Uma das melhores leituras de economia é a do blog do professor Fernando Nogueira da Costa, da Unicamp, que nunca a enxerga separada da política e da história das sociedades.
Hoje, Fernando produz um relato tragicômico do que parece estar acontecendo em nosso País.
Troque o Egito pelo Brasil e a divindade pela adoração ao Deus Mercado, que se converteu em um monoteísmo a quem todos, em nome do bom-senso, temos de cultuar e a história das pragas que se estão a abater em nosso país – ou nos jornais de nosso país – em ruínas.
Como se sabe, nossas classes dirigentes e altos hierarcas vivem uma situação desesperadora.
Afora o derrièrre da atriz Paola Oliveira, parece que nada de bom surge nunca na mídia.
O Deus Mercado assim o exige.
Com uma pequena diferença em relação ao outro, que faz das trevas o esplendor.
Este deus, o Mercado, é bom em fazer o contrário: transforma em treva tudo o que fulgia.
As pragas de um deus vingativo
Fernando Nogueira da Costa
Pior que está não pode ficar… Este autoengano é comum em momentos de infelicidade. Quando o “tornar-se presente” é um ato triste, o ser humano lembra das coisas boas que já ocorreram no passado — “ele era feliz e não sabia” — e busca esperança de que outras poderão ocorrer no futuro. Ou então verifica que também aconteceram coisas boas em 2014, por exemplo, o desempenho no mercado de trabalho (4,8% foi a menor taxa de desemprego média anual desde o início da série em 2003) — que pode piorar…
Outra fuga mística é ver que pior aconteceu com o Egito Antigo, quando uma doutrina religiosa que defendia a existência de uma única divindade quis impor o culto ou a adoração de um único deus: o seu.
As 10 Pragas que um deus vingativo lançou sobre o Egito tiveram por fim levar Faraó a reconhecer e a confessar que o deus dos hebreus era supremo, estando o seu poder acima da nação mais poderosa que era então o Egito, cujos habitantes deveriam ser punidos por sua grosseira idolatria a outros deuses. Coitados, eram inocentes úteis nessa disputa de poder… :)
1) Água em sangue – A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-Nilo, Hápi. A morte dos peixes no Nilo foi também um golpe contra a religião do Egito, pois certas espécies de peixes eram realmente veneradas e até mesmo mumificadas.
2) Rãs – A rã, tida como símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição, era considerada sagrada para a deusa-rã, Heqt. Assim, a praga das rãs trouxe desonra a esta deusa.
3) Piolhos – A terceira praga resultou em os sacerdotes-magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar o pó em borrachudos, por meio de suas artes secretas. Atribuía-se ao deus Tot a invenção da magia ou das artes secretas, mas nem mesmo este deus pôde ajudar os sacerdotes-magos a imitar a terceira praga.
4) Moscas – A linha de demarcação entre os egípcios e os adoradores do deus de uma religião teocêntrica veio a ficar nitidamente traçada da quarta praga em diante. Enquanto enxames de moscões invadiam os lares dos egípcios, os israelitas na terra de Gósen não foram atingidos pela praga. Deus algum de outras religiões pôde impedí-la, nem mesmo Ptah, “criador do universo”, ou Tot, senhor da magia.
5) Peste sobre bois e vacas – A praga seguinte, a pestilência no gado, humilhou deidades tais como: Seráfis (Ápis) – deus sagrado de Mênfis do gado, a deusa-vaca, Hator e a deusa-céu, Nut, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga. Todo gado do Egito morreu, mas nenhum morreu de Israel.
6) Feridas sobre os egípcios – Deus nesta praga zombou a deusa e rainha do céu do Egito, Neite. Moisés jogou o pó para o céu que deu um tumor ulceroso na pele do povo que doeu demais. Os magos também pegaram a doença e não puderam adorar a sua deusa e rainha religiosa. Israel novamente foi poupado dessa praga.
7) Chuva de pedras – A forte saraivada envergonhou os deuses considerados como tendo controle sobre os elementos naturais; por exemplo, Íris – deus da água e Osiris – deus de fogo.
8) Gafanhotos – A praga dos gafanhotos significava uma derrota dos deuses que, segundo se pensava, garantiam abundante colheita. Deus encheu o ar de gafanhotos. Os deuses egípcios (Xu – deus do ar e Sebeque – deus-inseto) não puderam fazer nada para não deixar acontecer.
9) Escuridão total – Com esta praga Deus derrubou o deus principal do Egito, Rá, o deus-sol. A palavra Faraó significa sol, ele era um deus. Egito ficou nas trevas (sem ver nadinha) durante 3 dias, mas Israel ficou na luz.
10) Morte de todos os primogênitos – inclusive entre os animais dos egípcios – A morte dos primogênitos resultou na maior humilhação para os deuses e as deusas egípcios. Os governantes do Egito realmente chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá.
‘Tá vendo? Por aqui, por ora, só falta água e luz…
P.S. do Tijolaço: …e sacerdotes
20 respostas
Sob o ponto de vista do nosso contexto atual tem lá sua graça, mas como história e dados sobre o egito,está cheio de equívocos…
Por aqui, em Brasília, não falta água nem luz.
Só falta o Governador chorão parar de reclamar e arregaçar as mangas e trabalhar.
E a formula Indy, o governador desistiu porque?
Para fazer o Brasil passar vergonha?
Normal, Emerson57, espera pra ver o que acontecerá, caso o P$DB tomar o poder, Olimpíadas 2016 vai ser cancelada também e tu acha que o Brasil vai se transformar em país desenvolvido após cancelar a Olimpíadas? os tucanos juram que sim kkkkkkk
Isso.
Formula um também vai ser cancelada!
Por falta de água!!!
Água em Sampa em novembro? Só se for importada…
O Sacerdotes da Dilma são os piores, nem precisa de praga kkkk
Fernando,
o que eu queria é ver a lista completa do HSBC da Suiça.
Quem autorizou as pragas é um ser muitíssimo cruel, malvado até o talo, horrível, um psicopata completo. Cada uma delas mostra um crescendo de perversidade: rãs, piolhos, moscas, pestes, feridas, gafanhotos comendo os alimentos, pedras caindo do céu, escuridão, água em sangue, fome, morte, destruição. Caramba! É tão horrível que acho que nem o psdb seria tão malvado assim…
Laure, tô achando esse ser cruel e malvado tão parecido com um certo invasor do Afeganistão, do Iraque, da Líbia… Fizeram coisas tão semelhantes, ambos…
Acho que muita conversa fiada.
Compara os resultados dos governos. Quanto à ética. Quanto à gestão da dívida. Quanto à carga tributária. Quanto à infra-estrutura. Emfim Resultados e Projetos.
Faça como o Serra e o Malan: explique o projeto. Bota na mesa. A eleição não foi apertada? Assume que talvez convence.
Quanto à Petrobras eles disseram que é preciso diminuir sua participação no Pré-Sal. Retirar a exigência de usar trabalhadores e peças para infraestrutura de extração do Pré-Sal. E Privatização da Empresa.
Sou totalmente contra essa posição. Mas é bom que ela fique explícita.
E é bom lembrar que os EUA invadiram o Afeganistão e o Iraque, no século 21, por conta do controle do petróleo do seu solo.
A quantas pragas corresponde um Presidente da Câmara dos Deputados?
[“algumas vezes, penso que chegará o dia no qual todas as nações modernas hão de adorar uma espécie de deus americano, um deus que terá sido um homem que viveu na Terra e que terá sido muito comentado pela imprensa; e as imagens desse deus poderão ser vistas nas igrejas; não ao modo como a imaginação de um pintor as concebeu – miraculosamente impressas em um lenço ou em um lençol, não. estas imagens haverão de estar fixadas, de uma vez por todas, pela fotografia.
sim. eu estou prevendo a existência de um deus fotografado. usando óculos.
neste dia a civilização terá alcançado seu ponto mais alto.
e em Veneza as gôndolas serão movidas por satélite.”]
Gore Vidal
em ‘Messiah’
A praga que mais prejudica o Brasil é a grande mídia manipuladora, vil e mercenária, em conluio com os canalhas golpistas os quais, como alguém já disse, formam o Partido dos Safados do Brasil. Também aí militam os festejados membros do serviço público, notadamente aqueles vinculados ao charco da chamada “Guantánamo Tupiniquim”. Prende-se primeiro para depois averiguar. Pratica-se o ato ignóbil de conduzir coercitivamente quem jamais se negou a comparecer a qualquer intimação. Nem todos os piolhos, moscas, rãs e gafanhotos, do Egito antigo, causaram tantas trevas quanto essa falange justiceira que arrogou a si a incumbência de promover o juízo final. Querem, a todo custo, criminalizar PT e tentar destruir a Petrobrás. Por seu lado a grande mídia jorra veneno, como agua podre do volume morto, no afã de desestabilizar o Governo Dilma. Falsificam crises, manipulam informações, distorcem ou omitem importantes conquistas do País, de modo a inculcar no povo um clima de pessimismo e mal estar social. Estas são as suas armas brandidas ferozmente, dia e noite, sem tréguas e sem descanso. Mas o povo não é bobo. O que temos que fazer: Reuniões plenárias em todas as cidades do País para esclarecer, motivar e preparar a militância; Um programa do PT deve ir ao ar em rede nacional para rebater as falsas acusações e mostrar comparativamente os avanços do Brasil nos últimos 12 anos; Atos públicos devem ser promovidos em articulação com os movimentos sociais, estudantis, ONGs e sindicatos. Os Ministros do governo devem emitir notas informativas para esclarecer as providencias em cada área: P.Ex: Minas e Energia: sobre energia elétrica; Trabalho e Ação Social: sobre o seguro desemprego; Educação: sobre o FIES, e assim por diante. Temos que ganhar a “batalha da comunicação”. Vamos a luta! Os canalhas, reacionários golpistas não vencerão!
Ah que saudades do tempo de FHC!!! Nós éramos felizes e não sabíamos. Obras invisíveis, como aquele canal que Serra diz ter deito de Sergipe ao Ceará – ninguém jamais viu esse canal, mas deixa pra lá, pelo menos não foi superfaturado nem demorou uma eternidade. Corrupção inocente (ninguém se importava – se não deu na globo, não existe). Desemprego altíssimo, mas as pessoas culpavam a si mesmas! Ouvi muita gente dizer: “não me esforcei o bastante, mas se eu correr atrás…”. Aumentos semanais da gasolina, ah esses tinham um culpado: Saddam Hussein. Todo mundo conformado e satisfeito, ninguém reclamava de nada. Ô tempo bom, viu?
O velho guerreiro saudoso Chacrinha ja dizia, ” Quem não se comunica se tumrica”. No caso da ap 470 o PT apanhou caladinho.
No governo de FHC o Ministro Sergio Mota sempre que saia qualquer critica ao governo ele de imediato ia na TV se defender e ai de quem o contestasse.
Afgora no ”petrolão” o PT esta sangrando sem se defender deixando o povo de embriagar com as pessimas noticia da globo.
ENQUANTO o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
corrompeu pela reeleição comprando deputados e entregando o Brasil aos estrangeiros com as privatizações para sangrar os brasileiros – que o diga a companhia de água de SP – para não citar outros absurdos, mas NINGUEM GRITOU IMPEACHMENT!;
ENQUANTO o ex-governador, ex-candidato e senador AÉCIO NEVES
Direcionou recursos públicos para sua rádios e construiu aeroporto com recursos públicos e propriedade da família, para não citar outros, NINGUEM GRITOU IMPEACHMENT!
ENQUANTO a turma do PSDB de São Paulo
Se envolveu com a corrupção do metrô, o trensalão para não citar outros NINGUEM GRITOU IMPEACHMENT!
E o que dizer do PAI DO MENSALÃO MINEIRO, que também é do PSDB e até hoje continua impune?
AGORA quando a presidenta DILMA que sanciona lei para punir a corrupção, dando pleno e livre poderes às Instituição (Polícia Federal, MPF, por exemplo); que vem dando continuidade ao projeto do governo Lula com ampliação e introdução de outros programas como o acesso a cursos profissionalizantes, ao minha casa minha vida, a construção de rodovias, a construção de hidrelétrica, a construção de ferrovias, a construção de sistema de abastecimento de água, para não citar TANTOS outros “ALGUMS MALINTENCIONADOS” gritam IMPEACHMENT!?
É BOM REFLETIR UM POUCO, não custa nada. Agora, que tem alguém querendo ganhar com isso tem, e não é o POVO nem os TRABALHADORES. Em 1954 e 1964 eles usaram as mesmas ferramentas e estratégias e deu no que deu: DITADURA. Era coisa para os ‘mélicos passarem coisa de três meses. Passaram 25 anos. É bom refletir. É se inteirar desses acontecimentos e outros através da História, aqui mesmo, na internet.
Eles, como no passado, têm aliados fortes: A imprensa conservadora, por exemplo, e os donos do capital, que estão preocupados sim com as suas mordomias, que o diga os donos da Globo, uma das famílias mais rica do mundo, que protege sempre o FHC, Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Serra e outros tucanos. Você é capaz de pesquisar, refletir e vê o que está por trás desse barulho todos.
Não há dúvidas, todos os brasileiros querem sim a apuração VERDADEIRA dos fatos e a PUNIÇÃO DE TODOS OS CULPADOS (TODOS!), doa a quem doer. Agora abafar os erros de “uns” e descer o malho em ‘outros’. Isso é covardia e injustiça. Não aceitamos.
Daqui a menos de 4 anos todos nós teremos a oportunidade e condições de escolher democraticamente um novo presidente. Vamos deixar a nossa presidenta governar o nosso País.
É por que no Egito não tinha um tal de “Gilmar Mendes” para mandar parar tudo…
Disso tudo eu concluo que o Egito era governado pelo PT e israel pelo PSDB , certo?
Não gosto quando as pessoas debocham das religiões. Acho que é necessário tomar cuidado com isso. Se formos falar de crueldade, por exemplo, temos que mencionar a crueldade dos egípcios que em nome do deus faraó e outros matavam crianças em público nos altares,em sacrifício a esses deuses. Todas as culturas têm seus problemas. É uma pena que pessoas inteligentes insistam em fazer isso e provocar as pessoas sem necessidade. Isso separa as pessoas em vez de unir, coisa de que tanto precisamos agora.
Também do Egito Antigo havia um governante chamado Faraó Tukanamon Al-kimin, que desafiou o deus Íris, da Água e também os deuses do Cantareira e do Tietê. O deus do Tietê foi ludibriado e humilhado pelo Faraó Al-kimin, que lhe prometeu sacrifícios da população e US$ 3,8 bi para despoluir o rio onde era cultuado, mas passados 20 anos, o rio estava ainda mais poluído. Com o deus do Cantareira e com o deus da Água, foi ainda pior: Faraó Al-kimin foi, além disso, arrogante, e mesmo após os sinais de que a água escasseava, Faraó manteve sua atitude irresponsável de retirar mais do que deveria dos mananciais, sagrados para aqueles deuses. Mas Faraó Al-kimin, que já era pré-mumificado, como toda sua dinastia tukanamon, poderia ter agido diferentemente e evitado a calamidade, pois foi avisado do que estava por vir, através de um sonho. Após um racionamento de água dez anos antes, ele sonhou que engenheiros e diretores da estatal de águas lhe garantiam que nos próximos anos haveria nova falta d’água, pois a demanda era cada vez maior que a oferta, e que poderia haver excesso de água em alguns anos, mas depois, nos anos de menos chuva, acabaria faltando. E até desenharam para ele entender, mostrando sete vaquinhas magras que engoliam sete vaquinhas gordas, que seriam os anos de escassez nos rios e os anos de cheias. Avisaram que ele deveria construir novas represas, para acumular água nos anos de vacas gordas. Mas Faraó Al-kimin, ao acordar do sonho, tentou decifrá-lo, e para tanto convocou os mágicos do Egito, donos do oligopólio de papiros, onde se publicavam a doutrina do Faraó, e eles lhe gatantiram que ele poderia continuar retirando a água das represas, sem construir outras (- Gastar dinheiro com isso para quê? melhor gastar em papiros…), e que mesmo que faltasse água, todos culpariam os deuses do Cantareira e da Água, ou até o deus da Amazônia, pois seus papiros de notícias o isentariam de qualquer responsabilidade.