A incrível apetite da Veja por pão velho sensacionalista

 

A mudança de direção da Veja, com a venda do grupo Abril até “ameaçou” trazer a revista para o jornalismo.

Mas o pântano em que ela se meteu, já há muitos anos, continua puxando-a pelo pé e não deixando que ela saia da lama.

Hoje, ela repete o esquema – lembram-se ? – de julho, quando deu capa para uma velha matéria sobre um grupo “ecoterrorista” que pretendia fazer um atentado contra Jair Bolsonaro. “Reportagem” copiada do site Metrópoles e publicada sete meses antes…

Agora, dá capa para o mesmo que publicou em junho de 2017 que o publicitário Marcos Valério teria ouvido do empresário Ronan Maria Pinto uma declaração de que Lula estaria ciente e de acordo com o pagamento de chantagem para não ser denunciado como mandante do assassinato, em 2002, de Celso Daniel, prefeito de Santo André .

Na ocasião, falava-se em acordos de delação premiada para ele, Valério, e para o empresário. Em dois anos, ao que parece, as provas eram tão inexistente que nem o MP sedento pelo sangue de Lula interessou-se em fazê-lo.

Aliás, já era pão requentado, a revista já tinha publicado em novembro de 2012 que Valério dissera que Lula só não estava encrencado no caso “porque eu, o Delúbio e o Zé não falamos”, disse, referindo-se ao ex-tesoureiro petista Delúbio Soares e ao ex-chefe da Casa Civil José Dirceu”.

Hugo Marques, que escreve na revista, lembrou-se do velho assunto e o trouxe, pressuroso, para dar uma “mãozinha” ao clima que querem criar contra o ex-presidente, na iminência de ser libertado.

Mas é pão velho e bolorento, pois, desde 2005, Marcos Valério promete “contar tudo”.

Como a capa do tal “atentado ecoterrorista”, mais esta “novidade” da Veja vai cair no vazio, porque vazia é a história.

Só tem mesmo a finalidade de lembrar que a revista é um caso perdido.

 

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • eu gostaria que no futuro não muito distante a expressão "fulano é o maior capa-de-veja" denotasse, além do que caráter questionável, uma notável limitação cerebral.

  • O que esperar-se mais,de um PANFLETO DA DIREITA,prestes a morrer?Ressurreição,talves?Impossível,pois os vermes que a nutrem,todos JORNALISTAS,essa profissão SAGRADA,estão à beira da morte.

  • O que esperar-se mais,de um PANFLETO DA DIREITA,prestes a morrer?Ressurreição,talves?Impossível,pois os vermes que a nutrem,todos JORNALISTAS,essa profissão SAGRADA,estão à beira da morte.

  • Na "matrix" brasileira, a mídia inventa, reescreve verdades e mente impunemente.

  • Pagaram para o doido de aeroporto e ladrão nas horas de folga ,Marcos Valério, para ler alguns rabiscos do editor analfa e corrupto.
    Não vai pegar ,pois o panfleto Veja Fakes de orientação troglo-fascista, está mais sujo que a bunda do bozo.

  • PHA, cuja morte (afinal com quem e onde ele jantou naquela noite?) suspeitíssima nenhum jornalista, blogueiro ou analista ousa comentar, se referia a essa revista pelo epíteto "detrito sólido de maré baixa". Não há salvação nem como transformar esse tipo de detrito em algo que possa ser chamado de revista de informação.

  • "pão velho e bolorento", isto nós sabemos. Na boca da Veja, nada de novo. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha é sobre qual o seu interesse (da Veja) em ter ingressado como coadjuvante da força tarefa da VazaJato, que imagino a convite do Intercept, ou de Glenn Greenwald. Supondo-se que o objetivo da VazaJato é pela busca da verdade jornalística, o que faz ali uma imprensa tão mentirosa e historicamente canalha? Aliás, diga-se que este caráter não seria exclusividade de uma Veja, pois que dela uma Folha de São Paulo não muito se distancia.

    Será que a VazaJato, na cabeça de uma Veja, apenas serviria para destronar o clã Bozo do Butim Brasil para devolvê-lo aos seus próximos e tradicionais amigos tucanos?

    Abra os olhos Intercept!

    • Entendo o que você diz! Mas o Intercept de inexperiente não tem nada. A participação de uma coisa nojenta como a Veja sem apontar falsidade nas informações vazadas só dão credibilidade ao que foi exposto.

Related Post