Cárcere privado. O desespero dos caminhoneiros que a tevê não mostra

carcere1
O interesse político de paralisar o país decide o que vai para a mídia.

Estradas bloqueadas, desabastecimento.

Mas não vai para mídia a monstruosidade que está levando ao desespero centenas ou milhares de trabalhadores humildes que, segundo suas próprias palavras, estão mantidos em “cárcere privado” no Paraná, com medo de passarem nas estradas e serem agredidos ou terem seus caminhões depredados.

Nenhuma investigação séria sobre quem está promovendo um “protesto” que, cada vez mais claramente, tem grupos políticos e empresariais a promovê-lo, sem pudor de usar da violência contra profissionais que não o integram.

Ninguém aponta, a não ser lateralmente, a relação de “líderes” com empresas de carga.

Enquanto isso, a violência campeia.

Pedradas, perseguições contra os caminhoneiros que resolvem seguir viagem e, como já aconteceu, morte de pessoas.

Os motoristas se desesperam e não é nada prudente desesperar alguém ao volante de um monstro de 30 toneladas.

O “republicanismo” do Governo de não empregar a força legítima – inclusive por decisão judicial – vai acabar – tomara que não! – por provocar  novas tragédias.

Porque tratar as pessoas como é descrito no vídeo não é protesto.

É selvageria.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. A Guantanamo do Moro revive o nazismo nas estradas do PR. Se não é rechaçado oficialmente será pelas ruas.

  2. Mais claro do que isso, impossível. Bando de meia dúzia de calhordas contribuindo de maneira violenta para desestabilizar a economia e o governo. Safados. Assim como safada a mídia que não divulga o que está acontecendo de verdade. Porcos.

  3. Vê se não dá para desconfiar. Gol preto? Parece até aqueles carros de agentes da ditadura militar. Terá PF metida nisso? Não são só empresários. É o sul tea party conspirando. Com aval dos paulistas conservadores, oposição tradicional ao país desde que o Brasil é Brasil.

    1. Olha, Orlando, eu achei exemplar a atuação da PRF. Não vimos até agora nenhuma imagem de manifestante apanhando, nenhuma imagem de motorista e cidadãos atingidos por bala de borracha ou com supercílio aberto por ter tomado um botinaço de polícia. Vi vários vídeos da operaçao de desmobilização que a PRF fez no oeste de SC, e em todos primeiro há diálogo, os policiais conversando sem gritar, sem serem estúpidos, de modo bem civilizado. Só depois de náo se chegar a acordo, o choque entra em ação, mas mesmo assim vemos eles atirando apenas para o alto (e não em direção aos manifestantes), jogando bombas de gás para dispersar a população. Isso sem contar em vídeos como o acima divulgado, em que a PF mostra para a população que os motoristas estáo sendo ilegalmente mantidos nos locais de paralisação, o que justifica a intervenção policial.
      No mais, concordo com o Fernando Brito, parece faltar uma investigação mais profunda para descobrir quem está por trás dessas ilegalidades e conspiração golpista, quem financia, quem articula isso tudo. A PF tem que descobrir.

    1. Olha, Fábio, vários pontos da greve em que caminhoneiros eram mantidos ilegalmente em Santa Catarina foram desmobilizados.
      Acompanhei pelos noticiários dos municípios do oeste de SC como foi a ação da PRF e olha, achei louvável. Dialogaram bastante com os líderes do movimento e advogados, evitaram ao máximo o uso da força, e quando usaram força não foi um uso desproporcional. Tanto é que não vimos até agora ninguém ferido com bala de borracha, ninguém sangrando por apanhar de cacetete. Nos vídeos de maior impacto sobre a açao da PRF, como em Camaquã, vemos apenas a polícia atirando para o alto e jogando bombas para dispersar a população, sem combate corpo a corpo.

    2. Eu já desisti faz tempo, pelo rosto abatido da presidenta, a paralisia e incoerência do governo, os ataques incessantes da oposição. A marcha dos derrotados vem ai, se não arrancarem Dilma da presidência, irão sangrá-la. PHA informa que haverá investigação sobre as obras da usina de Belo Monte, através da delação premiada. Mais um escândalo de corrupção, agora no setor energia, a mídia já deita e rola, agora irão levá-la direto para degola. A Presidenta não faz nada, não diz nada, ela própria já deve ter desistido. Só me resta espera o golpe.

    3. Já sei: você prefere alguém “durão” como o Bolsonaro, governando com uma arma na mão. Quem reclamar um tantinho assim, é um homem morto.

  4. Fernando, aqui há outro vídeo feito pela PRF no oeste de Santa Catarina em que um motorista relata a perseguição e agressão que sofreu por não ter aderido a greve: https://www.youtube.com/watch?v=eyTlxPa8m9k (fato ocorreu entre 26 e 27 de fevereiro)
    E aqui uma notícia do dia 28 mostrando outra abordagem violenta aos motorista: http://www.tudosobrexanxere.com.br/index.php/desc_noticias/manifestantes_atacam_caminhoneiros_com_pedras_na_br_282_e_obrigam_entrar_no (ressalto que depois desta reportagem, o jornal local não conseguiu mais fazer cobertura do lockout porque os jornalistas passaram a sofrer ameaças.)

  5. Só um pequeno detalhe: Papanduva e Maravilha ficam em Santa Catarina. E por falar nisso, o Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, que é igual ou pior que o governador paranaense, Beto Richa, disse que iria interceder junto ao governo federal pelos caminhoneiros, porém não passa de jogo de cena.Não duvido nada que o governo Catarinense esteja incentivando todo este caos. O Raimundo Colombo e os políticos da direita reacionária de Santa Catarina, se valem do pouco interesse que Santa Catarina desperta no noticiário nacional, para manter acesa a chama golpista até o dia 15 de março, data escolhida pela elite fascista para uma manifestação monstro contra o governo federal e, se puderem depor a presidente Dilma e o vice Michel Temer, para com isso, colocarem algum pústula do PSDB na Presidência República. Portanto, prestem bem atenção aos políticos Catarinenses, principalmente o governador Raimundo Colombo, os senadores Luiz Henrique e Paulo Bauer e, claro, entre outros a família Bornhausen.

    1. Concordo, Alberto.
      Os deputados federais João Rodrigues (PSD/SC) e Valdir Colatto (PMDB/SC), o primeiro de Pinhalzinho/Chapecó e o segundo de Xanxerê estáo participando ativamente dessa articulação golpista. O facebook deles está cheio de mensagens que desvirtuam as manifestações legítimas de trabalhadores para direcionar a indignação à Dilma e ao pedido de impítiman.

  6. Falando em atuação da PRF e na esteira das várias críticas que tem se feito sobre a inoperância do Ministro da Justiça Cardozo, tenho que admitir que, dado o resultado até agora da desmobilização da ala golpista que parasitam um movimento de trabalhadores com reivindicações legítimas, o Min. Cardozo foi muito habilidoso. Digo isso supondo que ele deva ter dado uma ordem muito rígida para que em nenhuma operação fosse feito uso excessivo e desproporcional da força, pois isso é o que deslegitima a polícia. Tudo o que os golpistas querem é reeditar no Brasil o golpe paraguaio e a tentativa de golpe na Venezuela contra Chavez em 2002. É bom lembrar que o que pesou contra Lugo foi que a polícia/força nacional paraguaia, ao dispersar uma manifestação acabou matando 17 pessoas. Atribuiram a Lugo a culpa por essas mortes.
    Na Venezuela, a montagem de imagens que a TV venezuelana fez insinuava que a polícia chavista teria atirado contra o grupo de manifestantes anti-chavez e matado uma pessoa.
    Quem está por trás desse lockout deseja que a PRF acabe matando um manifestante para botar a culpa Dilma. Desde o ‘mensalão’ estáo tentando colar no chefe do executivo algum crime para liquidá-lo do poder.
    Por isso admito que nesse caso o Min. da Justiça agiu muito bem. E acho que a experiência em segurança nacional que a Copa proporcionou foi muito positiva. Mas como o Brito bem afirmou, é preciso localizar e investigar quem está parasitando uma manifestação de trabalhadores.

