Auler e a confissão de Merval: a vitória dos que perderam a eleição

mervalconfessa

Ao contrário do que sempre faço, não remeto ao Blog do Marcelo Auler a leitura de seus textos, por entender que devo ajudar o companheiro a viabilizar um espaço fundamental para quem aprecia reportagem e jornalismo honesto. Hoje, porém, transcrevo na íntegra o desabafo democrático que ele faz, diante da vergonhosa confissão de Merval Pereira de que, afinal, vão fazer agora o que não fizeram na eleição, caso se consume o impeachment: chegar ao poder, sem votos.

 

Merval Pereira, enfim, a confissão

Marcelo Auler

Para quem ainda tinha dúvidas de que toda esta campanha de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, sem que lhe apontassem um real crime de responsabilidade, nada mais é do que a longa luta da oposição pelo terceiro turno, a coluna de Merval Pereira neste domingo (17/04) coloca os pingos nos iiii.

“…começa hoje uma transição que poderia ter sido iniciada na eleição presidencial de 2014″.

Nem vou me alongar, pois é desnecessário. Apenas registro aqui o que todos nós que defendemos o Estado de Direito, a Democracia, o respeito ao voto popular – o que nem sempre significa defender o governo Dilma – insistimos em dizer. Querem ganhar no tapetão o que não conseguiram no voto. Ainda tenho confiança de que, mais uma vez, serão derrotados afinal, impeachment sem crime de responsabilidade, é golpe.

Para eles, não importa quem seja o ocupante da cadeira presidencial. Antes queriam Aécio Neves (PSDB). Hoje se contentam com Michel Temer de presidente e Eduardo Cunha, de vice, os dois do PMDB, que jamais teriam condições de chegar a esses cargos pelo voto popular.

Nem importa o passado dos dois. Tampouco que Eduardo Cunha, com todas as acusações e processos contra ele por corrupção já confirmada nas contas de bancos da Suíça, presida um julgamento como o de hoje.

Culpa sim da omissão – acovardamento? – dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Eles, desde dezembro, guardam na gaveta o pedido do Procurador-Geral da República para afastar Cunha da presidência da Câmara. Por que não enfrentaram esta questão?

Na coluna. Merval ainda diz que é simplificação afirmar que uma presidente honesta está sendo destituída por corruptos. Não, Merval, não se trata de simplificação. Trata-se sim de uma verdade irrecorrível: políticos acusados de roubalheira – e Cunha é apenas um deles – estão destituindo uma presidente honesta que foi escolhida pelo voto popular. Errou muito, tem responsabilidade por parte da crise que o país vive,mas não roubou e nem cometeu crime de responsabilidade como exige a Constituição. Logo, está sofrendo um golpe.

Simplificar é dizer que ela foi eleita com dinheiro sujo e não olhar para os doadores das campanhas do PSDB, quase os mesmos. Ai vale a perguntar: o dinheiro que irrigou a campanha do PT é sujo e o do PSDB limpo? Só falta querer nos convencer que a verba destinada aos tucanos saiu do salário/lucro/dividendos dos empresários e não do caixa um, dois ou três das empresas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. A culpa é do povo que vota mal. A culpa é de todos os ratos na política. A culpa é dos ratos que proíbem a “Educação” de educar o povo.

    É só um mal temporário. “Desculpem o transtorno, estamos consertando o Brasil” (pausa para chorar). “Calma, uma merda de cada vez” ( mais pausa para chorar)

    A merda está lá na Câmara. O gigante sonolento abriga vermes. Pensemos nisso….

    1. Não vou entrar na discussão do motivo pelo qual o povo vota mal, mas acho que o Pelé estava coberto de razão quando disse que o brasileiros não estava preparado para voltar. Que tipo de panaca, por exemplo, votou em eduardo cunha? Que tipo de panaca votou em jovair? Claro que estes elementos tem um eleitorado de gente mal intencionada, mas sem os votos dos panacas não seriam eleitos. A democracia é uma Ferrari e é isto que acontece quando se confia o volante de uma Ferrari a quem não sabe “dirigir” nem bicicleta.

      1. O povo vota em quem aparece, se todo o sistema é feito para que não apareçam aqueles que não são ladrões nem corruptos em quem o povo vai votar?

    2. Eu acho que muitos votam errado, por serem mal informados, pois só assistem uma mídia que mente e distorce os fatos. Outros tantos votam “errado”, por serem mal intencionados, como é o caso de Brasília. Lá, o canalha/corrupto roriz, se elege com os votos de todos os que vivem fora da lei, grileiros, transporte pirata, funcionários corruptos, e mais uma penca de marginais.

  2. Temos todos que anotar nomes dos golpistas e promover uma caça às bruxas, de alguma maneira, independente do resultado do dia da vergonha. Para seguir em frente, temos que abandonar o passado e abandonar o passado, agora, é livrar o Brasil dos golpistas que há sessenta anos insistem em querer manter o país como república de bananas. Claro que não estou falando de eliminar fisicamente ninguém, senão vão dizer que estou pregando a violência da mesma maneira que eles pregam.

    1. No mínimo, tem de ser presos pelo crime de lesa-Pátria. No mínimo.

      “Traidor da Constituição é traidor da Pátria.” (Ulysses Guimarães)

  3. Talvez honestidade não seja um valor significativo para Merval Pereira. Vai saber o que move seus pensamentos…

  4. A culpa é do povo que não reagiu aos tumores que crescem nos órgãos públicos permanentes.

    Acabar com os cargos laranja em todas as esferas. ( sao chamados de esferas as tres instancias, municipal, estadual e federal) Os laranjas recebem altos salários para defender, ocultar, praticar, e assinar mal feitos. É pratica geral e irrestrita.

    1. Realmente MariaX, depois de trabalhar 8 horas perder mais 4 em deslocamento o povo tem todo o tempo do mundo para verificar quem são os laranjas nas três esferas.
      Não simplifique, o sistema está montado para que ninguém tenha tempo de ver nada.

  5. A Câmara é, ou deveria ser a Casa do Povo. Nunca ‘esconderijo’ de bandidos.
    Que esse golpe verGonhoso acabe hoje.
    Criminosos e fascistas não passarão!

  6. Sr. Carlos não é uma questão de violencia e sim a “justiça” do povo. Se esse se revoltar e mudar tudo isto via luta deveremos aceitar como única forma do povo agir. Avante brasileiros, como deveria ser a letra do hino nacional “Nenhum filho deste solo brasileiro foge à luta pela pátria”.Façamos a justiça constitucional ao modo dos nossos pais, quando os filhos saem fora do trilho/caminho, eles são reenquadrados/resgatados na base da surra/porrada…

  7. Tenho a mesma visão do Auler. Não fosse a omissão das “excelências” da mais alta roda do judiciário, o stf, nada disso estaria acontecendo. Incluo também nessa lata de lixo o mpf representado pelo pgr janot, claro, como não?
    O judiciário é mesmo uma caixa-preta. Enquanto tivermos esse nível baixo de “justiça”, essa escória, nada, absolutamente nada, conseguiremos garantir de interesses nacionais e soberania, porque eles fazem oposição explícita aos interesses da maioria do povo, simples assim…
    São funcionários públicos pagos com dinheiro do povo brasileiro, mas atuam contra os interesses do país e isso está claro..
    Num país sério todos eles seriam julgados e condenados por crime contra a soberania[nacional e popular].
    Ainda tenho esperanças de que o impeachment não passe, porque nós não merecemos tamanha desgraça..
    Não passando, essa quadrilha do judiciário – o stf e o mpf – tem de ser enquadrada. Impossível um país ter esse nível de oposição vindo da mais alta roda de togados.

  8. Serei curto e grosso (não sou muito chegado a frescuras): Tenho saído todos os dias com camisa vermelha e leio Carta Capital, para que todos vejam. Até agora não tive problemas.
    Agora aviso: Se vierem encher o saco, eles terão de ouvir, mesmo sabendo que eles são ignorantes e imbecis.
    Mais uma coisa: Se o golpe se consumar, todo o cavalheirismo e civilidade se vão. Se tiver que participar de quebra-quebra eu participarei, e creio que os demais internautas farão o mesmo!!! Temos que andar para a frente, e não, tal qual um “carangueijo” andar para trás e virar colônia dos EEUU, país de ladrões e assassinos!
    Vamos à luta, amigos!!!

    1. Marat.
      Da minha janela tremula uma grande bandeira vermelha do MST e ninguém se atreveu a dizer um ai , não sou muito afeto a troca de tapas, acredito que as balas falam mais alto.
      Acredito que a verdadeira mudança não pode ocorrer com as regras do inimigo, está aí a prova definitiva que sem partir pra GUERRA aberta vamos continuar sendo os tolos e ingênuos a acreditar na DEMOCRACIA que eles deixarem, portanto….

      1. Caro iSKRA, bom dia.
        Primeiramente, parabéns pela bandeira!!! Isso já é uma grande prova de valor!
        Concordo contigo, e te digo que viver em SP está se tornando cada vez mais insuportável… Meu povo daqui está cada vez mais ignorante, devido à globo e à (desculpe invocar o esgoto) veja…
        Provavelmente esses golpistas terão o que merecem!
        Abraços

        1. Camarada.
          Temos muito em comum, sobretudo o fato de morarmos no Tucanistão do alckmin..
          Conheço vizinhos que passam horas de envenenamento via GloboNews, estão doentes, poderiam passar um trator sobre eles em nome do “mercado” que se deixariam imolar pela crença inviolável nos valores do neoliberalismo, festejam a subida da BOLSA mesmo quando lhes falta algum no BOLSO.
          O que esperar ???
          Pior, são pessoas boas, corações limpos, mas envenenados pelo ódio cotidianamente ( e criminosamente ) aplicado nas veias. Amam o opressor , odeiam o oprimido.
          E esse governo, que deve cair hoje, cevou com bilhões essa turma do PIG nos últimos 13 anos, vá lá entender o motivo!!!
          Não creio que haja solução pacífica e rápida para a usurpação da vontade da maioria, mas haverá luta, já é um alento.
          Saudações Revolucionárias !!!!

  9. Merval é talvez a essência pútrida da pequena burguesia brasileira, mero aparelho de contenção, faz ridiculamente seu papel de amortecedor.

    Mas gostaria de falar do MURO , aquele muro ( na verdade um cerca ) que o PIG cinicamente resolveu chamar de “muro da vergonha”. Sem dúvida é uma estrutura vergonhosa, mas falar em vergonha é um eufemismo para a questão.

    O MURO é a materialização pura e simples da divisão da sociedade escravocrata brasileira, perpetuada desde sempre – de um lado os sonegadores, golpistas, desonestos e criminosos de todo jaez, brancos ou quase brancos ( como diz Caetano na magistral Haiti ) , irresignados com o início da ABOLIÇÃO ocorrida na era Lula.

    Do outro uma miríade de movimentos sociais libertários, sindicatos, estudantes, homens e mulheres do POVO , sendo a maioria negros, mulatos , quase negros, quase brancos e pouquíssimos brancos, estes nada ou pouco sonegam, não há para eles esse direito e quando cometem qualquer desvio, ainda que mínimo, vêm os cães do aparato burguês se lançarem contra eles com ferocidade bestial.

    A estes, em que tudo é negado, resta a luta pelo que sobrou de dignidade ultrajada em séculos de exclusão, para estes a chama da democracia e da verdadeira LUTA não se apagará , qualquer que seja o resultado de hoje.

    Sou pessimista quanto a cordialidade forjada por quem possui uma lâmina prestes a arrebentar sua garganta, a estes só a insubmissão resta a mão e é isso que veremos a partir de amanhã nas ruas, campos, fábricas, escolas, praças e universidades, consumado o GOLPE.

    Talvez a Presidente tivesse sido premonitória em sua frase – Não ficará pedra sobre pedra.

    Pessimista quanto a hoje , otimista quanto ao amanhã. À GUERRA !!!!!!

  10. leia-se: merdoval pedreira.
    também conhecido por Batista, aquele do irmão Carmelo. Não pela graça, mas pelo puxa saquismo renitente.
    Como dizia o Jô: Calaboca Batista!

  11. O PT está articulando a maior e melhor de todas as investidas, caso saia derrotado hoje na Câmara. Diretas novamente já. Isto é o que a oposição, principalmente o PSDB queria, inclusive com anulação da chapa Dilma- Temer no TSE, via Gilmar Mendes. Observemos bem. Se eles não toparem esta batalha, estarão passando, além de um atestado de golpistas, o maior atestado de covardia da nossa história.

  12. Brito e Auler, acho que está se dando muita importância a comentários de um completo alienado, cuja idiotice é exposta a cada novo artigo publicado. Merda l(não é erro de grafia), bem como sua musa inspiradora, a Rede Esgoto de Televisão, serão relegados aos seus justos lugares no julgamento da história (Se é que o ridículo será lembrado por algum historiador… Será também lembrado por sua participação na Academia Brasileira de Nulidades?)
    Quanto ao STF, já me manifestei mais de uma vez neste espaço: há os juízes covardes, que tem medo da Rede Esgoto de Televisão e julgam em função disso, há os juízes políticos e venais, tipo Gilmar Mendes, que nunca julgam como juízes mas sim como bandidos de toga, e certamente há os juízes que não tem capacidade nem saber jurídico para atuarem como tal.

    Enfim, com raras exceções, a eles se aplica a avaliação de Saulo Ramos em relação a Celso de Mello: “Juiz de m…”

  13. Merval, o ridículo! Bigodinho fora de moda da época da ditadura!
    Triste figura!
    Só se esqueceram de combinar com os russos (povo)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *