A ressaca

Tomara que haja alguns que, hoje, não tenham acordado perplexos.

Não com o que aconteceu ontem, porque ganhar ou perder eleições é próprio do jogo democrático e, para quem se situa no campo progressista perder é muito mais frequente que ganhar.

Nem mesmo tenho dúvidas de que fosse provável uma derrota da esquerda se o processo de ordem democrática tivesse sido mantido: depois de quatro mandatos e numa crise econômica seria quase inevitável que isso ocorresse.

Mas o que ocorreu não foi isso.

O processo político anômalo que estamos vivendo há anos,e ontem tomou a forma assustadora da antessala de termos um regime policial, violento e que imporá, sem que haja qualquer freio ou contrapeso, um período de perda de direitos civis, trabalhistas e a alienação criminosa do patrimônio nacional.

Não se iludam: a presença de Paulo Guedes, plantado feito uma estatueta ao lado de Jair Bolsonaro enquanto este falava, sem alegria e sem generosidade, dos resultados eleitorais é um sinal do que virá, a confirmar-se o desenho mórbido deste 7 de outubro.

O navio econômico será “salvo”, se conseguirem, “aliviando” o peso, jogando-se ao mar os tesouros que ainda retém e a gente “dispensável”.

O quadro dantesco do futuro econômico não é menos assustador do que o que se esboça no campo do convívio social, reflexo direto da política.

Teremos um Congresso dominado por figura que foram premiadas com votos por sandices como o “senta o dedo” do Major Olímpio ou por posar com uma coleção de fuzis automáticos como um dos “filhos do homem”, enquanto o seu irmão justifica os brutamontes – também eleitos – que vilipendiaram a memória de Marielle Franco, uma mulher negra assassinada pelo crime organizado.

Esta loucura será completada nas instituições da república. Alguém duvida que Eduardo Bolsonaro, com suas alegorias de Rambo, será o diretor de fato da Polícia Federal num governo Bolsonaro? Ou que o comandante real das Forças Armadas será o General Hamílton Mourão, investido da vice-presidência? Que o Supremo, que já se prostra vassalo – “64 não foi um golpe, mas um movimento” – será atropelado e expurgado se ousar fazer algo que não seja se ajoelhar?

Será um combate duro, mais duro do que uma disputa eleitoral regular e normal.

Não é uma fantasia, um delírio que o país possa mergulhar na barbárie. Os sinais estão evidentes, claros, visíveis por quem não quiser fechar os olhos e podem ser expressos em situações cotidianas, como nas palavras de um experiente professor deste que escreve:

“Batida de carros, Ele sai armado. Você sai armado. Quem atira primeiro?”

Traduza assim – e de tantas outras formas que estão evidente – para os nossos irmãos o que vai significar dar à selvageria a pretensa legitimidade do voto.

Como nós, certamente haverá quem diante disso, em igual “ressaca”, esteja assustado como o amanhã e possa pensar, como depois de um ato desatinado: “Meu Deus, o que foi que eu fiz?”

Fernando Brito:

View Comments (59)

  • Brito, a sua previsão é certeira, mas acho que apenas mostrar o estado de barbárie que estamos para entrar não fará frente ao antipetismo... Infelizmente, eu não acredito que o capitão e sua turma deixem de chegar lá.

    • Meu caro,com todo respeito ,vc é jovem não se entregue rapaz!!!vc tem tanta vida pela frente,seus filhos,VAMOS A LUTA !!!!
      (sugestão respeituosa de alguém que já virou os 60)

      • Acho que é o Mujica, ex-presidente Uruguaio, quem diz que a pior derrota é quando desistimos de lutar.

    • Também vejo como elevadíssimo o risco de que o nazismo vença, mas admitir isso não significa desistir da luta. Antes, é manter-se pronto para combatê-lo.
      Aliás, com o que se pode esperar de um governante completamente inepto social, política e economicamente e abertamente admirador da tortura e do extermínio de adversários políticos (doido varrido, enfim), voltar a 1964 até soa como um avanço!!!

  • Vamos proteger a nós e nosso círculo de amigos e familiares que não se curvaram à loucura e insanidade que tomou conta de boa parte do país. Só poderá lutar novas batalhas quem está vivo. A mentira e a manipulação por whatsapp, igrejas e mídia pode vencer uma eleição, mas não vai sustentar um governo. O fascismo sempre acaba encontrando o fim, mesmo que trágico. Imensas massas descobrirão que foram enganadas e aí será o momento de dar o trôco.

    • Não sei, o Brasil viveu num fascismo moderado, por décadas. Até Lula se eleger em 2002. Por exemplo, quem ACM quisesse matar, na Bahia, ele podia matar e não dava em nada.

    • Carlos, fascismo e o nazismo tiveram fim por forças democráticas mundiais, não em si mesmo; mesmo assim após milhões de mortes de inocentes. Portanto não ache que eles sucumbirão por conta própria. Isso num país bastante pacífico ou acovardado seria uma catástrofe!

    • A ressalva é que um câncer, mesmo quando estirpado, deixa sequelas.
      E não há câncer sócio-política mas sesgraçado do que o naxismo.

  • A incitação ao ódio produzida pela grande mídia, judiciário, ministério público e violência social transformaram nossa sociedade numa excrescência com elevado quadro de patologia mental. A ordem saiu das urnas: combater a violência com mais violência. Num paralelo com a conjuntura da queda do Império Romano, no lugar do parlamento e do império das leis, chamou-se os centuriões e suas espadas. Qual será final dessa tragédia humana, basta consultar a Senhora História. Dou como exemplo singular o fato de que os dois psicopatas que em pleno êxtase fascista exaltaram a morte do contrário ao retirarem e partirem em dois a placa em homenagem à Marielle Franco, o que lhes valeu pelo voto, o título de gladiadores campeões na arena do ódio em que se transformou a urna eleitoral. #EstamosDoentes

  • Brito, vc escreve o q muitos de nós estamos pensando nesse momento. Ficamos gratos.

    Pensem muito bem apoiadores do Coiso e vejam bem o quanto vcs estão contribuindo para transformar o Brasil num inferno sobre a terra. Os q ficam em cima do muro, ou com discursos de serem "superiores", do tipo PCO anulando seus votos, q pensem tbm em suas contribuições por terem fugido à luta.

  • É compreensível o grau de pavor que tomou conta da sociedade civilizada,mas,temos que usar isso a nosso favor.Que esse pavor sirva de combustível pra ir a luta ,PARA QUE NÃO ACONTEÇA !!!ficamos nos consolando uns com outros,isso não resolve,partir para o convencimento pessoal ,um a um,É A NOSSA CHANCE DE EVITAR O PIOR,NÃO HAVERÁ OUTRA.

  • É impressão minha ou aquele vídeo de internet em que o boçal discursava foi editado?

    Parece que houve uma interrupção no meio. Aliás, ele parecia ler um teleprompter. O cara é todo artificial.

  • A chamada "blogosfera progressista" embarcou, parece que com muito gosto, no auto-engano e manteve nesse universo ilusório e paralelo grande parte da militância de esquerda. Falo isso com conhecimento de causa, pois participei de várias manifestações contra o golpe e pude conhecer pessoas com mais de três décadas de militância, algumas delas participantes da fundação do PT. E dentro dessa militância a cegueira deliberada e o auto-engano foram de tal ordem que os que fazíamos alertas e críticas, sobretudo a ORCRIM "PT jurídico-judicial", que seqüestrou a direção nacional do partido, que criou o sistema punitivista que perseguiu, criminalizou, aniquilou ou prendeu as lideranças de origem popular, sindical, estudantil das comunidades de base - que formaram o núcleo mais autêntico e combativo do PT, ao qual pertencem/pertenceram José Dirceu, José Genoíno, Luiz Gushiken, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, João Vaccari Neto, o Ex-Presidente Lula, etc. - fomos chamados de "traidores", "quinta-coluna", divisores da esquerda, e outras bobagens. O Duplo Expresso, portal que por ficar sediado no exterior dá aos seus editores liberdade de atuação e opinião impossíveis nesse Brasil pós-golpe foi vítima de insana perseguição vários "blogueiros ditos progressistas" tentaram assassinar-lhes a reputação e destruir o portal. Eu nunca tive dúvidas de que a verdade estava e está com o DE.

    Essas eleições são farsescas e fraudulentas até a medula. Embora viva fora do estado há 10 anos, sou mineiro e continua com domicílio eleitoral em BH. Vocês acham que esse Romeu Zema, a quem a fraude eleitoral atribui cerca de 43% dos votos no primeiro turno, é político conhecido a ponto de receber essa votação num estado tradicionalista como MG? Façam um levantamento e vejam qual o percentual dos eleitores mineiros conhecem esse cara; duvido que cheguem a 20%. TODAS as pesquisas de intenção de voto, de TODOS os institutos (os golpistas, como o DataFraude e GloBOPE ou o mais sensato, como o Vox Populi) apontavam o sujeito com menos de 155 das intenções de voto, na véspera da eleição, ao passo que Fernando Pimentel aparecia SEMPRE com mais de 20% e TODAS as pesquisas indicavam um segundo turno entre ele e o tucano Antônio Augusto Anastasia, pupilo de Aécio Cunha. Para o Senado, Dilma Rousseff aparecia SEMPRE com mais de 25% das intenções de voto, inclusive na véspera. Vocês acreditam que os resultados expressam realmente o voto dado pelos eleitores nas urnas? Quem acredita nisso deve crer também em papai noel, mula sem cabeça e saci pererê. No Paraná, com Requião, em SP, com Eduardo Suplicy e no Rio de Janeiro, com um candidato evangélico recebendo mais de 40% dos votos e Romário jogado para um distante 4o lugar, ocorreram fraudes tão grosseiras como as verificadas em MG.

    Apesar dessas fraudes grosseiras evidentes, NENHUM "blogueiro progressista" brasileiro teve a coragem de fazer denúncia.

    • João, essa do governo do meu RJ eu não estou acreditando até agora!!!! O TSE se superou na safadeza!
      E, de fato, é de se perguntar (embora a pergunta possa ser mera retórica) o que os "blogueiros progressistas" esperam ganhar com isso. Assim como no episódio da "es-fake-ada". Não aprenderam nada com Carlos Lacerda?

    • Repare que os mais combativos em defesa do país foram eliminados. Requião, Lindenbergh, Suplicy, Dilma, entre outros.
      É por isto que acredito que o Haddad não ganha de jeito nenhum. Na verdade nem sei se seria bom para o PT.

      É por isto que tiraram o Lula. Como iam roubar a ponto de ganhar a eleição de um sujeito que subia a cada semana e já vencia no primeiro turno.
      O STF/TSE foi a central do golpe.

    • CONCORDO,POSTEI ISTO AS 21:00 DE ONTEM
      -----Têm muita coisa estranha nessas eleições .Tem algo de muito podre.O receio das urnas serem administradas pelos criminosos golpistas era uma delas,e a certeza de que eles não tem limites.O Lula,um opositor imbatível,era a parte do script que não fechava ,dai sua prisão.( o criminoso moro aparece em qualquer simulação de fraude que se faça)
      Os que começaram a ser descartados são os apoiadores do golpe os partidos de direita,o que indica algo muito maior.
      Têm resultados estranhos,47 % o criminoso,o obaoba dele enquanto nenhuma das pesquisas ainda que obviamente manipuladas não lhe davam isso,nem perto?????que é que ele sabia??? hummmm,em jogo normal tinha certeza da vitória ,mas,sujando o campo não vai sair coisa boa.
      Aceleramos a queda,o juiz está comprado,este jogo não vai terminar bem ----

    • De acordo. Notei que algo muito estranho ocorreu na minha zona eleitoral. Havia poucos mesários para a demanda, ninguém de olho nas filas para votação, não vi presença judicial, enquanto ouvi relato de que havia boca de urna direcionada contra pessoas muito vulneráveis. Anota-se que muitos dos eleitores do meu Estado sabidamente vulneráveis foram às urnas assustadas por assédio moral vagabundo, do qual o TSE "fez que fez fazendo nada".
      A atmosfera de ontem era de Velha República, com exercício desavergonhado de voto de cabresto a luz dos olhos de todos. Pareceu o filme do processo do impeachment de 2016: cumpriu os requisitos legais e formais, mas mal conseguiu disfarçar o fedor pútrido intrínseco ao vício material a liberdade ao sufrágio.

  • O Brasil já perdeu esta guerra.
    Ainda que aconteça o milagre de Haddad ser eleito, o fascismo já está por demais enraizado no congresso, nos governos e câmaras estaduais, na imprensa, no judiciário, nas empresas, nas polícias, nas Forças Armadas, na população em geral.
    A situação é tão grave que me parece impossível que possamos sair desta sem um banho de sangue.
    É isto o que a história nos mostra, é isto o que a razão nos diz.
    Eu gostaria de seguir otimista, mas o otimismo neste momento de trevas é irracional.

  • Falta confrontar as propostas. Acenar para classe média. Mostrar o que o pt já fez. Falar das milhares de pessoas assassinadas por armas de fogo, falar de feminicidio, falar de racismo até se possível.
    Tem que bater sem do no mito. Esse negócio de paz e amor é meio capenga. É preciso bater na lava jato, na globo etc.
    Cadê a delação do Palocci contra os bancos. Tomou doril.

Related Post