Cristina vence: Suprema Corte argentina valida “Ley de Medios”, contra o monopólio da mídia

Do meu amigo e parceiro Miguel do Rosário, no seu blog O Cafezinho:

A “derrota” do kirchnerismo não durou 48 horas.

A festa do Clarín durou pouco.

A Corte Suprema de Justiça, após anos de espera, decidiu, nesta terça-feira, pela constitucionalidade da Ley de Medios, que combate o monopólio dos meios de comunicação, e que afeta sobretudo o grupo Clarín.

A Justiça deu dois anos para que a lei seja aplicada em sua plenitude. De qualquer forma, a decisão configura uma das mais importantes vitórias políticas de Cristina Kirchner, que se empenhou pessoalmente para aprová-la.

Segue a nota publicada há pouco pela Reuters:

BUENOS AIRES – A Suprema Corte da Argentina declarou nesta terça-feira, 29, a constitucionalidade de quatro artigos da Lei de Mídia que eram contestados pelo Grupo Clarín, principal atingido pela medida. Com a decisão da Justiça, o governo da presidente Cristina Kirchner terá sinal verde para prosseguir com a aplicação integral da nova legislação.

As regras da Lei de Mídia obrigarão 21 grupos a vender parte de seus ativos sob o pretexto de “evitar a concentração da mídia”. O mais atingido será o Clarín, a maior holding multimídia da Argentina, que terá de ceder, transferir ou vender de 150 a 200 licenças, além dos edifícios e equipamentos onde estão suas emissoras.

PS. Quem quiser ver o tamanho e a quantidade de empresas do grupo, clique aqui. Não transcrevo porque seria imenso.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Argentino tem razão pra ser metido a besta: eles têm o Messi, eles têm o Papa, e agora eles têm plenamente uma Ley de Medios…
    Enquanto isso, numa certa república de bananas (porque no governo só tem elas)…

  2. É a globo perdeu kkkkkk falta a DILMA trocar o Paulo besteira por ROBERTO REQUIÃO, ai a coisa vai andar aqui no Brasil.

  3. Hoje o puxa-saco mor noticiou com enorme pesar a derrota do grupo Clarin…..
    O primeiro papel da imprensa é informar de forma isenta. A informação não pode ser seccionada, omitida, nem inventada.
    A responsabilidade dos grupos de informação e dos jornalistas é somente com a informação!

  4. Como é que a justiça vai arrumar compradores para este ‘império’ ? Como garantir que não fique nas mãos de ‘laranjas’ ? Será que grupos brasileiros poderão comprar partes do conglomerado do Clarin ? Seria muito azar da Argentina, depois disto tudo, ter O Globo, a Folha e o Estadão lá ! Já imaginaram ?

  5. Que inveja, enquanto aqui na INJUSTIÇA BRASILEIRA, a GLOBO manda e desmanda, pois os juizes(BT) come restos de migalhas jogada ao chao pelos poderosos empresarios corruptos.
    A Superquadrilha que vem desde, antes da CPI do BANESTADO, Operaçao Satiagraha, Castelo de Areia e outros da Policia Federal que foram violentamente atacada pelo B.T. do STF, PGR, STJ e continuam na estrada oculta no STF sem socorro LEGAL, o processo 2474 que foi estripado a faca cega pelo Antonio,Gurgel e Barbosa da AP.470 e exportado para uma gaveta eterna no MPF/RJ, o processo do DARF da Globo que sumiu e o MPF/DF assumiu e continua oculto e sem soluçao, processo OCULTISSIMO da LISTA DA FURNAS, CPMI do Cachoeira, Demostenes, Veja, Perillo, Serra, Cabral, Alckmin, Kassab, Delta e outros, o Propinoduto Tucano que o CADE investiga realmente, nao faz quem nem o MPE, ALESP e todas as instituiçoes publicas de SP, fingem que investiga e coloca na gaveta errada(eterna) como fez o Procurado De Grandis numa solicitaçao da Justiça da Suiça(gravissima falha) ??? E tem muitos outros processos e HC que favorecem os corruptos e ladroes engavetados e ocultos, que emprodecem ainda mais o Podre Judiciario Brasileiro o pior do Mundo, que inveja da Argentina e Uruguai, lá nao tem BANDIDOS DE TOGA!!! Serra que o PGR JANOT é diferente do Gurgel, Antonio, Brindeiro???

  6. Fernando Brito, sabes que existe “Bolsa Família” na Finlândia? Lá desde que uma criança nasce (todas), o governo paga um valor para ajudar na sua criação. Vale a pena dar uma conhecida numa sociedade que no meio do gelo, que se reconstruía enquanto pagava suas dívidas de guerra, fez para se tornar um país tão igualitário. Para quem acha que auxiliar crianças a terem (as mínimas) possibilidades iguais é coisa de país populista e atrasado, acho que os Nórdicos nos ensinam algo http://www.kela.fi/web/en/families;jsessionid=711738A06CFF2684CFEE925576A4A471
    Obrigado pela excelente matéria.

  7. Penso que deverá haver grande mobilização de toda a chamada mídia alternativa, para incentivar o povo, internautas em particular, a participar do debate. Essa é uma questão que exige sensibilidade do governo federal, que precisa desenvolver maiores esforços para que o Marco resulte em suporte para democratizar a rede, sem trocadilho. Sem a mídia alternativa, a golpista jogaria solta, criando maiores entraves para a atuação governamental. E olha que a copa vem aí e ela, como sabemos, é ponto ultra sensível para as eleições.

  8. Querem saber o que vai acontecer, é o que sempre acontece no congresso, vão aprovar o que vai ser pior para o Povo, será uma vergonha, para ter velocidade teremos que pagar, ter conteudo teremos que pagar, a internet igual a TV por assinatura, farão um monte de resslavas, mais no fim terão seus interesses preservados.

  9. Hmm is anyone else experiencing problems with the images on this blog loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any feed-back would be greatly appreciated.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *