Datafolha faz o que pode, mas que “foguete” Marina está em queda é evidente

datafolhasegundosetembro

A pesquisa Datafolha fez o que pôde.

Mas não dá para esconder que Marina Silva entrou numa trajetória, ainda que suave, de queda.

34, 34, agora 33 pontos.

Já Dilma: 34, 35, 36%.

No segundo turno, diferença pró-Marina de 10, 7 e agora 4 pontos.

Como Aécio não teria (segundo o Datafolha, claro) perdido votos – 15,14,15% – o que aconteceu?

Obvio que menos eleitores alegadamente de Aécio no primeiro turno passaram para Marina.

Que tem, no Datafolha, uma taxa de de rejeição (18%) completamente incompatível com o que revelam outras pesquisas.

Aliás, como é possível que uma candidata que teria, segundo o Datafolha, quase o dobro da rejeição, fique num empate técnico no segundo turno?

A crer no Datafolha, os 33% de Marina, somados aos 15% de Aécio, dariam 48%. No segundo turno, Marina teria 47%, apenas um por cento a menos que a soma.

Mas Dilma, de 36%, cresce para 43%.

De onde ela tirou 7% dos votos?

O Datafolha, como aquele famoso Ricardo Sérgio do Governo FHC, foi “ao limite da irresponsabilidade”.

Não vai poder continuar lá.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

60 respostas

  1. O post tem muitos erros:

    Marina não foi de 36% para 34% e 33
    Foi de 34 para 34 e agora 33

    Os 33 de Marina com os 15 de Aécio dão 38%, aonde?

    1. Você tá certo. O Fernando errou só na soma que o total é de 48. Mas o restante, imediato, do conteúdo está correto.

  2. Na pesquisa vox populi a diferença é de 8% e foi sabotada pelos portais Uol e Globo. Acredito mais no vox.Marina não tem tudo isso de votos e nem aécio. Maria deve estar enter 25 e 28,aécio 12 e Dilma 42 a 45 esta é na minha opinião.

    1. Estão inflando Marina. Onde moro não conheço um vivo dizer que vai votar em Marina para presidente.

      Estou para acreditar que Marina esta tecnicamente empatada com Aécio, em torno de 12 a 14%.

      1. Onde vc mora? Eu moro na ZS do Rio e muita gente fala em votar ma Marina.. Nenhum desses tem um motivo plausível, apenas querem tirar a Dilma. Torço para que tenham razão de que a Dilma está tranquila!

    2. Lembre-se que em 2010 o datafolha acertou, vox populi passou foi longe. Portanto, arregace as mangas.

  3. Por que ninguém fala de saneamento nesta campanha?
    Por que a Globo não fala mal das estradas brasileiras?
    Por que não falam do sucateamento das forças armadas??

    Por que foram recursos para as prefeituras investirem em rede de saneamento!!
    por que as estradas brasileiras estão ótimas!!!
    Por que as forças armadas foram recuperadas!!!

    A verdade é dura!!!
    Traição e mentira se combate com lealdade e verdade!!
    Nada melhor que o sol!!!
    Vai desmanchar a Bolha, a Folha, a Globo…

    Para cima deles, Dilma!!!

  4. Acreditar em pesquisa do Datafalha e do Globoe só para idiotas. São claramente manipuladas para seus candidatos. A Sensus então é melhor nem comentar…. .
    Dilma vai ganhar no segundo turno por pelo menos 10% a mais que Marina.

    1. E em 2010, qnd o datafalha acertou em cheio. Quanto maior a amostra, mais fiel tende a ser (claro, pode ser manipulada).

      Deixemos de mimimim e vamos a luta!

  5. Segundo o Datafolha, em Minas:
    Pimentel subiu de 32% para 34%
    Pimenta caiu de 24% para 23%

    Segundo Turno: Pimentel 42% x Pimenta 29%

    Rejeição: Pimentel 9% x Pimenta 12%

    1. Pois é Diogo, mas tem coisa esquisita nisso aí. Datafolha realizou pesquisa entre 2 e 3 de setembro, com 1.248 eleitores e margem de erro de 3 pontos. (MG-00075/2014). Vox Populi realizou pesquisa entre 6 e 8 de setembro, com 2.400 eleitores e margem de erro de 2 pontos. (MG00079/2014). Pimentel aparece com 32% de intenções de votos no Datafolha e com 38% no Vox Populi. Pimenta aparece com 24% de intenções de voto no Datafolha e com 19% no Vox Populi. Isso significa que para o Datafolha, a diferença entre os candidatos é de 8 pontos, mas segundo o Vox essa diferença é de 19 pontos. Como as pesquisas foram realizadas na mesma região, com metodologia semelhante (veja o link), sendo que uma pesquisa foi realizada aproximadamente 5 dias após a outra, pode-se afirmar que Pimentel cresceu 11 pontos em alguns dias, ou que uma das duas pesquisas sofreu algum erro que comprometeu o seu resultado.

      1. Sim Tiago, é esquisito mesmo. No Datafolha a diferença aumentou de 8% (2/9 e 3/9) para 11% (8/9 e 9/9). A pesquisa do Vox Brasil (6/9 e 8/9) foi a primeira realizada por esse instituto e aponta diferença de 19%. É uma distância fora da margem de erro.

        Já a quantidade de indecisos é semelhante nas pesquisas dos dois institutos: Datafolha 26% – Vox Brasil 24%.

  6. VAMOS AVANÇAR. DILMA TEM MUITO MAIS. VAMOS BUSCAR MAIS. MAIS E MAIS, PARA GANHAR NO PRIMEIRO TURNO. SE DEUS QUISER

    1. Marina tendo 15 minutos de horário eleitoral será a chance de se auto desmascarar. Quanto mais ela fala, mais votos perde.

  7. A propósito fui tentar fechar essa suruba numérica do datafolha, aqui com minha calculadora científica, usando coeficiente de perda, seno, cosseno, tangente, cotangente, derivada e no desespero partindo pro cálculo integral, deu a seguinte mensagem: ERRORERRORERROR… Aí apelei para um amigo que é engenheiro e ele disse: Tá lebrado das primeiras aulas de geometria no colégio…esses números do datafolha são iguais a duas retas, se encontram somente no infinito. Então tá!

  8. A direitona vai forçar a desistência de Aécio para apoiar Marina e estancar a migração dos seus votos para Dilma.

    1. Eu também acho que a mídia e a direita vai abandonar de vez Aécio e ficar com marina porque apesar da ajuda da mídia com factoide da petrobras para prejudicar dilma e mariana quem na verdade saiu perdendo foi Aécio. Ele não deu certo é fraco, não convence e engana ninguém.

  9. Pessoal!

    Vi o Aécio fazendo caminhada no Rio de Janeiro (10/09/14) com figurantes contratados, que coisa feia. Todos destreinados, sem nenhum ensaio. Parecia mais o Cirio de Nazare, aquela multidão segurando aquela corda grossa e uns pisoteando os outros.

    Aécio, a gente compreende o abandona da militancia do PSDB, agora ter figurantes despreparados para filmar para TV, é hilariante.

  10. OS números das pesquisas Datafolha e Vox Populi têm a seguinte diferença:
    Para o VP, os indecisos são 13%. Para o Datafolha, os indecisos são 7% e a diferença parece ir quase toda para a Marina.

  11. Como a moda hoje é falar mal do PT, muita gente se declarara indeciso para não contrariar a modinha… mas vai votar na Dilma…. pode apostar Dilma com 40% ai!

    1. Concordo. Aqui na ZO do Rio vi muito pouca gente falar que vota no Aécio, muitos que falam que não vão votar em ninguém, poucos tem a coragem de falar que votam na Dilma, porque vem uma avalanche de críticas a quem o faz e ninguém diz que vota na Marina, seja pelas posições dúbias, fundamentalismo, blábláblá, ou seja, não passa confiança.

  12. As pesquisas Datafolha e Vox Populi tem uma diferença:
    Para o VP, os indecisos são 13%.
    Para o Datafolha, os indecisos são 7% e a diferença parece ir quase toda para a Marina.

  13. A bala de prata da Veja e Globo deu xabu.

    Vamos aguardar neste final de semana se tem mais bala de prata e outra marca.

    O Aécio que sabado passdo em Presidnete PrudentSP, parecia PINTO EM MERDa de tanta alegria por causa da capa da veja, hoje estava com o semblante carrancudo , quando soube da pesquisa do Data falha.

    1. Digo sabado passado(06/09/14), em Presidente Prudente-SP, quando ele dia, isto e roubalheira do PT, vamos prende-lo…e não foi avisado que a Veja e Globo esconderam pessoas do PSDB.

  14. Esses institutos de pesquisas,de longa data,vem tentando influenciar o eleitor,não todos mas muitos que não aposta nunca em quem aparentemente vai perder,e isto essas CATERVAS DE DELINQUENTES,dos institutos,não todos é verdade,tentam se utilizar dessas indecisões,pra granjear votos na DIREITA,que é quem os contrata.Fazem muitas eleições,que a música que tocam,é a mesma e como ninguém os responsabiliza,continuam delinquindo.Manipulam o que podem e passa ano entra ano,continuam delinquindo.E impudentemente!

  15. A medida que a eleição se aproxima os candidatos do PT começam a crescer como nos casos de Padilha, que estava empacado nos 5%, agora vai para 9%, e Lindberg que estava com 9% e agora está com 12%. Também e o caso de Dilma no segundo turno cuja a diferença em favor da Marina vem caindo e até o dia da eleição a petista ultrapassa. Essa manipulação das pesquisas, Ibope e DataFolha, acontece em toda eleição os candidatos do poder econômico murcham a medida que o pleito se aproxima

  16. Ninguém está escrevendo sobre a eleição em SP.
    Seguraram a intenção de votos em Padilha, em torno de 5% durante meses.
    Agora, em uma semana, ele quase dobrou o percentual (9%).
    Ai está a aposta da mídia. Manter SP sob o governo do PSDB.
    Isto é sério.

  17. Sim mas a maioria dos Paulistas acredita no pig. Hoje a globo descobriu que falta de água causa demições. Já imaginaram que furo de reportagem…”falta de água demite”. O cantareira está só com 9% do volume falecido e o pessoal não tem mais como lavar prato…pra não falar outras partes. Mas são tucano e tucado até morrerem de sede.

  18. O PSDB de Sao Paulo traiu Aécio. Serra e Alckmin nao querem perder a hegemonia da política para Minas. Fizeram Aécim de bobo! Se livraram de Aécim Never para sempre!!!!!
    Agora o povo mineiro vai votar em massa em Dilma que também é mineira!!!!

  19. Esses números do Datafolha não merecem ser tratados como de grande relevância científica.
    O único estado do nordeste sondado foi Pernambuco, justamente aquele em que Marina lidera, em razão da comoção em torno da morte de Eduardo Campos, que lá naturalmente “sobrevive” mais do que em outros estados da Federação.
    Imaginemos que se, em vez de Pernambuco, a pesquisa fosse feita, por exemplo, na Bahia: Dilma uns seis pontos na frente no primeiro turno e talvez ganhando no segundo.
    E os caras do Datafolha sabem muito bem que Pernambuco distorce o quadro. Mantém tal método por sacanagem mesmo.

    1. Aha!

      *Esta* informação é muito importante.

      De nada adianta dizer que o Datafolha manipula, se não tivermos evidência.

      Mas se o Datafolha muda sua amostragem de pesquisa para pesquisa — por exemplo, privilegiando Pernambuco em detrimento de outros estados nordestinos — aí existe um viés.

      Mas para chegar a esta informação é preciso checar os dados, verificar a amostra da pesquisa, a metodologia, etc.

      Obrigado pela excelente observação!

  20. O mais divertido é estarem escondendo o IBOPE, pois os resultados de São Paulo e Rio de Janeiro, ontem antecipados,indicam que no Brasil, Dilma passa de 37, registrados na pesquisa anterior, para 39/40, Marina de 33 para 31 e Aécio de 15 para 14/13, ou seja, diferença de 9 ou 10 pontos, confirmando o Vox Popoli, hoje divulgado, com diferença de 8 pontos. Cadê o resultado do Ibope, rede globo?

  21. rui falcao te acorda sai em defesa o teu tesoureiro vamos se mexer gente nao vamos dar mole, dia 13 dia de reuniao nacional dos diretorios estaduais municipais vamos principalmente essa gente que tem cargos vamos levantar a bundinha da cadeira vamos cobrar nos comites trabalho militancia acorda rui.

  22. Fernando,

    Os seus textos são em geral muito bons, mas está na hora de acabar com estas ilações sobre as pesquisas.

    A não ser, é claro, que você tenha fatos concretos para indicar uma fraude.

    O Datafolha foi o único instituto de pesquisa a cravar, em 2010, que haveria segundo turno entre Dilma e Serra. O VoxPopuli, ao contrário, garantiu vitória no primeiro turno.

    Deu no que deu.

    Isso mostra que o Datafolha sabe fazer pesquisas. Não podemos desprezá-las, sob o risco de acreditar num cenário róseo, quando a situação pode ser mais complicada.

    De novo: se você tiver evidência de fraude, mostre-a. Caso contrário, vamos usar as pesquisas, como elas são, para tentar entender o cenário eleitoral.

    1. O Datafalha só na hora H coloca os dados reais. Antes ela manipula como pode os números. Por isso devemos sempre desconfiar, nunca aceitar bovinamente as pesquisas deste instituto ( e de qualquer um).

    2. Meu caro, eu não descreio DE pesquisa, mas descreio de um sistema de pesquisas oligopolizado e de uma estrutura de “contratantes” onde todas as grandes pesquisas são encomendadas pela Globo, na qual, desta, descreio totalmente. Na pesquisa a que você se refere, o primeiro turno de 2010, Dilma teve 46,91% dos votos válidos, isto é, apenas 3,09% a menos do que seria necessário para não haver segundo turno. Num eleitorado de 135 milhões de eleitores, convenhamos que é bem pouco, e não é prova de nada que Vox e Ibope tenham sido imprecisos. Nem falo em cenário róseo, porque não é nada disso. Ao contrário, é extremamente preocupante para Dilma. Agora, tanto acredito em pesquisas que destaco as linhas de tendência que se formam, e é inegável que Marina parou de subir e só oscila para baixo. Por dois motivos, a meu ver: o primeiro,a solidez demonstrada pelo eleitorado de Dilma, que é vítima de uma campanha de desgaste maior e mais duradoura do que qualquer coisa que se tenha visto em tempos recente. A segunda é a de que se forma, progressivamente, uma recusa ao voto em Marina, com toda a “onda” formada a seu favor. Tenho toneladas de certeza que seu eleitorado não resistiria a um centésimo da campanha que se faz contra Dilma. Só que, para minha tristeza, a mídia brasileira não tem equilíbrio seguer no negativo, e é por isso que assuntos como o jato de campanha acidentado ficam voando na estratosfera, fora do alcance do eleitor. Mas sempre, lembremos, sujeitos a despencar sobre o quadro eleitoral, se determinados atores não se comportarem “direitinho”.

      1. Veja meu comentário acima, em resposta ao Sidnei Brito às 12:35 am.

        Não digo que não existe manipulação — só digo que precisamos nos embasar em fatos.

        1. Não custa insistir: ter pesquisado somente Pernambuco no nordeste é quase que dizer o mesmo que não se pesquisou o nordeste, o que traz maiores danos para os resultados de Dilma, cuja força está no nordeste e onde perde, no momento, para Marina, destoando de forma gritante, como já mostrado por outras pesquisas, dos demais estados da região.
          No mais, nem tanto ao céu nem tanto à terra.
          Datafolha acertou em 2010? Ok!
          E quanto a 2012?
          Após o primeiro turno das eleições municipais de São Paulo, a Folha me saiu com um editorial no qual dizia que seria uma grande surpresa se Haddad não fosse ao segundo turno, afinal desde a implantação do instituto dos dois escrutínios, o PT nunca tinha ficado de fora da segunda etapa da disputa paulistana.
          Mandei uma carta ao jornal que não foi publicada, dizendo exatamente o seguinte:
          “No editorial ‘Por um triz’ (08.10.2012), a Folha opina que ‘surpresa maior teria vindo com uma derrota precoce do PT, caso Haddad não chegasse ao segundo turno’. Ora, não seria surpresa nenhuma ao menos para os que acreditaram no Datafolha, que, até o final, sempre deixou o candidato do PT numericamente no terceiro lugar.”
          Como sabemos, Haddad, que até o dia da eleição estava na capa da folha em terceiro lugar, ainda que tecnicamente empatado com o segundo no limite da margem de erro, foi para o segundo turno e venceu a eleição.
          E querem saber? Nem Aécio está fora da jogada ainda…

  23. seu Blog,como os outros Progressistas estao fazendo a ### nesta campanha;concientizaçao,luta,debate,trouxe o debate politico no seio da camapnha como propos o Presidente Lula….marina murcha por si so alem do volta a tras,o apoio da neca setubal a tiracolo,itau,citibank,entreguismo,lara rezende etc……VAMOS A LUTA OS BLOGS CHAMADOS DE SUJOS PELOS ADVERSARIOS ESTAO RUGINDO COMO CANHAOES DE 155MMMM!!!! O PRE SAL É NOSSO! VIVA O BRASIL SOBERANO!

  24. Pelo amor de Deus , depois que Miriam Leitão tentando explicar a “crise” na economia brasileira disse que 6 é menor que 5 , não da para acreditar em pesquisas dessa turma.

  25. Pra aqueles que não viram! O DÉCIMO programa eleitoral da Dilma exibido em 9 de setembro, terça-feira à noite, conseguiu o que parecia impossível. Abordou o tema CORRUPÇÃO e superou TODOS OS DEMAIS! Demonstrou de forma didática e esclarecedora como se faz para combater a corrupção. Vai direto ao ponto e lista ações concretas tomadas nos últimos anos, como a aprovação de legislação específica sobre o tema, e os órgãos responsáveis pela fiscalização e a investigação em nível federal: PF, CGU, COAF, Ministério Público. Dilma foi dura e sincera na abordagem, mas sem ofensas de caráter pessoal, desmontou a hipocrisia tucana e de seu candidato, Aécio Neves, no debate público a respeito de corrupção. Afinal, o governo de FHC foi omisso e “varreu a sujeira para debaixo do tapete” nomeando um Engavetador Geral da República. E num recado direto a candidata Marina Silva, deixa claro que não é com “salvadores da pátria” que a questão será resolvida, mas SIM com o fim da impunidade. E, novamente, aborda e desmascara a polêmica proposta de Maria Silva que propõe a Independência do Banco Central e a associa aos “desvios das riquezas da nação para o bolso de uns poucos privilegiados” com decisões econômicas erradas. O programa termina listando uma série de investimentos e programas federais em São Paulo e no Brasil. Em resumo, A-R-R-E-B-E-N-T-O-U! Vai que é tua Dilma! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=YEk6f9RpnOM

  26. Caros
    As pesquisas, neste momento, estão no pior dos mundos. Eles precisam combinar entre eles, pois, a continuar assim, alguém vai se ferrar no final. A pesquisa Ibope em SP e RJ, mostrou o crescimento de Dilma nestes dois estados, e também a queda de Marina. Por sua vez, a pesquisa Datafolha mostrou a estabilização dos índices das duas candidatas no sudeste. Como pode isso, já que Dilma continua estável em MG? Alguém está errando na conta. A impressão que tenho é que o Datafolha está entregando a rapadura. Está se colocando ao lado para tentar alavancar a Marina. Quando chegar no finalzinho vai apontar mudanças nos índices e tentar salvar a própria pele.

  27. Ontem fui interpelado por uma entrevistadora da DATAFALHA aqui na Barra Funda/SP. Foi mais ou menos assim:

    – Boa tarde. Sou entrevistadora do Datafolha. O sr. gostaria de fazer uma entrevista?
    – Ok, mas já vou logo dizendo que sou DILMA e PADILHA.
    – Ehhh … Ãhhh … Quer dizer… que idade o sr. tem ?!?
    – 50 anos.
    – Me desculpe mas essa faixa etária já foi encerrada.

    Capicci !?!?

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    1. Acho que devo encarar isso como um elogio, quer dizer, parece que para a gentil entrevistadora eu não tenho cara de 50, no máximo uns 49,5 talvez!?!? Yuhuuuuuuuuuuuuuuuuuu !!! Ganhei meu dia.

      “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  28. Um amigo esteve em minha casa e comentando sobre as Eleições, ele me disse que um Entrevistador deste instituto usou da mesma metodologia que eu vi aqui em um comentário, só que foi o inverso, disse que para a faixa de idade dele já estava completa a pesquisa, eu desconfiado, perguntei a ele, mais como foi o inicio da Pesquisa, ele disse que o pesquisador foi direto em quem vc vota para presidente, quando eu disse que era em Dilma ele usou o seguinte Argumento, que a faixa de sua idade já estava completada e pediu desculpas.

  29. Fernando você se esqueceu de um detalhe que corrobora mais sua linha de pensamento. Lembra que Alckmin perdeu os próprios votos no segundo turno contra Lula? Então, eu penso que sendo o eleitorado de Dilma fiel, ela carrega seus votos tranquilo pro segundo turno. Marina tem muitos votos de protesto e votos vazios, por isso a soma de Aécio + Marina é impossível. Lógico que muito mais fácil um eleitor de Marina votar em Dilma contra Aécio, do que um eleitor PSDB votar em Dilma. Mas não é impossível. Muitos podem anular o voto ou podem simplesmente por conservadorismo deixar como estar e votar em Dilma. Por isso não é 100% dos votos de Aécio que passam pra Marina. Somando á perda de votos de Marina indo ao segundo turno… Dilma ganha. Acredito que a diferença será menor que a de 2010, mas mesmo assim Dilma ganha apertado. Não tem mais como desgastar sua imagem, já fizeram tanto isso em 4 anos que não surte mais efeito. Conheço muitas pessoas simples que iam votar em Marina e desistiram por causa das propostas do BC autônomo e ignorar o valor do Pré-sal. Pesa muito mais BC pq o povo não consegue enxergar o pré-sal, acho que falta ao PT uma propaganda mais forte com Dilma nas plataformas e refinarias pq isso é uma realidade muito distante de nós daqui do interior do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *