A desembargadora tem de ser levada “aos costumes”

A manifestação da desembargadora Marilia Castro Neves, dizendo que a vereadora Marielle Franco estava “engajada com bandidos”, que ” eleita pelo Comando Vermelho” e  que tem  “certeza de que seu comportamento” foi “determinante para seu trágico fim” não é apenas um sinal dos tempos de ódio, que merece ser repudiado por qualquer pessoa que tenha um mínimo de respeito à vida humana e, também, aos mortos.

Ela deve ser chamada a explicar com base em que  faz essas afirmações e, se não tem informações para fazê-as senão o que leu “no texto de uma amiga”, responder cível e criminalmente por isso. Além, é claro, do processo administrativo que deve sofrer no Conselho Nacional de Justiça.

Sequer cabe discutir o que ela diz: ou explica porque o disse ou terá de se admitir ter sido uma leviana. E mesmo a segunda hipótese basta para sofrer sanções, porque não é possível que alguém que emite opinião pública sobre assunto tão delicado com tamanha irresponsabilidade seja capaz de julgar pessoas.

O mais grave é que a relativa inação do Judiciário, até agora, mostra que a desembargadora não é apenas uma pústula na Justiça. É apenas a ponta de um iceberg que aqui se apontou: a cumplicidade de parte da magistratura com a manutenção dos esquemas subterrâneos que envolvem a falta de segurança pública, dos quais, muito provavelmente, partiu a ordem de matar Marielli.

Não se está falando aqui de cumplicidade material – embora haja sobre isso, casos conhecidos – mas de cumplicidade moral com a cultura do extermínio legitimado. A dona Marilia não é uma mocinha tresloucada, em favor de quem se possa invocar a ingenuidade de repetir bobagens. Foi a desembargadora depois de quase 20 anos exercendo a função de promotora de Justiça. Imagina-se, pelo teor de ódio irresponsável que exala, com que critérios.

No Facebook, como era de se esperar, ela manifesta seu “apoio incondicional” (incondicional, para quem tem a lei como condição, já mostra muita coisa) a Sérgio Moro e diz que “honra” a sua toga. Estanha Justiça onde honrar a toga é vilipendiar por um “ouvi falar” a memória de uma mulher assassinada.

 

Fernando Brito:

View Comments (70)

  • enquanto esse judiciário existir o Brasil vai continuar patinando e afundando na lama

    • Não confunda meritíssima com meretrissima! pois,agora respeito mais a segunda!!!

  • O judiciário nos mostra todo dia que é um corpo único ... morto e podre pela decomposição. E não aparece um que tenha algum tipo de coragem e honra nas veias.

    • Se e pra especular vamos mandar brasa, primeiro gostaria a desembargadora, soubesse que é crime de injuria e difamação, segundo sua canalha, a meu juízo, não se pode comentar ou prejulgar aquilo que não se conhece, eu duvido que o CNJ abra a Caixa preta deses desembargadores pra que o povo brasileiro saiba quem são segundo o artigo quinto, ninguém, esta acima da lei.

    • Alias alguém lembrou que esse nome é muito comum sobretudo pras bandas de Minas Gerais, aonde a família Neves casa e batizar inclusive no tráfico de drogas.

  • Para os membros do judiciário brasileiro o capuz de carrasco é muito mais adequado que a toga.
    A punição desses vermes e sua "desinfecção" das instituições é um dos fatores determinantes para que o Brasil possa, um dia, seguir em frente.

  • A CF/88 dá direito à liberdade de expressão, mas ela não é absoluta. Como a Douta Senhora (ironia) deveria saber, os princípios e direitos fazem parte de um sistema que se equilibra e os direitos sociais estão acima dos individuais. Sem citar artigos do Código Penal, no pop. falou besteira, tem que responder por isso judicialmente!

    • Liberdade de expressão é de expor qualquer coisa. Isso não quer dizer que tu não tenha RESPONSABILIDADE sobre o que diz, as consequências, e as ofensas proferidas. Entende a diferença? você pode se exprimir mas é responsável? brasileiro sabe o que significa responsabilidade? as vezes parece que não.

  • Um país onde gente assim chega a desembargadora, não tem a mínima condição de almejar ser civilizado.

    • A solução pro Brasileiro é o aeroporto... de preferência com visto de permanencia em outro destino :)

    • Enquanto a gente se achar o povo mais alegre, o povo mais amigavel, o povo escolhido por deus, é isso ai... precisamos de uma autocrítica séria. O brasileiro só é solidário com gente branca, em especial se for gringo! ai é tudo amor! se for mulher negra e pobre, dai não tem nem pão velho... eu tenho certeza que somos o povo mais hipócrita do mundo neste sentido.

  • Isso so vai ser resolvido com um órgão de fiscalizador popular, nem adianta dizer o contrário, pois todo poder emana do povo e por ele é exercido, através de representantes ELEITOS ou diretamente, não há uma pessoa sequer do judiciário eleita. Fiscalização popular, cometeu uma infração que seja julgado, com isenção e sem corporativismo.

  • Desafio a desembagrinha a comparecer na maré e gritar bem alto que LULA é ladrão ( segundo o herói dela dos pinhais)....e que a vereadora assassinada é ligada ao crime desorganizado.... vai lá desembagrinha.....

  • Mais um coxinha que posta merdas e depois apaga. Agora é tarde, sua fascista, pois já copiaram. Aguarde um processo da família dela, para aprender a não falar bobagens.

Related Post