A “dama de companhia” de Temer, o nefasto Moreira Franco

Como todos sabem, Moreira Franco desempenha o papel de dama de companhia de Michel Temer em seu ambicionado casamento com o cargo de Presidente da República, sem voto e à custa da traição.

A foto acima ilustra a semelhança de estatura moral da trinca que forma com Temer e Eduardo Cunha.

Não costumo ser descortês no trato pessoal com qualquer agente político.  Mas, em relação a este, quero dizer que já tive o prazer de me levantar de uma cadeira no avião em que o azar tinha me feito sentar a seu lado e afastar-me.

Desculpem, mas é demais para quem viu alguém que – eleito pela oposição e pela esquerda para o cargo  de prefeito (para uma única vez e nunca mais) de Niterói – entupiu-se de dinheiro de Mário Andreazza e atirou-se aos braços da ditadura, sendo o candidato de Figueiredo, a  governador, com Proconsult e tudo.

É demais para quem o viu se pendurar em José Sarney, adiar o recebimento dos royalties do petróleo de meu estado apenas para que o Governo Brizola não pudesse contar com estes recursos.

É demais para quem o viu prometer acabar com a violência em seis meses e, ao final de seu governo, viu-se  ser flagrado com um sequestrador dentro do Palácio Guanabara, o professor de Educação Física Nazareno Barbosa, servindo-lhe de personal trainer.

Este personagem teve tudo nos governos Lula e Dilma, míopes ou complacentes com este tipo de gente. Diretor da Caixa, Ministro, Secretário de Aviação Civil a controlar polpudas obras de aeroportos.

Agora ele vem dizer que há “ojeriza” à Presidente Dilma Rousseff.

Portanto, permite-me dizer que, de minha parte, há ojeriza a Moreira Franco.

Em português mais claro: nojo.

Não sou, como disse, uma pessoa de ódios.

Mas preservo o meu direito a repugnar-me de certas figuras.

Moreira Franco, justiça lhe seja feita, escolheu  bem a palavra, talvez  poque a tenha percebido em relação a ele próprio.

Ojeriza. Nojo.

Isso ele vê em quase todos os que o olham.

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • A palavra certa é essa mesmo: Nojo. Brito, estou com nojo de ver essas figuras asquerosas como o dito cujo, o Temer, Aécio, Cunha, Serra, Alckmin, Caiado, Bolsonaro e outros que, como num passe de mágica, surgem do nada, como esse tal de Jovair, posarem de paladinos da justiça. Estou desanimado e tenho pra mim que se esse golpe safado se concretizar e a presidenta Dilma for destituída vou rasgar e colocar fogo no meu título de eleitor. Não voto em mais ninguém, nunca mais. Desisto.

    • Nilo #NaoVaiTerGolpe. Esse Moreira Franco, de fato, foi prefeito de Niterói e Governador do Rio de Janeiro. Foi um desastre completo em ambos os casos, mas sempre foi apoiado pela Globo, que fazia o que podia para esconder sua incompetência e mazelas. De triste lembrança. É odiado por brizolistas e pela esquerda como um todo no Rio. Os mais jovens não o conhecem porque ele passou a agir nas sombras em Brasília durante FHC, e com Lula e Dilma ocupou postos "discretos". Mas todos sabem que foi o autor intelectual daquela ridícula "Carta do Temer" dirigida à Dilma, e nela, vaidoso, se permitiu um autoelogio. É, definitivamente, um dos capitães do golpe. E o mais fiel aliado do TemerTraira. Aspira assumir Casa Civil num Governo Temer. Nunca será! Jamais será! #VaiTerLuta

      • É muito blablablá e pouca ação. A Dilma esperneia daqui esperneia dalí e nada acontece. Onde já se viu um juizinho de primeira instância grampear a Presidência da República e ficar por isso mesmo. Em menos de 24 horas o sujeito deveria ser levado a um Tribunal Militar e deveria ser preso por atentar contra a segurança nacional. A presidenta, ainda, diz que se fosse nos EEUU seria diferente. Ora, por que nos EEUU e não aqui? É só blablabláa. Temos um Supremo acovardado que só faz pose. Sem muito esforço o Brasil ainda vai se tornar um Paraguai ou Honduras e deve mudar o nome de República Federativa do Brasil para Sindicato de Ladrões do Brasil. É triste, mas é a realidade.

  • Brito, que o gato angorá dá nojo, é fato, mas também é fato o conflito da PM do Paraná com os Sem Terras, que está sendo escondido pela mídia golpista com medo que possa atrapalhar, de alguma forma, o impeachment paraguaio. Vamos mostrar o vídeo de como o JN noticiou o fato, detalha-lo mostrando o que ocorreu e botar pressão na globo da desinformação e marcar mais protestos, agitos e festas nas ruas, para derrotar os golpistas paraguaios, que querem exterminar com a democracia no Brasil com o impoluto cunha.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando: * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  • Brito, não é difícil entender a encruzilhada em que Lula e Dilma se meteram, pois compactuando em nome da "governabilidade" com os corruptos de sempre , e Moreira Franco é só um nome dentre tantos outros que estão ai a gritar "pega ladrão", a lambança está feita porque, lambança por lambança, não dá mais para tapar o sol com a peneira, pois a verdade nua e crua é que todos os "acordos"com os petistas foram rompidos e nenhum dos atores arreda o pé, só que as más escolhas petistas resolveram cobrar o preço - o preço de se ter confiado na idoneidade de quem nenhum comprometimento teria a não ser com os seus próprios interesses[e os interesses geopolíticos yankes também, claro]....E isso vai da classe empresarial às instituições da República. O PT foi "republicanos" demais, fez concessões demais e Dilma e Lula já se deram conta disso. Foi tiro no pé, sem tirar nem por, e o golpe segue com a aparência da legalidade que as "excelências", supra valorizadas no governo petista, decidiram cobrir de verniz. Que ninguém se engane com o "republicanismo" de araque do STF. De lá é que não vem nada...
    O brasileiro de bem não aceita o golpe, claro, mas o "X" da questão tem as digitais do próprio PT e seus "acordos" suicidas que só se prestaram a respaldar as "autoridades" a quem eles mesmos conferiram super poderes.
    As instituições da justiça na CF de 1988 foram agigantadas tornando-se maior do que a própria República, a exemplo do MP e, depois, os governos petistas, apesar da boa intenção, ainda aprovaram leis dando ainda maior poder e maiores possibilidades para o próprio MP e, pior, estenderam o supra poder às outras instituições - a PF e a Justiça Federal, que hoje, cinicamente, utiliza desse supra poder contra o próprio governo da petista Dilma e também contra o Lula, o que acabou resultando nisso - (citação 1 - link ao final): "...os principais instrumentos de combate à corrupção, entre eles o Portal da Transparência e a Controladoria Geral da União foram criadas nos doze últimos anos: Lei nº 12.850, (Colaboração Premiada, tratada pela mídia como “delação”), editada em 2013. Que além dessa norma, foram aprovadas as Leis 12.403/2011, 12.683/2012, 12.694/ 2012, 12.737/2012, 12.830/2013, 12.855/2013, 12.878/2013, 12.961/2014, Lei Complementar 144/2014, 13.047/ 2014. Tratam-se de normas que deram outra dinâmica ao combate à corrupção e, de forma especial fortaleceram a PF, que teve até alguns “mimos”. Serve de exemplo o afago ao ego dos delegados federais, que por lei passaram a serem tratados por excelência. As policiais tiveram a aposentadoria reduzida e o comando da instituição tornou-se privativo do cargo de delegado federal"

    Acreditávamos, assim como Dilma/Lula também acreditaram, que o Brasil tinha uma democracia madura e dispunha de instituições fortes. Mas não. Isso foi atropelado pelo comportamento parcial e partidário, e porque não "aparelhado", dessas instituições. E o partidarismo e aparelhamento seguem atuando de forma orquestrada em todas estas instituições.

    Paulo Nogueira, fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo, também se deu conta de que algo não corresponde aos fatos e aponta pontos cruciais nessa nossa encruzilhada que envolvem a derrubada de um governo sem argumentos legais que o justifiquem e sob o comando de uma figura que atua sob a proteção ou conivência de quem deveria agir mas nada faz, e, adverte, que o absurdo descalabro somente será desvendado depois da desgraça feita.
    Eis a análise dele(citação 2 - link ao final) :
    "Só o futuro poderá explicar como um vigarista como Eduardo Cunha pode, a esta altura, estar no comando de um processo tão importante para o país como o que trata do impeachment presidencial.
    Não há explicação racional para que Cunha, diante de provas tão contundentes de roubalheira e achaque, não esteja na prisão.
    A situação confortável de Cunha é, em suma, um fabuloso fracasso nacional. É o Brasil, coletivamente, que falhou miseravelmente na condução do caso de uma das maiores e mais claras vocações de corrupção da história do país, se não a maior.
    No Roda Viva desta segunda, um entrevistador perguntou a Marco Aurélio Mello por que o STF não mandava –pelo menos – afastar Cunha.
    Foi o único momento em que Mello não foi convincente. Ele juntou palavras sem oferecer uma resposta razoável.
    Um país do tamanho e da importância do Brasil teria que dispor de proteções automáticas contra um tipo como Cunha. Na verdade, todos imaginávamos que as houvesse, mas não: como a realidade duramente mostrou estamos à mercê de psicopatas poderosos como ele.
    Não haveria, em sociedade nenhuma minimamente avançada em todo o mundo, saída para Cunha depois que as autoridades suíças brindaram as brasileiras com evidências irretorquíveis de crimes do presidente da Câmara.
    Era um homem morto andando.
    Ele tinha profanado a Câmara ao dizer, pouco antes, que não tinha conta no exterior. Não tinha uma, mas várias.
    Nada, nada e nada aconteceu com ele.
    Delatores falaram, com terror nos olhos, das ameaças que sofreram para não citá-lo em suas delações. Até as famílias dos delatoras foram ameaçadas por paus mandados de Cunha.
    A mesma história de ameaças foi contada depois por um deputado que seria o responsável pela comissão de ética que decidiria sobre o afastamento de Cunha.
    Mais uma vez, nada, nada e nada.
    Delcídio falou. E contou que a origem dos ataques devastadores de Cunha a Dilma estava no fato de que ela tirara homens dele de Furnas para moralizar uma empresa saqueada brutalmente.
    Novamente, nada, nada e nada.
    Era amplamente sabido que Cunha chantageava o governo em torno do pedido de impeachment formulado pela rainha da sanidade Janaína Paschoal e o nonagenário Bicudo.
    Ninguém deu um passo para dificultar uma chantagem indecente, abjeta, feita à luz do dia.
    Espasmos inúteis, patéticos, vergonhosos surgiram aqui e ali. Janot falou muito e fez pouco. Teori falou pouco e fez menos ainda. O governo ficou mudo e ficou parado como que à espera de um milagre.
    À imobilidade destes se somou o oportunismo vil de homens como Aécio e FHC, e tudo isso foi coroado pela proteção suja que lhe foi oferecida pela mídia, a começar pela Globo.
    Certas coisas podem ser definidas como fracassos nacionais. Os alemães falharam coletivamente com Hitler. Até hoje se envergonham ao falar do assunto.
    Eduardo Cunha é um formidável malogro brasileiro.
    Talvez o futuro encontre uma explicação para isso. No presente, ela não existe.
    Um meliante que deveria estar no xilindró nunca esteve tão perto da presidência da República.
    E nada, nada, nada acontece.

    Links das citações acima:
    1- jornalggn/noticia/pra-nao-dizer-que-nao-falei-do-moro-por-armando-r-coelho-neto
    2- http://www.diariodocentrodomundo/so-o-futuro-para-explicar-como-um-tipo-como-eduardo-cunha-pode-estar-tao-proximo-da-presidencia-por-paulo-nogueira/

    • Sra. LUIZA lí atentamente seu comentario e nele sentí uma preocupação imensa pela conservação do estado democrático de direito que tudo indica que estamos perdendo.Perder depende de nós, não com palavras mas sim com luta, com garra e patriotismo. Tenho dito, cada um de nós morrerá um dia, não importa, se serenamente em casa,nos hospital ou na rua, mas o certo é que morremos...Por que ficamos enojados com esses golpistas? Por que ficamos acovardados com esses traidores? Estamos esperando o exercito do Bancaleonte? Que não virá nunca...Que também deve ter sido domado? Quem quer a democracia para garantir sua soberania, não é o povo? Então cabe ao povo lutar por ela. Cabe à parcela mais pobre do povo revoltar-se com essa tirania policial-midiática-judicial.Rebelar-se contra esses canalhas. Palavras somente não nos levarão à vitória pois esta só é alcançada pela luta com enfrentamento corporal com o inimigo em campo de batalha.Se nós achamos que na democracia está a melhor maneira de vivermos, por que perdê-la? O que queremos para o amanhã que será dos nossos filhos e netos, o caos, a injustiça,a escravidão,uma vida sem trégua e sem bel estar. Saída constitucional há, somente, que a presidente Dilma não tem a devida coragem de usá-la.Infelizmente é assim. Estamos assistindo o diabo pregando quaresma...

    • Lapidar!
      O mais incrível nisso tudo ainda, é que o governo não parte para cima do STF para defenestrar tão maléfica figura, do cenário político brasileiro, não pressiona dois dos operadores do golpe, Janot & Moro, para que expliquem por que até o momento a senhora Cunha e Filhas não são "convocadas" pela justiça e não denuncia, através de cadeia de rádio e televisão, o absurdo que é Eduardo Cunha, réu no STF, mais que comprovado, dirigir a câmara e o impeachment paraguaio da presidente, a toque de caixa, querendo fazer a votação num domingo para contar com os midiotas tangidos e convocados pela globo e que, atropelando tudo e a todos, leva a passos de cágado o seu processo de cassação na câmara, que por lá enrola-se por mais de seis meses.
      V E R G O N H A!
      Basta de letargia, vamos ás ruas derrotar o golpe e defender a democracia, pois se esperarmos o governo, o Brasil está frito de novo na mão de Irmãos e Cia, com cunha de eminência parda.

  • Incrivel a cara do Temer, é o proprio CONDE DRACULA, sem tirar nem pôr... Vamos là gente boa desse Brasil imenso, esses caras todos estão SO rolando bosta pois o golpe não passara jamais !! A sociedade civil brasileira esta todinha articulada e atenta para impedir o avanço dessa corja !!! NAO PASSARAO !!! NAO VAI TER GOLPE, VAI TER LUTA !!! DILMA FICA E LULA MINISTRO AJUDA A GOVERNABILIDADE !!! EM 2018 ENTERRAREMOS O QUE RESTAR DOS RATOS !!!

  • Compartilho este sentimento contigo Brito. Ojeriza é o sentimento que sentimos por essa figura repugnante.

  • A bancada golpista do Rio é grande e tem subgrupos. Tem historia. Nasceu e cresceu alimentada pelo crime e tentar mais um crime contra uma presidenta é só o normal.

    Pra mim, piores são STF e Janot mesmo.

    • Verifiquei que Reinaldo Azevedo fez inúmeros artigos de pressão sobre Janot Monteiro de Barros.
      Será que ele lê? Será que se sente coagido?

  • Nardes foi o ovário da gestação do golpe. A mídia esconde o fato.

      • Bronco, larga do meu pé. Voce não tem vida pessoal. Não?

        Eu só converso se a pessoa escrever curto, sobre fato específico, e ler minha resposta. De outro modo não me interesso. Desculpe.

  • O sonho do Moreira é virar primeira dama.
    Quem é do Rio o conhece bem.

Related Post