Brasil “inventa” retomada sem investimento, vulgo “bolha financeira”

desaba

O Valor anuncia hoje que os investimentos das empresas estatais e dos governos  caíram vertiginosamente.

No primeiro semestre, as estatais, por exemplo, realizaram o menor investimento desde 2008. Ou seja, uma década de retrocesso,

Os Estados, 16% menos do que no desastroso ano de 2016, comparado os primeiros semestres.

A crise fiscal está afetando não só os investimentos da União, como também os das estatais federais e dos governos estaduais.

Já os 26 Estados investiram 15,9% menos que no mesmo período do ano passado que todos sabem já foi de paralisia.

Diz o jornal que, apesar de já terem sofrido cortes imensos em seus orçamentos de investimentos para este ano, ” as 89 estatais não dependentes do Tesouro Nacional executaram até junho apenas 25,8% dos investimentos programados para 2017″.

“Proporcionalmente, é a pior execução em dez anos”.

“Sem caixa e com acesso restrito a operações de financiamento, os governadores estão reduzindo despesas discricionárias e restringindo os investimentos às áreas com receita vinculada, casos de Educação e Saúde”, diz o Valor.

Investimento, como se sabe, é o dinheiro que se gasta hoje para evitar o caos amanhã.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

11 respostas

  1. Receituário neoliberal que a Globo e seus satélites verbalizavam por seus “comentaristas econômicos” dia e noite, um Brasil com estado ausente substituído pela iniciativa privada. O resultado é esse que vemos o Brasil quebrou, graças ao Meirelles e do Moro que desmontou a Petrobrás ( auxiliado por seu presidente) e esfacelou as empresas de construção. A Fila para emprego dobram quarteirões, ninguém tem dinheiro e a recessão se tornou evidente cada dia pior. E eles querem manter esse cenário não permitindo eleições ou inviabilizando Lula, veremos a convulsão social brevemente.

    1. Esta convulsão social está prometida há alguns anos……………lenda urbana, história da carochinha.
      O Meirelles quebrou o Brasil???? Não foi o Guido Mantega não??? Bom, o Meirelles foi homem forte do primeiro governo Lula e era o Ministro da Fazenda que Lula queria para a Dilma, se foi ele que quebrou o país (não foi) então Lula está muito equivocado em suas análises.
      Moro desmontou a Petrobrás??? Verdade, não foi a corrupção endêmica que corroeu a companhia embaixo das barbas do governo mais honesto que este país já teve.
      Eita preguiça…………………..

  2. Certamente não deve estar faltando grana para financiar o programa bolsa-troll, bolsa-robozinho e bolsa-fake news.

  3. Nesse blog pode xingar Lula de todos os nomes, pode xingar outros de viado, a Dilma então de anta, é como anoitecer e amanhecer, faz parte da xingação diária dos trolls de estimação e de muitos outros. Só é proibido fazer críticas ao articulista, mesmo que sejam construtivas. No caso de algo fora de lugar sobre o articulista, imediatamente classifica-se de patrulha de gente indecente e ignorante que não consegue compreender a teimosia positivista do senhor poderoso. Estranho mundo unilateral valorativo.

  4. Mas pros coxinhas midiotas: “o país está nos trilhos”; “A economia vem crescendo” e o “Brasil está retomando os investimentos!!” Feno, capim e alfafa pra essa turma e ferradura pra dar sorte…

  5. Pois é, o crescimento apregoado pelos golpistas e coxinhas cresce realmente, que nem rabo de cavalo, pra baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *