Blogueiros, ativistas sociais e os coordenadores do núcleo fluminense do Barão de Itararé entregarão, nesta segunda-feira, às 12:00, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, uma carta cívica pedindo, respeitosa e democraticamente, à Polícia Federal, que instaure um inquérito policial para investigar a sonegação da Rede Globo e o misterioso sumiço dos documentos que tratavam do processo.
*
A carta:
Blogueiros pedem a PF que investigue a Globo
Às autoridades competentes da Polícia Federal:
Chegou ao conhecimento da sociedade civil que a denúncia contra a sonegação da Globo, e contra o sumiço dos documentos da Receita que tratavam deste caso, protocolada pelo Barão de Itararé – RJ junto ao Ministério Público Federal, se transformou no Ofício 13344/2013, encaminhado há alguns meses à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde se encontra agora.
Viemos, então, respeitosamente, lembrar os senhores que este é um caso emblemático, porque atinge uma empresa que ganha bilhões de reais por ano através de uma concessão pública, além de receber outros bilhões de reais de todas as instâncias do Estado brasileiro.
Lembramos também que os massivos protestos que observamos em todo país tiveram como ponto comum a insatisfação social com seus meios de comunicação, em particular com a Globo, por causa de seu triste histórico de apoio ao golpe de 64 e sustentáculo do regime militar.
Por ser uma questão tão emblemática para esse momento da nossa democracia, gostaríamos de afastar qualquer suspeita de que a Polícia Federal deixará de investigar crimes tão graves contra o interesse público por receio de desagradar ricos e poderosos.
A sonegação de impostos, segundo estimativa recente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda (Sinprofaz), implicará este ano em perdas de mais de R$ 413 bilhões aos cofres públicos. Para efeito de comparação, a corrupção desvia entre R$ 50 e 80 bilhões por ano no país. A sonegação, portanto, é um problema ainda mais grave do que a corrupção, e por isso achamos que o caso de sonegação da Globo deve ser investigado com absoluto rigor, porque tem uma função didática.
Os grandes sonegadores deixarão de se sentir impunes ao ver que a empresa mais poderosa do país, a Rede Globo, está sendo punida por ter cometido um fraude fiscal nas Ilhas Virgens Britânicas.
Sem mais, agradecemos vossa atenção e lhes desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas novidades boas para o cidadão brasileiro!
Assinado: Barão de Itararé – RJ.
*
A Superintendência da PF no Rio fica na avenida Rodrigues Alves, 01, Praça Mauá. Todos estão convidados a participar deste ato cívico, entregar a carta à PF. Criamos um evento no Facebook, onde você pode marcar sua presença.
11 respostas
blogueiros, ME REPRESENTAM.
Gostaria imensamente de fazer parte. Mas não sou blogueiro sujo.
Então fica a sugestão para que os Blogueiros Sujos iniciem um abaixo assinado pela internet para engrossar este bolo de assinaturas.
Apoiado. Já ia perguntar mesmo onde é que eu assino. E temos que ficar atentos, porque pode ir parar na pasta errada ou numa gaveta sem fundo. Blogueiros sujos são corajosos!
Terão todo meu apoio. Espero que, respeitosamente, a PF cumpra seu dever.
Total apoio a esta iniciativa. Estamos juntos.
Apoio total à iniciativa. Investigar a nebulosa Globo fará bem ao povo brasileiro. Embora de somenos importância, creio ter havido um erro no uso do verbo “ver” em
“Os grandes sonegadores deixarão de se sentir impunes se VEREM que a empresa mais poderosa do país, … ”
Pessoal do Barão, vamos caprichar mais …
Já corrigi, obrigado!
Jorge Morais tem razão quanto ao verbo, mas vamos superar esse problema. O importante é que a carta seja entregue e seja realmente levada a sério pela Polícia Federal.
Todo o apoio deve ser dado ao Barão. O Barão de Itararé tem que crescer, ser importante e decisivo. O Barão não pode morrer. É a tábua no meio do mar, que poderá ser salvadora de tudo, desde que não esqueça suas origens, quando então seria abduzida pelo sistema e transformada em traidora da causa nacional e progressista.
O mais legal dessa história é ver o ‘denuncismo’ como exercício de auto-perdão sendo praticado todos os dias pelo jornalismo da Globo. De calçada esburacada a estádio com obra atrasada, é sempre o ‘estado falido’ falhando. Ao acusar o Estado de incompetente, esconde-se o fato que a própria Globo boicota o país, ao não pagar os impostos que deve. Como cobrar competência se você se comporta de forma criminosa? E, vem cá, cadê o DARF?
O mais impressionante seria se Dilma, por meio de tais denúncias, seguindo o que fez com o inocente Ministro dos Esportes, distratasse a concessão. Todos diriam que ela foi seguidora apenas de Hugo Chavés, mas ela poderia dizer: “Não, eu estou sendo coerente com os meus atos, haja vista haver pedido o afastamento dos meus ministros, hoje considerados inocentes”. Ela faria um méa-culpa, enquanto mandava os globais chover no molhado. Isso se fosse na Venezuela. Mas a Venezuela não é aqui.