Desembrulhando o “presente de Natal” de Temer

noel

Escrevi, no post anterior, que não existe “economia de gogó”.

Talvez seja preciso detalhar mais isso.

Sim, existe um componente de expectativa e confiança na economia, porque a economia é uma atividade humana, social e, portanto, sujeita aos humores de uma comunidade.

Mas isso é parte de um conjunto de fatores econômicos  que repousa, essencialmente, no binômio consumo (entendido aí no sentido amplo, não apenas no “consumista”) e produção.

Por mais que haja um descolamento da área financeira destas atividades, isso só é suficiente para ser hegemônico e sustentável em  economias pequenas, onde os fluxos de capitais são capazes de manter uma burocracia que, afinal, responde direta e indiretamente pela manutenção de suas populações.

Isso não pode, por óbvio, se sustentar num país das dimensões do Brasil, exceto se pensarmos o Brasil – não é raro que isso ocorra – como uma parcela de 25% ou 30% de sua população. Embora isto nos faça, mesmo assim, mercado superior à maioria dos países europeus, por exemplo, não é viável historicamente, pois significa manter dezenas de milhões de párias, um volume de gente que inviabiliza qualquer pretensão de um tecido social capaz de resistir às tensões que isso provoca.

O raciocínio medíocre de nossas elites – inclusive e principalmente da generalidade dos nossos empresários, economistas e analistas de economia na mídia – tem esta porção suicida: como seu único norte é a “meritocracia” que crêem tê-los levado ao que são. Não compreendem que a exclusão é uma condenação deles próprios à estagnação e, no caso de muitos, à extinção, seja pelo fechamento – no caso dos menores – seja pelas vendas e fusões que, praticamente, já desnacionalizaram quase toda a nossa indústria.

O “demônio” predileto a levar as culpas das dificuldades econômicas, claro, é o Estado, que arrecada muito e gasta mal.

Frequentemente é verdade, embora este “muito” de arrecadação seja geralmente não dos poucos que ganham muito, enquanto nas despesas gasta-se muito com poucos que recebem os juros pagos pelo Estado e muito menos com os que precisam dos serviços e da assistência estatal.

O quadro que se está pintando para o Natal – que responde, em muitos setores, por nada menos que 30% de todo o movimento comercial –  e, por suas encomendas um expressivo naco da produção industrial – é um retrato muito mais fiel dos nossos problemas que – e aí volto ao tema – os nossos “economistas de gogó” alardeiam com base em “expectativas empresariais”.

O “vai melhorar” é quase um mantra que – agora que o país se livrou daqueles nefastos esquerdistas –  que é obrigação entoar.

Mas, na hora de botar mais um no balcão, porque haverá gente para comprar o que vende ou de colocar mais um a produzir o que o comércio venderá, ouve-se o bolso e olha-se a planilha de encomendas, não as colunas econômicas.

E o resultado é este que se vê na manchete de O Globo que reproduzo: só 23% dos empresários crêem que, no país que “está saindo do fundo do poço com uma responsabilidade fiscal que é arrocho para quase todos , o Natal “da retomada” vá ser melhor do que o “Natal do desastre” de 2015.

Os embrulhos dourados, laceados e drapejados são muito bonitos, é verdade.

Mas a realidade, o que está dentro deles, alguma hora aparece.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Golpista que querem manter o Brasil eternamente colônia, p/ que seus privilégios adquirido em 500 anos de exploração se mantenha. Editam essa PEC da morte, em um ambiente extremamente recessivo da economia mundial ( Não valia p/ Dilma de acordo com a Mídia), sem expansão da atividade econômica por meio de fomento do governo, será o fim do governo dos golpistas. A insatisfação aumentará dia a dia, como são burros deram um tiro no pé. Assim tem que prender o Lula ( e a Dilma ) que mudaram essa lógica perversa e tornou o Brasil uma nação mais igual, esse foi seu crime distribuir um pouco de renda aos miseráveis, e por isso vai ser preso.

  2. Chama-se herança maldita: quanto mais se anda no rumo errado, mais se demora para voltar ao certo depois. Mas eu só passei para homenagear os companheiros que evitaram a prisão do supremo líder, postando-em frente à sua casa. Foram 22 heróis (contando o pipoqueiro) que fizeram a PF tremer de medo e desistir de seus planos malignos. Imagino quando essa multidão sair às ruas cortando cabeças de coxinhas, como alguns vivem ameaçando aqui no blog. É como eles dizem, basta chamar que a massa comparece.

    1. “Herança maldita” é o cocô que vaza do esgoto e vai parar na porta dos outros. Tome uma pinga com lacto purga, aí a mistura sobe para o cérebro e quem sabe você se torne alguma melhor.

    2. Qual a herança maldita, macaco-guru? Aquela da política econômica arrochatória que a Dilma iniciou (para apaziguar os vermes rentistas que nunca entraram na onda do golpe, mas que sabiam que o Estado continuaria religiosamente a preservar seus privilégios), e que o Meirelles está é muito contente de manter e piorar ainda mais?

    3. PASSOU TAMBÉM PARA CONFERIR O CONTADOR DE ARREGADAS: 6

      CONTA AS VEZES QUE ERNESTINHO CHEGOU VALENTE NO FÓRUM E FOI COLOCADO PARA CORRER… COMO SERÁ NOVAMENTE AGORA… ANTES RESPONDIA… AGORA SÓ CORRE
      “Chama-se herança maldita”: TERMO CRIADO PARA DEFINIR O QUE FHC FEZ COM O PAÍS: TRIPLICAR A DÍVIDA EXTERNA, EXPLODIR DÍVIDA INTERNA, INFLAÇÃO DE 12%, DESEMPREGO CHEGOU A 18%, JUROS CHEGARAM A FICAR ACIMA DE 40%, BRASIL CAIU PARA 13º ECONOMIA… O QUE VOCÊ TENTA CHAMAR DE HERANÇA NEM É HERANÇA(TEMER FAZIA PARTE DO GOVERNO) NEM É MALDITA(370 BILHÕES EM RESERVAS)
      “Mas eu só passei para homenagear os companheiros que evitaram a prisão do supremo líder” IMPEDIRAM??? PENSEI QUE VC AFIRMASSE QUE A PRISÃO FOSSE DE ACORDO COM AS LEIS… PELO JEITO É INFLUENCIADA PELA OPINIÃO PÚBLICA… BOM VER VOCÊ ADMITIR ISSO… JÁ SEUS LÍDERES SUPREMOS EM LUGAR DE SEREM DEFENDIDOS PELO POVO… SÃO DEFENDIDOS POR GILMAR MENDES E GLOBO…
      Imagino quando essa multidão sair às ruas cortando cabeças de coxinhas… A CABEÇA DOS COXINHAS JÁ FOI CORTADA PELA MÍDIA E PELO PSDB/TEMER… JÁ FORAM USADOS COMO MASSA DE MANOBRA PARA COLOCAR OS BANDIDOS NO PODER E JOGADOS NA LATA DE LIXO… NÃO TEM MAIS UTILIDADE PARA A ARISTOCRACIA… AGORA SE COXINHA SAIR NA RUA DENUNCIANDO CORRUPÇÃO VAI TOMAR CACETETE DA POLÍCIA DAQUELES QUE COLOCOU NO PODER… SÓ IDIOTAS COMO VOCÊ CONTINUAM A FAZER CAMPANHA E PASSAR VERGONHA DEFENDENDO BANDIDOS HEXA-DELATADOS COMO AÉCIO E TEMER.
      MESMO ASSIM… FAZ AQUI… SE FOR NO SITE DA VEJA FALAR MAL DE AÉCIO E TEMER SERÁ CENSURADO.

  3. Você deve amar esse palhaço, usurpador, ladrão, rato, lixo senil, psicopata, desse golpista. Custa colocar uma caricatura, uma charge desse cretino, bandido e tudo mais que não presta. Chega de fazer propaganda desse ignóbil. Informe-se com o Altamiro Borges. Não podemos alimentar o falem mal mais falem de mim.
    Essa paisagem causa-me nojo, ânsia de vômito…

    1. Esse é o lado supostamente BACANA do FB: um pé aqui outro ali … Ambiguidades e carioquices … Vai entender ?!

  4. Este será o Natal “da lembrancinha” como foram tantos Natais que vivemos durante os “governos” da direita cretina. Eu uso “direita cretina” porque existe uma direita que não é idiota, mas esta não tem força para se contrapor aos cretinos. Vai faltar $$$ até pra manter o programa Bolsa-Troll em funcionamento.
    Wagner Moura recusou-se a fazer o papel daquele juiz que está destruindo a economia brasileira ao gosto dos ianques. Taí a grande oportunidade para o Frota.

  5. Repito: Parentes, amigos e conhecidos que tem algum comércio estão na M…. Acreditaram na globo (rbs) e se ferraram. E sim as multinacionais já dominam 80% de nosso PIB industrial e avançam no comércio e serviços. Em breve nem a padaria será de nacionais…
    Será tudo off! Of course, seus horses!

  6. Eu disse, culpando o governo do qual notoriamente fez parte em 3, 2, 1..osó que essa de herança maldita, depois de 6 meses, não cola mais!
    Tão sem-noção quanto celebrar num banquete uma PEC de cortes no orçamento é alardear expectativas de vendas no natal quando se vê desemprego record e arrocho, realmente não existe mais bom senso na republiqueta das bananas do powerpoint gilmarista-morista!
    Da minha parte nenhum tostão mesmo!

  7. … Segundo pesquisa divulgada há poucos dias, 85% dos empresários não irão contratar trabalhadores temporários para o próximo final de ano!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    E MAIS:

    MÍDIA JÁ NÃO CONSEGUE ESCONDER FIASCO ECONÔMICO

    Nem os meios de comunicação familiares, fiadores do golpe parlamentar de 2016, conseguem esconder os péssimos resultados da economia, sob a gestão de Michel Temer e Henrique Meirelles desde 13 de maio deste ano, ou seja, há 157 dias; reportagem desta segunda-feira do Valor Econômico demonstra que não haverá retomada da economia no último trimestre deste ano; além disso, os dados da arrecadação de impostos mostram um país em queda livre, que poderá ter dificuldades até para cumprir a meta (ampliada) de rombo fiscal de R$ 170 bilhões

    17/10/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/260657/M%C3%ADdia-j%C3%A1-n%C3%A3o-consegue-esconder-fiasco-econ%C3%B4mico.htm

  8. Já tem coxinha sentindo SAUDADES da Dilma…
    Isso já tá ficando ENGRAÇADO!!
    Tô começando a gostar! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *