Jair Bolsonaro chamou os presidentes do Legislativo e do Judiciário se humilharem diante da demonstração militar da manhã este terça-feira, diante das colunas de tanque formadas diante do Palácio do Planalto.
Se forem, estarão legitimando não a continência militar ao poder civil, mas, ao contrário, a submissão do poder civil republicano ante o poder de um simples destacamento militar que o reduz à um mosquito que pode ser expelido com um peteleco.
Transformar um mero e rotineiro exercício militar num evento político é produto de mentes doentias que, sem a reação se seus chefes, transforma as Forças Armadas em “Forças de Ameaça”, qje exigem, por meio do presidente da República, que o poder civil se alinhe e bata continência às tropas .
Espera-se que reste ao Legislativo e o Judiciário não se verguem a esta humilhação e faça deste ato o que é: uma patética chantagem militar de Jair Bolsonaro sobre os demais poderes da República.
Sinceramente, não tenho certeza de que o farão, tal é o nível de degradação que se pede a poderes que, embora degradados, ainda têm alguma vergonha de se exporem como tal.
Viraram coiós, bobos, idiotas, palermas, bocós, patetas, nossos parlamentares aceitam ser joguetes do poder miliciano que temos.
Não haverá reação à altura, não só pela maioria de nulidades que domina a Câmara, desesperada por reeleger-se, mas pela pequena disposição da oposição de partir para um confronto mais agudo, valorizando o voto em partidos políticos.
Do contrário, o Legislativo terá como função agarrar-se a verbas públicas e, nos raros momentos em que livrar as mãos, apenas usá-las para bater continência uma coluna de tanques.