Tem toda a “pinta” de matéria “plantada” por alguém da equipe policial ou do “esquadrão da morte promotorial ” a “pré-notícia” que sai agora à tarde na Folha.
“O mérito dos pedidos de libertação dos executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez será relatado por um magistrado menos alinhado com o juiz Sergio Moro do que o titular até agora.A partir da próxima segunda (29), o juiz federal Nivaldo Brunoni substituirá o desembargador João Pedro Gebran Neto na 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.”
E, a partir do fato, pressão: “menos alinhado” quer dizer o quê? Desde quando um desembargador é “alinhado” com as decisões de um juiz de primeira instância?
O Dr, Gebran, que só se tornou da amplo conhecimento público ontem com o patético (patético, de pateta) habeas corpus em favor de Lula tinha “alinhamento prévio” com o Dr. Sérgio Moro, tanto que não atendeu a nenhum pedido de habeas corpus impetrado contra suas dezenas de prisões?
É o que a Folha diz? É, digamos assim, um “habeas catena (tenha a sua corrente) preventivo” contra o remédio heróico do habeas corpus que qualquer cidadão tem o direito de impetrar ?
Porque “conceitualmente, Brunoni faz a defesa de um sistema garantista como regra de legalidade e barreira contra a subjetividade nas decisões judiciais”, ele seria “menos alinhado” com Moro que o o Dr. Gebran?
Ou porque ele escreve, num livro de 2008, “defende um Estado Democrático de Direito, “comprometido em humanizar o sistema penal e em assegurar as liberdades individuais perante o poder punitivo estatal”?
Não posso acreditar que o Dr. Moro não o defenda, só porque encarcera preventivamente pessoas por seis meses, sem sentença ou culpa formada, pois, neste caso, a Folha, campeã da liberdade, um jornal tão “a serviço do Brasil” que emprestava seus carros para a polícia, não estivesse escrevendo furiosos editoriais contra suas atitudes, e não deixando que isso fosse feito pelo liberal-esquerdista Reinaldo Azevedo.
Muito além da ironia, a ideia de quem “plantou” a matéria é a de colocar pressão sobre o novo desembargador.
Em lugar de decidir com tranquilidade e por suas próprias convicções, “apertá-lo”, com um batalhão de repórteres à sua porta, pronto a apresentá-lo como “o juiz que soltou os empreiteiros” se for esta a decisão que sua consciência jurídica o aconselhe a tomar.
Vivemos a época da chantagem e da pressão.
Discorde dos métodos e do espalhafato e será um “defensor da corrupção”, da “impunidade”, um amigo de empreiteiros ou, até, quem sabe “um corrupto”.
A mídia brasileira parte do princípio que toda autoridade pública é um coelho assustado, ou pode se tornar com alguns rangeres de dentes.
Não se pode dizer, pela atitudes de muitos, que estejam tão errados assim.
Mas não com todos, não com todos.
14 respostas
Chantagem, pressão, coação, condicionamento, … É uma tentativa de limitar a liberdade de decidir do juiz.
Não é muito diferente do que, descaradamente, fizeram com o Fachin, com toda aquela celeuma quando da sua aprovação para o STF. E é uma pressão que extrapola para todos os juízes, pela força do exemplo. Se fazem com ele, podem fazer comigo.
Graças aos métodos ‘condenáveis’ de Dr. Moro e Cia o Ricardo Pessoa da empreiteira UTC saqueadora da Petrobrás delatou os 18 ‘beneficiados’ do butim, ou seja, da distribuição do sobrepreço (Bolsa-Propina). Apetralha lidera a lista dedo-duro com:
Dilma,
Lula,
Edinho Silva,
Mercadante,
José de Fillipi,
Fernando Haddad,
João Vacari
e
sempre ele, nunca poderia faltar… louco para voltar para a Papuda
José Dirceu.
Bem, também houve delatados, de outros partidos como PP,PTB, PSB e PSDB…
como se vê, uma lista plural e democrática….. o PT comeu mais porque esteve com a chave do cofre na mão e nomeou mais da metade da diretoria da Petrobrás além de seus presidentes Gabriele e Graça Foster.
Graças ao trabalho ‘ilegal’ e ‘imoral’ do Moro, da imprensa ‘golpista’ e dos desembargadores e ministros ‘acoelhados’ sabemos hoje os nomes dos bois e raposas e chacais que se empanturram com a rapinagem do dinheiro público que deveria ira para a saúde, educação, segurança e garantias da cidadania.
E outros empreiteiros a exemplo de Pessoa há de delatarem, afinal mutos são extorquidos por essa matilha, que quer se parecer defensora dos pobres e trabalhadores mas nao passam de trombadinhas de luxo.com o devido respeito aos punguistas que tem que ralar muito para arreganhar uma carteira e sofre linchamento num eventual fracasso.
Cloves, o “erracional”.
Brito, talvez seja pelo cansaço não só com minhas atividades, mas também, com o estresse que vivemos em defender um projeto de país que o próprio general (ou “generala”) não o faz, me vejo com muitas dificuldades de entender seus textos. Consigo entender o de outros, o seu, acho que tem muitas “entre vírgulas”, muitas frases dentro de frases que fazem com que eu tenha que reler umas três vezes para entender. Devo confessar que mesmo assim, em muitas vezes não consigo e então prossigo a fim de encontrar o sentido. E, confesso, na grande maioria das vezes eu não encontro.
Não sei se é tua ansiedade, aliada a tua quantidade enorme de informação e competência em alinhavar tudo… a questão é que muitas vezes tento apenas entender o sentido. Se puder, faça essa análise. Como disse, ando por demais estressado, cansado, exaurido de tanto defender este governo, que não se defende, se avassala, se acoelha (como você sempre diz). Ganhei alguns ex-amigos e sem sombra de dúvida, era mais feliz na era fhc, onde podíamos criticar e lutar sabendo que o povo mais ao Centro, vinha conosco. Neste, que deveria ser nossa redenção, sofremos todo dia e de toda a parte ataques, tais como vindos do TCU, STF, PF, MPF que quer destruir nossas empresas e, principalmente do PIG.
Consigo entender o PHA, NASSIF, MIGUEL, NOGUEIRA, do “amigos do presidente Lula” do Edu do blog da cidadania, do Rovai, mas encontro muitas dificuldades com teus textos. Quando encontro erros de digitação então, pior ainda. Caro Brito, é com carinho, respeito e admiração que te digo isso. Tiramos até uma foto com minha filha – então com seis meses – naquela livraria no lançamento do livro do Amaury em fevereiro de 2012 (talvez você lembre). Conversamos pouco mas foi muito legal.
Se puder, releia seus textos e tente se colocar na posição de quem não tem teu conhecimento ou capacidade de alinhavar tudo que é colocado nos teus textos. Pode ser que veja alguma confusão… pode ser também que a confusão mental seja minha mesmo. Mas acho que tinha que te dizer isso.
Um abraço, Leonardo.
Infelizmente tenho que concordar com o Leonardo, sinto a mesma e desconfortável dificuldade. Também estou cansado. Mas abra os olhos, caríssimo Brito, não somos maquinas. Pode ser que você também esteja fazendo mais que o humanamente possível. Reflita, por favor, com todo o respeito.
Achei o texto bem claro e de fácil compreensão,
com o mérito de o autor ter conseguido descrever uma situação e expressar sua opinião sobre o tema em poucas palavras. Sem ter que recorrer a um “quilométrico e cansativo enunciado”…
Um juiz tem por obrigação apenas o alinhamento com a justiça.
PARLAMENTO GREGO REPUDIA “DÍVIDA” COM BANQUEIROS: “ILEGAL, ILEGÍTIMA E ABOMINÁVEL”
http://www.telesurtv.net/news/Parlamento-griego-la-deuda-es-ilegal-ilegitima-y-abominable-20150626-0044.html
PS- A troika não quis aceitar a última proposta da Grécia não pelos motivos que declarou mas porquê continha a ideia de taxar mais os endinheirados.
Com toda esta celeuma que cria, diária MENTE, fábrica de lama pútrida que é, o PIG desvia a atenção de seus muitos malfeitos,segue liderando a cruzada pela destruição das bases estruturais do Brasil e a entrega definitiva do pré sal às transnacionais sedentas do nosso petróleo. Sim, alguém duvida da cobiça gringa mal disfarçada sobre aquele ouro negro que resgataria a nossa gigantesca senzala, bem a contragosto da Casa Grande? Pelo menos 10 trilhões de dólares estão ali,é pouco? Vale até uma invasão da IV Frota, não? E a corriola segue cativa, cega e delirante atrás do “impoluto” PIG, do “seu” Judiciário que, agora mais do que nunca, “faz a diferença” e do Congresso viciado pelas “doações” dos que lhe ditam o que fazer. Ao que parece até o Cunha já decidiu aventurar-se para tirar uma casquinha e das grandes no pré sal.
Vejam esta notícia:
http://www.otempo.com.br/cidades/propriet%C3%A1rios-da-embraforte-s%C3%A3o-indiciados-por-golpe-milion%C3%A1rio-1.1059685
Imaginem se fosse um irmão do ministro de Lula ou de Dilma envolvido.
:
.:.
Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.:.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !
Concordo com o Brito.
ESTAO TENTANDO IMPOR PRESSAO EM CIMA DO BRUNONI E, AO MESMO TEMPO, LEVANTANDO A BOLA DO MORO E DO GEBRAN QUERENDO DIZER QUE ELES É QUE FAZEM JUSTIÇA DOA A QUEM DOER, MESMO CONTRA OS RICOS, POIS ELES SAO FIRMES E ISENTOS, e que com esse aí que está entrando, o Brunoni, as coisas serao “afrouxadas” porque ele é “bonzinho” para com “reus” e o Moro e o Gebran nao sao assim.
È, sim, uma forma de fazer pressao em cima do Nivaldo Brunoni. A Folha está querendo usá-lo para querer dizer que o acolhimento do habeas corpus na lava jato a partir de agora, com a entrada do Brunoni, ocorrerao porque haverá um “afrouxamento” da justiça em relaçao às prisoes ordenadas por Moro e mantidas pelo Gebran. Por isso é que falam que Brunoni nao é alinhado com Moro.
Estao querendo dizer que o Moro e o Gebran sim é que fazem justiça, que sao imparciais e enquadram qualquer um, até empresários, nos rigores da lei. Já Brunoni nao é do mesmo jeito.
Nunca admitirao que estao substituindo o Gebran porque os limites do absurdo foram ultrapasados pela dupla Moro/Gebran, e que o Brunoni nao compacturá com os ilegalidades por eles praticadas.
Que com o Brunoni cessem as aberraçoes jurídicas, pois as prisoes até aqui nao demonstraram se sustentar juridicamente de acordo com o princípio do devido processo processo legal, direito de ampla defesa e ao princípio da presunçao da inocencia.
Bom saber que Brunoni “defende um Estado Democrático de Direito, é “comprometido em humanizar o sistema penal e em assegurar as liberdades individuais perante o poder punitivo estatal”.
Outra vez esse jornal desqualificado para a democracia. Tomara que esse juiz seja juiz e não se deixe intimidar.
Pelas entrelinhas vê-se que eles, da imprensa co-golpista, monitoram todo o poder judiciário e sabem de antemão quem nos tribunais é golpista (morista) e quem não é. O mundo jurídico do Brasil está dividido: Metade fica com Bruce Willis e a outra metade fica com Pontes de Miranda e com o sofrido Estado de Direito. Muito bom saber como os jornalistas da Folha estão empenhados e como são zelosos quanto ao andamento de seu ardentemente desejado golpe de Estado.