Como era óbvio, prisão de Paulo Bernardo foi revogada. Quem paga pelo espetáculo de humilhação?

solta

Não era preciso ser nenhum jurisconsulto para ver que a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo não se sustentava juridicamente.

Foi, apenas, um espetáculo midiático, destes a que o Judiciário brasileiro, infelizmente, parece agora adotar a granel.

Prender uma pessoa não é uma “abobrinha”, exige razões e fundamentos.

Não é sequer o caso de discutir se ele é ou não culpado do que o acusam, porque isso é o objeto do próprio processo, em que sequer é réu.

Prende-se por risco à sociedade ou risco à investigação.

Dizer que Bernardo, que não exerce função pública e, pior, depois de afastado o governo com o qual ele se identificava politicamente – ou seja, por ser ex-ministro de um ex-governo –  poderia se valer de sua ex-posição para atrapalhar o processo é, com o devido perdão do juiz “prendedor”, mais que uma rematada tolice, é uma esfarrapada desculpa.

Agora, quem vai pagar pela exposição indevida, inócua, desarrazoada?

Sua Excelência, o Juiz?

Claro que não.

Ao contrário, ainda vai fazer carinha de “vítima” de uma conspiração do STF, justo quando sua decisão foi anulada por um ministro que, sistematicamente, tem votado contra o governo do partido que o indicou e tem sido o mais frequente companheiro de voto de ninguém menos que Gilmar Mendes.

E foi anulada porque é questão evidente, destas que pode ser proposta a alunos de primeiro ano de Direito.

A não ser, talvez, aos que tenham a advogada Janaína Pascoal como orientadora.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. É SHOW, desvio de atenção, estratégia do jogo, o judiciário “jogando” associada a política golpista suja, não é a primeira vez que o STF revoga, não é possível que juízes ainda não aprenderam. Até ignorantes como nós, só de observar aprendemos, imagine quem é do ramo.

    1. Paulo Bernardo deveria processar a Tv Globo. Ela que foi ajudada por ele quando Ministro. TV Globo pagou com espetaculo grotesco.

      1. É… Sergio Moro fazendo escola.

        Primeiro prende, humilha, depois busca-se provas.

        E a OAB, continua sempre calada e omissa diante das abitrariedades.

        Antigamente, diante das provas, se investigava, ouvia o acusado, arrolava testemunhas, processava e prendia.

        Agora, se for com petistas, prende atraves de espetaculo com a TV Globo ao vivo e a cores, depois buscasse provas, e deixa o desgraça mofando na cadeia para agrada a opinião publica.

        Mais uma vez cade a OAB? Cade os Juristas? Ta na hora de se denuncia as Cortes Intenacionais de Direitos Humanos.

  2. A justiça brasileira se perdeu completamente ao permitir que a Globo orientasse um julgamento político de um partido feito por Joaquim Barbosa, quando derivou para o partidarismo de direita com acompanhamento do MP de da PF, perdeu o rumo e passou a usar o poder de estado para criminalizar e atingir reputações de pessoas e famílias que são adversários políticos de uma forma criminosa como nos melhores anos da ditadura não se diferindo dos torturadores da época.

  3. Dúvida: o(a) orientador(a) do doutorando é escolhido(a) por este ou designado(a) pela instituição? Penso que após o show que Janaína deu ao Brasil não seria nada honroso constar do título da pessoa o nome da indigitada orientadora.

  4. A Politiqueira e futura candidata a qualquer posto – que os gaúchos elegem – do Grupo RBS/GloboSul, Carolina “Brasília” recém falou na sua rádio que estava no Palácio do Planalto, com um “parceiro”, que é do Governo Golpista e comentou com ele: “…viste a notícia, o Paulo Bernardo vai ser solto, por ordem do Dias Tóffoli…”, ao qual o Golpista “parceiro dela” respondeu: “…ah isto não é nada, agora o estrago já está feito…”. Para nós, que não somos da mídia golpista e torcemos por justiça e Democracia, sobra a sensação de raiva e nojo, por uma Mídia Elitizada, Corrupta, Sonegadora e Golpista , como a RBS, raiva por uma Polícia Fascista, pou um MP politiqueiro e por uma Ju$tiça Partidarizada que contribui largamente para a quebra do Estado Democratico de Direito no Brasil ! SÃO OS DONOS DO DINHEIRO E DO JUDI$IÁRIO DESTRUINDO CARREIRAS, PESSOAS E INSTITUIÇÕES, AO SEU FAVOR DE PODER! PERGUNTA BÁSICA À CAROLINA “BRASÍLIA:” E A ZELOTES, A SRA. QUE É TÃO BEM INFORMADA OU DEFORMADA…TEM NOTÍCIAS PARA NOS DAR???

    1. Pois é, meu caro Dinio. Os gaúchos gostamos de “encher a boca”, afirmando que somos os mais politizados do país. Porém, conseguimos a proeza de, dos três senadores que temos o direito de eleger, colocarmos dois filhotes da RBS lá no Senado.

      Se não fôssemos politizados, como seria então a nossa bancada, na Câmara e no Senado?

  5. Eu acho que quem montou e dirigiu essa “ação cinematográfica” da prisão de Paulo Bernardo foi a globo, assim como deve ter feito na “prisão” do Lula. Não foi ela que ditou o andamento da AP470?

  6. Se até um ministro antipetista como Tófoli acha que o juizinho de SP fez lenha, é porquê fez muita e não tinha como justificar seu mandado de prisão, baseado em “ilações”, “conjecturas” e outros adjetivos semelhantes no despacho. Exatamente isso é que fazem os procuradores aecistas da lava jato: montam presunções, ilações, pressuposições, etc. e depois obrigam o preso a enquadrar sua delação na narrativa deles, já previamente montada antes da prisão.

    1. Agora com prisoes ostentacoes,. Primeiro prende com espetaculo da TV Globo, depois procura provas ou força/tortura o desgraçado para delatar companheiros.

    2. Agora com prisoes ostentacoes,. Primeiro prende com espetaculo da TV Globo, depois procura provas ou força/tortura o desgraçado para delatar companheiros(as).

  7. Esta política judiciosa, ou quem sabe está justiça politiqueira, tanto faz, está desmorolizando o pouco que restava da justiça em nosso país. É um vale tudo midiático para vencer esta batalha do golpe na marra. Quantos mandados judiciais de prisao “sem fundamento” ainda serão necessários para engrossar o caldo desta estupidez?

  8. MARCELO GUEDES: você tem provas de que o Paulo Bernardo roubou 100 milhões? Entregue-as ao MP ou cala essa boca estúpida que você tem. Ô sujeitinho sem noção. Tomara que o P. Bernardo leia isso e o interpele judicialmente. Dá uma boa grana, sabia? Aliás, vou copiar seu comentário e mandar para a senadora, para que ela tome as devidas providências.

  9. Discordo, meu caro Totonho Cunha. Se PB processar o Estado, quem vai pagar uma possível indenização somos nós. Quem tem que ser processado e pagar essa indenização é o juiz que fez barbeiragem.

  10. Apareceu mais um fanático por aqui, mais um que optou pela “cegueira intencional”. O ódio é tanto que ele não consegue nem se dedicar a ler o texto. Está lá, escrito pelo Brito: “Não é sequer o caso de discutir se ele [PB] é ou não culpado do que o acusam, porque isso é o objeto do próprio processo, em que sequer é réu.”

    Não nutro um pingo de simpatia pelo sr Paulo Bernardo. Como integrante dos governos petistas, trabalhou muito mais pelo grande empresariado que pelos trabalhadores e pelo povo.

    Mais ainda, PB fez de tudo para manter o arrocho salarial sobre os funcionários públicos federais. Um erro absurdo cometido pelos governos do PT, uma vez que, sem funcionários públicos valorizados não há como fortalecer o Estado e colocá-lo a serviço de quem dele precisa, o povo.

    Mesmo assim, não tenho como concordar com o que fizeram com o PB. Se ele deve, que reúnam as provas e o condenem, dentro do que manda a lei.

  11. Dotô Gigi deu dois habeas corpus entre 48 pro banqueiro ladrão, que mais parece o palhaço carequinha, e pro médico estuprador pra poder fugir!

    Agora prende-se por suspeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *