Começa o movimento: Haddad para o centro; Bolsonaro para a direita

As declarações dos três principais candidatos após as eleições delineiam os caminhos do segundo turno.

Ciro  saiu forte e, na prática, colocou as cartas na mesa: não admite apoiar “um fascista” e disse que não ficará omisso. Só se pode esperar que, numa negociação digna, estará com Haddad. E rápido, de modo a não deixar que seu eleitorado se dilua com um impasse.

Fernando Haddad, numa fala serena e segura, deu todos os sinais de que pretende reunir todos os que se dispuserem a formar uma frente democrática, antifascista. Deixou claro que não quer apenas que lhe ofereçam apoio, mas fez, indiretamente, um convite a integração no governo.

O PT terá de entender que, embora por diversas razões deploráveis, o PT, fora do Nordeste, teve um mau resultado eleitoral.

Tem, a seu favor, o fato de que os três maiores eleitorados do país – São Paulo, Minas e Rio de Janeiro -, onde sua votação foi muito fraca, não definiram seus governos estaduais e deixam abertas as possibilidades de aliança ou, ao menos, algum grau de neutralidade do candidato que não assumir a campanha de Jair Bolsonaro.

João Dória, com as palavras mais duras, atirou-se nos braços de Bolsonaro. Empurra Márcio França para cima para Haddad.

Idem o fato de que a maioria dos Estados do Nordeste, onde venceu com larga margem, não haverá candidatos a governador em segundo turno querendo pendurar-se no candidato da direita.

Bolsonaro mostrou que pretende seguir a mesma estratégia de fazer uma campanha “fechada”: nada de entrevistas à imprensa, “lives” no Facebook e uma linguagem auto-suficiente.

Voltou a temas como homossexualismo, “Venezuela”, e outros que marcaram sua campanha. E não esqueceu de colocar ao seu lado, como papagaio de pirata, o “posto ipiranga” Paulo Guedes, como para sinalizar ao “mercado”  quem merece o apoio do mundo do dinheiro.

Não aproveitou sua votação para se mostrar um “não-radical” e fez vagos apelos a uma união nacional em que nada nele muda. O apoio com que acenou foi só o dos políticos que se reúnem em torno da perspectiva de poder.

Nem Merval Pereira, na Globonews, embora culpando sempre o PT, sentiu-se mal com o que chamou de “radicalização” de Bolsonaro levantando suspeitas de que teria vencido em primeiro turno não fossem as urnas eletrônicas.

A pergunta a fazer não é só se Bolsonaro chegou ao seu teto, é saber o quanto a onda que o empurrou pode se dissipar.

O fanatismo, porém, é algo que não se pode olhar com as lentes da razão.

Fernando Brito:

View Comments (67)

  • NO SEGUNDO TURNO HADDAD DEVE ADOTAR UMA POSTURA MAIS OFENSIVA CONTRA BOLSONARO.
    -Se Haddad não partir pra cima de Bolsonaro não tem como virar esse jogo.

    Haddad agora tem obrigação de chamar Bolsonaro para a briga e partir pro tudo ou nada... se ficar de muita conversa mole não hpa Nordeste que salve o Brasil!

    É URGENTE O PT COBRAR POSICIONAMENTO TSE SOBRE ESSA VERDADEIRA "ZONA BOLSONARISTA" NO PRIMEIRO TURNO:
    -Que putaria essa família Bolsonaro aprontou nesse primeiro turno... hein!
    -Fakenews foi o de menos... teve de tudo... o TSE a 10 horas da eleição decide tirar páginas de fakenews do ar... realmente fez toda a diferença! Bando de inúteis!

    • Correto: "Que putaria mesmo, essa tal família Bolsonaro", aliás quem são, Bolsonaro e suas 3 esposas ? Para um defensor da família, 3 esposas é um certo exagero, não é não ? Não adianta os "perversos" reagirem,...não estamos mentindo, é a pura verdade. Que Magno Malta cale a boca, sobre o assunto família, pois vai sobrar para ele, quanto mais cedo ele reagir. Não precisamos mentir, pois as verdades desses "perversos" é muito "cabeluda". Será que os "hereges" vão gritar: "Aleluia Senhor" ?

    • O PT tem de conseguir mudar a linguagem. Tem de usar uma linguagem mais popular. Tá muito difícil...

    • Postura mais ofensiva. Estive pensando muito nisso. Como gritar com um gritador profissional? Um capitão geralmente grita com seus subordinados por dever profissional, e Bolsonaro faz isso o tempo todo com quem o está escutando. Bolsonaro gritava com os soldados, e agora grita com o povo do mesmo jeito. Mas um gritador sempre é um oficial inferior. Os militares superiores realmente importantes falam com suavidade. Haddad deve falar com suavidade forte, mais forte que o grito.

      • A principal arma deve ser o debate. Basta colocar na mesa questões tão transparentes quanto espinhosas que o coiso não conseguirá dizer coisa com coisa.
        Todos os que não sejam completamente fanáticos perceberão a garsa que ele é e sobrarão para o nazista seus próprios fanáticos e os (infelizmente, muitos) acabrestados das igrejas neopentecostais.

  • A situação é tão grave para a nação brasileira diante da ameaça fascista que caberia, a meu ver, negociar até o apoio a Haddad das lideranças mais esclarecidas do PSDB. A média argentina parece estar mais horrorizada que os blogs brasileiros de Esquerda, talvez por ser um povo muito mais politizado que o nosso:

    https://www.pagina12.com.ar/147062-nace-un-monstruo

  • A agente fica discutindo em um local que não existe o mínimo de democracia.Só da Globo vezes que não há democracia só da Globo existe não há democracia hora

    • Perfeito, alem dos incautos que votaram no "perverso", no defensor da família, que por acaso tem "3 famílias", vamos continuar nas "redes sociais". Tem tantas verdades, que milhões de seus eleitores não conhecem sobre Bolsonaro, lembrando que os 2 candidatos ainda terão 10 minutos na TV e no Rádio, para se mostrarem como também, mostrarem seus Programas de Governos,...e Bolsonaro sabe disso, daí sempre ter mostrado tanto medo de um 2º turno. VAMOS Á LUTA ! AGORA É HADDAD E MANUELA, PARA A VOLTA DA DEMOCRACIA, PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO !

  • Temos que mostrar, imediatamente, todo o histórico de perversidades, que esse candidato propaga, e lembrando, que hoje, no Brasil, não temos de centro, ou é de esquerda, centro esquerda, ou ultra direita, e que existe milhões de eleitores de Bolsonaro, como verdadeiros "brasileiros do centro", são os cidadãos que não se reconhecem de direita ou de esquerda, essa é uma grande parcela de eleitores, a ser trabalhada, na desconstrução do candidato Bolsonaro. VAMOS À LUTA ATÉ A VITÓRIA ! HADDAD/MANUELA-PELA VOLTA DA DEMOCRACIA ! PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO !

  • COMO PAULISTA AGRADEÇO MAIS UMA VEZ AOS NORDESTINOS AO FOLEGO DE ESPERANÇA E LUTA. ESSE SEGUNDO TURNO REPRESENTA A VIDA OU A MORTE DE UMA NAÇÃO. SERÁ UMA GUERRA LITERALMENTE E SE ESTIVERMOS DISPOSTOS A ENTRAR DE CORPO E ALMA NELA SALVAREMOS O BRASIL.ENTRISTECE CONSTATAR QUE FORAM OS POBRES QUE DERAM ESSES VOTOS AO NAZISTA JAIR BOLSONARO E É COM ELES QUE DEVEREMOS FALAR. QUEM TEM PARENTES QUE VOTARAM NESSE CANALHA CHEGUE AO OUVIDO E DIGA OU ELE OU EU!
    TEREMOS DEZ MINUTOS DIÁRIOS NA TELEVISÃO QUE METADE DESSE TEMPO SEJA PARA LEMBRAR AS FRASES DO NAZISTA,A HORA É DE BATER,BATER ATÉ A CACUNDA DO DEMÔNIO VIRAR BARRIGA.

    Estão com medo do que? Brancos e nulos foram mais de 30% e esses votos serão caçados pela nossa campanha mostrando o perigo que é o Nazista.

    • Só corrigindo um pouco... Brancos, nulos e abstenções.
      Vamos à luta!!

    • Pare de dizer que foi o povo pobre que deu essa vitória ao Bolsonaro, pq vc ñ para de culpar o povo pobre? Cobre essa vitória da classe média, todos os odiosos do PT que votaram no Aécio, votaram no Bolso.

    • Espantosa a entrevista do general Heleno na Band. Perguntado sobre a base de apoio no Congresso para governar e sobre os projetos do Não-Citável, ele respondeu dando graças pelo fato do povo mineiro ter impedido "aquela senhora Dilma Rousseff" de ser eleita para conspurcar o honorável Senado da República. Os canalhas que trabalharam para disseminar o ódio dos militares contra o partido político dos trabalhadores do Brasil, conseguiram seu intento. Seu rosto tremia de ódio quando falava da Dilma. Com militares como este, que votam tanto ódio a alguém honestíssima que só o bem do país desejou e por isso trabalhou intensamente e contribuiu grandemente, como haveremos de progredir? Com nossos militares escravizados por um ódio injustificável? Um ódio muitas vezes baseado só em fofocas de caserna? Um ódio que sanciona até meios condenáveis de ação política, na suposição de que seus fins os justificam? Os militares que têm se pronunciado publicamente são a cara de um passado de subordinação nacional, são a maior expressão de nosso subdesenvolvimento. Eles confundem tudo sob um ódio injustificável, eles foram levados a acreditar que existe um "Movimento Comunista Internacional" e que todo político nacionalista que luta pela soberania do país é comunista, e por isso não avançam intelectualmente. Quando tentam progredir, é sempre dentro de uma teia de teóricos de aluguel que os órgãos de propaganda do poder imperial teceram para eles. E eles se emaranham nela, com mil labirintos de confusão mental. Confundem o seu patriotismo com devoção suprema aos piratas do hemisfério Norte, e o afastam do verdadeiro nacionalismo.

    • Concordo com praticamente tudo o que disse porque e o que também penso.
      Discordo, contudo, num ponto. Não vejo os pobres (pelo menos, por si sós) como responsáveis pelo grande índice de votos da Besta Nazifascista.
      Os pobres, como sempre, são os de mais fácil manipulação. E, mais do que nunca, estão nas mãos de mais patrões (aqueles que só pensam nos próprios lucros sem entender que destruir quem consome é, em última instância e na maioria dos casos, negar qualquer possibilidade de pujança a seu próprio negócio).
      Também estão nas mãos de um sem números de pastorecos vigaristas que muito falam em fé mas adoram a um único deus, o dinheiro, dinheiro que retiram à base de 10% (fora outras "doações espontâneas") principalmente de quem mal ganha para se alimentar. Esses pastorecos têm forte poder de convencimento, e de acabrestamento, nas classes populares carentes e entendem e, sozinhos ou subordinados a megs organizações pseudorreligiosas, exploram essas carências para atender a duas próprias ganância.
      Junto conosco, os pobres serão igualmente vítima de um governo fascista que eventualmente ascenda ao poder.
      Mas o que incomoda mesmo é ver o grande índice de universitários e oós-graduados que preferem votar num fascista, o que faz concluir que títulos de graduação e de pós-graduação sempre servem para mostrar mas nrm sempre ensinam a pensar!

Related Post