Nas capas do Estadão e da Folha, a temporada de compra de votos de Michel Temer para tentar aprovar a tunga dos direitos previdenciários segue solta, sem causar – seria possível mais? – uma onda de protestos dos que defendem a austeridade quando se trata de tirar verbas da saúde, da educação e da assistência social.
Na CBN, a conta é mais generosa, falando que Temer autorizou a anistia e parcelamentos de dívidas, que significam um prejuízo de R$ 30 bilhões.
No cartão de crédito de Temer, além da liberação de verbas retidas do Orçamento, o próprio Orçamento de 2018, que ainda depende de votação no Congresso e, afinal, pode garantir verbas para “currais” eleitorais ara os “heróis das contas públicas”.
Ainda assim, o limite de compras do ocupante do Planalto anda comprometido, com os gastos antecipados das votações para barrarem-lhe as denúncias pelas malas de JBS.
As contas variam de acordo com o informante governamental, mas o fundamental, como faz “O Globo” é transmitir que o governo tem ou estar em vias de ter, os 308 votos necessários. Sem isso, admitiu o próprio Rodrigo Maia, o projeto não tem 100 votos.
Depois de ter dito que vitaria no dia 6, ontem, o governo falou que votaria dia 13 e, agora, um de seus escudeiros, o deputado Beto Mansur, já fala em votar no dia 21.
Um pouco mais e, quem sabe, voitamos na véspera de Natal, se até lá aparecerem os “amigos ocultos” de Temer?
6 respostas
Bom dia,
e quem roubou e pedalou, foi Dilma e o PT? O PT tem que radicalizar de vez, nda de paz e amor, já mais…
Vivemos a eterna herança maldita da Ditadura. Combativo, o povo pintou a cara e foi às ruas gritar Diretas Já. O projeto foi naufragado pelo congresso dos militares. À revelia do povo, costurou-se um grande acordão, que veria como Presidente Tancredo Neves. Belo sonho (será mesmo?), mas morreu antes da posse e deu lugar para Sarney. Nada de novo debaixo do Sol, nos últimos estertores do regime. Vem a Constituição de 88, dita cidadã mas que pouco fez para mexer nas estruturas reais de poder, operantes desde sempre na República vendida a preços de banana.
Eis que vimos Sarney, e dois Fernandos, um pior que o outro, e nada mudou. Somos o povo que renunciou à luta. Vivemos uma tunga sucessiva da nossa soberania e do nosso destino, que já completa quarenta e um anos (com um breve interlúdio de doze). Mas a tunga voltou muito mais voraz. Seria o último fôlego das velhos interesses da elite de sempre, no Brasil? Poderia ser, se houvesse o povo para chacoalhar as palafitas dos ricos. Mas estamos em casa, silenciosos.
A briga não se dá intermitentemente a cada quatro anos. Maior besteira é achar que “o jogo é assim mesmo”. O pior congresso da história do Brasil (mais ignóbil que os congressos golpistas de 54 e 64) só foi assim porque nós mansamente aceitamos a continuidade da tunga. O judiciário pinta e borda, deita e rola, manda e desmanda, com o beneplácito dos que deveriam lhe vigiar, sem que o povo nada faça. Vão nos tungar aquele que seria a nossa “última esperança”, e nada vai acontecendo. Todo mundo esperando o Outubro, pra decidir entre Hucks, Bozonaros, ou outros macacos velhos de sempre. E uma hoste de novos pastores, fazendeiros, trogloditas e fascistas esperando uma cadeirinha no Congresso Nacional.
Depois da maior convulsão política desde o golpe de 64, mais uma vez, nada de novo debaixo do Sol. Pior, melhor, do que antes? Que importa, se nada de fato mudou no seu fundamento?
É a pior tungada da história contra o cidadão trabalhador , a reforma da previdência proposta é nefasta e só um ladrão pode propor uma reforma como avistamos o congresso nacional é um lixo repleto de bandidos.
É a pior tungada da história contra o cidadão trabalhador , a reforma da previdência proposta é nefasta e só um ladrão pode propor uma reforma como avistamos o congresso nacional é um lixo repleto de bandidos.
Arminio Fraga disse no Estadão de hoje que o PSDB envelheceu para não dizer que se escafedeu e principalmente por causa de sua principal figura até ondem condecorada e idolatrada, o genial, honesto e corretissimo Aecio das neves brancas e mais ainda porque embarcou nesta canoa furada denominada Michel Temer. Vejam so senhores a que ponto chegaram. Toda a esperança da direitona golpista se debruça agora sobre os ombros de Bolsonaro, o pretenso salvador da patria com armamentos de guerra e tudo mais. Só me resta rir, mas rir muito deste tombo que os mequetrefes levaram. Bem feito!
Quando todos estiverem badalando o sino e cantando o nascimento do menino, eles estarão aprovando aos brindes à la Dom Pérignon.