Com Haddad e Manuela, Lula investe na juventude órfã na política

Mais cedo, escrevi sobre o fato de que Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro, na composição de suas chapas presidenciais, investiram sobre o mesmo espaço de uma direita que, no Brasil, radicalizou-se.

O movimento de Lula, ao indicar Fernando Haddad como seu vice provisório e apontar Manuela D’Ávila, ex-candidata presidencial  do PCdoB, como “vice de fato”, foi feito em sentido inverso.

Abriu-se para um campo que está, nesta eleição, virtualmente abandonado: a juventude.

Haddad e Manuela, na idade e na imagem, falam a este setor imenso da sociedade com um rosto que a direita não tem e quebram a estética do “político convencional”.

Pode-se objetar que ambos não têm, “a cara do povão”.

Mas é igualmente verdade que esta cara é a cara de Lula, como é dele a componente nordestina, essencial.

Ambos terão o desafio de não a contradizer.

Nem eu e nem  ninguém podemos, antecipadamente, dizer se a montagem da chapa foi a ideal, a não ser para dizer que a ideal passaria pela atração de Ciro Gomes, o que poderá vir mais à frente, já em condições menos destacadas para o candidato do PDT.

Mas olhando do potencial de empatia dos candidatos, não há dúvidas de que foi muito boa.

Nos cenários de pesquisa  “sem Lula”, Manuela chega a marcar 4 pontos entre os jovens de até 24 anos e 3% entre os de 25 até 34 anos.

Afinal, também não deixa de ser um castigo para quem tanto falou do “novo” na política.

Somem as idades da dupla Haddad-Manuela e sobram quatro décadas até as duplas Alckmin/Ana Amélia; Bolsonaro/Mourão, Ciro/Katia Abreu  e, até, Marina/Eduardo Jorge.

E não falta lastro, porque o lastro é Lula.

Mas não é só o lado “marketing” que anima. É, também, o ideológico.

Afinal, são  duas pessoas que deixaram de lado o que poderiam ter sozinhas para se atirarem numa empreitada difícil e perigosa, tanto quanto necessária, de se emprestarem ao bombardeio em nome do direito de representação do povo brasileiro.

Neste século de egoísmo, não é pouca coisa.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

56 respostas

  1. O jovem Lula de 72 anos injeta sangue novo na política brasileira: Fernando Haddad e Manuela D”Avila, por um #BrasilFelizDeNovoEJovem

  2. O jovem Lula de 72 anos injeta sangue novo na política brasileira: Fernando Haddad e Manuela D”Avila, por um #BrasilFelizDeNovoEJovem

    1. E de quebra injeta novo ânimo na militância. PCdoB coligado ao PT nessas condições, com Pros e PCO mais a parcela melhor do PSB. É puro-sangue de esquerda na veia.

  3. O gênio político transborda, do fundo de uma álgida masmorra no inverno curitibano. Foi uma costura que ficará na História pela criatividade e eficácia: máxima aliança, sem perder o protagonismo. Agora é arregaçar as mangas, como Marília Arraes está fazendo em Pernambuco, e partir para a guerra total, em defesa do território nacional. Até porque a chapa de militares é uma contumaz derrotada em todas as batalhas. E tem menos competência ainda para pilotar drones bombardeiros que a direita venezuelana. ATÉ A VITÓRIA!

  4. obrigada Doria e eleitores massivos por liberarem o Haddad da prefeitura, perdi minha aposta de que ele seria reeleito mas pra hoje sobrou esse alento

    1. Haddad Presidente: O Brasil merece também. E de quebra: Manuela, femininista , jovem. Tudo que o pais precisa. Bora pro combate.E para os mimizeiros de plantão: DEIXA O HÒMI TRABAIÁ.

    2. kkkk, também perdi essa aposta. Hoje vejo que saí vitorioso. O Brasil merece Haddad, os paulistanos não fizeram por merecer. É hora de se redimirem

  5. Se não me engano, o PDT está apoiando Caiado em Goiás. Ciro subirá no mesmo palanque que Caiado. A vice de Ciro é Kátia Abreu. Embora ela tenha se mostrado uma pessoa muito digna quando do episódio do golpeachment, não deixa de ser uma ruralista. Por outro lado, Lula e o PT montaram uma aliança à esquerda que termina por conquistar amplo apoio nos estados do nordeste. Ciro perdeu o bonde da história. Colocou-se numa situação em que terá que aceitar aquilo lhe for oferecido pela esquerda e não tem direito de reclamar ou criticar ninguém.

    1. O pt está apoiando Eunicio Oliveira no Ceará.
      O pt está apoiando Renan Calheiros em Alagoas.
      O pt está apoiando Jarbas Vasconcelos e todo o psb, em Pernambuco.
      Todos golpistas, entre muitos outros que o pt apoia.
      Esqueça Ciro, defenda seus candidatos.
      E lembre-se de um pequeno detalhe: essa eleição tende a ter segundo turno…

        1. Renan Filho é candidato a governador e Renan pai é candidato ao senado. Ambos discursaram na convenção do pt. O pt está coligado ao mdb em Alagoas.
          Google e YouTube podem ajudar você a se informar melhor.

          1. Caiado pra mim não cola. Nem a pau. Lobista criminoso do amianto e mandante de jagunços em Goiás. Não que seja o único mas pra mim ele é tipo Bolsonaro…provoca mal estar físico só de ouvir seu nome.

          2. Renan também não cola. Devemos preservar as pontes entre os progressistas para o segundo turno, se algum estiver lá.

      1. Sem esquecer que os canalhas do PSB, nem todos, apoiaram o golpe contra a Dilma. Aliás o PSB Paulista sempre apoiou os ladrões Padim Pade Cerra e Geraldinho Merenda Alckmim..

        1. Essa manobra do PT está jogando Bolsonaro e Alckimin no segundo turno, tudo para não perder o protagonismo. não estão preocupados com o rumo do Brasil e sim com seu projeto de poder

          1. Você está delirando? Se a direita vai para o segundo turno é por obra e graça dos golpistas que aprisionaram e pretendem cassar a candidatura Lula. E esse discursinho de ” defendem seu projeto de poder” é tão primário. Vc conhece algum partido politico levemente expressivo que não tenha um projeto de poder? O projeto de poder do PT é reverter o golpe e devolver o Brasil a todos os brasileiros. E fará isso com 40% de cacife eleitoral de Lula.

          2. Será!! O ALQUIMINHO não faz droga nenhuma nem soma nada. O Bolsonaro é o perigo. Mas o maior são os drones e fusis!!

        2. O PSB Pernambucano foi peça chave na virada de casaca da base aliada. Não esqueça do peçonhento defunto Campos, que num oportunismo político de fazer corar certos políticos do PMDB lançou candidatura própria, no esteio dos carnavais coxinhas de 2013/2014, e depois de morto transferiu seu capital político aos devaneios de Marina Silva.

  6. Esse troca-troca de vice pode? Pensei que só pudesse mudar a chapa no caso de impugnação. Fico preocupado com as brechas… se negarem a candidatura por “excesso de vice”, pode corrigir depois? Ou ficam o PT, o PCO, o PCdoB e o PROS excluídos das eleições?

    1. Pode. PT/PCdoB estão coligados. Lula impedido, Manuela assume a vice de Haddad. Lula candidato, Haddad desiste e Manuela assume.
      O risco está numa armação no judiciário, pois o momento de adotar substituições poderá inviabilizar a chapa toda. Mas, evidentemente, os advogados estarão atentos.

      1. Advogados do PT, ATENTOS???
        Tás brincando. O “juridico” do PT é mais tucano que os proprios tucanos… salva ninguem não.
        Lula já está na prisao perpetua de Moro, enviado pelos crapulas do juridico do proprio PT. Haddad é o Temer de LULA.
        Lula e o Brasil, SIFU!
        #ForaHADDAD!
        #LulaLIVRE, #LulaPRESIDENTE!!!

      2. Não estou falando do Lula impedido. Estou falando do Lula desimpedido.
        Me parece, que ao contrário do que parece, a chapa Lula é Lula e Manuela. Mas ao mesmo tempo é Lula e Haddad.

        Que eu saiba, com Lula impedido, pode-se fazer uma nova chapa… não precisa manter vice nem nada. Aí tudo bem… é fácil.

        De qualquer forma, Manuela é vice. Com ou sem Lula. Ou então eu tô confundindo as coisas.

  7. Ficou boa a chapa, sobretudo pelo potencial de eleição de deputados federais e senadores do pt e do pcdob, mesmo com o risco de eleger os golpistas da coligação de paulo câmara (psb/pe).
    Essa chapa poderia/deveria ter acontecido em 2010, com os tais 87% de Lula. O perfil do congresso seria outro, assim como a história.
    Mas vida que segue…

  8. Esse é o melhor caminho. Haddad foi um extraordinário ministro da educação! Nesse campo o debate será vencido facilmente por ele. Terá amplo apoio do setor, principalmente das universidades. Então estará representando muito bem o presidente Lula.

  9. Seria maravilhoso se fôssemos um país civilizado, mas não podemos esquecer nossa classe reacimédia.
    Na prática teremos “vice comunista x vice militar”. Isso vai dar muitos panos para mangas na campanha.

    1. A campanha será imunda. As eleições são fraudadas judicialmente e midiaticamente desde o golpe que procura destruir Lula e o PT.. Não dá pra esperar milagres mas a esquerda precisa lutar pra sair fortalecida desse processo nem que leve mais 20 anos.

  10. Chapa boa e bonita! Cara de um Brasil melhor, mais feliz, justo e soberano, coisa totalmente diferente do que vemos nas chapas de direita. Foto muito bonita que o Brito usou, foto que emana esperança. Vamos que vamos!

  11. Preferiria Patrus Anananias para eventualidade de um plano b. Mas disciplinadamente, se conseguirem cassar o nosso Lula, vou da mesma forma com Hadad/Manu.

    1. Patrus continuará sendo o meu e o seu deputado federal. Do jeito que anda a política, melhor assim. Pra ele e pra nós!

  12. Lula fazendo milhões de lulas.
    E o Judiciário sairá catando moscas…
    Saiu melhor que a encomenda!

  13. Lula apostou em seu lastro para lançar 2 candidatos jovens que vão contra a maré da maioria do eleitorado que prefere pessoas (não necessariamente políticos) mais experientes conforme pesquisa recente. A direita e parte da esquerda insistem conscientemente em reduzir o lastro político de Lula numa tentativa de convencimento para abocanhar votos dele, influenciar o xadrez das escolhas das chapas/coligações e reduzir-lhe o prestígio em sua luta contra um sistema golpista que o mantém preso para tirar-lhe da vontade popular de tê-lo como presidente e estancar esse golpe em processo.

  14. A juventude do PT de Pernambuco continuará desiludida, falar e fácil, difícil é fazer!
    O Haddad foi falar com os banqueiros depois do anúncio do plano de governo do PT.
    O PT sabe muito bem que o Haddad não tem condições de ganhar, isso tem cheiro de enganação, sinceramente.
    São 60% de indecisos, o Haddad não tem a capacidade de conseguir 2% desses, sendo assim, no final de tudo não vai chegar em 13%.
    Uma pena o PT priorizar a hegemonia ao invés da esquerda, sou de esquerda e o PT nao me representa!

    1. Como dizia Nelson Rodrigues….envelheçam meus jovens, envelheçam! Muitos jovens e outros nem tanto deram sua vida pelo sagrado direito de você votar e ser votado. A Bastilha está logo ali, e não vi até agora nenhuma valente alma, velha ou jovem, se lançar contra aquela prisão injusta. Votemos para poder voltar, e antes que seja tarde, não deixemos também esse caminho livre aos golpistas.

    2. Também não apoiaria o Haddad em circunstâncias normais. Nem apoio 100% do programa de governo que ele apresentou e defende. Mas será um bom porta-voz político de Lula nessa campanha suja que se aproxima. E o que tem melhores chances caso Lula precise transferir seus votos.

      1. Tá!
        O que leva você e e os petistas a acreditarem nessa transferência de votos?
        1 – Haddad não tem carisma!
        2 – Não passa confiança;
        3 – Não mobiliza nem vereador;
        4 – Não é político;
        5 – Não tem pulso;

        Resumindo, é um poste perfeito!

        1. Já transferiu 10% sem fazer campanha, só pelo anúncio de Haddad como eventual representante de Lula na cabeça de chapa. Uma pergunta em resposta às suas: por que é que vocês torcem tão descaradamente contra o PT? É porque apoiam o golpe ou imaginam que Ciro conseguiria mais?

    3. O PCO e o PCdoB estão com o PT. Que porra de esquerda é essa tua? Será o PPS do Freire? Tenho 76 anos e fiz parte de um dos grupos de 11 do Brizola. Estou querendo reeditar, preciso de jovens. Queres participar? Na sexta série teremos um exército de 150 mil combtatentes, Já dá para se pensar na luta armada para nos livrarmos do capitalismo selvagem. Topas? Manda teu E-mail para [email protected]

    4. Ricardo, eu votarei em Ciro, mas Haddad é um nome respeitável, agregador, tem experiência na gestão no setor público e o principal, tem lado. Tão importante quanto o voto para presidente são os votos para o legislativo. Para este, como sou mineiro, votarei em Dilma e Patrus Ananias. Precisaremos muito de um congresso que cumpra seu papel e minimize a possibilidade de golpes.

  15. Não custa lembrar que Haddad é um dos políticos mais bem preparados do momento, se não o mais preparado. Quando a Manoela, nada sei dela neste aspecto

  16. Engraçado, quando o PT e Lula rifam a Marília Arraes em PE, disseram que é ela era jovem e que por isso podia esperar seu brilhante protagonismo no futuro. Quando o PT cede a vice a uma jovem inexperiente do PCdoB, graças a manobras escusas, dizem que Lula aposta no novo, no jovem. Tarefa difícil essa, de pavimentar as escolhas do Lula, com toda a sua genialidade.

  17. O mais legal disso é ver a cara de quem apostou na desunião por conta dos acordos em Pernambuco. Lula mais uma vez saiu vitorioso. Enquanto os outros políticos estão indo com o milho, Lula já está voltando com a pamonha. Vamos derrubar o golpe. Lula é o Cara!

  18. O grande problema é que não vejo futuro nem em Haddad nem em Manuela. Tomara que eu esteja errado, e com o passar do tempo a experiência lhes traga o que falta hoje, mas para ocupar o cargo máximo do executivo, hoje eles não estão preparados. O Ciro deveria ser o vice do Lula, e num eventual impedimento do maior presidente que este pais já teve, Ciro assumiria. Divergência vamos ter com todos os candidatos, Lula estabeleceu um padrão muito alto, mas vejo Ciro mais pronto e maduro. Verdade que ele é meu louco, mas pode fazer bem.

  19. Socialistas, progressistas e pessoas de bem, devemos nos preocupar com os lixos: Bozonaro e Alckmin.

  20. Quem se aliou a Temer, Sérgio Cabral, Moreira Franco, Sarney, Collor, Renan Calheiros, Eduardo Cunha e até foi a casa de Maluf para pedir apoio para o Haddad é que perdeu o bonde da história.

  21. O TRIPLEX DE OURO!

    Agora o eterno presidente Lula é Haddad – e vice-versa!
    E a partir de agora os(as) bandidos(as) nazigolpistas &$ mega corruptos irão saber o que significa TRIPLEX: Lula/Haddad/Manuela!
    E em primeiro turno!
    Viram, vigaristas desassuntados(as)!

    NOTA: enquanto isso o podre poder ‘judi$$$iário’ ‘braZ$&leiro’ chafurda ‘DESmoroLIZADO’ na lama da indigência!

    Viva o [verdadeiro] honesto povo trabalhador brasileiro!
    Viva o [verdadeiro] Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.