Até a ‘Rainha da Retomada’ põe as barbas de molho

Como sabe quem acompanha suas colunas, Miriam Leitão é, desde o golpe de 2016, a “rainha da retomada da economia”, sempre achando que a fórmula que nunca deu certo daqui a algum tempo trará de volta o progresso.

Portanto, quando ela diz que os sinais de alarme se acendem na atividade econômica, sinal que a coisa é séria.

Ela dedica sua coluna de hoje aos “sinais nada animadores” do comércio exterior brasileiro. Fala da queda das exportações de manufaturados e de commodities minerais. Que nem consideram, ainda, os desastres que a diplomacia bolsonaro-olavista ameaça nos causar.

Para tirar o “efeito carnaval” de março, a comparação é assim: nos três primeiros meses deste ano, as exportações somaram US$ 53,026 bilhões, 3% menos que na comparação com o mesmo período do ano passado). As importações foram de US$ 42,138 bilhões, queda de 0,7% em relação ao mesmo período de 2018.

E 2018 não foi, como se sabe, “nenhuma Brastemp”.

Prenda-se menos ao saldo e pense que isso é retração da atividade econômica e mais ainda porque a queda nas exportações está concentrada em produtos manufaturados, que têm maior repercussão no emprego e na renda da população.

E isso porque a atividade econômica mundial não cumpriu, por enquanto, as ameaças de desabar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

9 respostas

  1. Mais do que a rainha da retomada ela é a verdadeira musa desta desgraça que se abateu sobre nós.
    Mirian e sua globo nos legaram toda esta desgraça da qual não sabemos como sair.
    Uma culpa enorme. O desastre.

  2. Eu não nasci para ser Presidente!! Mas, os mIlicos tinham outros planos e pelo que se vê tá indo todos pro ralo. Por enquanto (enquanto) não está se vendo “deserção ” da milicada, mas isto pelo que se vê está no início . Vâo todos pro “saco” e já!!!

  3. E os coxinhas/bolsominions vão às ruas à favor do governo… E os caminhoneiros também farão manifestações de APOIO a Bozo… É o período mais difícil que passo nesse país. Na Ditadura, a população tinha medo. Hoje, eles vão defender o inimigo.

  4. Só torço para que não seja reeditado o tal de “Milagre Econômico” verde-oliva, que lançou nossa dívida na estratosfera.

  5. Miriam Leitão e Sardemberg sabem tanto de Economia quanto um papagaio entende de física quântica. Eles são pagos para propagar o otimismo. Outrora eram pagos para disseminar o pessimismo, mesmo que todos os dados econômicos desmentissem suas teorias burras.

    1. Durante os governos do PT, esses dois só divulgavam a parte ruim das notícias econômicas. E torciam claramente para que tudo desse errado. Eram os arautos do pessimismo.

  6. Miriam bacuri é fogo ! Parece um médico que me disse uma vez, você pode morrer a qualquer momento…uai, não é assim com todo mundo, um dia morre, um dia retomará o crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.