A turma do “sapatinho” está por fora

Não são poucos os que desejam “deixar barato” esta história da espionagem americana.

Entre estes, porém, não está Dilma Rousseff.

Durante todo o dia, tentou-se vender a ideia de que Barack Obama ou seus representantes “dariam esclarecimentos pessoais” à Presidenta sobre as escutas.

Indelicadamente, colocaram seus propósitos na imprensa, antes mesmo da anuência da chefe de Estado Brasileira.

Que, é claro, não quis ficar de grosseira e intransigente e teve um encontro breve  com Obama, entre a reunião do G-20 e o jantar oferecido pelos russos.

O Brasil colocou seu pedido: explicações formais, por escrito, de tal forma a representarem um compromisso dos EUA com o que será dito ali.

A conversa pessoal com Obama, cortesia, não basta.

Como, aliás, se viu no comportamento glacial de Dilma na saia justa protocolar que foi ficar ao lado de Barack Obama na imensa mesa de abertura da reunião do G-20.

A turma da diplomacia do “sapatinho”, aquela do Celso Lafer ficando descalço para o FBI, não fará com que o episódio fique por aí.

Havendo a resposta escrita e pública, não há porque condenar o encontro, como cortesia.

Sem isso, sem conversa comprida e sobre outros temas.

Pode-se quebrar o gelo, não se quebra a frieza.

Amanhã, na entreevista coletiva, Dilma reafirmará o repúdio brasileiro à espeionagem.

E Obama não pode reclamar. Ele não fez isso, suspendendo a reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, por ter concedido asilo a Edward Snowden?

PS. Este post foi alterado após a confirmação do encontro entre os dois presidentes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Não acredito nessa dureza apregoada. O complexo de viralata é forte nos brasileiros. Enfrentar Golias necessita mais que um baleadeira. Vamos esperar prá ver..

  2. A presidenta Dilma e o Brasil não podem e nem devem aceitar o jogo sujo de Obama. Terrorismo uma ova. Eles são espiões por natureza. Querem saber de tudo que outras nações estão pesquisando ou construindo.

  3. Desde quando o Brasil tem peito pra topar os americanos, sejamos realistas eles nos espionam a anos e vão continuar nos espionando, não é cara feia que vai meter medo nos americanos não! o que estar em jogo é a balança comercial entre os dois países, isso sim mete medo no Brasil, tecnologicamente o Brasil é dependente de praticamente tudo lembram dos aviões franceses que o nosso país ia comprar, pois é em cinco anos ia ter transferência de tecnologia, cinco anos, imaginem com esse tempo como estariam os mesmos aviões franceses, os de lá sempre na frente claro… Falar nisso, Exercito SUCATEADO, marinha SUCATEADA, aeronaltica SUCATEADA, por fim comgresso SUCATEADO….

  4. Mercantilização tem nome. São os planos de saúde. Já imaginou um sistema de saúde público dando certo? Seria o caos para os planos de saúde, que na sua maioria tem médicos como sócios, cooperado, etc.Para os maus médico esse mais médicos não pode dar certo.

  5. O Facebook está repleto de FAKES tucanos, essa interação com o nefasto está me lembrando uma cena do Tropa de Elite 2… pura encenação, arapuca para otários…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *