O medo do eleitor do medo

Nossa luta não é contra o eleitor de Bolsonaro,  tenha isso claro.

A luta é pela desconstrução – para usar a palavra da moda – do discurso violento e primário do candidato da direita.

Dois minutos de reflexão sobre o que significa todos estarem armados deixam qualquer pai e mãe de cabelos em pé por seus filhos.

Um minuto de pensamento sobre o que significa dar (ainda mais)  “licença para matar” para a polícia geraria o quê?

Alguém, na classe média, quer mais medo?

O medo do qual Bolsonaro se aproveita é tão medo quanto o que ele desperta.

Da mesma forma, restou muito pouco, com a onda de última hora, do eleitorado de outros candidatos, com disposição aparentemente disposta a migrar para o ex-capitão, exceto, talvez, os eleitores de João Amoêdo e Álvaro Dias.

O fato objetivo é que é preciso tirar votos que foram para Bolsonaro.

Este eleitor tem uma ligação frágil com seu candidato.

Este deve ser o norte das nossas preocupações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (73)

  • Fernando Brito, parabéns pela lucidez!
    Mas torna-se urgente desconstruir o ódio, pré conceito e o medo que os ricos colaram no PT por ter pensado um governo voltado para os mais pobres.
    Não lembro antes de nenhuma campanha de indignação com a corrupção por parte da imprensa, que usou esse mote, associado com alguns políticos oportunistas, geralmente corruptos, que fazem o discurso hipócrita de combater a corrupção, alinhado com o pensamento fascista, simplesmente para acobertar o que censuram e destruir alguém que eles tratam como inimigo.
    Alguns componentes que não são novos neste momento, mas pegaram carona na onda do golpe: Elementos da polícia federal, Judiciário, sendo o STF neste caso o maior responsável pelo estado de incertezas que o país vive e os evangélicos pentecostais com sede e fome de poder, que pensam transformar o Brasil em um estado teocrático. Para isso, usam o discurso fascista, misógino, pré conceituoso e com isso se explica o fenômeno Bolsonaro.
    Como hoje vejo cada igreja dessas como um balcão de negócio da fé. Sugiro que façamos campanha que paguem impostos como qualquer outro tipo de empresa.

    • É isso aí, Brito.
      Difícil, mas não impossível.
      Estamos juntos.

    • Concordo c vc .A missão p salvar Haddad é mostrar p povão o Golpe sofrido e suas consequências atuais e futuras.

    • Com todo o respeito às igrejas legítimas, essas igrejas neopentecostais não são como "qualquer otro tipo de empresa".
      Mesmo as empresas privadas têm função social. Já essas igrejotas não passam de antros de lavagem cerebral e de extorsão contra as populações mais carentes e socialmente fragilizadas e a favor da boa vida de vigaristas de discurso fácil.
      E, claro, concordo em que sejam submetidas a alguma forma de controle pelo estado. Inclusive para possibilitar algum rastreamento de fortunas acumuladas de forma subterrânea.

  • Acho difícil tirar os votos do Fascista! Seria mais fácil usar a estratégia pra buscar os votos brancos e nulos, bem como despertar o interesse dos 20% que se abstiveram em sair de casa e lutar contra o Fascismo. Isso tudo, claro, contando com o apoio de Ciro. Sem ele não há chances de reverter o resultado!

  • O eleitor do Bozo se frustrou com o pouco mexer nas estruturas pelo PT e quer algo anti-sistema... E assim como Collor em 1989, o Bobo está mais demonstrando isso... E criando uma cortina de fumaça para temas que seriam importantes mostrar em que lado candidato está como a Deforma Trabalhista/Terceirização Irrestrita, Teto de Gastos, Deforma da Previdência, Entreguismo do patrimônio nacional, e tudo que é um continuismo ainda maior do desgoverno elitista, entreguista e neoliberal do Temeroso.

  • Complementando: a Esperança já venceu o medo... E agora tem que se demonstrar que o Amor pode vencer o ódio (além de demonstrar que o Bobo é continuismo do Temeroso e isso representa ódio para a maioria que deseja um Brasil mais justo).

  • É dona Globo, já vi que vais ser salva pelo gongo. Tens muita sorte ordinária.

  • Parabéns e obrigado Fernando Brito por sua luta e militância política gentil, generosa mas ao mesmo tempo valente, incansável e heroica.

  • O grande Brito desaprendeu política? Ou tenta manter a moral da tropa enquanto espera o bombardeio?

    O Brasil está escolhendo o fascismo pelo processo democrático. Converse com qualquer eleitor do Bolsonaro. Ele só fala de ódio ao PT, e todas as mentiras que a campanha dele faz. Que ele "pelo menos não é corrupto". Foi uma campanha com muito dinheiro disseminando mentiras por todo lado. E funcionou perfeitamente o enredo que eles queriam. Agora é o fuzilador da petralhada contra um PT muito fraco sem Lula. Vai ser um massacre, com os poderosos assistindo enquanto bebem sangue do trabalhador em suas taças de vinho, em algum lugar em Miami.

    Tudo isso mostra como o brasileiro é otário, burro, especialmente a "elite". Quem sabe com esse governo merda que esse imbecil vai fazer o povo não aprende? Queria acreditar nisso, mas depois de 30 anos apenas caímos na lorota de um Collor 2.0 Hitler edition.

    Deus definitivamente não é brasileiro.

    • O "grande Brito" é um ser pequenino, mas que nunca culpa o seu povo pelo que os grandes fazem com ele.

      • Brito, você é gigante. A ponto de ser humilde para se dizer pequeno mesmo com todo o trabalho prestado pelo Brasil. Você tem razão nessa resposta. Eu estou puto e desiludido com essa guerra perdida. Não queria ter te ofendido. Mas acredito, talvez errado, que você se equivocou ao embarcar de corpo e alma na campanha petista, fadada desde o início ao fracasso. De qualquer forma, continua sendo um grande mestre pra mim, e tenho certeza que pra muitos outros da minha geração.

        Saudações!

  • Se tivéssemos que definir a candidatura de Bolsonaro, diríamos que ela é teocrático-militarista. Não militarista no sentido de defesa do país, mas no sentido policialesco, de defesa de certos grupos hegemônicos dentro do país. Creio que não existe nada pior no mundo. Uma ditadura sacerdotal-policialesca.

    • Bem definido, Alecs. Como se não bastassem os inimigos clássicos do Brasil, judiciário, imprensa velha, neoliberalismo econômico, temos também um muito mais difícil de vencer: os evangélicos. Eles não mudam de ideia porque estão dopados com dogmas; e como discutir um dogma se é a palavra de deus?

      • A palavra de Deus é "não matarás''. Se não me engano é o quinto mandamento. Consegui enfiar dúvida em alguns com esta simples e clara afirmação.... e nem precisei ser maquiavelicamente hipócrita e me declarar crente em Deus.

        • Dá para questionar vários pontos deles só usando versículos da Bíblia. Falar usando a linguagem deles. ;-)

Related Post