Alckmin diz que não vestirá “colete das estatais”, mas vai privatizar “com juízo”

alckestatais

É curiosa a palestra de Geraldo Alckmin na série de palestras “E agora, Brasil?”, promovida pelo jornal O Globo e pelo mercado financeiro. Ladeado por Miriam Leitão e Merval Pereira, ele lembrou os tempos em que, candidato a presidente, vestiu um colete com as logomarcas do Banco do Brasil e da Caixa:

Em 2006, Alckmin foi criticado, inclusive por correligionários, por não ter feito uma defesa enfática das privatizações, principalmente quando polarizou a disputa no segundo turno com Lula. O tucano chegou a vestir um colete da Petrobras, num gesto que, segundo ele, serviu para combater “mentiras” que foram ditas pelo adversário na campanha eleitoral. Na peça de roupa, ainda havia logomarcas de outras estatais. 

Alckmin repete  que não privatizará o BB – “Não iria, não vou e nem irei”, diz – mas ao que parece, deixa uma porta aberta:

— Não vou falar coisas que acho que não são o caminho nesse momento. Temos 150 empresas estatais, vai começar privatizando o Banco do Brasil a troco de quê?

E depois, para mostrar que não é “estatista”, dá seu próprio exemplo em São Paulo:

—Em São Paulo, no governo Mário Covas, presidi o Programa Estadual de Desestatização. Privatizamos tudo, só não privatizamos o que não teve quem comprasse.

O Banco do Brasil tem quem compre, como o Santander comprou o Banespa, naqueles tempos.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

18 respostas

  1. Declaro que fiquei admirado com a entrevista do Geraldo lá no Recife onde disse não ter nada contra Lula e, em outras palavras, que eleição sem Lula não sentido

  2. então ..privateiro é assim ..de que importa se a empresa é rentável ? ..que diferença faz a regulação de mercado, o combate a oligopólios ? ..porque afinal o Estado teria que ser indutor de pesquisa e desenvolvimento em setores que o Capital Nacional, por ser pequeno, não consegue fazer frente às megacorporações estrangeiras ?

    Pois é ..se não sabem como fazer, porque são uma FRAUDE tal qual a bolinha do careca, então que inventem qq desculpa enquanto arrumam a mudança de suas famílias pros EUA …e os que aqui ficarem, que se lixem

    delenda tucanos GOLPISTAS, o BRASIL e a nossa democracia não precisam de vocês

    O ESTADO tem o DEVER de participar da atividade econômica, como regulador, distribuidor e fomentador de riquezas

  3. e reflitam sobre estas palavras

    — Em São Paulo, no governo Mário Covas, presidi o Programa Estadual de Desestatização. Privatizamos tudo, só não privatizamos o que não teve quem comprasse.

    ou seja, o que era bom, rentável, doaram ..e o que era lixo, mantiveram

  4. Nunca se esqueçam das falácias e seus efeitos

    O setor elétrico foi desmembrado atendendo, PRINCIPALMENTE, a pressões internacionais que sabiam que não poderiam competir no questio energia com o BRASIL ..os tucanos pegaram e fatiaram ele em geração, e distribuição ..a distribuição foi a grande responsável pela APAGÂO do governo de THC

    Visando nos encarecer e inviabilizar como concorrentes, o capital tb pressionou para que o setor de telecomunicações fosse privatizado ..aqui em SP a TELESP, pouco antes, teve refeita as suas tarifas, as assinaturas fixas, e re equalizada a sua divida ..tudo pra que ficasse mais atrativa pra Telefônica da Espanha ..o pagto foi facilitado e dado em prestações

    RESULTADO ..de que adiantou tanto malabarismo ? Hoje continuamos a pagar, sem impostos, das tarifas MAIS altas do planeta ..tanto na energia quanto na telefonia ..e então ? aonde foram parar as promessas de eficiência, visto que nossos salários continuam a ser dos mais baixos do planeta ?

    E o que dizer da Vale, vendida em 27% por US$ 3 bi ..foi com o mapa da MINA ..com reservas pra 400 anos ..levou consigo a infra ..uma ninharia que depois retribui com o MAIOR acidente ambiental da nossa história ..e de encomendas de navios feitas na Ásia

    no caso dos pedágios foi mais interessante ..hoje uma viagem ida e volta de 100 km pra Santos sia por R$ 26 ..quase que SP-BH-SP (32)

    ..e a mágica foi simples ..os paulistas pagaram por suas estradas ..aí os últimos governos dos militares arrebentaram as contas ..vieram os tucanos e venderam pra QUEM PAGASSE MAIS, com direito a repassar a conta pro contribuinte ..resumindo, hoje o Paulista paga por estradas que já construiu, e não só pela manutenção das ditas ..quer mais ..parte da concessão foi dilatada por Serra quando no governo, sem licitação ..e a Justiça não falou nada ..

  5. O chuchu parece aquele jogador do Palmeiras que chegou prometendo “enfiar porrada no adversário mas com responsabilidade”. Alkimin é outro bandido safado do PSDB.

  6. Vocês estão preocupados com o Alckmin? Calma pessoal, ele não ganha eleição não, até o Bolsonaro tem mais votos que ele. O apelido dele em São Paulo é Picolé de Chuchu.

  7. Estou percebendo uma orquestração para tornar Luciano huck presidente do pais. Estão publicando ate pesquisas mirabolantes de 60 por cento. Ora, o Faustão ganha 5 milhões por mês. A Fátima Bernardes ganha 2 milhões. Quanto ganhará huck? Não menos que Faustão é claro! Agora a pergunta que não quer calar: huck vai abrir mao dos seus milhões ganhos na globo por 4 anos? Quem vai pagar a fatura? A globo para ter um laranja governando o país? Ou a elite vai fazer vaquinha para paga-lo? Ou o que é pior,ele pretende ganhar o dobro recebendo comissao por privatizações? Eu digo trocar milhões por 60 mil reais, ainda que haja muitos beneficios e honras do cargo está me cheirando muito mal. Os americanos que se julgam a última bala do pacotinho não se contentaram em eleger uma celebridade que governa como se o governo americano fosse reality show, tinham que eleger um débil mental também. O cara está cavando uma guerra nuclear e são os americanos e seus filhos que vão pagar o pato. Ou alguém acha que só os norte coreanos vão morrer na guerra ou que não teremos uma terceira guerra mundial? Enfim, oposição faz essas perguntas para mim. Por que eleger caras milionários se os brasileiros são pobres? Ora, fala para o povo que essa gente sobe ao poder para representar os interesses de gente do seu fundo de quintal. Pergunta para o Huck se ele tem coragem de doar seus bens para provar para o povo quer ajuda-lo sendo presidente do país? Pergunte a ele se tem costume de rasgar dinheiro?

  8. Aliás, fala para o huck que não vale doar sua fortuna e depois a globo depositar todo seu dinheiro em conta secreta de paraíso fiscal não viu. Mudando o rumo da prosa. Israel vendeu um escudo anti míssil para proteger as ilhas Malvinas dos argentinos. Ue, que ilhas caras gente. Tem pilhas de diamantes enterrados lá? Está todo mundo cego?

  9. A sanha privatista corrupta foi derrotada nas urnas pelo povo brasileiro.
    O entreguismo e as privatizações do PMDB/PSDB – Temer-Cunha-Aecio-FHC-Meirelles são as moedas do golpe. Corrupção pura.

  10. Não vai privatizar. Aham, tá. Só lembro do “Não falta água em São Paulo. Não vai faltar água em São Paulo” justo quando o nível do Cantareira tava no segundo volume morto.

  11. ESTE PAULISTA VAGABUNDO,SE BRASIL SÉRIO FOSSE ESTAVA LIMPANDO LATRINAS NA CADEIA.
    ELE NÃO PRECISA PRIVATIZAR ,É SÓ FAZER COMPRAS “ERRADAS” E LEVAR O DELE.EXEMPLO,?OS TRENS QUE ESTÃO ESTACIONADOS DESDE QUE FORAM COMPRADOS PORQUE TECNICAMENTE O SISTEMA NÃO COMPORTA ELES.
    E A LACRA PAULISTA POR QUÊ NO QUEIMOU o palácio dos bandidantes ???????

  12. Ali Kimin é falso. Verdadeiro Pinocchio ( metrô de sampa sempre roubado, não fica pronto….)

  13. Um comentário e trocadilho rápidos: “O pinóquio paulista vai privatizar com pré-juizo e prejuízo, como fazem tos tucanalhas”

  14. Esses tucanóides vendilhões têm que vestir o colete do BRASIL, contra
    a destruição da soberania e da dignidade desta esplêndida NAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.