Até em pesquisa tucana Dilma vence no primeiro turno

Da coluna de Ilimar Franco, agora há pouco em O Globo:

O candidato do PSDB à presidência da República, senador Aécio Neves (MG) recebeu ontem pesquisa do Instituto SENSUS que diz que a presidente Dilma venceria hoje as eleições no primeiro turno. O resultado da pesquisa encomendada pelo PSDB confirma pesquisas semelhantes realizadas por outros Institutos. A presidente Dilma venceria com 40,2% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves teria 18% e o candidato do PSB, governador Eduardo Campos, obteria 10,6%.

A pesquisa tucana tem uma diferença relevante em relação a outras, a distância mais ampla que separa Aécio Neves de Eduardo Campos. Neste mesmo cenário, 31,3% dos ouvidos “Não Sabem”, “Não Responderam” ou disseram que votariam “Branco” ou “Nulo”. O Instituto SENSUS fez duas mil entrevistas entre os dias 17 e 21 de outubro, em 24 estados. A margem de erro é de 2,2%. E em todos os cenários, a presidente Dilma venceria no primeiro turno.

O SENSUS também submeteu aos eleitores um segundo cenário, no qual substitui o candidato do PSB, colocando em seu lugar a ex-ministra Marina Silva (Rede). Neste caso, também a presidente Dilma venceria no primeiro turno mas o resultado seria mais apertado. Dilma teria 38,2% das intenções de voto, Marina Silva 18,4% e Aécio Neves 17,8%, enquanto 25,8% “Não Sabem”, “Não Responderam” ou disseram que votariam “Branco” ou “Nulo”. Neste caso, os dois candidatos da oposição teriam 36,2%.

O terceiro cenário testado pelo comando do PSDB substitui Aécio pelo ex-governador José Serra. Dilma teria 38,8% das intenções de voto, Serra 18,6% e Eduardo13,3%. A oposição somaria 31,9% das intenções de voto, enquanto 29,4% disseram que “Não Sabem”, “Não Responderam” ou que votariam “Branco” ou “Nulo”.

Por fim, os tucanos testaram um quarto cenário com José Serra e Marina Silva. A presidente Dilma teria 38,2% das intenções de voto, Serra 18,3% e Marina Silva 18%. Outros 25,6% disseram que “Não Sabem”, “Não Responderam” ou que votariam “Branco” ou “Nulo”. A oposição somaria 36,3% das intenções de voto. No caso de um segundo turno, enquanto a presidente Dilma teria 45,2%, Aécio ficaria com 27%, e haveriam 27,9% de indecisos. Na condição de que ambos tenham o mesmo nível de conhecimento, o embate seria mais apertado, com a presidente tendo 41,7%, Aécio 30,2% com 28,1% de indecisos.

E as taxas de rejeição aos candidatos, nesta pesquisa, segundo o Correio Braziliense:47,4% dos entrevistados afirmaram que não votariam de modo algum em José Serra. Em seguida aparece Eduardo Campos, com rejeição de 39,7%, e Marina Silva, com 39,4%. Na ponta estão Dilma Rousseff, rejeitada por 36,1%, e Aécio Neves por 34,6%.

PS: O Instituto Sensus é aquele que o PSDB pediu e conseguiu que o TSE autorizasse ser investigado, em 2010, por dizer que Dilma tinha empatado com Serra, faltando seis meses para a eleição. Agora, os tucanos o contratam. Quem terá mudado de opinião?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Que a oposição continue inventando algo para reclamar todos os dias, sem nunca mostrar um programa de governo. Vitória no primeiro turno certa.

  2. Nossa a Dilma que é conhecida por 99% da população tem uma rejeição de 36,1%.
    E Aécio que é pouco conhecido já tem 34,6% de rejeição. Imagine quando a população conhece-lo de perto, a rejeição deve subir. E se a Dilma conseguir colar aquela ancora do FHC no pescoço dele pronto a rejeição dispara. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. PS: O Instituto Sensus é aquele que o PSDB pediu e conseguiu que o TSE autorizasse ser investigado, em 2010, por dizer que Dilma tinha empatado com Serra, faltando seis meses para a eleição. Agora, os tucanos o contratam. Quem terá mudado de opinião?

    Não sei, só sei que esse instituto Sensus é atualmente contratado pelo PSDB e o diretor dele é Aecista até o fim do cabelo. É bom ficar de olho nesse instituto.

  4. O PSDB só fez a pesquisa pra comprovar que tanto faz Aécioe ou Serra na cabeça de chapa. Com isso, ninguém sabe quem está sendo fritado desde já: se o mineiro ou o paulista. A margem de erro não deixa. Como Aécio vem dando sinais de que não quer deixar o Rio de Janeiro pelo clima árido de BSB, pode ser uma ‘saída honrosa’ pro Senador carioca, ops, mineiro. Ou mais um ‘fogo amigo’ dissimulado de Serra.

  5. Vai ser bonito de ver quando o Lulinha entrar em Pernambuco em 2014 fazendo campanha para a Dilminha. Vixi!

  6. Eu fico me perguntando de onde o Aécio levianamente tirou esta ideia de ser presidente. Somente a mídia tucana vê neste playboyzinho algo que viabilize sua candidatura. Nunca fez nada pelo seu estado e nem pelo país onde vive. No governo de Minas ele estraçalhou a economia e destruiu os serviços públicos. É só pesquisarem que vão achar as marcas negativas deste frequentador assíduo das boites cariocas. Triste a nação que elege um camarada deste naipe para exercer cargo público.

  7. Já disse e repito: SE o “Aecim” for candidato (as resistências no ninho tucano são muitas), perderá feio inclusive em Minas Gerais. Mineiro é assim mesmo: erra, como errou por mais de uma vez, mas, ao final, sabe dar o troco, quando cai na real.

  8. EDUARDO CAMPOS – Dudu – De familia abastarda de Pernanbuco, nunca trabalhou na iniciativa privada, sempre esteve engajado em cargos politicos, criado nos jardins dos palacios governamentais, nunca pisou no chão. Traiu o avô, então Governador de Pernanbuco quando em cargo de confiança participou do Escandalo dos Precatórios, o que levou o então Governador e Avô Miguel Arraes a perder a reeleição. Na mesma época da apuração por uma CPI do Senado constatou-se os envolvimentos de Paulo Maluf, Celso Pitta, se São Paulo e outros . Alem de ter traido o avô Miguel Arraes, levando-o a expressiva derrota na disputa a reeleição, traiu tambem o Ex-Presidente LULA e Traiu a Presidenta DILMA que tanto investiu no estado e tanto fez pelo povo pernanbucano, e com certeza ELE VAI TRAIR VOCÊ TAMBEM.
    AÉCIO NEVES – Aécinho – Tambem filho de familia abastarda, criado nos jardins dos palacios governamentais de Belo Horizonte, nunca trabalhou na iniciativa privada, esteve sempre engajado em empregos politicos, as custas do erario do estado, playboy, pai solteiro, acabou de se casar nos Estados Unidos, apenas para vender a impressão de homem sério, afundou a economia de Minas, gastou fortunas construindo um centro administrativo em Belô, sem concorrencia, curtidor das baladas cariocas, estado onde praticamente sempre viveu, recentemente foi flagrado numa blits da Lei Seca pilotando uma Land Rollver em estado de embriagues, portando habilitação vencida a mais de 5 anos, tentou dar uma carteirada, não soprou no bafômetro alegando ser Aécio Neves Senador da Republica, a midia abafou o caso, lógico ele é do PSDB, gosta de balada, coca-cola, sol, praia, é apadrinhado pelo ex-FHC, o que quer liberar a maconha, vender a Petrobras e o Banco do Brasil.
    MARINA SILVA – Blablayryna – Acreana, foi do PT, onde foi alem de Senadora, Ministra do Governo do Ex-Presidente LULA, por quem nutre um ódio de marido traído, tentou paltar o governo em ações em areas onde o governo precisava avancar, a oposção costuma cita-la com o famoso “se só tiver tú, vai tú mesmo”, tentou fundar um Partido Politico de forma inadequado apenas para após a rejeição pela Justica Eleitoral obter espaços na midia oposicionista, atribuindo ao Ex-Presidente LULA perseguição a sua candidatura quando ela dispunha de diversos Partidos para se filiar,como fez recentemente ao se filiar ao PSB do Dudu, vindo a formar a dupla Trai-Trai.
    DILMA, você conhece, deu a vida pelo Brasil, pela Democracia, é a apadrinhada do Ex-Presidente LULA.

  9. Também estou torcendo para que não seja o fim, para que se recupere.
    Já perdemos a CBT tratores, a Gurgel veículos, a Agroceres etc que sucumbiram ás multinacionais, debatendo-se sem qualquer apoio dos governantes de sua Pátria amada.

  10. Também estou torcendo para que não seja o fim, para que se recupere.
    Já perdemos a CBT tratores, a Gurgel veículos, a Agroceres etc que sucumbiram ás multinacionais, debatendo-se sem qualquer apoio dos governantes de sua Pátria amada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *