D. Nilcilene para presidente da Sabesp

nilcilene

O jornal Agora São Paulo traz uma reportagem com a simpática e previdente  D. Nilcilene Mendonça, síndica de um condomínio de 11 prédios na Zona Leste de São Paulo.

Quando a água começou a escassear, tomou uma providência.

Mandou fechar os registros dos prédios à tarde, das 13h30 às 17h30, todos os dias, para acumular água nos reservatórios e ter o que gastar à noitinha e de manhã, quando as pessoas precisam mais, para o banho, sobretudo.

Claro que muita gente no condomínio deve ter pensado horrores de D. Nilcilene.

Ela nem deu bola, embora síndica que, da mesma forma que o Governador de Estado, precise de votos para se eleger.

Sabe que gerir em nome de todos é, também, ter de aguentar alguns desaforos, mas nunca deixar de fazer o necessário.

Porque a necessidade sempre acaba aparecendo e, aí, todos a percebem.

Claro que o condomínio que D. Nilcilene administra não é uma ilha de água na seca São Paulo e lá já tiveram de comprar 2 caminhões-pipa.

É que, embora a Sabesp insista que está tudo bem, água não chega depois que o sol se põe.

D. Nilcilene não é engenheira hidráulica, especialista, meteorologista, é apenas prudente.

Trabalha como motorista de condução escolar e, talvez por isso, esteja acostumada a colocar a segurança em primeiro lugar e aprendido a não ter medo de algazarra.

Fechando os registros no período em que a água é menos utilizada, pode ter desagradado alguns, mas cuidou que todos tivessem direito a tomar um banho, dar descarga (nem que fosse com um balde) e, sobretudo, confiar que todo dia iriam ter água.

Todos foram tratados igualmente por D. Nilcilene, com sua singeleza democrática.

Quanto D. Nilcilene economizou de água?

Cinco, dez, 15% a mais que a economia forçada que está sendo feita pelos pobres – rico não precisa de bônus, né? de São Paulo?

Se a Sabesp fosse dirigida pela D. Nilcilene e não pelas ordens de Geraldo Alckmin, haveria hoje mais 30, 40, 50 bilhões de litros para esperar as chuvas, em lugar do desastre iminente de hoje, quando está condenada a tirar água do lodo.

Mas, infelizmente, não é.

Porque D. Nilcilene é uma pessoa simples, mas é honesta.

PS. Como a Sabesp não é dirigida pela D. Nilcilene, continua, em vez de água, distribuindo fraude. E fraude burra. Mesmo considerando sua estatística torta, que usa o “volume morto” como saldo mas não o acrescenta à capacidade dos reservatórios, ainda se dá ao capricho de “arredondar” os valores para cima e diz que há 3,2% de água hoje, quando são 3,12. Além de desonestos, são burros. 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Infelizmente, como já esperávamos, a CULPA é do PT, como pode ser provado pela declaração abaixo:

    ANÍBAL ATACA PRESIDENTE DA ANA: “VAGABUNDO”

    247 – O deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) usou o Twitter para atacar o presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, que fez duras críticas à gestão da crise hídrica pelo governo Alckmin (PSDB).

    Na Assembleia, Andreu afirmou na manhã desta terça-feira (21) que, se a crise hídrica no Sistema Cantareira continuar, só restará o lodo após a retirada da segunda cota do volume morto.

    “Eu acredito que, tecnicamente, será inviável. E, do ponto de vista ambiental, essa água terá problema. Se a crise se acentuar, é bom que a população saiba que não haverá alternativa a não ser ir no lodo”, disse.

    Aníbal rebateu: ‘Este vagabundo,Vicente Andreu,q deveria estar trabalhando em Brasília,disse q segunda cota do volume morto é “pré-tragédia””. E acrescentou: ‘Lodo é p onde vai Andreu.Está na Agência p aparelhar os interesses da ruína q representa.Torce contra SP.Vai dar c os burros n’água/lodo’.
    Link: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/157820/Aníbal-ataca-presidente-da-ANA-vagabundo.htm

    1. A culpa era de São Pedro. Agora é da Dilma, do PT, os coxinhas distribuindo responsabilidades. Metamorfose ambulante da Marina pegou. Mudam de opinião a cada segundo desde que todas sejam contra o PT.

      1. Gente, já falei aqui. O problema é que São Pedro é Filiado ao PT, e ai em represália porque perdeu em São Paulo não manda chover! Viram, tudo culpa do PT…não é Jabor, Miriam PIG e Sardenberg???

    2. O incompetente sempre coloca a culpa nos outros. E o que me irrita neste país é que a maioria da população sempre acredita no incompetente se ele for parte da “elite”*

      * entre aspas porque os endinheirados do nosso país não têm nada a ver com elite

    3. Que deselegante a declaração do “nobre” deputado, diante de uma crise que envolve um bem tão precioso que é a água para consumo da população.

  2. O mal já está feito e se for para chorar que seja nas margens dos reservatórios.
    Pode servir de consolo, se é que existe algum consolo pelo que vamos enfrentar.
    No Palácio dos Bandeirantes, na cadeira de governador estará sentado o Sr. Geraldo Gerente.
    Que quer porque quer ser presidente. Mais um!
    Quando saiu candidato a presidente quis ser chamado dessa forma e sua assessoria de marketing plantou a expressão rapidamente adotada.
    Ele e só ele terá que responder por esse descalabro, pois somando seus mandatos já está há mais de onze anos comandando o estado, interrompidos pelos quatro anos do Serra e tem mais quatro anos pela frente.
    Ele não terá como culpar ninguém senão a ele mesmo e ao grupo que o cerca.
    Nossa imprensa porca, começando pela Folha e Veja, continuará servindo de biombo?
    Os deputados da assembleia muito pródigos em se vender ao governador como tem feito nestes vinte anos continuarão prestando seu “irrestrito apoio” mesmo com a farta distribuição de verbas?
    Há motivos mais do que suficientes para começarmos uma campanha pelo impeachment desse governador irresponsável e cínico.
    Não por ser do PSDB, mas por ter sido um governador irresponsável a tal ponto, que pelos votos que queria para sair vencedor e dominar seu partido, não seguiu a recomendação do corpo técnico da SABESP e do governo federal que recomendavam racionamento desde dezembro passado.
    Além do impeachment a cargo da AL, outras medidas podem ser adotadas pelo governo federal:
    1 – Cassar a licença da SABESP para captar e distribuir água em São Paulo;
    2 – Intervenção federal no sistema de água de São Paulo pelos riscos aos quais a saúde pública ficou exposta. Riscos decorrentes da irresponsabilidade de um governador cínico que tem olhos apenas para sua ânsia de ser presidente.

  3. Seria interessante levantar os critérios de projeto do sistema cantareira e suas condições de contorno à época, para confrontar com a falta de atualização do projeto nos últimos 20 anos, pelo menos.
    Deixo esta tarefa aos jornalistas especializados.

  4. Se o PSDB não dominasse a Alesp do mesmo modo como as milícias dominam a zona oeste do Rio, há muito este governador estaria enfrantando um processo de impeachment.

    Vá lá que queira que o Aécio ganhe a eleição. Cada cidadão tem o direito de desejar isso. Vá lá que use alguns truques típicos de governos. Mas há um limite para isso.

    Botar quase um quarto da população do Brasil na beira da calamidade pública?

    E continua a apostar no risco apenas pra segurar alguns votos pro Aécio?

    Onde está a procuradoria?

    Ninguém processa o governador?

    Tudo isso é visto como errinho administrativo, malícia inocente de político?

    Esse país não tem lei, não tem instituições, não tem sangue?

    1. Respondendo ao Daniel. Não Daniel os cortes começaram lá trás na periferia e agora chegaram aos bairros de classe média.
      Os chamados bairros ricos não padecem de falta d’água.

      Respondendo ao Narr. Não meu prezado, desde que os tucanos assumiram o governo de São Paulo tanto o MP quanto o TJ deixaram de servir a população para servir o gabinete do governador.
      Lembro dois casos: Os documentos do escândalo do Metrô foram entregues ao governo paulista há mais de seis anos. O Alckmin como sempre disse que tudo seria ri_go_ro_sa_men_te investigado. (é assim que ele fala).
      Não deu em nada, foi necessário o julgamento lá na Suíça para o assunto voltar e mesmo assim está parado. O Serra que está metido foi intimado a depor, DEPOIS DAS ELEIÇÕES. Exceto pelo Marinho afastado do TC tudo continua igual, como se nada tivesse acontecido.
      Outro caso, o Pinheirinho. Na quinta-feira um enviado do governo federal havia estado com o prefeito de São José dos Campos para tratar de uma possível desapropriação e ajuda do governo federal para aquelas famílias.
      Na sexta o TJ decreta a retomada de posse, no sábado a justiça aciona a comarca de São José dos Campos e no domingo, seis horas da manhã a tropa de choque da PM invade o bairro e destruindo tudo.
      Os moradores não puderam retirar nem seus pertences.
      Analistas compararam a ação da PM a ação das tropas de Hitler.
      Há uma foto chocante feita por um jornalista da Folha, foi publicada, eu a vi.
      A foto mostrava uma casa derrubada a trator e sobre os escombros uma porta aberta, uma menina mirava uma panela de pressão amassada e uma boneca semi-destruída.
      Uma das fotos mais chocantes que já vi pior, foi feita no Brasil, em São Paulo.

  5. Pergunta para quem more em São Paulo… Os bairros da “elite” estão sofrendo o mesmo racionamento de água que os demais bairros?

  6. Seria interessante verificar o faturamento da Sabesp na seca. Provavelmente está vendendo ar comprimido da rede vazia, empurrado pelos períodos de água sob pressão.

  7. Se a dona Valdirene Marchiori realmente representa a “elite” paulistana,
    qualquer desastre fica explicado.

  8. Galera, gostaria de externar uma preocupação. O Estadão disse agora a poucopouco que o eleitor de Dilma tem maior dificuldade de transformar intenção de votos em votos. Seja pela abstenção maior de seus eleitores, seja pelo erro na hora do voto. Oque a Dilma pode fazer a respeito? Tem alguma atividade programada nesse sentido? Se isso for verdade, essas questões podem ser determinantes numa eleição apertada como essa.

    1. Vão fraudar as urnas, muito esquisita aquela votação do Alckmin com trensalão, manifestação e racionamento de água o cara de reelege com 57%.

  9. Desfaçatez

    Leio nesta quarta-feira (22/10) que proeminentes tucanos saem com todas as pedras na língua para apedrejar a candidata Dilma Rousseff, inclusive com palavras que seriam impróprias para homens na idade em que se encontram.
    Pior foi ler mais tarde que o próprio governador de SP ataca a campanha de Dilma de fazer uso político da falta d’água no estado em que os famosos coxinhas se vangloriam de sustentar o “resto” – leia-se o Brasil pobre – do país.
    Ora, esse é o famoso discurso dialético-tucano na tentativa de inverter o rumo da prosa e ganhar o debate!
    Mas a população sabe muito bem que quem fez uso político foi justamente o sr. governador, que mentiu aos paulistas sobre a crise de gestão hídrica para não “respingar” – no bom sentido – na sua reeleição.
    Passada a recondução em primeiro turno, a tentativa de esconder o óbvio – com a complacência da mídia local – tornou-se ineficaz.
    Os paulistas agora sabem que estão a caminho de completar 20 anos sob o manto do estelionato eleitoral travestido de gestão tucana.

  10. O problema é que a paulistada com esta falta d’água terá que trocar seus comprimidos por supositórios.

  11. Jamais aconteceria tal desastre ecológico se o PT fosse governo…independente de quem fosse o Governador – Haddad, Suplicy, Marta…etc – por uma simples razão: a mídia conhecida como PIG…iria esmiuçar tudo e todos da administração. Até unha encravada eles iriam reportar. Moral: por isso o PT por onde passa …faz uma boa administração. A nível federal, estadual e municipal. Àqueles administradores do PT que praticam qualquer ato ilícito são bombardeados e denunciados…, julgados e punidos – usam até bola de cristal “teoria do domínio do fato” pra incriminar. Assim deveria ser a mídia paulista: denunciar a tudo e a todos que praticam ilícitos. Como não fez o “dever de casa” com um jornalismo isento…pague o preço pela negligência.(publiquei, também, no Nassif – matéria “A tragédia paulista da falta de governo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *