Avaí, Haiti. Quem disse que o Brasil é o país da brutalidade?

avai
Santa Catarina é um dos Estados brasileiros  com maior imigração.

Os jovens de origem alemã (e italiana), recrutados por seu porte físico, acabaram por virar nome da Polícia do Exército, os “catarinas”.

Os portugueses de Florianópolis, vindo dos Açores,  foram dos que mais conservaram suas tradições, os “manezinhos da Ilha”, que era uma expressão pejorativa e hoje é usada com orgulho.

Agora, Santa Catarina recebe alguns dos milhares de imigrantes haitianos.

E o seu clube de futebol mais popular, o Avaí, encontrou uma forma muito legal de trabalhar pela integração destes novos brasileiros, bem nossa: o futebol.

Não apenas levou um grupo de haitianos para o Estádio da Ressacada, para assistir o jogo contra o Cruzeiro, neste final de semana.

Mas escreveu em sua própria camisa uma frase que muitos de seus torcedores não entenderam, achando que seria um novo patrocínio.

“Linyon”

União, em creole, a língua falada no Haiti.

Hoje, em seu Facebook, o Avaí mostrou o vídeo feito com e para os haitianos catarinenses, muito legal, inclusive no texto de apresentação:

“Pode um ser humano ser menos humano que outro?
No passado, recebemos milhares de imigrantes em Santa Catarina. Principalmente alemães e italianos. E eles também foram alvo de preconceitos. É a nossa vez de contar uma história diferente.”

Posted by Avaí Futebol Clube on Terça, 21 de julho de 2015

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. Que forma mais bela de fortalecer os laços de solidariedade, preconceito se combate com Amor prático, fazendo com que o outro sinta no fundo da alma. Parabéns ao Avaí!!!

  2. Muito bonita a atitude. Vou começar a torcer para este time. Parabens pela lição de solidariedade histórica.

  3. Grande iniciativa! Apenas uma correção, o jogo foi no Mineirão em Belo Horizonte, e não em Santa Catarina!

  4. A união tem os sorrisos mais bonitos que vi nesses últimos meses. Sorrisos de verdade, de coração. Isso não tem preço, nem está à venda. Parabéns ao time do Avaí.A partir de hoje sou um pouco avaiana ou avainense, tá certo?

  5. Meus parabéns, arrepiante. E tem imbecis – bestas humanas (?) – como aquele marginal que agrediu o haitiano frentista de um posto em Porto Alegre.

    1. O meliante que tentou intimidar o frentista já está sendo investigado pela polícia, e como não é réu primário (além de vários processos, já tem uma condenação com cadeia por assalto), ou seja, gente “finíssima”. (Tem processo por sequestro e carcere privado!).

  6. Realmente louvável.
    De tanta ignorância que temos visto pelo mundo afora essa atitude me fez até sorrir.
    Parabéns Avaí.

  7. Sou COLORADO de quatro costados -e hoje com o coração bombamdo na Libertadores, cotra o Tigres/México. Mas moro aqui pertinho da Ressacada, o bonito Estádio do AVAI, e depois de ver o vídeo daquele gaúcho estúpido em Canoas, humilhando os
    Haitianos no posto de combustível, vendo agora este vídeo do AVAI, tenho a certeza que escolhi o lugar certo pra ser feliz! VIVA FLORIPA!!!

  8. Sou Santos, mas agora torcerei para o Avaí em todos os jogos que não contra o Santos..Parabéns pela atitude humana!!!

  9. Juro que quando comecei a ler esse artigo pensei: “ih lá vem outra atitude preconceituosa contra os imigrantes haitianos…” Mas, fiquei muito feliz com essa atitude do time da Ressacada!!! Sou paranaense, mas vivo em SC desde sempre, e confesso que fico muito chateada com as atitudes de alguns em relação aos imigrantes. Afinal, somos uma região/parte do País onde os imigrantes alemães, portugueses, poloneses, ucranianos, japoneses, além do escravos africanos (trazidos à força) ajudaram a construir. Isso é o Brasil!

  10. Como brasileiro estou orgulhoso do Avaí, sou carioca, mas vou torcer muito para esse time que por sinal é um bom time. Valeu, Avaí.

  11. Verdade, verdade, louvável e exemplar a atitude dos diretores do Avai. Salvo engano, tb é o time do nosso Guga. Aliás, o Avai deve ganhar muitos fãs com esta atitude bonita e emocionante. Da mesma forma que deve perder alguns, porque Santa Catarina tb é um terra em que os reacionários são muitos.

  12. Quando vejo os barcos tristemente carregados de imigrantes africanos no Mar Mediterrâneo, não posso deixar de pensar no Brasil. Mas penso no Brasil pela sua capacidade de abrir o coração para todos. Todas as raças, gente pobre, humilde, gente querendo viver…

    Orgulho-me especialmente de Santa Catarina, que tem feito gestos especiais de carinho para com os imigrantes. Nesta notícia, publicada esta semana, se lê que um casal de haitianos separados pela tragédia voltou a se encontrar em Santa Catarina. E fazem planos de construir aqui seu lar e trabalhar honestamente… e ser felizes… Leiam:

    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/07/casal-de-haitianos-se-reencontra-em-florianopolis-apos-dois-anos-separados-4805732.html

  13. Meus amigos sabem do meu Jargão.
    Não gosto de música, gosto de Tom Zé.
    Não gosto de Cinema, gosto de Glauber.
    Não gosto de futebol, gosto do Santa Cruz.
    Mas admito que o Avaí acabou de ganhar minha simpatia.
    Parabéns a tod@s, que vestem a camisa da união.

  14. Enquanto os dirigentes do Avaí tomam uma atitude extremamente louvável como essa, o boçal que humilhou o haitiano em Canoas chafurda na lama. Avaí, a partir de agora, meu time em SC.

  15. Que belo exemplo da nossa velha BRASILIDADE que o coxinhismo-zumbi dos últimos anos tenta apagar e nos tornár uma nação de amargos-preconceituosos-intolerantes capachos de gringo…
    Como gremista só tenho é mesmo uma SAUDÁVEL inveja do Avaí e (depois do Grêmio) espero torcer para que os Avaianos permaneçam na série A pois merecem ficar na elite do futebol brasileiro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *