A política é o convencimento

henfil

Os jornais estão cheios de especulações sobre o fato de que os círculos do governo Dilma estão “chocados” com os resultados da pesquisa Datafolha  que registra uma queda vertiginosa em sua popularidade.

E nos blogs, como aqui se fez e faz hoje o Nassif, sucedem-se as análises pelos descaminhos da comunicação do governo, inerme diante da ofensiva da mídia – já não direi mídia conservadora, porque o conservadorismo tem como face a própria mídia.

Não creio que exista, dentro de nossas consciências, dúvidas maiores sobre a fidelidade de Dilma a um projeto de emancipação do país e de elevação da qualidade da vida dos brasileiros. Muito menos, ainda, sobre sua honradez pessoal e  retidão de caráter.

O que acontece, então, para que estejamos vivendo este quadro de desagregação e pessimismo (justificado) quanto ao futuro do projeto nacional-popular que só depois de 40 anos conseguimos retomar para o Brasil?

Afinal, não se mudou de programa e, salvo este ou aquele ajuste na política econômica, seja em preços, impostos e juros (que também ocorreram com Lula em algumas ocasiões), o que há de diferente para chegarmos a esta situação?

Não é possível que, nem mesmo por vício profissional, reduza-se o problema à comunicação, até porque a comunicação é apenas um meio.

O problema está, infelizmente, nos métodos.

O poder se exerce, além do cargo, por uma mistura entre mando e convencimento.

Dilma é muito ciosa do primeiro, por sua formação.

Poucos conseguem se aproximar dela e menos ainda o fazem sem certo temor.

Uma e outra coisa são inevitáveis no exercício da Presidência.

Mas é aí que as diferenças entre ela e Lula são mais intensas e, pelo zelo do mando, a Presidenta não tem permitido que ambos funcionem de forma complementar.

Lula é o conversador, o cativante, o orador ou interlocutor que deixa platéia e ouvinte arrastados pela argumentação.

Dilma, talvez, não compreenda que seus inimigos – aliás, menos dela do que do Brasil e do povo brasileiro – praticam, pela mídia, a arte do convencimento todos os dias, pelo método possível a quem tem a hegemonia da comunicação: a criação do “senso-comum”.

É por isso que a mídia desprestigia e, agora, até criminaliza a política.

Porque  é a política quem disputa com ela o convencimento e a construção de um pensamento coletivo.

É tarde, talvez inviavelmente tarde , para que Dilma entregue a Lula o comando da política.

E certamente passou o momento em que este poderia assumir sem reservas esta missão.

Mas cabe, como sempre coube, a Dilma eliminar estas reservas e pedir-lhe que o faça, assegurando-lhe que o governo seguirá o que a articulação política ainda puder compromissar, a esta altura.

Não é, embora a mídia vá fazer tudo para que se creia, uma abdicação do poder, ou de parte dele.

Até porque – e isso não é um demérito – a maior fonte de legitimidade da presidência de Dilma é… o próprio Lula.

Quem terá de renunciar a muito, por isso, é o próprio Lula, porque se expõe diretamente às consequências de que não se reverta o processo de hoje e o governo Dilma naufrague.

Só ele, um sobrevivente político de tantas décadas, pode comandar este processo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Mas não nos esqueçamos que Lula, a não sernos últimos meses de seu governo, também foi covarde neste aspecto….

  2. ACORDA BRASIL!!! O que a elite, a mídia conservadora e a oposição do Brasil querem não é apenas o impeachment da presidenta Dilma, mas sim do POVO, dos MOVIMENTOS SOCIAIS e dos TRABALHADORES. Temos que reagir com força a essa CONVERSA ARDILOSA que a direitona vem pregando e cantando todos os dias. Na verdade, a elite torce a cara, não gosta de ver pobres tendo acesso às universidades com os vários programas federais, estudando fora do País, tomando o mesmo avião, frequentando os mesmos lugares, usando as mesmas roupas e perfumes… E olhe que o MUNDO PASSA POR CRISE e o Brasil não está fora do mundo, mas, apesar dos constantes ataques da mídia anti-Brasil à nossa economia, o País ainda está em melhor situação que muitos países ditos ‘ricos’. ACORDAM MOVIMENTOS SOCIAIS, TRABALHADORES E POVO! Eles querem é tirar, a qualquer preço, a gente do poder com um discurso manhoso, cheio de esperteza. Bem, pensem o que era o País antes dos governos LULA/DILMA, mesmo com todos os apertos de hoje ainda somos melhor do que antes. Agora, se você quiser entregar o Brasil a esses ABUTRES que estão cantando “impeachment”, a decisão é sua.

  3. O que pode mudar o jogo na CPI da Petrobras!

    ###############

    (…)
    [Pedro] Barusco nada mais faz do que afirmar: o esquema da Petrobras é velho de guerra. Aliás, foi facilitado por uma lei de 1998. “Esse modelo de concorrência passou a ser usado a partir de 1998, após o fim do monopólio do petróleo, quando um decreto livrou a estatal da lei de licitações que rege o setor público.”
    (…)

    Por jornalista Ricardo Melo

    Jornal Folha de São Paulo
    09/02/2015 02h00

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ricardomelo/2015/02/1587124-seta-a-esquerda-caminho-a-direita.shtml

  4. não sei se já comentei por aquí, mas acho que a família da dilma anda a ser ameaçada. Tanto descaso com a política não pode ser normal. Alguem tem que buscar saber o que está ocorrendo de fato.
    Regina

    1. Também acho que a Dilma esta sendo ameaçada, porque para agir como ela esta agindo, como se nada acontecesse e se o Brasil estivesse lindo e maravilhoso, só pode estar sendo calada por alguém.

  5. > O que acontece, então, para que estejamos vivendo
    > este quadro de desagregação e pessimismo (justificado)
    > quanto ao futuro do projeto nacional-popular que só
    > depois de 40 anos conseguimos retomar para o Brasil?

    Se a Petrobras e as empreiteiras envolvidas com a Lava-Jato pararem, o Brasil para.

    Serão milhões de empregos perdidos — e quero ver então segurarem o impeachment.

    O jeito vai ser socorrer estas empresas, ou então estatizá-las — numa espécie de PROER do sistema produtivo.

  6. Cadê o PT ! Cadê TODAS as Centrais Sindicais ! Cadê TODOS os Movimentos Sociais ! Cadê os Partidos de Esquerda que não se unem ! Cadê os Deputados – Senadores do PT e da Base Aliada ! Cadê os Juízes, Promotores, Procuradores ! Cadê a OAB !!! QUE NÃO REAGEM ! Colocar a CULPA só na Presidenta fica muito FÁCIL. Todos nós sabemos que, neste momento, quem esta COMANDADO tudo neste País chama-se : PIG/REDE GLOBO; Ela esta comprando TUDO e a TODOS e sendo FINANCIADA por seus “PARES” e pelo Capital Internacional. Quer tomar o PODER a qualquer custo. Se todos Nós, “PESSOAS DO BEM, não tomarmos iniciativa e por comodidade ficar culpando o Governo; vamos perder e não estaremos dando UM TIRO NO PÉ e sim na CABEÇA; PENSEMOS NAS GERAÇÕES FUTURAS; NAS CRIANÇAS E …. . Por isso temos que REAGIR ! REAGIR ! e REAGIR ! VAMOS NOS ORGANIZAR !!!; TOMAR AS RUAS e exigir que seja votado e aprovadas todas as matérias que se encontram NAS GAVETAS como: O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA – LEI DO DIREITO DE RESPOSTA – PNPS – LEI DOS MÉDIOS – MARCO REGULATÓRIO – REFORMAS POLITICA – FISCAL – TRIBUTÁRIA – AGRARIA – AFISCAL – e que JUIZES, PROCURADORES e MÍDIA parem de ENGAVETAR/ BLINDAR todos os PROCESSOS que se encontram esquecidos em suas “GAVETAS”, BLINDADOS, e não andam e não são divulgados como; TRENSALÃO – CAIXA 2 DO AÉCIO – ÁLVARO 300 – SABESP – MENSALÃO TUCANO – HELICOCA – AÉCIOPORTOS – PRIVATARIA TUCANA – TODOS OS DESVIOS DO PETROLÃO QUE TEM AS GARRAS TUCANAS – ETC; e mostrar para todos, o que esta por traz de todos os ataques que estão sendo feitos com a PETROBRAS, o chamado: PETROLÃO e onde esta o MINHO de “COBRAS” de toda a CORRUPÇÃO DESTE PAÍS CHAMADO BRASIL !!!. O ÚNICO JEITO DE “MINA-LOS” é com a VERDADE !!! É RUA ! RUA ! E RUA!!! – Vamos voltar as ORIGENS e nos UNIR e fazer Reuniões em CASA – nas IGREJAS – nas FÁBRICAS – nos LOCAIS DE TRABALHO – Nas ESCOLAS – Nos CENTROS COMUNITÁRIOS – Na INTERNET – NA PORTA DA GLOBO NA …. e até EMBAIXO DA PONTE e mostrar para a GLOBO/PIG e para os “AMERICANOS” que quem manda NESTE PAÍS SOMOS NÓS; O POVO BRASILEIRO. SOMOS CAPAZ E PODEMOS !!! A HORA É AGORA !!!!!!!! JUNTOS COM DILMA! COM LULA!; PELO BRASIL E TODO O POVO BRASILEIRO !!!!

    1. Concordo com você Beto.
      Este mesmo movimento contra a Presidenta Dilma, ocorreu contra o Presidente Lula no caso chamado de mensalão.Os blogueiros e partidos de esquerda começaram a fazer este zum-zum-zum.
      É necessário sair da pauta da direita e organizar a esquerda.
      Quem pode deve começar indo procurar grupos de discussão dos projetos do 2º governo da Dilma, escrever para seu deputado, seu senador, seu vereador e exigir apoio ao governo.
      Quem é bom de escrever/falar não deve fugir de um debate.
      Vamos pautar a nossa fala.
      Vamos esclarecer nossos parentes, empregados, colegas e amigos.
      Vamos reclamar da pauta das TVs oficiais, escrevendo para elas.
      Vamos mandar as informações do Blog do Planalto para os amigos…é isso!
      Mãos à obra!!!!

  7. A D.Dilma está calada. Início do período de reclusão: desde a visita que recebeu de um dos filhos de Roberto Marinho. Suspeito, muito suspeito…

  8. O regime de reclusão da Presidenta iniciou-se após visita de um dos donos da globo. Suspeito…muito suspeito.

  9. Peço a pessoas que conheçam o endereço de cada um dos 3 irmãos Marinho,
    juiz Moro,e todos que estão pactuando com os golpistas,que informem…
    pois é o único local que temem, escândalo,barulho,e serem odiados por seus vizinhos… seguros para continuar com suas omissões e mentiras.

  10. Penso que Dilma está esperando passar o 15 de março para começar a falar ao povo que a elegeu e reelegeu.

  11. Dilma tem que falar. Fazer programa de rádio, café com a Presidenta, etc. E tem que mostrar a cara. Se Lula vai viajar pelo país preparando sua volta em 2018, Dilma tem que fazer o mesmo. Fazer=se presente, dialogar com o povo.

  12. Penso, sem cargas de emoções, que acontecimentos longe de nossos conhecimentos estejam ocorrendo nas entranhas do Governo. Sem estes supostos entraves, é impossível justificar o motivo de tamanha inércia.
    Qual ou quais algemas aprisionaram Dilma?

  13. Está em marcha um golpe contra o governo Dilma, um golpe à paraguaia, sem desfaçatez dos velhos e carcomidos udenistas de sempre, eles não aceitam mais quatro anos de governo de esquerda, querem chegar ao poder pelo caminho do atalho anti-democrático, do esbulho político, a esquerda não pode ficar de braços cruzados.

  14. O que eu sinto é que a coisa foi longe demais…

    Nao acredito que a essa altura Lula consiga mobilizar o povo para apoiar uma Presidente que assumiu e sumiu. Há quanto tempo Dilma deixou de se comunicar com os brasileiros? O que ela tem a dizer sobre as suas decisoes e todo resto? Ningué sabe..

    Nem o Lula salva a Dilma na atual conjuntura, aliás, vou até mais longe – nao salva mais nem a imagem do pt como partido. A imagem do Lula foi determinante para que o povo votasse na Dilma e, do jeito que as coisas caminharam, é inevitável que a “omissao dela” nao abale também a sua imagem como aquele que “endossou” a reeleiçao da afilhada política.

    A guerra tinha que ter sido travado há mais tempo. Para o povo “quem cala consente”. A estratégia do silencio, da nao-defesa, causou um estrago e uma decepçao muito grande nos seus eleitores, simpatizantes, militantes, enfim, nos seus apoiadores.

    Correr atrás do prejuízo como, por onde??? Agora???

    A mídia fez direitinho o seu papel, mas Dilma prefeiru se trancar no gabinete. O que ela queria? O silencio nao é o melhor exercício de liderança, ao contrário, afasta e sugere que cada um interprete da forma que entender melhor, com base nas suas próprias razoes e argumentos, ou seja, ficamos esse tempo todo supondo o que Dilma estaria a pensar ou articulando para defender o seu mandato, o seu programa. De que adiantou??

    O tempo foi passando e o silencio foi tirando as esperanças, o orgulho e os argumentos que nos levaram a votar nela. Falamos e defendemos sozinhos até aqui.

    Fizemos a nossa parte. Elegemos o melhor programa de governo, elegemos a candidata mais honrada, mais honesta, entao se ela cair nao é por nossa culpa, e sim pelas suas próprias escolhas desastradas e pela sua falta do “perfil político” que o cargo de Presidencia exige.

    Nino Carta acha que dá tempo para correr atrás, eu acho que nao, infelizmente, porque só o povo, a mobilizaçao nas ruas para defender o governo é que conseguiria reverter a situaçao ao ponto em que chegou, só que nao acredito que, agora depois da cabeça feita pela mídia, isso aconteca na velocidade e força capaz de tal feito.

    O pt nao resistira até 2018. A pá de cal é laçada diariamente e terminará com a saída da Dilma.

    Em 2018 espero que Ciro Gomes seja candidato – meu voto será para ele. O Brasil estará destroçado, mas fazer o que?
    ????????????

  15. Dilma vai ser presa, por estar prendendo corruptos e corruptores.
    Ninguem avisou a ela, que não se mexe com esta raça.

    1. DILMA vai se render sem luta, o que é execrável…

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  16. Quase perdeu a eleição. Se houvesse uma semana mais de campanha, perdia. Mas não foi o suficiente para se precaver contra a mídia golpista. Porque é só mídia golpista que apavora uma população que melhorou de vida ou, mesmo, saiu da miséria e, conforme os golpistas está seriamente ameaçada de voltar à vida de antes se Dilma e os petistas continuarem no poder. Nunca o discurso ideológico, dos mais absurdamente medíocres, esteve tão presente e tão forte na política brasileira. Quando não há luta para desmascarar a manipulação, a direita vence.

  17. À guisa de comentário aos artigos dos companheiros Fernando Brito (no Tijolaço – A política é o convencimento) e Miguel do Rosário (em O Cafezinho – Hipocrisia, impeachment e autismo político), ambos de ontem, dia 9.

    A DIREITA ARMA O BOTE E O GOVERNO DILMA ESTÁ DESARMADO

    Por Jadson Oliveira (jornalista/blogueiro) – editor do blog Evidentemente, de 10/02/2015

    Miguel do Rosário denuncia bem a eficiência do Ministério Público Federal no trabalho de criminalizar o PT e livrar a cara dos tucanos, assim como tem destacado – juntamente com outros blogueiros “progressistas” ou “sujos” – a partidarização de ações do Poder Judiciário e também da Polícia Federal.

    Ao lado disso, de modo geral, ganha realce o descalabro do governo do PT/Dilma/Lula no manejo da área de comunicação e, SOBRETUDO, a ação permanente da conspiração através dos meios hegemônicos da mídia.

    Miguel do Rosário pergunta à certa altura: “Como alguns blogs poderão fazer frente à mais poderosa e mais concentrada mídia do planeta?” E continua: “A mídia vai repetindo a mesma ladainha, as mesmas mentiras e manipulações, indefinidamente”…

    Já Fernando Brito, uma espécie de porta-voz da indignação nacionalista do velho e querido Brizola, fala do choque com os resultados do último Datafolha e se envereda também pelos “descaminhos da comunicação do governo”, inclusive citando o Nassif.

    E aventa uma sugestão, que nos afigura realmente uma saída ideal para um governo encurralado, acuado, como o nosso, mas de muito complicada aplicação: ter a Dilma como a “gerentona” eficaz que ela é e, ao mesmo tempo, o Lula como o “falador”, o “convencedor”, o comunicador, que é o dom que Deus lhe deu.

    Comentários ao artigo de Fernando Brito chegam a aventar a necessidade do governo contar com o concurso do Ciro Gomes e do Roberto Requião, bons quadros, de provada combatividade, do nosso time.

    Pois bem. Este jornalista/blogueiro aqui, do alto de sua irrelevância, repito ad nauseam minha sugestão: as forças do campo democrático, popular e de esquerda (incluindo aí parcelas do governo) precisam ter uma potente mídia contra-hegemônica: jornais diários, revistas, emissoras de TV e de rádio (incluindo as comunitárias), além de reforçar e expandir a blogosfera “progressista” ou “suja”.

    Ou seja, construir uma poderosa rede de veículos de comunicação, comprometida com uma visão política de cunho democrático, popular e nacional. Que sejam o quanto possível bem feitos tecnicamente, que possam fazer um trabalho jornalístico, honesto, à altura da necessidade da boa informação de que tanto carecem os brasileiros. Podem ser privados, públicos, estatais, comunitários, de cooperativas, partidos, sindicatos, movimentos, a depender das forças e circunstâncias.

    Ou seja, possuir armas e munições para se defender, para atacar e, muito especialmente, para criar e conduzir sua própria agenda política e social, para disputar em condições de igualdade a hegemonia política e cultural. Cultivar e disseminar valores humanitários, sem os quais a vida se torna uma merda (valores do Buen Vivir, como pregam muitos irmãos da Pátria Grande sul-americana).

    Só para reforçar o que venho dizendo e repetindo: por que será que o governo da Venezuela tem aguentado o bombardeio da direita golpista, apoiada acintosamente pelo império estadunidense? Por que diabo ainda não conseguiram derrubar o sucessor do “tirano” Chávez?

    Respondo: porque lá nossos bolivarianos (além de terem um povo mobilizado e Forças Armadas também bolivarianas) têm bala na agulha em matéria de comunicação: uma potente rede de meios contra-hegemônicos. Só para citar um item: quando estive por lá, em 2012, na última eleição de Chávez, eles tinham seis emissoras de TV (além das comunitárias), duas delas atuando no front da política: a Venezuelana de Televisão (VTV) e a Telesur.

    (Quero dizer: internamente, eles têm armas tanto para a defesa como para o ataque, mesmo que no exterior, como no Brasil, por exemplo, eles sejam vilipendiados, caluniados dia e noite, permanentemente pelos monopólios da mídia. Na maioria dos países, como no Brasil, por exemplo, sem o mínimo contra-ponto).

    No último artigo que escrevi sobre o assunto neste meu blog Evidentemente (Precisamos lutar pela construção duma mídia contra-hegemônica – clicar aqui para ler), deixei a sugestão de debate:

    “Penso que, além da blogosfera “suja”, há entidades credenciadas a tocar tal discussão: o Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, e as frentes de luta recém criadas: Fórum 21 e Frente pelas Reformas Populares”.

    Clicar para ler os dois artigos mencionados: o de Fernando Brito e o de Miguel doRosário.

  18. Infelizmente, a DILMA COLAPSOU.

    Ou o PT acha alguma alternativa viável ou estamos todos fod …

    Nunca vi tanta incapacidade !! Há 4 anos sem Ministros das Comunicações e da Justiça, só apanhando calada. Isso é o fim do MUNDO !!

    Sai da moita, ou sai da frente DILMA.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *