Luís Inácio Lula da Silva não se dizia um revolucionário, sempre foi um homem de reformas e de conciliação.
Ele mesmo o admitiu em seu discurso hoje, na frente do Sindicato dos Metalúrgicos, dizendo que se não acreditasse nas instituições, teria “proposto uma revolução nesse país”.
Não foi Lula quem desacreditou das instituições, foram elas que – em relação a ele – se mostraram apenas como garras e dentes de um corte social perverso que existe no Brasil.
Talvez, mais do que a prisão que se acaba de consumar, seja isso o que mais dói no peito do velho líder.
Que mal ele fez, o que ele tirou, do que privou aqueles senhores ou à classe média batedora de panelas, que se compraz em ver um homem que em nada os prejudicou ser conduzido a uma cela?
Ou será que tocou no que lhe é mais caro, mais caro do que perder um filho, um amor, um emprego?
Tocou no que é o desenho de uma sociedade colonial, onde o povão é e deve ser desprezível, onde a favela, o nordeste, a periferia, os negros, os mestiços, os lavradores do interior o são e devem continuar a ser, mesmo que isso nos condene a viver num país de atraso, de violência, de sobressalto.
Tentamos algumas vezes o caminho de um encontro. Getúlio Vargas e João Goulart, dois fazendeiros, tentaram fazer este encontro e foram abatidos em seus planos e em suas vidas.
Pela ponta inversa, um metalúrgico, com seu “paz e amor”, tentou o mesmo e, apesar de ter, como Vargas, alcançado sucesso no desenvolvimento econômico e estrutural do país, experimentou o mesmo ódio insano.
Talvez, por isso, ambos tenham sido revolucionários contra suas próprias atitudes e condutas políticas.
Getúlio e Lula foram ao limite e além dele em matéria de concessões políticas e o segundo nasceu gritando contra estas concessões do primeiro, até ter de encarnar, pessoalmente, o que era possível fazer na política
Vargas voltou de uma “prisão domiciliar” de seu exílio na Fazenda Itu com muito menos ilusões, o que o fez dizer, na sua posse , em 1950, ao povo que “hoje estais com o poder, amanhã sereis o poder”.
Lula voltará, também, de sua prisão política, com menos enganos.
Não que ab-rogue da paz e do amor. Mas do conceito, burguês e ilusório, de que o “republicanismo” seja capaz de garantir a ascensão do povo brasileiro ao poder de decidir seus caminhos.
As insitituições civis – muito mais que as militares, até – são a expressão de um domínio de classe e precisam funcionar sob o comando da população, e não como uma nobreza, com poderes absolutos e vitalícios, a decidir quem e como podem agir os eleitos da soberania popular exercida pelo voto.
Não são os de abaixo que concebem a ideia da revolução, são os de cima que a eles o obrigam.
View Comments (65)
Texto lindíssimo, obrigada, jornalista Brito. Gostaria de expressar mais a respeito do texto, mas estou muito emocionada.
Parabéns Brito, da sua pena tem que sair o "J'accuse" II.
Toda grande marcha começa com um passo.
hoje é o 1° dia da grande virada
Sempre acreditei na virada, Espero por ela.
que assim seja minha amiga
não podemos nos abater e deixar de acreditar
bjcas
Enquanto Lula recebe mais um dos seus inúmeros títulos de "Doutor Honoris Causa" de uma Universidade, seus algozes recebem uma homenagem de quem mais se identifica com eles:
https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2018/04/brasil-e-o-primeiro-pais-do-mundo-em.html
O Lula Histórico, líder popular nascido no sindicato, antes retirante nordestino que veio a SP vender sua força de trabalho, para fugir da miséria, da fome e da morte, pode até ter conseguido fixar seu nome e imagem nos livros e nos registros audiovisuais que serão dissecados pelos historiadores, sociólogos, cientistas políticos, filósofos e outros estudiosos. Mas o líder político capaz de levar ao topo do poder político um representante das classes populares trabalhadoras, ah, esse assinou sua sentença de morte hoje.
Ao contrário dos ilusionistas que se alinham em algum 'Plano B' ou que ainda se mantêm no auto-engano, o Ex-Presidente Lula ficará no cárcere por muito tempo. Arrisco dizer que Lula não saia vivo da masmorra curitibana; um destino como o de Yasser Arafat talvez já está traçado para ele. E o envenenamento ou asfixia dele JAMAIS serão esclarecidos; basta ver que já colocaram caminhões de cal sobre o atentado que matou Teori Zavaski e também para a execução da vereadora Marielle Franco por milicianos, há pouco mais de duas semanas. Exceto nos blogs considerados de Esquerda, o assassinato da vereadora e de dezenas de outras pessoas em favelas do RJ já desapareceu do noticiário da mídia golpista, aliada dessas milícias.
Como mostrado em bela reportagem do Intercept Brasil, as facções criminosas que lidam com tráfico de drogas, as quais dominavam a maioria das favelas cariocas e fluminenses têm sido desde o início deste século, substituídas pelas milícias, estas compostas por ex-policiais, ex-bombeiros, vigilantes e agentes da segurança privada. Na ZO carioca as milícias dominam quase todas as favelas. Importantíssimo notar que as tropas do Exército não ocuparam nem ocuparão NENHUMA favela controlada pelos milicianos. Eu, que moro perto de uma em que o blogueiro passou sua infância, vi desde a metade do ano passado e com mais intensidade, há cerca de três semanas, o CL ser ocupado por tropas do Exército e desde então o que observo é que não são mais as chamadas facções do tráfico que comandam o pedaço.
A nomeação de Alexandre de Moraes para o MJ garantiu ao PCC o domínio quase completo dos presídios brasileiros, como ficou patente com as matanças ocorridas no AM, RR e RN no início de 2017. No RJ não havia um facção dominante. Desde que Kojak foi para o MJ, e mesmo antes disso, o PCC já havia lançado tentáculos para dominar as mais lucrativas BFs cariocas e fluminenses. Mas com a intervenção das tropas do Exército, o PCC pode dar lugar aos milicianos, mesmo nas áreas em que conseguiu se tornar forte ou dominante.
Essa é outra face perversa do golpe de Estado, que levará o Brasil para o mesmo caminho do México.
Lula entra hoje para a prisão. Sairá algum dia? O enigma traiçoeiro de Rosa Weber
Por Bajonas Teixeira https://www.ocafezinho.com/2018/04/07/lula-entra-hoje-para-a-prisao-saira-algum-dia-o-enigma-traicoeiro-de-rosa-weber/
Concordo contigo. Achei um erro do Lula ir para o cárcere. Morrerá de algum jeito. Na minha modesta opinião deveria ter pedido asilo político em uma embaixada como a Russa ou Chinesa, do bRiOs as letras maiúsculas e minúsculas são propositado, nem sei se o b deveria estar lá. O nosso povo não irá acordar, acho que nunca, ademais tá chegando a copa, o nemmar, o perde lá, etc. Só estranho não estar cedendo, pois nosso país morreu. As pessoas que alcançaram alguma melhora retornarão a condição inicial e eles nunca entenderão que foi pior uma proposta de governo que conseguiram alguma melhora. Triste brasil.
O STF precisa ser reformado, os meios de comunicação precisam ser fracionados para valorizar a multiplicidade de ideias, a Rede Globo destruída (pois é essa organização criminosa a nossa Bastilha). Espero que Lula ou outro candidato progressista aprenda ao tomar posse no Planalto Central.
A luta de classes paradoxalmente é praticada a risca por aqueles que mais a criticam ,a elite,a casa grande.
E os idiotas pensam ser uma prática do comunismo.
Andei pela minha cidade a procura de protestos,reuniões,nada ,absolutamente nada.Massa ingrata que não merece o Lula ,e faz estéril o seu sacrifício,a prisão.
Brasil afundou de vez ,e levará décadas até isso mudar ou como realmente estou convencido ,acabou.
Se um político de centro que declarava" quero que os empresários ganhem muito dinheiro ,assim haverá emprego e os salários melhorarão" é combatido,perseguido e encarcerado ,que esperar de um outro realmente revolucionário??.
Este povo ingrato merece seu destino,vi gente que recebeu casa ,faculdade,emprego,o 1° carro !!! graças a ação dos governos petistas ,e hoje torciam ardorosamente pela prisão.É necessário escola para ensinar as pessoas a serem gratas ? não ,né?
Label, o ser humano é ingrato desde os tempos de Cristo: na hora H seus próprios discipulos deram no pé com medo dos romanos, e a multidão escolheu libertar um bandido......Infelizmente, as pessoas só aprendem sofrendo com suas escolhas.E é o que inevitavelmente vai acontecer quando a recessão que já se instalou, se aprofundar. Dessa vez não vai ter investimento público para alavancar a economia e os investimentos externos são incertos e voláteis. Com exceção da elite rentista (os donos das finanças), o restante da população vai ver cair seu padrão de vida. Exemplo: um amigo procura meu filho e pede que empreste uma conta de luz. Motivo: precisa provar na escola pública aqui do meu bairro ( a escola é bem conceituada) que mora aqui. Antes seus 2 filhos (que estudam no ensino fundamental) frequentavam um colégio particular. A esposa foi demitida da empresa onde trabalhava e ele também perdeu o emprego.....Foram substituidos por empregados tercerizados.A medida que as águas da
recessão forem subindo, será que todos vão continuar dormindo??? E com o Lula na cadeia, quem vai bancar o bode expiatório??
Ótimas postagens. De ambas. Também acho que devemos deixar o tempo correr, o lumpemproletariado terá de encarar a queda do padrão de vida, até com a volta da fome nos grotões. Deixe que morram abraçados, mesmo um cachorro abana o rabo agradecendo a mão que o alimenta, aqui não, estão juntos com a classe média ignorante torcendo pela prisão do Lula e condenando o PT. Quero que se lixem, e nada da juventude esclarecida enfrentar gorilas nas ruas, deixe que logo, logo, os gorilas terão de enfrentar hordas famintas e aí o jogo é outro, e nós assistiremos de camarote. Como diz Mino Carta: Sem sangue nas ruas a elite brasileira não aprenderá. Quem viver, verá.
A pior cena do dia, a mais triste, foi ver o carro em que ia o Pres. Lula ser cercado pelos fascistas na frente do predio da policia federal. O Presidente Lula sozinho sendo cercado por esses canalhas de camisetas amarelas numa armadilha que a PF e a PM de SP aprontaram. Minha vontade era voar nesses canalhas. E o pior é que o dia não acabou.
Ouvi dizer que o foguetório em CU-ritiba parece com o do ano novo. Proponho mudarmos o nome desta bosta para CU-riTOBA, porque dali só sai merda mesmo.
Na situação que aí está primeiro o confronto , depois a conciliação . Sem o confronta não se terá o balizamento e o fortalecimento do povo na composição do estado , Sem o confronto teremos o estado mínimo sem povo .