Barbosa, o último trunfo da direita

aaaa

A direita ainda tem uma última carta na manga para forçar um segundo turno. É Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), embora ele tenha negado, até agora, ser candidato.

Quer dizer, negar não é o termo exato. Melhor dizer que Barbosa negaceia. E ninguém acredita muito. As especulações sobre uma possível candidatura de Barbosa continuam bastante altas.

O Datafolha divulgado neste domingo botará ainda mais fogo nessas apostas.

Fernando Rodrigues, principal analista eleitoral da Folha, deixa claro já no título de seu artigo, publicado há pouco no site do jornal, qual será o viés das pressões a partir de agora.

ScreenHunter_3390 Feb. 23 13.24

Rodrigues explica, com base nos números do Datafolha, a presença de Barbosa no certame, juntamente com Marina Silva, seria o único cenário em que haveria chances de um segundo turno eleitoral. Dilma teria 40% das intenções de voto e seus adversários somados, 43%.  Ainda sim, a possibilidade de um segundo turno estaria no “limite estatístico”, lembra o jornalista.

Ele observa, porém, que se trata do cenário mais improvável, porque Marina só constaria como opção se Eduardo Campos renunciasse à sua candidatura, e Barbosa ainda tem de encontrar um partido.

Rodrigues não aventou a hipótese de Barbosa ingressar no PSDB e se tornar o candidato tucano à presidência da República. Seria uma manobra complicada de fazer, mas como diria Marcelo Freixo, “nada deve parecer impossível de mudar”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. se o batman sair na oposição, vai ficar mais que claro o caráter político do julgamento da AP470.

    agora, em qual partido seria? ele não seria obrigado a canibalizar blablarina ou aébrio?

  2. JB se se candidatar à presidência, fará um barulho, mas não ganharia.

    Então, o que ganharia JB com essa aventura? Politicamente nada. Talvez alguns milhões depositados no exterior, por ter ajudado a direita sem votos tentar alguma coisa. Mas isso é mera suposição minha.

    Como as eleições de 2014 para o senado será para apenas 1 vaga e, no RJ, temos a possibilidade da candidatura Picciani, cuja máquina do PMDB dispensa comentários, também não será fácil para JB.

    JB tem grandes chances de nada ganhar nas eleições desse ano. Mas, do ponto de vista pecuniário…

  3. Vocês tem dúvidas que ele sairá talvez para a Câmara Federal, e só com a intenção de buscar uma outra fonte de renda, pois não tenho dúvidas que se, se, se, se eleito, após alguns meses buscara a aposentadoria, alegando a mesma velha manha, a da tão famosa coluna, que só não o incomoda quando esta nos botequins e nos rala, rala nos Realengos da vidas, com as Tais da vida.
    Como tantos outros, o destino dele também MIAMI, aguardem para ver.

  4. Boa Noite,

    Favor corrigir o termo “negoceia” por negocia que é o correto.

    Parabéns pelo blog.

    Silvio

  5. nao vai sair candidato, fica deixando pensarmos que vai pra distrair. ele ainda pode ser util pra direita no stf enquanto for presidente.

  6. Quem vai votar em jb e marina? PiG e Cia, não vai dar nem pro cheiro. Vamos trabalhar como nunca nessa campanha, desejo que nossa DILMA alcance os 80%.

  7. Este relator mau caráter não resiste a um mês de exposição pública fora do stf. Será massacrado pois tem telhado de vidro.

  8. Ainda é muito cedo.
    Acho que o Barbosa não ia tirar voto da Dilma. A Marina sim, tira voto da Dilma.
    Depois, acho que o Barbosa em um debate se explodiria. Ele tem um temperamento muito agressivo e se acha demais.

  9. A Folha não publicou os resultados da pesquisa espontânea como constava do questionário (vide abaixo). Por que será????

    P.1 Este ano haverá eleição para Presidente da República. Em quem você gostaria de votar para presidente este ano? (ESPONTÂNEA – ANOTE
    EXATAMENTE O QUE O ENTREVISTADO RESPONDER)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *