Se dependesse somente da imprensa tarefeira, o quadro seria desolador. O golpe é um monstro de mil cabeças zoiudas e asquerosas com línguas partidas e afiadas. O veneno destilado, causador de paralisia cerebral e transformador de vítimas em zumbis raivosos, é distribuído nas melhores casas do ramo.
Os tempos são de guerra, mas também de esperança.
Ontem essa esperança veio em forma de Suzane da Silva.
Petulante, em poucos minutos, varreu pra longe o baixo astral e arrebatou, de uma só vez, milhares de corações e mentes brasileiras.
A aparição de Suzane foi bem mais que um antídoto capaz de fazer reviver.
Foi uma fala de quem não se conforma com o destino que foi traçado lá atrás. Uma fala de reconhecimento aos avanços indubitáveis e que eram necessários serem demarcados, frisados, relembrados. Foi uma fala de orgulho, de esperança e também de alerta e reivindicação.
“A saída é pela esquerda. É o que todos nós estamos gritando aqui”.
O recado foi dado, deve ter mexido profundamente com a presidenta, que, naqueles dois minutos deve ter repensado em tudo que todos nós vínhamos gritando. A gente já conhece o caminho da austeridade, da recessão e dos remédios amargos que só pioram a vida do trabalhador. “A saída é pela esquerda”, disse Suzane.
“A casa grande surta, quando a senzala vira médica”.
Sim, Suzane. A gente sabe que a casa grande surta e esperneia quando pessoas como tu e milhões de outros brasileiros dizem não à história traçada e planejada lá nos tempos das capitanias. História traçada nos trezentos e vinte e dois anos de colônia. Nos tempos dos imperadores, na república vacilante e, finalmente, nessa incipiente democracia.
Essa turma que insiste em definir o destino alheio não cansa. São que nem herpes, sempre voltam.
Eles estão por aí escrevendo editoriais que tratam com normalidade os cafajestes do congresso. Eles estão por aí emitindo liminares que são aprovadas em segundos. Há aqueles que conduzem coercitivamente, há os que tramam, e os que conspiram. Tentam a todo custo engessar nossos destinos. Cada um é uma cabeça zoiuda do monstro Golpe.
Os tempos são de guerra, mas também de esperança. São tempos estranhos, que não se pode abaixar a cabeça para o monstro asqueroso.
Será que ela vai conseguir entrar no hospital com aquele cabelo?
“Entro no hospital, entro no avião e entro no Palácio do Planalto”.
Eita, menina porreta!
15 respostas
Parabéns pelo texto Fernando Brito.
O golpe não vai acabar com a esperança.
A saída é pela esquerda.
Obrigada pelo post, Brito. Foi um momento arrebatador para salvar um dia melancólico numa semana melancólica. Sim, Suzane, a saída é pela esquerda e lutaremos por ela até o fim. Dias terríveis virão, mas continuaremos na luta contra o fascismo. Por você e por todos nós, brasileiros. Os direitos que ajudamos a conquistar em 1988 e nos governos petistas NÃO nos serão retirados. A luta agora está nas ruas e nas ruas saberemos vencer.
Sim, eu choro à toa. Mas dessa vez não foi à toa não!!!
Coisas vão ainda aparecer: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2016-04-13/panama-faz-operacao-de-busca-em-escritorio-da-mossack-fonseca.html
É disso que se trata o GOLPE o Horror da burguesia, herdeira e cultivadora da escravidão, ver que em seu mundo ascendia aquelas pessoas que foram escravizadas por 400 anos, que moravam nos morros e nas palafitas e que sempre foram marginalizadas pela sociedade. A Mídia o Congresso e o Judiciário querem faze-los retornar ao seu lugar, onde o sistema capitalista os havia colocado. Eles verão nas ruas, se o golpe se consumar, que a exclusão não será mais aceita, pois nesses 14 anos do governo do PT os excluídos descobriram que não seres inferiores como o faziam crer e não aceitaram as regras de burguesia apodrecida..
Mais um grande post do Tijolaço. Post que faz a diferença.
Cadê o BRICS (falei desde o início essa organização é treinada)vamos chamar a Rússia.
Não custa tentar : https://secure.avaaz.org/po/petition/Conselho_de_Etica_da_Camara_Pela_cassacao_do_mandato_de_Eduardo_Cunha/?pv=12
Suzane, ganhei o dia! As sua palavras já estão em minha cabeça como acontece com refrão de música comercial, só que de uma forma positiva!
Poderiam convocar os mais de 60 milhões de pessoas que estão negativadas na praça, segundo a SERASA, sendo que, mais de 80% desse número é composto por pessoas que recebem até 2 salários mínimos, ou seja, as pessoas para as quais o PT diz governar. Não seria lindo??!!!
O PT não diz ,governa pra esses mesmo.
E os teus ídolos, maiores causadores da crise econômica, governam pra quem, idiota?
Vais continuar sendo viuvinha da direita, golpista,,
Dá uma olhadinha nos teus jornaleco e vê o que acontece em São Paulo e no Paraná, pra teres uma idéia de para quem os teus emplumados de bico torto governam.
Vaza, imbecil,,,, mimimimimimimi
NÃO VAI TER GOLPE,SACOU OTARIO?
Cor, cabelo e pobreza tb não barraram Joaquim Barbosa…. Mas o pessoal aqui não têm esse apreço por ele.. Kkkkkk Como diria o poeta quem gosta de pobreza são os pseudo-intelectuais esquerdistas chapa-branquistas!
Mimimimimimimi mimimimimimimi! ,
Apreço pelo comprador de apto em Miami, com uso de offshores?..
Sai daí, OTARIO!
A elite acha que para ser medico tem que ter sangue ariano, loiro, olhos azuis, mais eles esquecem que para ser medico acima de tudo tem que amar o ser humano, e o que acontece com a midia podre e a elite, não ensina seus filhos amar o proximo, e sim ensina a ser capitalista, o dinheiro a trapaça em primeiro lugar, por isso menina que se formou em medicina eu torço por voce, não importa seu cabelo, quero que voce faça um belo serviço, e nao ligue para midia maldita.
Foi de fato o momento mais vibrante e emocionante do ato do ontem. Adorei depois as palavras sabias da Dilma sobre o fato de Suzana nos representar. Suzane da Silva você é nosso orgulho e nos faz sonhar com um pais cada vez mais inclusivo e democratico. Como diz Jari: ha de fato muita esperança e muitos momentos de emoção nessa hora nefasta de nossa historia.Verdade tb que o Brasil é maior do que essa sujeira toda dos golpistas; o povo brasileiro não é um povo de odio, sabera lutar e ganhar mais essa batalha. Todos à Rua ! Não vai ter golpe, vai ter luta ! Dilma Fica !