Com Haddad e Manuela, Lula investe na juventude órfã na política

Mais cedo, escrevi sobre o fato de que Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro, na composição de suas chapas presidenciais, investiram sobre o mesmo espaço de uma direita que, no Brasil, radicalizou-se.

O movimento de Lula, ao indicar Fernando Haddad como seu vice provisório e apontar Manuela D’Ávila, ex-candidata presidencial  do PCdoB, como “vice de fato”, foi feito em sentido inverso.

Abriu-se para um campo que está, nesta eleição, virtualmente abandonado: a juventude.

Haddad e Manuela, na idade e na imagem, falam a este setor imenso da sociedade com um rosto que a direita não tem e quebram a estética do “político convencional”.

Pode-se objetar que ambos não têm, “a cara do povão”.

Mas é igualmente verdade que esta cara é a cara de Lula, como é dele a componente nordestina, essencial.

Ambos terão o desafio de não a contradizer.

Nem eu e nem  ninguém podemos, antecipadamente, dizer se a montagem da chapa foi a ideal, a não ser para dizer que a ideal passaria pela atração de Ciro Gomes, o que poderá vir mais à frente, já em condições menos destacadas para o candidato do PDT.

Mas olhando do potencial de empatia dos candidatos, não há dúvidas de que foi muito boa.

Nos cenários de pesquisa  “sem Lula”, Manuela chega a marcar 4 pontos entre os jovens de até 24 anos e 3% entre os de 25 até 34 anos.

Afinal, também não deixa de ser um castigo para quem tanto falou do “novo” na política.

Somem as idades da dupla Haddad-Manuela e sobram quatro décadas até as duplas Alckmin/Ana Amélia; Bolsonaro/Mourão, Ciro/Katia Abreu  e, até, Marina/Eduardo Jorge.

E não falta lastro, porque o lastro é Lula.

Mas não é só o lado “marketing” que anima. É, também, o ideológico.

Afinal, são  duas pessoas que deixaram de lado o que poderiam ter sozinhas para se atirarem numa empreitada difícil e perigosa, tanto quanto necessária, de se emprestarem ao bombardeio em nome do direito de representação do povo brasileiro.

Neste século de egoísmo, não é pouca coisa.

 

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • O jovem Lula de 72 anos injeta sangue novo na política brasileira: Fernando Haddad e Manuela D"Avila, por um #BrasilFelizDeNovoEJovem

    • E de quebra injeta novo ânimo na militância. PCdoB coligado ao PT nessas condições, com Pros e PCO mais a parcela melhor do PSB. É puro-sangue de esquerda na veia.

  • O jovem Lula de 72 anos injeta sangue novo na política brasileira: Fernando Haddad e Manuela D"Avila, por um #BrasilFelizDeNovoEJovem

  • O gênio político transborda, do fundo de uma álgida masmorra no inverno curitibano. Foi uma costura que ficará na História pela criatividade e eficácia: máxima aliança, sem perder o protagonismo. Agora é arregaçar as mangas, como Marília Arraes está fazendo em Pernambuco, e partir para a guerra total, em defesa do território nacional. Até porque a chapa de militares é uma contumaz derrotada em todas as batalhas. E tem menos competência ainda para pilotar drones bombardeiros que a direita venezuelana. ATÉ A VITÓRIA!

  • obrigada Doria e eleitores massivos por liberarem o Haddad da prefeitura, perdi minha aposta de que ele seria reeleito mas pra hoje sobrou esse alento

    • Haddad Presidente: O Brasil merece também. E de quebra: Manuela, femininista , jovem. Tudo que o pais precisa. Bora pro combate.E para os mimizeiros de plantão: DEIXA O HÒMI TRABAIÁ.

    • kkkk, também perdi essa aposta. Hoje vejo que saí vitorioso. O Brasil merece Haddad, os paulistanos não fizeram por merecer. É hora de se redimirem

  • Se não me engano, o PDT está apoiando Caiado em Goiás. Ciro subirá no mesmo palanque que Caiado. A vice de Ciro é Kátia Abreu. Embora ela tenha se mostrado uma pessoa muito digna quando do episódio do golpeachment, não deixa de ser uma ruralista. Por outro lado, Lula e o PT montaram uma aliança à esquerda que termina por conquistar amplo apoio nos estados do nordeste. Ciro perdeu o bonde da história. Colocou-se numa situação em que terá que aceitar aquilo lhe for oferecido pela esquerda e não tem direito de reclamar ou criticar ninguém.

    • O pt está apoiando Eunicio Oliveira no Ceará.
      O pt está apoiando Renan Calheiros em Alagoas.
      O pt está apoiando Jarbas Vasconcelos e todo o psb, em Pernambuco.
      Todos golpistas, entre muitos outros que o pt apoia.
      Esqueça Ciro, defenda seus candidatos.
      E lembre-se de um pequeno detalhe: essa eleição tende a ter segundo turno...

      • É o inverso, Eunício Índio de Oliveira e Renan Calheiros que apoiam o Lula e o PT..

        • Renan Filho é candidato a governador e Renan pai é candidato ao senado. Ambos discursaram na convenção do pt. O pt está coligado ao mdb em Alagoas.
          Google e YouTube podem ajudar você a se informar melhor.

      • EU CONHEÇO OS GOLPISTA PAULISTAS, NO BRASIL TODO EU NÃO CONHEÇO.

        • São os caminhos que Lula e Ciro decidiram percorrer, cada um arrastando suas correntes.

          • Caiado pra mim não cola. Nem a pau. Lobista criminoso do amianto e mandante de jagunços em Goiás. Não que seja o único mas pra mim ele é tipo Bolsonaro...provoca mal estar físico só de ouvir seu nome.

          • Renan também não cola. Devemos preservar as pontes entre os progressistas para o segundo turno, se algum estiver lá.

      • Sem esquecer que os canalhas do PSB, nem todos, apoiaram o golpe contra a Dilma. Aliás o PSB Paulista sempre apoiou os ladrões Padim Pade Cerra e Geraldinho Merenda Alckmim..

        • Essa manobra do PT está jogando Bolsonaro e Alckimin no segundo turno, tudo para não perder o protagonismo. não estão preocupados com o rumo do Brasil e sim com seu projeto de poder

          • Você está delirando? Se a direita vai para o segundo turno é por obra e graça dos golpistas que aprisionaram e pretendem cassar a candidatura Lula. E esse discursinho de " defendem seu projeto de poder" é tão primário. Vc conhece algum partido politico levemente expressivo que não tenha um projeto de poder? O projeto de poder do PT é reverter o golpe e devolver o Brasil a todos os brasileiros. E fará isso com 40% de cacife eleitoral de Lula.

          • Será!! O ALQUIMINHO não faz droga nenhuma nem soma nada. O Bolsonaro é o perigo. Mas o maior são os drones e fusis!!

        • O PSB Pernambucano foi peça chave na virada de casaca da base aliada. Não esqueça do peçonhento defunto Campos, que num oportunismo político de fazer corar certos políticos do PMDB lançou candidatura própria, no esteio dos carnavais coxinhas de 2013/2014, e depois de morto transferiu seu capital político aos devaneios de Marina Silva.

  • Esse troca-troca de vice pode? Pensei que só pudesse mudar a chapa no caso de impugnação. Fico preocupado com as brechas... se negarem a candidatura por "excesso de vice", pode corrigir depois? Ou ficam o PT, o PCO, o PCdoB e o PROS excluídos das eleições?

    • Pode. PT/PCdoB estão coligados. Lula impedido, Manuela assume a vice de Haddad. Lula candidato, Haddad desiste e Manuela assume.
      O risco está numa armação no judiciário, pois o momento de adotar substituições poderá inviabilizar a chapa toda. Mas, evidentemente, os advogados estarão atentos.

      • Advogados do PT, ATENTOS???
        Tás brincando. O "juridico" do PT é mais tucano que os proprios tucanos... salva ninguem não.
        Lula já está na prisao perpetua de Moro, enviado pelos crapulas do juridico do proprio PT. Haddad é o Temer de LULA.
        Lula e o Brasil, SIFU!
        #ForaHADDAD!
        #LulaLIVRE, #LulaPRESIDENTE!!!

      • Não estou falando do Lula impedido. Estou falando do Lula desimpedido.
        Me parece, que ao contrário do que parece, a chapa Lula é Lula e Manuela. Mas ao mesmo tempo é Lula e Haddad.

        Que eu saiba, com Lula impedido, pode-se fazer uma nova chapa... não precisa manter vice nem nada. Aí tudo bem... é fácil.

        De qualquer forma, Manuela é vice. Com ou sem Lula. Ou então eu tô confundindo as coisas.

        • É isso. O acordo com o pcdob é que Manuela será vice. De Lula ou Haddad.

        • É isso. O acordo com o pcdob é que Manuela será vice. De Lula ou Haddad.

  • Positivamente não é a esquerda de meus sonhos mas é a esquerda possível hoje.

  • Ficou boa a chapa, sobretudo pelo potencial de eleição de deputados federais e senadores do pt e do pcdob, mesmo com o risco de eleger os golpistas da coligação de paulo câmara (psb/pe).
    Essa chapa poderia/deveria ter acontecido em 2010, com os tais 87% de Lula. O perfil do congresso seria outro, assim como a história.
    Mas vida que segue...

Related Post