A onda- 2

A pesquisa CNT-MDA mostrando Jair Bolsonaro em perigosa ascensão, de 28,2% para  36,7%  sem alteração significativa entre os demais candidatos – Haddad,  25,2 x 24,0; Ciro Gomes 9,4 x ,9,9 – exceto com Geraldo Alckmin, que cai de 7,3% para 5,8% é a confirmação da “onda” de que aqui falamos ontem.

Bolsonaro, segundo as pesquisas, estaria “chupando” todos os votos que saem de brancos nulos (queda de 11,7% para 7,8%, redução de 3,9% do total de votos) e dos indecisos ( que baixa de 8,3% para  6,0%), o que somaria 6,2%, a somarem-se aos 1,5% que perdeu Alckmin.

Mesmo sendo duro de crer que Bolsonaro capturou todos os votos mutantes, não será, ao que tudo indica, suficiente para o plano de decidirem a eleição imediatamente.

Mas nos levará a uma luta histórica no 2° turno.

O primeiro impacto, claro, será o de apresentar o candidato fascista como favorito no 2° turno, certos de que “cavalo vencedor” é o que atrai apostas.

A Folha de São Paulo já registrou pesquisa, para divulgar na quarta-feira e apressar a  ideia de que o ex-capitão é imbatível, um fato consumado.

Não é e não será pela incapacidade do candidato, pela incrível disputa de estupidez de seu círculo e, finalmente, pela selvageria dos grupos fascistas  que arregimentou como sua “rua”.

Multiplicam-se os relatos de que “bolsonaristas” espalham ameaças e já depois da noite de amanhã já veremos como passarão à prática.

Há, também, o cabedal de monstruosidades que Bolsonaro acumulou, tema do próximo post, que terá de enfrentar pessoalmente, na  tevê e nos debates, dos quais não poderá fugir com um atestado médico.

Por outro lado, não é segredo, veremos uma grande ofensiva do “Partido do Judiciário” e do “Partido do Mercado” para ajudá-lo. O que era outsider virará o homem do sistema.

No campo  democrata, terminará o “fogo amigo” representado pelo “Haddad não vence Bolsonaro no 2° turno”, que continuou a ser repetido mesmo quando os índices de Haddad superavam os do ex-capitão. O”crescimento” de Ciro Gomes ou até  a afirmação de Geraldo Alckmin como sendo o candidato da direita para a segunda volta eleitoral nunca foram mais que desejo,  wishful thinking, e jamais estiveram perto de se realizar, mas serviram para despertar resistências a Haddad por não aceitá-lo como melhor ferramenta para enfrentar o fascismo.

Agora, será a única.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (59)

  • A ESQUERDA NÃO VAI VENCER BOLSONARO SE FICAR REAFIRMANDO QUE ELE É FASCISTA!
    -O público de Bolsonaro simplesmente não se importa com fascismo, homofobia, racismo... parece até gostar.

    BOLSONARO TEM QUE SER MOSTRADO COMO O CANDIDATO DO "ESQUEMÃO" QUE ELE É:

    Filha do Cunha com Bolsonaro
    Centrão com Bolsonaro
    MDB com Bolsonaro
    Edir Macedo e grande mídia com Bolsonaro
    Eunício Oliveira com Bolsonaro
    DEM com Bolsonaro
    Fundador do PSDB com Bolsonaro
    MBL com Bolsonaro

    BOLSONARO É A CONTINUIDADE DO GOVERNO TEMER... É A GARANTIA DE LIBERDADE DOS ACUSADOS NA LAVA-JATO.

    • Perfeito, fui panfletar na sexta entre 16 às 18 h na Central do Brasil...tem que ser por aí , acrescento as questões econômica 20% dr IR para todos etc.. mulheres tem que ganhar menos etc...

    • Será que os governadores do pt e PCDOB aparecendo no HP não ajudam? A Vitória de Haddad inter essa ao psdb pois já se trama a criação de um partido ruralista... adios tucanos...

    • Mas eles gostam disso tambem... na verdade odeiam o peetee, e seria difícil convencer que Coisonaro não odeie, exceto, talvez, demonstrando que, por anos, ele foi da base aliada.

    • As pessoas nem sabem o que é fascismo! Isso aí vai inclusive a excelente campanha das mulheres, bater em seguimentos majoritariamente das mulheres. Tem que mostrar isso mesmo, que ele é do esquema e que vai piorar a segurança porque suas propostas não existem. O que ele vai fazer, se ganhar é botar arma na mão das pessoas e aumentar a violência nas residências, nas ruas e armar mais os bandidos. A PM é contra isso!

      • Ele bomba a Indústria Bélica porque sabe que como seu patrocinador vai encher o bolso de muito dinheiro. Ambos multiplicarão seus dividendos. Ele ficaria bilionário. Ele é um ser humano abjeto, mas não deixa de ser bem malandro. Por isso, a bancada BBB está com ele.

    • Se o povo não entende o que é fascismo, mesmo assim, não devemos deixar de demonstrar que o Coiso é ódio, e quem o escolher, num futuro tenebroso, terá que reconhecer a responsabilidade de tê-lo escolhido. Devemos demonstrar a diferença de Coiso = ódio, enquanto Haddad = amor.

      • E vc acha q votam no coiso pq? Òdio ao PT. Então, a estratégia acima e a do The Intercept( em debates ou repórteres/entrevistas, não abordar temas d homo, tortura, etc, q é onde ele domina e cativou seu público, mas sim, sobre assuntos técnicos específicos das áreas econômicas, previdências, etc).

        • É... terá que ser estratégias muito bem pensadas, balanceadas e, até mesmo, radicais, se necessário for... Envolver especialistas em comunicação e tudo o mais que venha ajudar. E atacar de frente e de todos lados, com tudo,. Porque a coisa está do lado do coiso.

  • “Canalha”, “covarde” e “contrabandista”: relatórios expõem reputação de Bolsonaro no Exército dos anos 80
    Por Vinícius Segalla

    Diario do Centro do Mundo - 6 de outubro de 2018

    Um dossiê formulado pelo Estado-Maior das Forças Armadas concluído em 27 de julho de 1990, ao qual a reportagem teve acesso, detalha informações nada abonadoras reunidas pelo alto-comando do Exército desde o julgamento que arrancou Bolsonaro do anonimato, nos anos 80, até o início da sua vida parlamentar, na década seguinte.
    Na peça investigatória, há dezenas de anotações feitas pelos oficiais com relatos da jornalista Cássia Maria Rodrigues, então trabalhando na revista Veja, que disse ter sido ameaçada de morte por Jair Bolsonaro, conforme já informado pelo DCM.
    (...)
    A punição a Bolsonaro durou mais um ano. Nunca mais até hoje o Exército proferiu uma ordem como essa contra qualquer outro parlamentar brasileiro.

    FONTE: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/canalha-covarde-e-contrabandista-relatorios-expoem-reputacao-de-bolsonaro-no-exercito-dos-anos-80/

    • Ele é deputado há 27 anos e só agora esses piranhudos falam isso? Engulam e caguem Bolsonaro

      • O coiso é apenas um TESTA DE FERRO dos TUCANOS/DEM/PP todos AMIGOS DO EDUARDO CUNHA DO MESMO ESQUEMA, O COISO É SÓ UM FANFARRÃO APROVEITANDO DA CRISE QUE ELE MESMO AJUDOU A CRIAR.

  • FIM DOS DIREITOS TRABALHISTAS X EMPRESAS COAGINDO FUNCIONÁRIOS A VOTAR BOLSONARO

    Gostaria que algum jornalistas fizesse um paralelo entre o fim dos direitos trabalhistas e essa recente onda de empresas coagindo os funcionários a votar no Bolsonaro. Existe alguma relação???

    Antigamente a empresa que fizesse uma barbaridade dessas levaria processo de 100% dos funcionários... e merecidamente!

    Pelo jeito agora liberou geral... mas isso seria possível sem as mudanças nas leis trabalhistas??? As empresas perderam o respeito pelo funcionário completamente.

    Imagina o que se passa nos "grotões" onde até o trabalho escravo permanece.

    https://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/ministerio-publico-recebe-mais-de-120-denuncias-contra-empresas-por-coacao-eleitoral/

  • Não quero ser pessimista mas tenho que confessar que estou muito preocupado para amanhã. Há algo de podre por trás dessa onda, parece-me inflada. A fraude é uma possibilidade e as reclamações deles a respeito das urnas pode ser uma dissimulação.

  • ... Companheirada, já começou a hora de divulgar mais uma verdade:
    o troglodita nazista "O Coiso/'elle' NÃO" é o mafiosão vampiro mimiSHELL Temer triplicado na ruindade!...

  • 1. Haddad VENCERÁ bolsonaro no segundo turno, ou teremos que aceitar a barbárie como modus vivendi. 2. O "salto" de dez pontos do coiso está cronologicamente associado à entrada avassaladora na campanha, com todo seu poderio econômico, da IURD do edir macedo, patrão do PHA (um dos que defendia até hoje que "só Ciro vence Bolsonaro"). O jornaleco distribuído à população e aos fiéis letrados nas portas das "igrejas" reproduz algumas das feiqueníus que o TSE cassou hoje. O jornal será recolhido? Ou haverá reclamações de "censura à imprensa"? Revela-se o objetivo último do dízimo: literalmente, dizimar a população pobre. Que não é, obviamente, uma minoria. 3. Talvez os nazi-fascistas tenham cometido seu maior erro tático, ao escolher um lado no enfrentamento Record X Globo. Aguardemos o desenrolar desse passo em falso, que a poderosa Míriam Leitão já começou a denunciar hoje.

    • No Rio a Globo apoiou o Freixo contra o Crivela por causa da Record. E agora, vai apoiar Haddad? Vai faltar pipoca pra assistir essa cena.

  • Infelizmente devemos nos preparar para tempos negros.
    Quantas décadas durará a próxima ditadura que já se iniciou desde 2013 mas se aprofundará muito a partir de janeiro de 2019?
    Sempre acreditei que o golpe de 1964 atrasou o progresso do Brasil em pelo menos 50 anos.
    Quantas décadas de atraso seremos submetidos com a ditadura/juristocrata que se aproxima?
    Vamos permanecer quietos e obedientes como até agora ou teremos coragem de lutar? Digo lutar de verdade porque lutar com o gogó e a pena já provou ser insuficiente.

  • É, mas poderá vir pesquisa mais avassaladora que esta, dos institutos da Globo golpista e aí o perigo é iminente. Tudo é possível neste golpe sujo a partir de 2016. Mais uma vez o nosso povo humilde e trabalhador poderá estar pagando a conta que Os espertalhões nos arma RAM. Deus queira que não.

  • Vivemos momentos que, se me contassem há uns 5 anos, eu não acreditaria
    Hoje de manhã, passei na casa de Zelita, minha vizinha de quem já falei aqui (zona rural do sertão norte baiano). Analfabeta, não sabe fazer um "o" com o copo. Pois bem, lá estava ela discutindo com o marido, que já tem 70, para ele ir votar amanhã e assim impedir o Bolsonaro de ganhar.
    Minha filha e meu filho, 42 e 45 respectivamente, moram em SP. Curso superior, talentosos em suas áreas. A vida inteira votaram no PSDB. Ela agora diz estar com nojo de políticos e vai anular o voto. Tento conseguir que vote em alguém, qualquer um, para não dar vantagem ao Bolsonaro. Ele, em seu facebook, publicando a delação do Palocci, incapaz de entender que, no momento, o inimigo é outro.
    24 anos de PSDB e uma mídia sórdida conseguiram imbecilizar boa parte do povo de SP

  • Ou ganha o primeiro turno ou prepare o golpe. Cavalo paraguaiu, está próximo de seu máximo ou talvez até um pouco acima. Já tivemos candidato que teve mais voto no primeiro do que no segundo. Já está como voto dos bicheiros, dos milicianos, dos donos de cabaré, dos criminosos de colarinho branco (políticos manjados nunca criminalizado), dos ingênuos, aqueles que acreditam ba Globo, do Edir Macedo e seus fanáticos e porque não de atores pornô. Onde mais vai arrumar voto dessa laia? Acabou.

Related Post