  7. Quanto desci o pau neste governo vassalo e nesta gestora vassala, que de valente é só marketing, fui xingado por um tal de Valdir e por uma Luiza. Me desculpei com eles por tê-los deixado mal, entretanto, está aí. Enquanto Cristina – minha presidenta – põe 400 mil nas ruas e peita o golpe, esta traidora do nosso projeto de país se cala, se esconde. Nunca mais voto nela seja para qualquer coisa. Esta vassala deveria ser expulsa da Esquerda. Apoio este governo pois é ela quem hoje encarna o projeto de país que sonho e construo, porém, é horrível tê-la como líder. Ela é decepcionante.

    1. Entendo tu.
      Inclusive, se este video representar todos os caminhoneiros!
      Pois minha Presidente, ASSINOU acordos com todos os caminhoneiros!
      Inclusive estes…que deveriam fortalecer sua causa.
      Agora..coloca uns P2 no meio e descobre o que acontece..
      E prende se for uma quadrilha…e se for.
      Retira os direitos dos caminhoneiros!!!

  8. A fraqueza que se percebe em muitos por viver na carência costuma inspirar solidariedade, mas a fraqueza que se vê nesse governo revolta o cidadão que nele votou e agora se vê sozinho, sem entender a covardia que o governo demonstra. Falta coragem até para ir à televisão em rede para explicar à população o que está acontecendo. Falta comando. É o que se vai percebendo. Não é culpa do Zé da justiça ou qualquer outro zé que lá está, porque eles não são donos do cargo que ocupam. É inacreditável, decepcionante.

  9. O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E A REDE GLOBO

    Este breve artigo tenta fazer um paralelo entre a obra A República, Livro VII, do filósofo grego Platão, e atuação do oligopólio midiático brasileiro com a liderança da Rede Globo.
    Primeiramente, vejamos a atuação desse oligopólio a respeito dos diversos fatos criminosos que envolvem várias autoridades brasileiras, dos mais variados partidos políticos.
    Recordemos os mensalões, o petista e o tucano. No chamado mensalão petista, a grande mídia tornou o caso uma novela de horário nobre, fazendo barba, cabelo e bigode, o que culminou com a condenação de líderes petistas sem prova, devido à aplicação de forma indevida da famigerada Teoria do Domínio do Fato, a qual exige prova do efetivo domínio da situação para a sua aplicação. Ressalte-se que a única “prova” contra José Dirceu foi o depoimento do corréu Roberto Jefferson (De acordo com a jurisprudência penal brasileira ninguém pode ser condenado com base, unicamente, em depoimento de corréu; porém a jurisprudência foi ignorada devido à grande pressão da opinião publicada, o que é diferente da opinião pública).
    Não esqueçamos que o julgamento foi concentrado no Supremo Tribunal Federal, julgando quem tinha e quem não tinha foro privilegiado.
    Contrariando tudo que ocorrera com o mensalão petista, no mensalão tucano, o qual houve provas concretas, pois a Polícia Federal, em escutas telefônicas, flagrou deputados confessando que receberam R$ 200.000,00 para votarem pela Emenda Constitucional da Reeleição de FHC, a nossa gloriosa mídia familiar não deu o devida atenção ao caso. Lembremos que no mensalão petista o caso virou uma novela diária. O mensalão tucano terminou com a impunidade de sempre, começando pelo desmembramento do processo e envio dos autos para a primeira instância e só. Ressalte-se que a compra da reeleição se deu no ano de 1998, ao passo que a suposta compra de votos pelo PT se deu em 2002.
    Vejamos outros casos já bastante conhecidos da blogosfera, em relação aos quais há tratamento extremamente diferenciado da mídia porque envolve, direta ou indiretamente, tucanos: compra da reeleição de FHC, privataria tucana; caso SIVAM; helicóptero do pó (imagina o que meia tonelada de cocaína causaria na Indonésia); aeroporto de Cláudio/MG; metrô de SP; crise da água em SP; roubalheira na Petrobrás no tempo FHC; lista de FURNAS; sonegação BILIONÁRIA da rede BOBO (este caso por motivos óbvios) etc.
    E o que tudo isso tem a ver com a obra de Platão? Vamos a ela, pois! (ressalte-se que a obra é escrita em forma de diálogo)
    “CAPÍTULO VII do Livro A República. (…) Em seguida – continuei -, imagina a nossa natureza, relativamente à educação ou à sua falta, de acordo com a seguinte experiência. Suponhamos uns homens numa habitação subterrânea em forma de caverna, com uma entrada aberta para a luz, que se estende a todo o comprimento dessa gruta. Estão lá dentro desde a infância, algemados de pernas e pescoços, de tal maneira que só lhes é dado permanecer no mesmo lugar e olhar em frente; são incapazes de voltar a cabeça, por causa dos grilhões; serve-lhes de iluminação um fogo que se queima ao longe, numa elevação, por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros há um caminho ascendente, ao longo do qual se construiu um pequeno muro, no gênero dos tapumes que os homens dos “robertos” colocam diante do público, para mostrarem as suas habilidades por cima deles.
    – Eu os vejo – disse ele.
    – Veja também ao longo deste muro homens que transportam toda a espécie de objetos, que o ultrapassam: estatuetas de homens e de animais, de pedra e de madeira, de toda a espécie de lavor, como é natural, dos que os transportam, uns falam, outros seguem calados.
    – Estranho quadro e estranhos prisioneiros são esses de que tu falas – observou ele.
    – Semelhantes a nós – continuei. – Em primeiro lugar, pensas que, nestas condições, eles tenham visto, de si mesmo e dos outros, algo mais que as sombras projetadas pelo fogo na parede oposta da caverna?
    – Como não – respondeu ele -, se são forçados a manter sempre a cabeça imóvel?
    – E os objetos transportados? Não se passa o mesmo com eles?
    – Sem dúvida.
    – Então, se eles fossem capazes de conversar uns com os outros, não te parece que eles julgariam estar a nomear objetos reais, quando designavam o que viam?
    – Realmente.
    – E se a prisão tivesse também um eco na parede do fundo? Quando algum dos transeuntes falasse, não te parece que eles não julgariam outra coisa, senão que era a voz da sombra que passava?
    – Por Zeus, que sim!
    – De qualquer modo – afirmei -, pessoas nessa condições não pensavam que a realidade fosse senão a sombra dos objetos.
    – Exatamente – disse ele.
    – Considera pois – continuei – o que aconteceria se eles fossem soltos das cadeias e curados da sua ignorância, para ver se, regressados à sua natureza, as coisas se passavam deste modo. Logo que alguém soltasse um deles, e o forçasse a endireitar-se de repente, a voltar o pescoço, a andar e a olhar para a luz, ao fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objetos cujas sombras via outrora. Que julgas tu que ele diria, se alguém lhe afirmasse que até então ele só vira coisas vãs, ao passo que agora estava mais perto da realidade e via de verdade, voltado para objetos mais reais? E se ainda, mostrando-lhe cada um desses objetos que passavam, o forçassem com perguntas a dizer o que era? Não te parece que ele se veria em dificuldades e suporia que os objetos vistos outrora eram mais reais do que os que agora lhe mostrava?
    – Sem dúvida – afirmou.
    – Portanto, se alguém o forçasse a olhar para a própria luz, doer-lhe-iam os olhos e voltar-se-ia, para buscar refúgio junto dos objetos para os quais podia olhar, e julgaria ainda que estes eram na verdade mais nítidos do que os que lhe mostravam?
    – Seria assim – disse ele.
    – E se o arrancassem dali à força e o fizessem subir o caminho rude e íngreme, e não o deixassem fugir antes de o arrastarem até à luz do Sol, não seria natural que ele se doesse e agastasse, por ser assim arrastado, e, depois de chegar à luz, com os olhos deslumbrados, nem sequer pudesse ver nada daquilo que agora dizemos serem os verdadeiros objetos?
    – Não poderia, de fato, pelo menos de repente.
    – Precisava de se habituar, julgo eu, se quisesse ver o mundo superior. Em primeiro lugar, olharia mais facilmente para as sombras, depois disso, para as imagens dos homens e dos outros objetos, refletidas na água, e, por último, para os próprios objetos. A partir de então, seria capaz de contemplar o que há no céu, e o próprio céu, durante a noite, olhando para a luz das estrelas e da Lua, mais facilmente do que se fosse o Sol e o seu brilho de dia.
    – Pois não!
    – Finalmente, julgo eu, seria capaz de olhar para o Sol e de o contemplar, não já a sua imagem na água ou em qualquer outra parte, mas a ele mesmo, no seu lugar.
    – Necessariamente.
    – Depois já compreenderia, acerca do Sol, que é ele que causa as estações e os anos e que tudo dirige no mundo visível, e que é o responsável por tudo aquilo de que eles viam um arremedo.
    – É evidente que depois chegaria a essas conclusões.
    – E então? Quando ele se lembrasse da sua primitiva habitação, e do saber que lá possuía, dos seus companheiros de prisão desse tempo, não crês que ele se regozijaria com a mudança e deploraria os outros?
    – Com certeza.
    (…)
    – Imagina ainda o seguinte – prossegui. – Se um homem nessas condições descesse de novo para o seu antigo posto, não teria os olhos cheios de trevas, ao regressar subitamente da luz do Sol?
    – Com certeza.
    – E se lhe fosse necessário julgar daquelas sombras em competição com os que tinham estado sempre prisioneiros, no período em que ainda estava ofuscado, antes de adaptar a vista – e o tempo de se habituar não seria pouco – acaso não causaria o riso, e não diriam dele que, por ter subido ao mundo superior, estragara a vista, e que não valia a pena tentar a ascensão? E a quem tentasse soltá-los e conduzi-los até cima, se pudessem agarrá-lo e matá-lo, não o matariam?
    – Matariam, sem dúvida – confirmou ele.
    – Meu caro Glauco, este quadro – continuei – deve agora aplicar-se a tudo quanto dissemos anteriormente, comparando o mundo visível através dos olhos à caverna da prisão, e a luz da fogueira que lá existia à força do Sol. Quanto à subida ao mundo superior e à visão do que lá se encontra, se a tomares como a ascenção da alma ao mundo inteligível, não iludirás a minha expectativa, já que é teu desejo conhecê-la. O Deus sabe se é verdadeira. Pois, segundo entendo, no limite do cognoscível é que se avista, a custo, a ideia do Bem; e, uma vez avistada, compreende-se que ela é para todos a causa de quanto há de justo e belo; que, no mundo visível, foi ela que criou a luz, da qual é senhora; e que, no mundo inteligível, é ela a senhora da verdade e da inteligência, e que é preciso vê-la para se ser sensato na vida particular e pública.
    – (…)”

    Analisando esta passagem da obra é fácil concluir que há uma enorme coincidência entre os encavernados de Platão e milhões de brasileiros que se limitam ao conhecido PIG; milhões de brasileiros que não dormem sem assistir ao JN, NOVELAS, BBB, FAUSTÃO, CALDEIRÃO etc., além da fraude que é o futebol da REDE BOBO.
    É incrível como há milhões de brasileiros que acham que o governo do PT foi mais corrupto que os outros só porque o PIG tenta criminalizar o PT a todo custo e voltar a mandar soberanamente no país.
    É incrível como há milhões de brasileiros que acham que o governo FHC foi mais próspero que o do PT só porque assim quer o PIG.
    É incrível como o caso do helicóptero do pó pode cair no esquecimento só porque o PIG esconde por envolver gente próxima dos tucanos.
    É incrível como a PRIVATARIA TUCNA e a LISTA DE FURNAS passaram incólume só porque o PIG escondeu.
    É incrível como o caso do aeroporto de Cláudio/MG é um não assunto só porque envolve o candidato tucano Aécio Neves, que é o eterno candidato do PIG.
    É incrível como o caso de SONEGAÇÃO BILIONÁRIA da REDE BOBO passa longe do conhecimento dos brasileiros só porque o PIG esconde.
    É incrível como milhões de brasileiros não percebem que essa operação lava-jato está levando a Petrobrás ao fundo do poço; o que vai culminar com a entrega do pré-sal às empresas americanas. Primeiro vão dizer que a Petrobrás não tem condições de explorar o pré-sal, depois mudam o regime para concessão e aí, finalmente, está entregue o nosso pré-sal, que seria totalmente investido em educação.
    É incrível como milhões de brasileiros acreditam que a falta de água em São Paulo é culpa de São Pedro e não da incompetência tucana em vinte anos de governo, só porque o PIG não informa corretamente as pessoas.
    O mais recente escândalo escondido pelo PIG é a lista HSBC. Imaginem porque será? Certamente, deve ter muito graúdo tucano nessa lista, além de peixes graúdos do próprio PIG. Aliás, os tucanos não assinaram o requerimento de CPI para investigar o escândalo do HSBC.
    Corrupção no PIG só é escândalo se envolver alguém do PT ou aliado do governo.
    Enfim, do mesmo jeito que era difícil tirar alguém da caverna e levá-lo à luz, é igualmente difícil tirar alguém das garras do PIG. O problema do PIG não é o que ele publica, é o que ele manipula e o que não publica.
    Em resumo, o PIG é a caverna da alegoria de Platão. Consequentemente, a democratização da mídia é a luz que o Brasil precisa.

  10. Mas os sindicatos usam esse expediente há anos… Vai tentar entrar para trabalhar em um empresa que está em greve! Vc acha que vai ser recebido como? Com flores?
    Em tempo, sou absolutamente contra obrigar colegas a participar de greves, especialmente mediante coação, como aparentemente é o caso dos caminhoneiros e acontece anualmente durante as negociações salariais de muitas categorias…

    1. Não fala bobagem: o trabalhador, individualmente considerado, não tem a mínima barganha em relação ao empregador (é o que se convencionou chamar de economicamente hipossuficiente). Por isso, e só por isso, é que se legitimou a ação coletiva dos trabalhadores, o que NÃO SE ESTENDE AOS EMPREGADORES – do contrário, estar-se-ia diante de uma injustificada potencialização do poder econômico. Quer que eu desenhe?!

  11. Em Sorriso/MT, passageira de um veículo conseguiu filmar o momento em que motoqueiros e uma pickup perseguiram duas carretas que se recusaram a participar da greve. A caminhonete S-10, com várias pessoas na caçamba consegue fechar o caminhão, o motoqueiro joga o capacete na porta do caminhão, o pessoal consegue abrir a porta e se jogam pra dentro do caminhão para bater no motorista. Ele consegue fechar a porta e sair do local, mas quase atropelou os homens que ficaram na pista para impedir a passagem dele.
    https://www.youtube.com/watch?v=8iA2wKYCYO0

  12. Em Panambi, no RS, jogaram 100 litros de óleo na pista para tentar impedir o trânsito. E numa curva. Poderiam ter causado mortes. A que ponto chega a estupidez humana.

  13. Venho denunciando isso há alguns dias:

    Quem financia a Greva dos Caminhoneiros?
    Quem financia o protesto marcado para 15/3?

    Os homens mais ricos do Brasil estão tentando minar a Presidência, investindo muito dinheiro para promover as greves de caminhoneiros e o ato pró Impeachment marcado para 15/03. Junto com setores da mídia, estão instalando uma falsa sensação de instabilidade política e econômica, fazendo parecer que o Governo está fragilizado e que é incompetente.

    A elite mais rica do país quer, mais uma vez, controlar a opinião pública, manipulando fatos, distorcendo a realidade e comprando apoios.

    Essa é uma questão que poucos têm levantado nos últimos dias: Quem está financiando o movimento “Vem pra Rua”, favorável ao impeachment da presidenta Dilma?

    Tenho mais detalhes e evidências no link:
    http://lemosideias.com/quem-financia-campanha-do-impeachment-e-protesto-de-caminhoneiros/

    Tenho certeza de que isso explica muita coisa.

  14. Quem desiste de um ideal é porque nunca teve ideal algum, nossas conquistas só virão se não nós acovardarmos diante das dificuldades.Eu não vou usar os blogs progressistas para só ficar criticando o governo, isso já vem sendo feito sistematicamente pela mídia golpista pelos Tucanalhas, demos, FHC, CERRA,senadores e deputados eleitos pela massa cheirosa desse país. Quem quiser só ficar criticando o governo da Dilma use o espaço dos blogs limpinhos da Veja,Folha,Estadão,Globo, e também no faceBurro etc.,aqui é um espaço progressista de pessoas que querem o melhor para o Brasil, aqui não tem espaço para covardes. Vamos continuar lutando com Dilma e pelo bem do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *