O simpático professor Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, deu uma entrevista ao Estadão que é um primor.
Para não ser injusto com Amaral, desde sempre um militante fiel de um socialismo confuso, vou transcrever o que ele disse, pedindo muito cuidado ao repórter, depois traduzo:
“Eu lhe peço que use palavra por palavra porque é uma questão delicada. Se eu não explicar bem, cria problema. A eleição é em dois turnos. E há uma questão acaciana. No segundo turno, só estarão dois candidatos. Quando fazemos a aliança política com o Aécio, estamos pensando no segundo turno, porque temos a certeza de que vamos para o segundo turno e precisamos atrair o eleitorado do Aécio. Mas, para eu ir para o segundo turno – volta de novo o conselheiro Acácio -, haverá antes o primeiro turno. Pelo quadro de hoje, existem três candidatos, e a Dilma está no segundo turno. Assim, sobram dois candidatos para uma vaga: Aécio e Eduardo Campos. Ou seja, temos uma aliança política com o Aécio, mas ele é nosso adversário natural, direto. Parto do pressuposto de que não vamos os dois para o segundo turno. Então, vamos disputar entre nós quem é que vai. Temos que fazer uma aliança política que não nos afaste do eleitorado dele e torne mais fácil trazer parte do eleitorado dele para nós, já no primeiro turno, convencendo esse eleitorado da maior viabilidade do Eduardo Campos para disputar o segundo turno. É mais fácil o eleitorado dele votar em nós do que na Dilma.”
Ah, professor… Tantos anos de lutas, para chegar a esse ponto?
Se Aécio é um adversário, não é um aliado. Se é um aliado, não é um adversário.
Mas, neste caso, das duas uma: o o senhor diz que Eduardo Campos quer enganar os eleitores de Aécio Neves, se mostrando parecido com ele, mas sabendo que não tem nada a ver e, depois de “papar” os votos aecistas mostrar que é totalmente diferente ou, pior ainda, está confessando que os dois estão “combinadinhos” num esquema “qualquer um dois dois que vá, vai combinado de governar com o outro” e, neste caso, têm uma visão comum, de aliados de verdade, por significarem variações de uma mesma coisa.
É esse o conceito que o senhor tem de aliança?
“Colar” no outro para conseguir uma posição vantajosa e, depois disso, virar-lhe as costas para ficar com tudo para si?
Será isso a “nova política”?
O senhor diz que Eduardo Campos deve “conquistar eleitores tucanos desde o primeiro turno, mostrando-se como opção melhor que Aécio para enfrentar a petista no segundo”.
É isso? É o “para tirar Dilma e Lula, serve qualquer um”? Igualzinho o que pensa Fernando Henrique Cardoso?
Eu não sou petista, não me melindro pessoalmente, mas vejo o senhor falar apenas palavras de ódio e de rancor contra o PT, quando o senhor, seu partido e seu candidato, Eduardo Campos, sempre foram tratados por eles com respeito e consideração. Serviram para ter ministérios até quatro ou cinco meses atrás e agora são a personificação do diabo, que vale até se vender ao eleitorado do adversário como aliado, como mais capazes de fazer o “serviço sujo” de eliminá-los?
Até porque, há cinco meses atrás, o senhor não pensava assim, e declarou ao jornal O Povo – de sua terra, o Ceará – “Contra quem eu preciso disputar? Contra o Aécio. É ele que eu preciso afastar e impedir o crescimento”. E aí o Dudu Campos veio correndo, o desautorizou e o enquadrou e o senhor se sai agora com esse “adversário aliado”?
Que vergonha!
Professor, sua trajetória de evolução, desde seus tempos de udenista anti-Getúlio ao PCB, merece mais respeito do que, agora, na sua fase outonal, sugerir que o que seria de esquerda deve fingir-se de direita para atrair o voto direitista como mais capaz de de derrotar a esquerda e, para isso deve aliar-se ao adversário, ao ponto de combinar candidaturas, dividir currais e eleitorais e afinar um discursinho que não desafina uma nota sequer?
Tenha paciência, professor, nem com toda a boa-vontade do mundo dá para deixar de dizer que o senhor se passou para o outro lado.
A traição gera uma culpa terrível, que de tal forma confunde a mente de quem trai que ele quer ver a sordidez como heroísmo.
Mas não é, professor, a não ser para ele mesmo, na solidão que a história reserva aos que traem.
43 respostas
Isso é que é o tal de “novo”? Novamente mais da mesma merda…
Calabar fez escola em Pernambuco.
E Joaquim Silvério dos Reis em Minas.
Estes traíras medíocres só enganam os coxinhas de plantão. O povo real não cai nesta. O povo sabe muito bem reconhecer traíras. As urnas te darão uma resposta. Aguardem!
Pensei que esse senhor fosse sério. Os partidos que se dizem de esquerda viraram um fubá danado. Cabe perguntar: que diferença há entre esse PSB e o outro que esqueci a sigla, aquele do ex-PCB.
Você está falando do PPS? Da Soninha (kkkkk) e do Freire (Pernambucano também como Dudu).
A diferença é que o PPS não disfarça que é papagaio de pirata da direita udenista.
Me perdoem o mau trocadilho e tomar por velho o velhaco, mas essa vôdeu…
Isso é a mesma erva que fuma blablarina, Caetano, Gil…
Não vejo como trairagem ou algo do tipo. O PT fez e faz isso muito bem: Não esqueçam da aliança com Collor, Maluf, Sarney e Roberto Jefferson.
Isso se chama projeto eleitoral e ocorre devido a nossa legislação eleitoral e nossa amada Constituição Brasileira. Precisamos URGENTE da reforma política e também de uma nova Constituição mais presidencialista e menos Parlamentarista. A Constituição Brasileira foi concebida acreditando-se piamente que o Parlamentarismo iria sair vitorioso das urnas em 93, daí…
Com todos, inclusive Aécio para prefeitura de BH, o petismo sempre fez acordo político, quando significa que teve que expulsar radicais que não concordaram e ainda fazer como que o partido ganhasse o mínimo necessário para que o peso eleitoral desse aliado ficasse de igual e até maior, jamais tomar os currais eleitorais dos aliados, nem no Maranhão, nem no Ceará, nem em Alagoas, nem no Pará, etc, etc
Não esqueça que o parlamentarismo também exige composição de maioria parlamentar. O balaio de gatos é o mesmo e muito mais precário.
A reforma política tem que ser engendrada de forma a vincular voto majoritário a voto proporcional de tal forma que o governante tenha maioria parlamentar composta por seu próprio grupo político-partidário.
De outra forma teremos sempre um PMDB fisiológico chantageando o governante de plantão. Da mesma forma que a ideologia será sempre sacrificada em função dessa tal governabilidade.
Por que eles nao tiram no palitinho quem vai pro segundo turno? De qualquer forma ja marquei psiquiatra depois de ler esse texto.
E nem vamos botar a mãe no meio, pq aí fica feio, né? Tá lá no vitalício às custas de um desgaste horrível do agora inimigo … É mole?
Mas, quanta condescendência histórica para com o falsíssimo esquerdismo do PSB. O que foi o PSB nos ásperos tempos de violentas perseguições à esquerda 1940/60 (PCB)? Que grito de protesto se ouviu de seus líderes de então ? Modernamente, onde sempre esteve o PSB Estadual SP ? Com o conservadorismo paulista: PSDB – Alckmin; Serra, Kassab, Pita. Que esperar de um partido sem compromissos populares ?
No Paraná o PSB é um partido da direita, aliado e parceiro do PSDB.
O concreto então é que esses não conseguem enxergar qualquer possibilidade de tirar votos da Dilma/Lula, portanto, o risco maior é nem haver segundo turno
Depois o PT é criticado pela alianças para governar. Até o psol se une ao dem e psdb para ser op0sição!? Imagina para governar o que farão estes eternos adolecentes.
O PSOL é um partido tão burro, tão retardado que utilizam seu espaço democrático para fazer oposição ao governo federal, mas não enxergam que estão promovendo gratuitamente o DEM/PSDB. Você acredita que caso os demotucanos chegarem ao poder … vão oferecer alguma pasta a eles?
Sabe aquela máxima: Quem aos porcos se mistura farelo come…. Pois é… Como diz um amigo meu: ” Quem diria heim…fessor”.
Roberto Amaral merece que façamos por ele um gesto de reconhecimento: Vamos apagar de sua biografia os anos de 2013 e 2014. E talvez o de 2015.
O PSB com esta historia de Marina, depois esse papinho do novo-amiguinho-de-infância Aécinho e Agora este papo furado de 2°turno! De-pri-men-te…para não dizer D-E-L-I-N-Q-U-E-N-T-E.
