BNDES libera 35% menos. Vamos crescer sem investir e sem financiar?

bndes2016desemb

Os números divulgados agora à tarde pelo BNDES são trágicos quanto à perspectiva de retomada do investimento e, portanto, da  própria atividade econômica no país.

Não só pela queda que você vê no gráfico – 35% ou R$ 47,2 bilhões a  menos que no ano passado e uma volta a um nível menor que o de 2008, ano da crise mundial – mas por outros indicadores, sobretudo o das consultas, que indica propensão a investimentos futuros.

11% a menos do que em 2015 pode não parecer muito, mas é sobre 2015, onde o país praticamente parou neste setor.

Os setores de comércio e serviços que respondem mais rápido – ao contrário da indústria, onde os investimentos demoram mais tempo a amadurecer – caiu mais: 40%.  Já o financiamento a capital de giro, embora represente volume pequeno na carteira do banco, subiu mais de 60%, indicando a falta de condições operacionais das empresas.

Dinheiro, mesmo, como se mostrou hoje cedo, só para o mercado financeiro.

Para o resto, nada, à procura do delírio da “inflação zero” (e juros, obviamente, não) que hoje o presidente do BC, Ilan Goldfarb já andou ensaiando para 3% em 2019.

O Brasil não tem economistas, tem agentes do capital financeiro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. A parte que deixou de emprestar foi a das empreiteiras que contratavam as pseudopalestras de Lula.

    1. As mesmas empreiteiras que tem Temer em sua lista de propinas com 10 milhões? E ainda deram um cheque nominal de 1 milhão? E tem quase todos os ministros na lista de propina inclusive Serra com 23 milhões na Suíça???
      E vc vem falar em palestra??? Seu diploma de débil mental já chegou?

      1. lembrar que os ministros da gestão anterior também estão, quase que na totalidade, nas listas de propinas.

    2. A ultra direita,inculta e trambiqueira, consegue dar palestras de verdade, ao contrário das pseudo palestras do Lula, só que a platéia compõe-se apenas de ladrões,golpistas,vigaristas,entreguistas,corruptos e trapaceiros.
      Você, deve estar sempre na primeira fila.

  2. Quantos comentários ridículos de certas pessoas… quer dizer que é bom não financiar produção para não haver corrupção?!?!? O que vocês sugerem, que voltemos ao escambo?

    Ah, entendi. Vocês acham que grandes empresas e grandes projetos são bancados com a grana que os empresários guardam embaixo do colchão ou em cofre-porquinho. É aquele mesmo tipo de gente que ridiculariza pessoas que compraram bens em prestações…

    Sinto lhes informar, mas não dá pra juntar capital e criar empresas/executar projetos com o troco do lanche da escola, criançada! Para isso existem serviços bancários públicos e privados, assim como o mercado de capitais.

    Mas se tudo é corrupção, e se tem corrupção tem que parar tudo, é melhor mudarmos todos para a Amazônia e viver de caça, pesca e coleta de alimentos… Peraí, isso é coisa de comunista, né não?

    1. É o tipo de pessoa que vem falar que a TJLP tem que ficar no mesmo patamar da SELIC, pois os bancos privados não têm como competir.

      Só que ao invés de defenderem a queda da taxa de juros básica e as de mercado que vêm lastreadas à mesma, querem igualar a TJLP por cima!

      Jenial

  3. O país saiu de BRIC, nos anos de ouro, governados por Lula e Dilma, e agora entrou para o grupo BROKE, onde só ele se encontra no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *