Míriam, deprimente; Waack, abjeto. Mas é da Globo a maior vergonha

O triste espetáculo de Míriam Leitão, repetindo, tatibitati, a nota da Rede Globo, ao final (espichado) da entrevista de Jair Bolsonaro foi um dos mais deprimentes episódios da TV dos tempos recentes.

Não precisaria ter sido, porque Miriam tem traquejo, experiência e autoridade dentro da emissora suficiente para que pudesse resolver a situação.

Pedir um “brake”, pedir a nota por escrito e ler, com o texto na mão, deixando claro que era um editorial e não gaguejando, com olhos de vidro, num humilhante “jogral”. Um robô, nitidamente.

Deprimente, mas dentro do limite flácido da dignidade de quem já aceitou reproduzir a voz do dono da emissora, informalmente, mas que, como profissional,  deveria saber colocar o tom que até mesmo um Cid Moreira – que não era jornalista, mas apenas locutor – se obrigava a fazer.

E o fez em momentos certamente terríveis, para ele, como o do direito de resposta concedido a Leonel Brizola no Jornal Nacional.

Ao contrário de nós, que fomos “bagrinhos” nas empresas Globo, Miriam não seria demitida sumariamente.

Nem toquei no assunto, aqui, porque os leitores deste site já têm perfeita consciência de quem é Miriam Leitão, que aceita, como já fez de outras vezes, ser ofendida por aqueles a quem serve, como no episódio quem que recebeu um “que bobagem, Míriam” – aliás, com razão – de José Serra, na campanha de 2010.

Míriam mostrou, porém, os limites de sua valentia verbal.

Ao ponto de ser “zoada” por ninguém menos que William Waack, 21 anos de Globo, antes de ser “afastado” pelo notório “coisa de preto” dito fora do ar.

Coisa de gente sem caráter promover-se dizendo que não fala as coisas porque o “chefe está no ponto”, referindo-se ao fone de ouvido do apresentador e, pior ainda, imitando o gaguejar da ex-colega.

O comportamento de Miriam foi deprimente, vergonhoso. O de Waak, abjeto. Mas não se pode esquecer, nunca, que menos perdoável que o papel do humilhado é o de quem humilha.

Dias depois de ter baixado o AI-5 em que diz como os seus empregados devem se portar, em matéria de política, abstendo-se de terem opiniões e simpatias, a Globo fez uma errata, ao vivo, neste episódio.

Eles não só podem como devem ter, e têm, uma opinião: a dos seus patrões.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

29 respostas

  1. O que mais me impressiona no Brasil dos últimos cinco anos, é a quantidade de pessoas sem caráter e sem vergonha na cara, que ocupa cargos de destaque e de decisão em nossa sociedade.

    1. Também reparei nisso anos atrás, e busquei o porque. Sociopatas temperados com ambição tem ascenção rápida na hierarquia das empresas porque não tem freios morais, se precisarem enfiar uma faca nas costas de quem acabou de ajudá-los o farão sem hesitação. E chefes e empresários precisam de pessoas assim, porque suas colunas morais flexíveis garantem uma fidelidade que não se encontra em pessoas com caráter.

  2. Globo fazendo globisse…banda podre da midia nao apita mais nada, perderam o controle da informacao.

  3. Se é para rir, vamos lá: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , mas é tão escroto que não dá para tanto.

  4. Erro seu, Fernando Brito, em imaginar que a Leitão tem “autoridade” dentro da Globo. Roberto Marinho – com todos os pecados que certamente o condenam diante da história – era um jornalista e respeitava os do ofício, Seus filhos – bilionários que nem sequer fizeram uma faculdade de “riquinhos” – certamente não. Míriam viveu a humilhação de quem é mandada pela Globo – se ao menos isto desfizesse a ilusão, compartilhada por muitos, de que, só porque ganha muito, ela é igual aos patrões!

  5. Como Mino Carta diz: Estamos num estado de demência !! Digo : o método Goebbles sempre dá certo !! Não há nazistas que se arrependeram !!

  6. Nossa, ela parecia um ventriloco mal articulado ,que marionete meu deus! Essa mulher não entra em depressão depois disso não, é ser capacha demais: uma jornalista do tamanho dela ter que repetir o que o patrão fala no ponto???

  7. Não tenho tanta certeza se foi “sem querer”. Míriam é calejada, não faria um papel tão ruim. Quem “ganhou” o debate? Bolsonaro, óbvio. E usará como trunfo. Para uma Globo que pode ficar sem um Alckmin (que não decola), mais vale um Bolsonaro na mão. Não, não me comprou, não. A Globo é mais profissional do que qualquer vã filosofia. Estudei e trabalhei com “eles”.

  8. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando:

    Eles(elas) (capachos, sabujU$$/A$$ sujU$$/A$$, lambe-bo(s)tA$$ da Rede Goebbels) não só podem como devem ter, e têm, uma opinião: a dos seUS patrões.

    Parabéns, mais uma vez, pelo magnífico texto do direito de resposta concedido a Leonel Brizola no Jornal Nacional do dia 15 de março de 1994, dia em que Brizola venceu a Globo.

    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  9. Não ficou nem espaço (muito menos, coragem ela teria coragem) para dizer que, enquanto “pedia desculpas” pelo golpe de 1964, a Globo tramava o golpe de 2016.
    Globo: criminosa confessa abertamente tramando novos crimes!

  10. O que esperá de pessoas como Waack e Mira Leitão, ela pior ainda que sofreu na ditadura de 1964, que a Globo apoiou durante todo o período, como o atual GOLPE. Estes seres vão morrer sem gloria e sem caráter.

  11. São as Organizações Goebbels indo celeremente ladeira abaixo. Que a queda e o despedaçamento sejam rápidos e a dívida moral para com o Brasil seja cobrada e dolorida para eles.

  12. Lá rede GLÖEBBELS dizem pagam salários para funcionários, pois não passam de PROPINAS_MENSAIS para os gerentes do Tráfico de Informações, ou será ainda que este episódio não colocou o rei nu???? ____Penso que as ordens que chegam do Deptº de Estado=U$$$raHell através dos MILITARES estão sendo cumpridas a risca. DEMOCRADURA MILITAR_MIDIÁTICA Tabajara dU$$$ ___braZiU$$$A____. Será que os tais funcionários da rede GLÖEBBELS têm SEXO ou são todos HÍBRIDOS??????

  13. Esta mulher, usada pela Rede Esgoto de Televisão como comentarista universal (com “sábias” opiniões sobre economia, política, fusão nuclear, astronomia, literatura, religião, clima, etc, etc), é de um ridículo ululante. Não consigo imaginá-la mais ridícula e patética do que em cada uma de suas aparições diárias na telinha dos irmãos Marinho.

  14. E pensar que, na campanha de 2014, Dilma deu uma chance a essa senhora de se redimir, lembrando, numa entrevista ao vivo, as torturas sofridas por esta última. Mas não tem jeito, dignidade é para quem tem…
    Quanto à Globo, se até um rematado imbecil como Bolsonaro consegue deixá-la numa saia justa, é porque já não é mais aquela…

    1. Verdade? Não sabia disso, apesar de alguém já ter insinuado algo tal. Se essa dona já foi torturada e ainda assim se tornou sabuja de opre$$ores/as então é que não merece mesmo nenhuma consideração… Favor, se conseguir algo a respeito (vídeo, texto, imagem etc.) indicar o “link” para que eu possa me informar mais sobre a tortura supostamente sofrida/atribuída aa figura em questão. Grato.

  15. Ela não leu com o texto na mão. Repetiu somente o que era ditado para ela. Ventriloquo. Literalmente..

  16. Miriam psicografando Roberto Marinho: ” apoiamos o golpe de 1964. Foi um erro. Apoiamos o golpe contra Dilma. Daqui a vinte anos vamos assumir este erro. E se tiver outro golpe contra a esquerda vamos errar de novo.”

  17. E ela já poderia estar preparada para essa resposta pois o “mito” já havia usado isso no Roda Viva, dias antes. Na globo devem usar viseiras e não assistem outros canais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.