Datapoder360: todas as pesquisas mostram Bolsonaro estável e Haddad em alta

Transcrevo tópicos do artigo de Rodolfo Costa Pinto, diretor do Datapoder360, ligado ao site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues. É de enorme objetividade.

1. “Todos os indicadores de todas as últimas pesquisas publicadas apontam para o mesmo quadro. Jair Bolsonaro estabilizado e Fernando Haddad em ascensão. Os demais candidatos em 1 patamar de intenção de voto bem abaixo dos líderes”.

2. O capitão do Exército na reserva varia de 1/4 a 1/3 das intenções de voto. Haddad ocupa o espaço que estava guardado ao “candidato de Lula“. Os 2, inclusive, já podem estar empatados – como indicou a última pesquisa divulgada pelo DataPoder360.

3.Os números revelam que tanto os eleitores de Bolsonaro quanto os de Haddad já estão consolidados e não devem mudar de opinião.

4.Seja Haddad ou Bolsonaro que termine o 1turno numericamente à frente, no 2oturno o nível de rejeição será decisivo. As campanhas terão tempo de televisão e rádio iguais. O clima de polarização política no país significa que qualquer erro pode ser fatal para cada 1 dos candidatos.

5.Os ataques vão se intensificar de ambos os lados. Ao mesmo tempo que tentarem desconstruir o adversário, os candidatos terão de saber construir pontes e selar alianças para vencer a eleição.

Rodolfo diz que esta é a “eleição da rejeição” e a vencerá quem conseguir “construir pontes e selar alianças para vencer”.

O artigo foi publicado hoje e é natural que quem dirige empresas de pesquisa – especialmente as que desenvolveram sistemas, metodologia e modelos de ponderação para fazê-las por telefone – esteja de posse de informações atualizadas todo o tempo.

Portanto, este é o quadro que aparece para quem está mais bem informado.

O resto é jogo político de quem usa pesquisa como ferramenta de campanha.

PS: repetindo, a íntegra do artigo está aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

46 respostas

  1. Nada nesta mão, nada na outra mão. Abracadabra! De dentro da cartola eletrônica sai geraldo em segundo lugar no primeiro turno. Ninguém despreze esta possibilidade. Diante de tudo que fizeram nos últimos 4 anos, já deu pra ver que eles não se inibem em fazer o que lhes for conveniente. Já estão divulgando notícias, delações, denúncias e pesquisas que serviriam de pretexto para a “arrancada heróica” de geraldo na última semana.

    1. A manipulação da informação nas manchetes é óbvia, mas se a urna não fosse confiável, se o processo de votos pudesse ser fraudado, Dilma não teria sido eleita em 2014, não te parece? Os poderes ocultos fraudariam as pesquisas e as urnas eletrônicas e não seria necessário tanto jornalismo-salsicha. Deve haver algo idôneo, com sorte é a votação. O resto, não.

      1. Todo o processo eleitoral está sob comando e controle dos golpistas. Já suprimiram milhões de títulos em região favorável ao PT. Empresários estão coagindo ou oferecendo algum agrado a funcionários se o Coiso vencer. Não é necessário fraudar a urna. Existem muitas formas de pfomover uma fraude. Suponha que falte transporte para eleitores chegarem às suas seções justamente em áreas favoráveis ao PT. Por aí vai. Esta eleição está sofrendo fraude à prestação para reduzir o impacto que uma fraude nas urnas ou apuração teria, inclusive em nível internacional. Está aí a prisão Lula que venceria no primeiro turno como exemplo.

        1. Justamente, se fosse fácil fraudar a eleição, não seria necessário prendelo. O meu ponto é que ao dizer que o resultado não valeu depois de aceitar a regra é “bolsonaro” demais. A fraude é permanente, até quando o petê ganha. Mas é necessário aceitar o resultado. Concordo que se Geraldo fosse ao segundo turno nessa altura do campeonato, haveria suspeição,com ou sem ibope.

      2. É claro,mas,por quê o Lula está preso?????
        Desde 2014 pra cá ,a quadrilha tirou as máscaras,roubam a luz do dia e fazem questão de aparecer nas câmeras de vigilância.
        Toda desconfiança ,ainda é pouca.

        1. Gostei do raciocínio da Mariana. Lula está preso porque é muito mais fácil manipular a opinião do eleitor do que fraudar a urna. E, mesmo assim, veja a dificuldade que os golpistas estão tendo.

  2. Pesquisa Ibope e Datafalha que sairam ontem e hoje são claramente manipuladas e têm por objetivo nesta reta final do pleito baixar os ânimo da candidatura Haddad. Depois das gigantesca manifestações das mulheres no sabado contra Bolsonaro, que tinham levantado a moral da militância, vêm no dia seguinte essas pesquisas dos golpistas jogarem um balde d’água justamente para confundir e tentar frear o crescimento do Haddad. Não tem menor lógica que o candidato que vinha crescendo a passos largos, enquanto o outro estava parado, de repente do nada inverte os papeis, justamente no momento que a população sai as ruas para gritar Ele não. Portanto, nada de desânimo já esperávamos que os golpistas iam jogar pesado nesta reta final, sendo assim vamos para ruas desmascarar essas pesquisas mentirosas e vencer com Haddad-Lula.

    1. GOSTARIA QUE FOSSEM MANIPULADAS, LUÍS, MAS COMO PROVAR? SE FICAR PROVADO, CONFIGURA-SE CRIME!

      1. Seu desânimo só comprova o que eu disse Ibope e Data jogam para frear os ânimos que as gigantescas manifestações provocaram na militância. Reaja e não entre na deles golçistas. Pode aguardar que até sábado o quadro vai virar com a Vox Populi.

      2. Eles jogam no limite das margens de erro. Põe um no limite para o alto (Bozo) e outro no limite pra baixo (Haddad). Se falharem, oficialmente falharam dentro da margem de erro.

      3. Ele não quer sair da bolha… a verdade é que à medida que o dia da eleição vai se aproximando, o número de indecisos tende a diminuir. O Edir Macedo chamou o voto dos evangélicos, muitos envergonhados devem estar saindo do armário e o #elenão embora pareça bonito, não tem efeito prático nenhum, além de acirrar a vontade dos bolsominions de buscarem mais votos. Enfim, resultado mais do que cantado, mas a turma prefere acreditar no encantador de serpentes. Taí o resultado: chances enormes de termos um coiso presidente do Brasil, e pelo voto!
        Sobre o #elenão: 100 mil pessoas, 99% das quais classe média intelectualizada, num país de 200 milhões de habitantes, é uma gota no oceano. Além disso, comete o mesmo erro de querer fazer política com pauta identitária que a nova direita tá cansada de explorar e tem efeito contrário no povão do que a esquerda imagina.
        Sucessão de erros sem fim nossos. Vou votar no Ciro, a contragosto, iria votar no PSTU, mas acho que vai dar segundo turno coiso x Haddad e aí já era.

        1. Não fala isso não! Haddad tá muito bem, eu vejo isso no dia a dia, tão tentando nos desanimar ,Nas ruas não se vê o que dizem essas pesquisas. O que se vê é uma rejeição enorme do coiso,- entre os trabalhadores o 13 tá forte . È só jogo deles, bola pra frente!!

      4. Vi um vídeo no YouTube, de mulheres pesquisadoras mostrando como são feitas as pesquisas. São elas que põem o que quiserem no papel. Não vi o vídeo todo, mas imagino que é mais ou menos assim como os entregadores de panfletos. Sol quente, sem uma lanchonete por perto, sem dinheiro, jogam um monte nas caixas de correio, e dizem que acabou. Recebem e pegam mais.

  3. Eu acho que a coisa é mais séria. Os institutos estariam assumindo o risco de serem desmoralizados na próxima segunda feira ?
    Ou eles já sabem que vem FRAUDE por aí ?
    Não vejo nenhuma precaução adicional por parte do PT, para preservar a lisura desta eleição. Depois não adianta chorar.

  4. Acho que o PT deve convocar auditores internacionais pois o cheiro de armação está muito claro. Ibope e Datafolha falam o que quem os banca exige ( Globo e Folha). Por que os institutos novos, mais independentes, têm resultados diferentes? Todos eles indicam estagnação do capitão e subida do Haddad, essa levando até a um empate técnico no último sábado. De repente tudo muda. Que cavalo de pau foi esse? A lógica e a estatística não combinam com essa mudança. Além disso por quê a pressa em divulgar delação não aceita pelo MP ( isso mesmo!!) por falta de provas? Por quê o STF não permite Lula ser entrevistado? Será que querem esmorecer a tradicional militância do PT? Se é isso então os resultados não são bem o que dizem essas pesquisas. Como é que pode um índice de rejeição mudar para cima em 12%? E de repente o nordeste virou Bolsonaro? As coisas não batem e as explicações dadas pelo Ibope são frágeis. O que o Datafolha vai falar? Uma coisa é certa, no 2T os cuidados têm que ser redobrados e o PT deve, num caso extremo, pensar até na possibilidade de fazer uma denúncia internacional e desistir dessa farsa pois não é democrática. O capitão já deu a entender que não respeitará nenhum resultado que não seja sua vitória.

  5. O que pode justificar a subida do coiso no mesmo fim de semana em que foi seriamente contestado bem como justificar o aumento da rejeição de Hadad pode ter sido o desembarque de evangélicos em Bolsonaro. Edir Macedo e o Presidente dos Conselhos dos Pastores recomendaram o voto no coiso. Pelo menos um blog de esquerda ridicularizou o fato: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-apoio-de-edir-macedo-a-bolsonaro-e-a-melhor-noticia-que-haddad-poderia-ter-por-kiko-nogueira/
    Mas se a força toda de reforço dos evangélicos for essa, está de bom tamanho, dá para recuperar.

  6. Sinceramente. . Eu jamais pensei nesse embate oh! Vamos la 13. E isso ai . Perderão porque serão menos.

  7. Geraldo alkimin com 12%?????????

    sinceramente, PAREM DE OLHAR PESQUISAS POIS E INUTIL OLHAR FAKE PESQUISA.

  8. ELES NÃO!
    Bolsonaro e Mourão, dois trogloditas,
    Ambos fascistas vindos da caserna,
    Cujas ideias se não interditas
    Vão nos jogar no tempo da caverna,

    Tentam no voto chegar ao poder,
    Mas para espanto da parte esquerdista
    As bestas dizem que podem vencer
    Ou pela urna ou no viés golpista;

    Dos da reserva a farda nunca sai
    E se ela volta vai nos torturar,
    Pois com certeza a liberdade cai;

    Este país, então, vai se tornar
    Um pária onde ninguém se sobressai,
    Quartel que o Tio Sam vai comandar!
    Tarcísio Arruda
    02/10/18

  9. Fernando Brito, muito estranho mesmo essa pesquisa do Ibope. Todavia, sugiro a você a reflexão de Renato Rovai sobre o assunto.
    Ele diz que o debate moral pode tê-lo ajudado e compara com o caso do Marco Feliciano que, na época da Comissão dos direitos humanos, ganhou muitos seguidores.
    Não podemos perder de vista o debate econômico.
    https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2018/10/02/tracking-confirma-bolsonaro-em-alta-e-debate-moral-pode-te-lo-ajudado/amp/?__twitter_impression=true

  10. Bom saber, Brito. Obrigado. Essa última semana é de guerra mesmo. Vamos na esperança de derrotar o Fascismo.

  11. “O resto é jogo político de quem usa pesquisa como ferramenta de campanha”… não é IGOLPE ?

  12. Eleição da Rejeição ? Isso é tratado com uma naturalidade que me espanta. O eleito não será o preferido, mas o menos rejeitado.
    Se o critério é rejeição, então Ciro está bem na foto. Afinal ele é o menos rejeitados dentre os 5 primeiros colocados e deveria ser o eleito. Quanta contradição…

  13. Mesmo em todas as vitórias dos 4 governos progressistas (por coincidência, do PT), sempre desconfiei da “caixa-preta” do TSE, desde o momento em que na apuração da primeira eleição de Lula houve aquele “apagão” rápido nos computadores do Tribunal, depois ou próximo da meia-noite, na sequência de então da totalização dos votos, isso mostrado inclusive (ou principalmente) via TV, (deu um “tilt”) e os números apareceram muito modificados, mesmo depois, ao final, mostrando a vitória de Lula. Vão tentar de tudo e se tudo falhar vão “acionar” os “‘mecanismos’ secretos” da urna eletrônica. Temos que estar preparados também para ainda mais essa possibilidade. #Haddad13 ! ! ! ! !

  14. Lula é Haddad. Haddad é Lula!
    Vamos pro Pau.
    Venham que temos um encontro dia Sete de Outubro.
    Chola cambada Filhos da ´puta.

  15. Lembram daa eleição do Lula, pois é ne! Diziam que os empresários iriam embora do Brasil etc e etc. Não foram, ganharam muito dinheiro, pois, a vida do povo melhorou.
    Depois com a Dilma foi a mesma coisa.

  16. Não vamos desanimar, temos que fazer nossa parte, votar em Haddad e convencer os amigos e amigas para fazer o mesmo. Eleição se ganha nas urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *