Folha oculta declínio do PSDB na pesquisa

A Folha tenta, desesperadamente, esconder o tombo de Aécio Neves e Joaquim Barbosa nas pesquisas de intenção de voto. Reproduzo trechos de matérias publicadas no jornal neste domingo, seguidos de comentários.

Editorial da Folha:

Pesquisa Datafolha mostra tênue recuperação da popularidade de Dilma e reafirma incertezas quanto às eleições de 2014

Ganhar cinco ou seis pontos não é oscilação tênue, ainda mais se o seu principal adversário perde quatro pontos.

Trecho da matéria de capa:

Outros dois candidatos de oposição, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ficaram estacionados ou registraram variações dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que não tem partido e declara não ter intenção de se candidatar, também tem oscilação negativa.

Aécio Neves não ficou “estacionado” nem variou “dentro da margem de erro”. Ele perdeu 4 pontos no cenário 1, o mais provável. O balão de Joaquim Barbosa esvaziou. Faltou o jornal especular se o declínio de Barbosa pode ser atribuído à informação de que ele é dono e diretor da Assas JB Corporation, sediada num imóvel funcional de Brasília, empresa que usou para adquirir um apartamento num condomínio brega de Miami.

Quanto ao declínio de Aécio, a explicação está num trecho – sem destaque – de análise de Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Com a recente exposição negativa do PSDB em razão de denúncias de corrupção e com o conhecimento baixo do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Marina passa a liderar as intenções de voto para presidente em 2014 entre os que têm nível superior de escolaridade e renda familiar acima de dez salários mínimos.

Quanto à Marina, a contagem regressiva para fundar seu partido termina esta semana. De todos os adversários listados pelo Datafolha, os mais prováveis são Aécio e Serra, que além de estarem caindo nas pesquisas, voltaram a se engalfinhar para ver quem será o candidato do PSDB em 2014.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Nada como um dia apos o outro. E excitante ver os tucanos apavorados sem saber o que fazer. As provas do propinoduto tucano no estado de SP sao irrefutaveis e a midia que tambem esta em baixa, ve-se obrigada agora a tambem divulgarem noticias do escandalo.

  2. Caro Brizola Neto, lembre-se que o Estado do Rio de Janeiro não esqueceu esse honrado nome ( Brizola). Esta na hora de pensar em um posto mais alto na política do Rio. As cadeiras de prefeito e de governador do estado estarao vagas nas proximas eleições!!!!

Os comentários estão desabilitados.