Jair Bolsonaro consegue se superar todos os dias.
Obteve um laurel que poucos homens conseguiram na face da Terra: o de tornar-se um vilão mundial.
A esta altura, jornais e sites de todos os continentes estão publicando que o chefe de Pesquisas Espaciais do Brasil está sendo demitido pelo presidente por denunciar o rápido desmatamento da Amazônia.
Tal como na estúpida discussão que ele próprio provocou, alegando inexatidão dos dados, agora pouco importa que sejam mil, dez mil ou 100 mil os hectares de mata derrubada.
Na questão da Amazônia o simbólico é sempre muito mais forte que o material, até porque são áreas que nossas correspondências práticas já nem conseguem dimensionar. Mil campos de futebol, ou dois mil, ou três mil, para usar a analogia mais frequente para estas áreas são quantidades que vão além do campo da visão e do da imaginação.
São símbolos e não há símbolo mais infamante que o do destruidor da floresta que o presidente brasileiro alcançou, grudando em si o estigma de ser o comandante do avanço de esquadrões de motosserras e tratores sobre a floresta.
Bolsonaro não conseguiu reprimir o mau selvagem – o bom selvagem, mito europeu sobre os trópicos, era puro e bom – que há nele, com a mesma irresponsabilidade com que, aos 28 anos, tirava a farda do Exército para ir garimpar outro.
A notícia da demissão do diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe, corre o mundo, publicada em todos os principais sites de notícias.
A derrubada da floresta amazônica, que acontece há décadas e tem centenas de causas, agora tem um nome: Jair Bolsonaro.
Desde anátema, não importa o que faça, ele não mais se livra nem terá, para fugir dele, o apoio de sua matilha.
View Comments (38)
Espero que possamos contar com ajuda internacional porque se depender das nossas instituições, a Amazônia já era.
Pelo menos a Noruega e a Alemanha já estão cogitando extinguir o Fundo bilionário pró-Amazônia devido ao desmatamento desenfreado na gestão Bozzo. https://www.pragmatismopolitico.com.br/2019/07/alemanha-e-noruega-podem-encerrar-fundo-bilionario-pro-amazonia.html
Espero que não. Roupa suja se lava em casa. Se for pra passar por cima das instituições, que seja o povo a fazê-lo. Aí sim,
podemos aceitar ajuda internacional, mas a iniciativa tem que ser popular. Do contrário seria intervenção, o que dificilmente termina em coisa boa.
É um VAGABUNDO globalizado.
PUTA QUE O PARIU !
Bolsonaro International Man of Evil. Vergonha Mundial.
Ele está fazendo exatamente o que os EUA querem para justificar a invasão e o apoderamento da Amazônia. Só não percebe quem não quer.
Então, se o Haddad tivesse ganhado, o Exército daria um golpe de estado? Para garantir que o nosso Pré-sal fosse para o Big Oil, que a nossa Amazônia passasse a ser dos americanos, que nossa indústria aeronáutica fosse engolida por uma empresa dos Estados Unidos, que nossa base de lançamento de foguetes fosse ocupada por estadunidenses e que voltássemos rapidamente ao mapa da fome? Isto é uma piada?
VERDADES ABSOLUTAS, caro Alecs.
VERDADES ABSOLUTAS, caro Alecs.
Sim, Haddad vinha naquela linha "não ganha, se ganhar não assume, se assumir não governa, se governar cai".
Vou mandar fazer uma camisa pro Bolsonaro em inglês... Vai ser parecida com da seleçao. So que tera uma inscriçao
G reen
A nd
Y ellow
Caro Alecs, nunca tive a menor dúvida disso. O presidente do CTF( Cupremo Tribunal Federal, com C) não tem um general como assessor por acaso. O Judiciário fez e faz parte do golpe. Se o STF não fizesse parte, teria deixado os tanques irem para a rua. Infelizmente, aquilo que chamávamos de país é isto.
não dá pra comparar os dois, porém Bolsonaro tem o espírito do (mau) tempo a seu favor
Haddad poderia tentar barrar algumas dessas coisas, mas o antipetismo desenfreado seria um problema
o brasileiro só se politiza na oposição
Bolsonaro precisa ser contido de qualquer maneira. Quem o apóia da mesma forma precisa ser contido. Em breve não haverá mais um país chamado Brasil e sim uma colônia destruída pela predação de seu patrimônio e pela utilização de seu povo como escravos modernos, sem direitos e com baixíssima remuneração sendo paga.
No site do The Guardian UK vê-se que é a terceira notícia mais lida do dia.
somente represálias, sanções, punições etc vindas de fora conterão o 1° tenente recruta zero. Por causa dos alimentos contaminados q eles correm o risco de comer, por causa da destruição da amazônia e por causa da escalada óbvia do autoritarismo. Nossas esperanças, infelizmente, ao q parece quase q exclusivamente apontam para fora do país. Haddad se tivesse ganhado não governaria e talvez nem Ciro. Do jeito q era o clima na época, os raivosos não deixariam e só Deus e o bom Capeta é q sabem o q teria resultado
Os generais têm responsabilidade nesta merda. Esqueçam Boçal Nato.
Generais sem guerra adoradores do tio sam.
Ordinario tornando o Brasil um pária internacional.