Quero fazer uma observação, geralmente todos os partidos para conquistar um maior tempo de TV na época das eleições, como também quando chegam ao governo, infelizmente precisam de fazer composições para governar. Isto é um dos problemas, não só por causa de nossa constituição por ser um estatuto híbrido, tem aspectos do presidencialismo e do parlamentarismo. Para dificultar ainda a governabilidade, temos uma miríade de partidos políticos que atravancam o processo legislativo e dificulta um pouco as ações do executivo. O PT como partido tem uma filosofia própria de governança, ele faz as alianças, não prescinde delas, mas tem uma coisa que diferencia dos outros geralmente o partido que quiser adere ao programa do PT para governar juntos. É o PT é que dá o rumo. Já vimos várias vezes isso na prática, isto até é motivo de queixa de muitos partidos. Quando o Lula apoiou a coligação do PP de Maluff com o PT, para disputar a prefeitura de São Paulo, o PT sofreu críticas, muitos diziam PT é igual ao Maluff e daí por diante. Foi feita a coligação, o PT ganhou, o Haddad está governando, mas governando com as linhas que o PT tem de governança. Aí está a diferença do PT e de outros partidos, O PT é, e ainda, vai continuar sendo, um grande partido. É o que nós temos de melhor por enquanto. O Brasil está vivendo um momento muito auspicioso. Para melhorar um pouco mais a tal governabilidade, faria uma sugestão, que tal fazermos uma campanha aos nossos amigos e amigas a votarem de ponta a ponta nos candidatos do PT nas próximas eleições ?
O que esperar de um cidadão que apoia a pretensão do FALSO NETO DE MIGUEL ARRAES,esse só acredito com DNA,já que seu falso avô,tinha mais vergonha na cara e era mais inteligente!
Eduardo e Aécio estão combinados entre eles, mas ambos esqueceram de combinar com o povo. Segundo turno é delírio da direita raivosa. Contra esses dois, Dilma ganha no primeiro turno, sem precisar fazer campanha.
Fernando, entendo sua crítica. Mas creio que você, com toda sua visão, não está enxergando as jogadas de Lula. Se enxergar, não divulgue. Grande abraço.
Esse discurso a Dilma deve guardar e usar no horário gratuito durante a campanha e ler tudinho, inclusive com as observações do Tijolaço. Desmascarar o mascarado no primeiro discurso e no primeiro debate.
Como dizia Rui Barbosa: Os canalhas tambem envelhecem.
A mesma estratégia do “Lulinha Paz e Amor”. Sem reforma política, a esquerda pura não vence eleição, infelizmente.
Quando a velhice se avacalha, não há muito o que fazer.
Esse aí perdeu completamente o pudor, a decência, o caráter e tudo o que se pode falar em valores morais de um cidadão.
Apesar de termos que conviver com esse tipo de político, ainda é preferível respeitar a democracia.
Pessoal, o “Roberto Imoral” não deixa dúvidas de que é um estadista do “ESTADÃO”. Triste fim de um “velhaco”. Chegou a hora de internarmos esse velho patife na “Papuda”.
Não se iludam com os cabelos brancos de ninguem, pois os canalhas também envelhecem. (já dizia Monteiro Lobato0
A eleição em possíveis dois turnos , serve exclusivamente para isso: posar de oposição/situação, ou amigo/inimigo, e no segundo turno vice-versa! Simples!
A foto clinton-fhc=amaral-dudubeleza, só confirma o que sabemos das oligarquias pernambucanas, mineiras e outras federalizadas em sua propia perversao feitores e capatazes a soldo da natura e de seus filhotes de pedigree antepassados.
Concordo que sao incoerentes e “mui expertos” e que passado o instante de raiva, respirar, respirar profundamente, para leves e soltos, buscar os votos, sem carregar a gronha, a inhaca, o nojo, que estes banqueiros e seus capachos, caes de guarda ou caniches como o -cio e o traira.
PS Uma boa noticia vem da Espanha: o nosso campo politico se organiza no PoDEMOS (podemos.info.es).
PS2 Viva Chavez vive, la lucha sigue. Brizola 4ever.
já passou da hora da Dilma anunciar a solução única possível: Lula para presidente
Vem cá Fernando, você tem certeza, que esse cara é professor?
O 2ºturno é só um sonho falso de voces,pseudo socialistas,para se enga-
narem.DILMA VENCERÁ NO 1º TURNO!!!
Quem é este senhor mesmo? Perdoe-me, sou povão, não lhe dou a mínima. Agora então com esta fala que só Sergio Porto (Stanislau Ponte Preta) vivo saberia traduzir…
A candidatura de Eduardo Campos e a aliança com Marina Silva colocou o PSB em espiral descendente(parafuso). Notáveis “socialistas” com Roberto Amaral e Luiza Erundina chegaram ao resultado mais provável desta aliança: SOMOS O VIAGRA do PSDB. Vislumbra-se para um futuro bem próximo um coleção de Robertos Freires.
Pelo visto o “NOVO” é uma forma nova de fazer mutreta eleitoral enganando o adversário e o eleitor. Vade retro satana!
Não vou entrar nessa, Eduardo é um bom quadro, pode estar fazendo alianças contigenciais (quem não as fez? Maluf que o diga) dai dizer que aderiu ao neolieberalismo do PSDB, há uma grande distância. Vou votar na Dilma, acho que ela é a melhor candidata, minha segunda opção é o Dudu, PSDB nunca mais, pelo bem do Brasil.