paulistas o dia todo e em diversos lugares. Eu sei como pensamos. O que está nos dois páragrafos anteriores só não vai acontecer no caso de a maioria das pessoas agir como uma senhorinha que puxou conversa comigo anteontem no metrô: “depois que esse Haddad entrou o metrô piorou muito e começou a faltar água; esse cara tá acabando com São Paulo”!
Pode não parecer, mas a imprensa paulista sabe muito bem o que faz; e a doce senhorinha, minha interlocutora, não é ignorante por acaso.
Sidnei, sou paulistano e moro em SC há 9 anos.
O pior dos piores é que você pode até ter conversado com a minha mãe, que ainda mora em SP e tem um pensamento idêntico ao descrito por você.
Ás vezes até brigamos pelo telefone, quando tento mostrar a ela de quem são as responsabilidades, mas, infelizmente o jornal nacional ‘fala’ mais alto.
Como diria Fócrates, é soda!
Eu faço uma aposta de que o Geraldo “pinóquio” Alckmin ainda vai colocar a culpa na Copa do Mundo (indiretamente culpando a Dilma) pelo desabastecimento iminente, em virtude do aumento de consumo provocado pelos torcedores turistas que estiveram em São Paulo nesse período.
A sorte dos paulistas é que “caipirinha” não leva água, senão a Cantareira já estaria seca…
Fico com pena dos nosso irmãos nordestinos que fugiram da seca do nordeste e vieram para São Paulo. Mas já podem começar a preparar as malas, a transposição do São Francisco está ficando pronta.
Aliás, a Falha, que é um jornal a serviço do Brasil, poderia fazer um serviço ao povo de São Paulo e trazer uma matéria do que está sendo feito e/ou planejado para resolver toda esta incompetência tucana além das gambiarras. Ou será que os tucanos acham que outra seca só daqui a dois mil anos?
“O feitiço sempre se vira contra o feitiçeiro”
Tucanos e sua mídia “rezaram” tanto para que não chovesse no sudeste para que na copa houvesse “um apagão” de energia elétrica.Ou seja,para prejudicar a Presidenta Dilma e a imagem do Brasil,vale tudo.Tão pagando o pato.(ops,pato não nada em lama).
Vamos la, no fundo no fundo se entendi bem chegou-se a este estado porque a Sabesp não investiu um centavo na manutenção e ampliação durante 20 anos para não reduzir os dividendos dos acionistas. É bem isso? Se é o fato deve ser ressaltado como o modus operandi dos parasitas especuladores associados ao psdb e que estão sempre tentando “sugar” mais da sociedade. Os classe média de direita tão caracterîsticos de são paulo e que se julgam sócios do “high society” e que não são sócios da Sabesp vão receber agora o pagamento pela presunção. Ora, onde já se viu!
Vamos divulgar os blogs progressistas. Precisamos deixar de ser o país do futuro e ser o Brasil de hoje.
Calma, pessoal, os bolsos deles não secarão, se votarem neles novamente…
Mas para os economistas da Globo , o importante era dar lucro aos acionistas da companhia
E…como sempre,a globo quer mais é que o povão se EXPLODA.E ainda tem quem dá audiência a esse câncer da dermocracia brasileira.
Bem, agora o quinzão tá na maciota, só levando nossa grana na sua oposentadoria… Quem sabe ele não arruma uma ação de despejo de água pro cantareira? E olhe que prá ele nada é impossivel..!!! Ó Alquimista, Hommer Simpson, procurem ele..!!!!!!!
Caro Sidnei, a conversa dessa senhora dizendo que o metrô piorou, devido ao prefeito, acredito que é pura ignorância. Não sei se você conseguiu esclarecer a essa senhora que o metrô é de responsabilidade do governo estadual, como também o caso da água.
Onde esta o ministerio publico federal tem que haver interferencia federal ja por motivos de segurança nacional, saude e energia,isto nao rol na imprensa facista nao esta noticiando(a tao grande imprensa aquela do luizinho malvadeza salvatore).
Eu torço muito pelo Brasil, e vocês vejam que todo mundo tem as mesmas chances de ganhar, porque o equilibrio entre as equipes é muito grande tanto nos erros como nas jogadas de efeito, mas eu digo uma coisa se o Brasil ganhar a copa a Dilma ganha a eleição no primeiro turno, vocês tem duvida?
É como de fato,se fosse uma região onde o pt governava,seria uma catástrofe.Aqui em Brasilia o metrô teve uma parada por algumas horas, devido um rompimento de uma cabo de energia.O Alexandre Garcia,o idiota da GLOBOSTA local sacou sua metralhadora.Dizendo que se fosse em Toquio isso não ocorria.Por lá tudo funciona perfeitamente.Inclusive a usina nuclear que contaminou o mar na região.Este canastrão,vira-lata , única coisa que saber fazer bem é criticar o Brasil.
Crime contra a humanidade! Responsáveis devem ser julgados!
1- O número de habitante de 1940 para 1980 dobrou, junto a taxa de consumo de água.Mas o consumo de água em 1980 foi menor em relação á 1940.
Já na tabela 3, percebe-se que conforme aumenta a posiçãi social, aumenta o consumo de água que chega a ser quase três vezes maior do grupo de alta renda para o de baixa renda.E a classe média consume um pouco mais que a baixa, mas não chega nem a metade da classe alta.
2- O aquífero Guarani localiza-se nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul;e os países Argentina, Paraguai e Uruguai. A área total de ocorrência chega a 1.400.000 quilômetros quadrados, dos quais cerca de 1 milhão está em território brasileiro. Sua dimensão norte-sul no Brasil chega a 2000 quilômetros.
3- A poluição e o uso inadequado comprometem os recursos em várias regiões. A água está cada vez mais poluida e água limpa se encontra cada vez mais escassa, pois está sendo disperdiçada, tanto em áreas urbanas como nas áreas rurais.
4- Água do Brasil está mal dividida na Amazônia onde vive apenas 7% da pulação, localiza-se 701% da água do Brasil, e o Nordeste fica com apenas 3% de água. E o Sul e sudeste onde encontram-se uma boa parte da população ficam com apenas 7% e 6% de água.
5-Rio Jordão.Em 1967, Israel invadiu a Síria, que abriga em seu território a colina de Golã. Esse rio é praticamente a única fonte de água para Israel e Jordânia O Oriente Médio.
A TV Record está com uma série especial sobre o assunto, e não está perdendo a oportunidade de isentar o governo do estado e culpando claro o Governo Federal.
Pessoal, compare essas duas imagens…. SP ja esta bebendo lodo….
http://correio.rac.com.br/_midias/jpg/2014/05/15/volumemortojoanopolis0059xxxxxx-2180381.jpg
http://s2.glbimg.com/E0Cmk5SVBx_NyXZlnakHvDzhymg=/620×465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/07/03/cdg20140703046.jpg